Pela minha experiência o mercado de TI é um pouco mais acessível que os outros, por duas razões:
1. O trabalho é técnico e exatamente o mesmo do Brasil, mesmas linguagens, mesma técnologia, mesmas metodologias;
2. TI não é regulamentado, pouco importa se o seu diploma é daqui ou de outro país.
Por outro lado, é necessário um nível pelo menos intermediário de francês e inglês. Se você não conseguir se vender na entrevista usando o francês ou inglês, vai ser preterido. Algumas empresas vão te aceitar com um nível menor de línguas, outras vai exigir fluência, mas são tantas as ofertas que é possível encontrar uma emprega mais aberta ao recém chegado (e que vai pagar um pouco menos claro!)
Somando tudo isso, a resposta é: Três meses é suficiente se você tiver um nível intermediário de línguas e conhecer as tecnologias usadas por aqui (normalmente as mesmas do Brasil). Eu consegui meu primeiro emprego faltando 1 semana para completar 3 meses de Quebec, sendo que perdi um mês procurando um ap. Conheço pessoas que conseguiram em 1 mês. Outros vieram empregados do Brasil. e outros ainda estão procurand há meses…