Penuria de enfermeiras no Québec

Visualizando 22 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5951
      Carlos_Santos
      Participante

      uma boa noticia aos enfermeiros interessados em vir pro Québec:

      Le gouvernement du Québec tente de nouveau de résoudre la pénurie d’infirmières dans les hôpitaux de la province.

      Personnel médical

      Il y a actuellement quelque 70 000 infirmières dans le réseau de la santé. Philippe Couillard reconnaît qu’il en manque, mais on ne prévoit pas que ce nombre bougera d’ici 2015.

      Comme la population vieillit et que le réseau de la santé sera davantage sollicité, le gouvernement tente de trouver des solutions, sans trop investir.

      Ainsi, le ministre de la Santé, Philippe Couillard, a annoncé mardi une série de mesures, sans toutefois obliger les établissements à y adhérer.

      Il veut, par exemple, revoir l’organisation du travail des infirmières, car il croit que les sommes nécessaires sont à l’intérieur du réseau de la santé. Ainsi, il souhaite qu’on accorde des responsabilités accrues aux infirmières auxiliaires pour libérer les infirmières, qui pourront se concentrer davantage sur leur véritable tâche.

      M. Couillard propose également de créer 115 postes d’infirmières praticiennes de première ligne.

      Québec maintiendra les primes de 7 % à 10 % pour celles qui travaillent aux soins intensifs.

      Mais le ministre souhaite que soit réduit le nombre d’heures supplémentaires travaillées chaque année ainsi que le recours aux agences privées.

      On investira aussi dans l’achat de petits équipements comme les thermomètres pour éviter les pertes de temps.

      En tout, c’est un investissement de 80 millions de dollars qui est consenti aux établissements hospitaliers pour l’ensemble des mesures.

      Philippe Couillard

      Selon le ministre de la Santé, toutes ces mesures devraient considérablement améliorer la situation:

      « Ce qu’on annonce aujourd’hui comme climat dans le réseau devrait au minimum et d’abord amener une infirmière qui pense faire le choix d’aller en agence privée ou qui vient de le faire à se demander sérieusement si ce n’est pas le temps de revenir au réseau. Tout le processus de titularisation des postes, tout le changement des horaires de travail, tout ce qu’on met en place, en terme de soutien, va faire que cette profession sera beaucoup plus valorisée qu’elle ne l’a été historiquement », a déclaré le ministre Couillard.

      Chaque institution est toutefois libre d’appliquer ou non les mesures proposées par le ministre, car l’implantation du plan de M. Couillard n’est pas obligatoire.

      Par ailleurs, le ministre demande aux syndicats et aux établissements de santé de faire preuve d’une grande ouverture.

      La présidente de l’Ordre des infirmières, Guylaine Desrosiers, a réagi poliment aux mesures annoncées. « J’apprend ça à chaud, comme vous. Quatre-vingts millions, est-ce suffisant? Je demeure préoccupée, mais j’aime mieux 80 milllions que rien du tout », a-t-elle dit.

      De son côté, la Fédération des infirmières du Québec croit que la rétention des infirmières dans le réseau public passe par la création de postes permanents. Elle ne croit pas que les hôpitaux le feront même si le ministre le souhaite. « Les employeurs nous disent tout le temps qu’ils n’ont pas d’argent, qu’ils ne peuvent pas le faire », a dit la vice-présidente Sylvie Savard.
      Démographie des infirmières

      L’âge moyen des infirmières exerçant la profession au 31 mars 2006 était de 43,2 ans, en baisse de 0,1 an depuis l’année précédente. Il s’agit de la première fois depuis 1998-1999 qu’une diminution de l’âge moyen des infirmières exerçant la profession est enregistrée.
      Les infirmières du secteur public, qui ont en moyenne 42,5 ans, sont plus jeunes que celles des autres secteurs d’emploi. L’âge moyen dans le secteur privé est 47,4 ans, dans celui de l’éducation, 45,2 ans, et dans les autres secteurs, 48,5 ans.
      (Source: Ordre des infirmières)

      fonte: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/Politique/2008/06/17/002-Couillard-infirmiere.shtml

      atenciosamente,

    • #29773
      Espektro
      Participante
    • #32721
      paulatameirao
      Participante

      Geeeeeeeeeeente, fala mais!!!

      Sou enfermeira e estou chegando aí no final de março ou início de abril.

      Merci,
      Paula
      paulatameirao@gmail.com

    • #32731
      SANDROMS
      Participante

      Boa sorte na validação do diploma na Ordem….

      Leia o tópico Enfermagem e boa sorte.

      Sandro.

