Polipatria e Imigração para Quebec

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Polipatria e Imigração para Quebec

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8084
      Cassia_Costa
      Participante

      Boa tarde.
      Alguém sabe se obtendo uma outra cidadania(portuguesa, pelo meu pai), terei problemas quando imigrar para Quebec? Iniciei minha etapa federal, final de 2011. Em paralelo, estou tentando obter pelo meu pai português, cidadania portuguesa, para conseguir estudar na França por um curto período e quem sabe, até arrumar um emprego para melhorar em minha área de atuação, praticando o francês.
      Li que a Polipatria(pessoas com mais de 1 nacionalidade) é possível e como ouvi hoje do consulado que meu processo nem está no sistema deles ainda,gostaria de tentar durante esta longa espera, ficar na França para praticar o idioma.

      Alguém aqui já passou por isso ou conhece uma situação parecida?
      Claro, que ao obter a cidadania portuguesa, atualizarei o consulado canadense, pois nao mencionei esta cidadania portuguesa ao enviar meus documentos iniciais pois não a tinha e nem tenho ainda..

      Abs,

      Cassia.

    • #52999
      Cassia_Costa
      Participante

      Queria saber mesmo se terei problemas para obter a cidadania canadense ou seria apenas uma questão de atualização ao consulado canadense?
      Poderia ter minha cidadania brasileira(por ser filha de brasileiros), a portuguesa(por direito, pelo meu pai que tornou-se português através de sua mãe) e ter a canadense (vivendo lá os 3 anos para obte-la)?

      Abs a todos.

    • #53001
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi Cassia, fiz uma breve busca e não parece ter problema. Até achei uma comunidade no orkut de pessoas que tem três cidadanias (um cara inclusive tem a mesma condição que a sua (brasileira, italiana, canadense). veja aqui: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=53441468

      O mais recomendável é ver as condiçòes jurídicas de cada um destes países para ver se vc poderia perder (ou ter de renunciar) a alguma delas por alguma razão…

      Também, acho que é o que pega nestas situações é cada um destes países reconhecer esta cidadania por qualquer fim.

      Exemplo: vc mora no Canadá e tem cidadania brasileira e italiana. Suponhamos que vc cometa um crime no Canadá que não é considerado um crime no Brasil. E daí vc pede para ser julgado conforme as regras brasileiras. Se o Canadá não reconhecer a sua cidadania brasileira vc será obrigada a se submeter às leis canadenses. Então este seria acho que o impacto mais grave…

      Mas recomendo que vc verifique as questões de cada país para se assegurar e também para ver quais delas vc poderá transmitir a seus filhos caso os tenha (venha ter).

      Sorte.
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #53010
      andersonhc
      Participante

      Pelo que pesquisei a nacionalidade portuguesa só é perdida caso você renuncie expressamente a ela (igual à brasileira).

      Neste caso não haverá problema algum para você obter a cidadania canadense.

      O meu caso é bem mais complicado. Assim que eu obtiver a cidadania canadense, perco automaticamente a alemã.

    • #53015
      Carlos_Santos
      Participante

      O Canada permite que vc tenha varias nacionalidades ;-)

      Veja a discussao de 2006 abaixo:

      http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/34/1057.html?Itemid=0

      e esta aqui falando da nacionalidade portuguesa:

      http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/34/1057.html?Itemid=0

    • #53017
      davidkond
      Participante

      Uma dúvida complementar: ter mais de uma nacionalidade, implica em pagar mais de um imposto de renda, um para cada país?
      Abraços
      David

    • #53026
      andersonhc
      Participante

      De maneira geral, a nacionalidade não é o que determina a obrigatoriedade de apresentar declaração de impostos em um país. Um estrangeiro vivendo no Brasil, por exemplo, seria obrigado a apresentar o IRPF se receber renda acima do valor limite.

      Para evitar a bi-tributação, os países fazem acordos de reciprocidade, onde o valor pago em um país é compensado em outro, e existe esse acordo de reciprocidade entre Brasil e Canadá.

      http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/irpf/2012/perguntao/perguntas/pergunta-122.htm

    • #53198
      Cassia_Costa
      Participante

      Pessoal,

      Muito obrigada por todos os esclarecimentos. Eu estava preocupada.

      Abs a todos e obrigada novamente pela atenção! E que nossos processos avancem!

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.