    • #32747
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Uma excelente dica para quem estiver chegando no início do ano que vem 2009 e é enfermeiro. O CEGEP de Granby desenvolveu um curso junto com o governo de Québec para a integraçao de enfermeiros no mercado de trabalho. Ainda assim o candidato tem que fazer a validaçao junto à ordem, mas este curso tem inúmeras vantagens como:

      – Uma bolsa de 1000 dolares para ajudar a se instalar na cidade;
      – Sessao de frances preparatoria caso precisem;
      – Preparacao para os exames da ordem;
      – Trabalho remunerado como préposée durante toda a formaçao;
      – E ainda garantia de emprego caso a pessoa passe no curso e no exame da ordem.

      Quem estiver interessado consultar o link http://www.cegepgranby.qc.ca/?7EA845CA-BDEF-42EC-9190-F6EA8F2365C9

      Abraços[/align]

    • #32749
      Carlos_Santos
      Participante

      super dica esta sua Adriana.   :wink:

      Postei la no Brasmontreal com os créditos, claro!

    • #44225
      priscila.sferreira
      Participante

      Boa Noite…

      Vi uma reportagem sobre a grande falta de enfermeiro . Tenho muito interesse em imigrar para o país, porém tenho medo de não conseguiu um trabalho rápido, de uma boa moradia, medo de ficar sem nada em um lugar que não conheço ninguém. Preciso desta experiência na minha vida, atuo no Brasil apenas como free lance, pois aqui no Brasil a concorrência está grande. Atualmente estudo especialização, e pretendo sair do país para principalmente conhecer outra cultura.
      Peço informações e ajuda.

    • #44260
      Carlos_Santos
      Participante

      @priscila.sferreira wrote:

      ….Peço informações e ajuda.

      comece por aqui suas leituras:

      http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/search.html?keywords=enfermagem&terms=all&author=&sc=1&sf=all&sr=posts&sk=t&sd=d&st=0&ch=300&t=0&submit=Busca

      Alias, vc ja leu o topico indicado na sua apresentacao aqui na CBQ ( .Quer vir para o Québec? Primeiros Passos à seguir..)???

      Atenciosamente

    • #44877
      amandagcarrico
      Participante

      Olá pessoal…

      O que aqui no Brasil tem de sobra, em Québec falta. Aqui no Brasil você tropeça em acadêmicos e formandos de Enfermagem, além de outras categorias, como o técnico de enfermagem e o extinto auxiliar de enfermagem.

      E agora o que mais eu vejo são formandos, acadêmicos ou recém-contratados dizendo que vão imigrar. Acho que o primeiro passo e mais dificil é a decisão, de deixar tudo aqui, suas coisas, famílias e começar uma vida nova.

      Essa notícia é muito interessante a todos os enfermeiros, inclusive a mim.
      Vou ler tudooooo.

      :)

    • #45100
      jurandyr
      Participante

      Olá pessoal, boa noite

      Estou preparando o meu dossiê e tenho duvida naquela parte onde devo escolher pra qual região eu pretendo ir morar, pensei escolher uma cidade onde fique mas fácil para validar (equivaler) o meu diploma, pois sou enfermeiro.

      Desde já agradeço a todos.
      Um abraço

      Obs.
      Alguém sabe me informar se essa informação da Dri_Torres sobre o Cegp Granby é atual? Pois entrei no site da Cegep e não consegui saber se essa informações ainda estão valendo.

      Obrigado.

    • #45102
      DUQC11
      Participante

      Jurandyr
      Entra no site da OIIQ.
      Lá vc encontrará tudo que precisa.
      Abs.

    • #45103
      jurandyr
      Participante

      Ola DUQC11
      Já entrei no site da ordem, mas minha duvida permanece sobre a cidade que devo escolher em relação a validação do meu diploma, em todas as regiões poderei equivaler o meu diploma?
      Obrigado pela resposta e abraço

    • #45118
      Carlos_Santos
      Participante

      Olhando o forum “Página Principal ‹ Vivendo no Canadá ‹ Estudos ‹ Equivalência, vc encontrar as informacoes sobre a validacao do diploma:

      Nada que uma boa pesquisa no forum nao resolve, nao acha? ;-)

      Abraços e boa sorte na sua pesquisa!

    • #45313
      Aleoned
      Participante

      Gente, preciso de ajuda para saber informações sobre a profissão de técnico de enfermagem em Quebéc. Primeiro porque não sei como se chama “técnico de enfermagem” em francês. Segundo que ainda não comecei meu curso de francês e os sites que prometem trazer informações a respeito são todos em francês (tradutor não ajuda muito).
      Em fim, alguém poderia me ajudar (em português) a saber o salário de um técnico de enfermagem no Quebéc e se é necessário fazer o exame do Conselho dos Enfermeiros de Québec?

    • #45553
      Lu_campinas
      Participante

      Olá

      Fui a uma palestra e o representando do Quebec disse que lá a divisão na categoria é diferente do Brasil, por exemplo, lá não é considerado o curso técnico feito no Brasil, pois lá o que equivale é como se fosse um tecnólogo, 3 anos de curso após o secundário, então você já é um enfermeiro, pra ser um super-enfrmeiro (ou algo parecido) você então faz a especialização mais 2 ou 3 anos.
      Acho que não dá pra validar seu diploma d técnico, mas entra no site da Ordem OIIQ e dá uma pesquisada, mas lembre-se esta tudo em francês.

      Boa sorte

    • #45562
      Aleoned
      Participante

      Não da para validar meu diploma de técnico? Mas o vídeo que assisti sobre a palestra de imigração à Quebec dizia que tanto faculdades quanto cursos técnicos são válidos para a imigração e para trabalhar lá. Agora não sei mais o que pensar, não consigo entender bem o que diz o site da OIIQ e o escritório de Quebec aqui no Brasil não responde meus e-mail. Sigo na duvida, se alguém puder me ajudar, agradeço!

      @Leo e Lara wrote:

      Gente, preciso de ajuda para saber informações sobre a profissão de técnico de enfermagem em Quebéc. Primeiro porque não sei como se chama “técnico de enfermagem” em francês. Segundo que ainda não comecei meu curso de francês e os sites que prometem trazer informações a respeito são todos em francês (tradutor não ajuda muito). Em fim, alguém poderia me ajudar (em português) a saber o salário de um técnico de enfermagem no Quebéc e se é necessário fazer o exame do Conselho dos Enfermeiros de Québec?

    • #45577
      SANDROMS
      Participante

      Existe uma fomação de nível colegial (DEC) que se chama “Technicienne ou technicien en travaux pratiques – Soins infirmiers”.

      Se o seu curso no Brasil será aceito como equivalente ao DEC só a OIIQ pode dizer.

    • #45592
      ana
      Participante

      Oi Leo e Lara
      vcs podem fazer o processo como tecnico, mas la o seu curso será validado como infirmier auxiliaire (1800hs), tem um topico espefico sobre isso na comunidade ENFERMAGEM NO CANADA
      http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=49288060&tid=5307062724286749272,um dos membros da comunidade tb na técnica de enfermagem e fez o processo.
      espero ter ajudado
      Ana

    • #45598
      LaeRafa
      Participante

      Não sou da área, mas outro dia vi um Fluxograma da Equivalência de Enfermagem no Québec, elaborado por uma enfermeira que chegou em Montréal ano passado e já concluiu a equivalência:
      http://montrealaivamosnos.blogspot.com/2011/04/organograma-da-equivalencia-de.html

      A autora é a Lucinei, do blog Montréal aí vamos nós.

      Para quem é da área, vale a pena dar uma olhada.

    • #45623
      Aleoned
      Participante

      Muito obrigado pela ajuda gente. Me parece que o diploma é completamente desconsiderado lá, sendo necessário estudar praticamente tudo de novo. No meu caso que faço 1 ano de técnico, lá terei que estudar 3 anos pra validar meu diploma. Será que não é melhor trabalhar noutra coisa? Em outras funções que não exijam formação técnica ou graduação é possível conseguir um salário de 2.000,00 dólares canadenses? Vou precisar me manter durante 3 anos né? Mas tem aquela coisa de que o governo paga se eu estiver estudando né?

    • #59879
      hugrinho
      Participante

      Sou enfermeiro (pós graduado em enfermagem do trabalho) e minha esposa é fonoaudióloga (pós em audiologia), alguém sabe informar as chances de nós dois trabalhar em Quebec? Trabalhamos há mais de 3 anos na Construtora Norberto Odebrecht e temos muitas experiências em medicina ocupacional.

      Desde já eu agradeço!

      lhugo@odebrecht.com
      hugo_enfermeiro@hotmail.com

    • #59891
      Carlos_Santos
      Participante

      Seja bem vindo ao nosso forum Hugrinho.

      A melhor forma para saber se vc tem chances é o teste online e lendo este topico abaixo vc o encontrara:

      Quer vir para o Québec? Primeiros Passos à seguir..
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/4189.html

      Boa pesquisa!

    • #59893
      gabi-infirmiere
      Participante

      para atuar como enfermeiro do trabalho vc precisara =

      1) ter a autorizaçao geral da OIIQ (processo ja discutido nos outros topicos de enfermagem)

      2) possuir um certificado quebeca de Santé et sécurité du travail, que pode ser obtido por exemplo na Université de Montréal. ( http://www.fep.umontreal.ca/sst/index.html )

      sobre o mercado de trabalho em SST nao posso dizer muito pois conheço pouquissimo. Mas zapeando pela net vi que o governo federal esta contratando, mas para isso ja é necessario ser cidadao canadense ( http://www.csiscareers.ca/fr/jobs/infirmier-sant%C3%A9-au-travail )

      Para sua esposa, a profissao nao esta na lista, mas como provavelmente o aplicante principal sera vc, ela nao tera tantos problemas no processo de imigraçao. A validaçao de diploma implica uma ordem profissional, e ela deve optar pela area de fono ou de audiologia, ja que no QC sao 2 areas distintas.

      bonne chance et bonne lecture.
      amusez-vous

Visualizando 22 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.