Patriotas(????)

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic Patriotas(????)

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4696
      yuri
      Participante

      Bom dia pessoal!

      Estava outro dia refletindo sobre patriotismo. Me disseram nas entre linhas que eu não era patriota pelo fato de querer morar em outro país. Mas afinal, o que é patriotismo? O dicionário diz:
      pa.tri.o.ta
      s. m. e f. 1. Pessoa que ama a sua pátria e procura servi-la.

      Será que os brasileiros se encaixam nesta definição?
      Será que somos mais ou menos patriotas por queremos morar no Canadá?
      Será que estamos sendo egoístas por querermos lutar por uma vida melhor para apenas nós mesmos e nosso filhos(atuais ou futuros) ao invés de ficarmos e lutarmos por um Brasil melhor?

      A minha resposta é não para as três perguntas. Mas vamos fazer um debatezinho! Quero ouvir a opinião de vocês!

    • #15111
      Praschil
      Participante

      Sinceramente, isto é a maior bobagem do mundo.
      Exemplo simples…vemos norte-americanos espalhados por todo o mundo, não é verdade? Onde quer que vc esteja no primeiro mundo, vc vai encontrar um norte-americano…e alguém tem alguma dúvida de que os Americanos não são patriotas?
      Mudar de país não implica em negar as origens, muito menos em abrir mão da nossa nacionalidade brasileira. O ensino do idioma portugues aos nossos filhos, ainda que vivendo no exterior, passa a ser um assunto de extrema importancia, e super delicado, então porque nos considerarmos anti-patriotas?
      Sou brasileiro, amo meu país, vou sentir muita saudade, mas infelizmente, tenho que imigrar, para que meus sonhos pessoais possam ser realizados, coisa que o Estado brasileiro não me permite desde que me conheço como gente, e olha que faz tempo, kkk!
      Abçs e Saúde a todos os brasileiros-canadenses do grupo. :roll:

    • #15112
      yuri
      Participante

      @Praschil”;p=”7338 wrote:

      vemos norte-americanos espalhados por todo o mundo, não é verdade? Onde quer que vc esteja no primeiro mundo, vc vai encontrar um norte-americano…e alguém tem alguma dúvida de que os Americanos não são patriotas?

      Excelente argumento!

      Ainda não cheguei a uma conclusão se amo ou não o Brasil. Acho que a resposta só virá quando estiver longe. É embassado gostar de algo que te faz muito mais mal do que bem. E não me considero mais patriota. Torço pelo Brasil mas confesso que já não estou mais disposto a lutar por ele. Bom, talvez isso mude em mim um dia. Quem sabe!

    • #15117
      JeffersonAV
      Participante

      Quando digo que sou patriota para meus amigos, eles riem da minha cara… dizem que sou bitolado, e que sou louco de ser patriota, que isto não existe aqui.

      Esta é uma opinião bem comum… a grande maioria do povo brasileiro tem vergonha de dizer que é patriota (talvez nem tanto em dizer que é brasileiro)… mas parece que é possível ser brasileiro sem ser patriota.

      Sabe, certa vez eu li um conto (acho que do Fernando Veríssimo) que falava sobre o amor dele pela boca de uma morena… pelos belos lábios que ela tinha, e para se ter aqueles lábios era preciso conquistar todo o corpo, e ainda de quebra levar uma sogra, um sogro, sobrinhos postiços, tios, cunhados chatos, um gatinho, galinhas e uma pá de coisas que vinha com a morena.

      Amar o Brasil é assim: amo a natureza que cobre esta terra, a Cultura (com “c” maíusculo) brasileira com sua música, suas artes plásticas e sua literatura, as possibilidades de nossa miscigenação racial… mas para se ter isto, tenho que ficar com um monte de coisas que não gosto por aqui (que não vem ao caso ficar listando agora)…

      O pior, às vezes acho que não é um amor correspondido…

      Por isto, mesmo estando longe, se houver uma possibilidade, mínima que seja, de fazer alguma coisa pelo Brasil e as coisas que amo aqui, eu farei… por isto acho que sou patriota (mesmo que isto soe antiquado e cafona).

      Acho que é isto.

      PS.: será o Canadá nossa “pátria amante”???

    • #15119
      Diogo
      Participante

      o “patriotismo” brasileiro aparece bem quando estamos em copa do mundo, olimpíada, mundiais de volei… rs

      e principalmente quando ganhamos alguma coisa nesse âmbito…
      rs
      vivre le brésil livre… rs
      db

    • #15125
      miridiam
      Participante

      ALEM DE PATRIOTAS SOMOS MORADORES DO PLANETA TERRA, CIDADÃOS DO MUNDO! CANADÁ FAZ PARTE DO NOSSO ITINERÁRIO DA NOSSA VIDA NA TERRA, QUE VALE DIZER,… É MUITO RÁPIDO.
      Sou patriota sim, inclusive é interessante dizer que estaremos representando o Brasil lá fora e você dar o bom testemunho do seu país, isso sim é patriotismo.

      eu faço outra pergunta…
      o mendigo, que não teve oportunidades, ou teve e não pegou, nunca vai sair do país e nunca saiu… É PATRIOTA?
      é patriota porisso? porque nunca vai sair do Brasil?
      Realmente tem coisas que acontecem e falam que não tem cabimento! desculpem por dizer assim, pois passei por isso!

    • #15128
      GUeCRIS
      Participante

      Oi pessoal!
      Já me disseram coisas como “eu amo meu país” qdo eu disse que queríamos ir morar no Canadá… rs
      Bom… vale refletir: por que devemos ser patriotas? Quem inventou e a quem interessa essa história de patriotismo?
      É uma discussão longa… mas para encurtá-la um pouco: patriotismo é uma idéia que foi fomentada na nossa educação, na nossa cultura…
      Um professor meu disse que essa idéia de patriotismo servia aos Estado Novos que surgiam no fim da Idade Média (desculpem as incorreções mas não sou historiadora). Esses Estados precisavam de pessoas dispostas a morrer e viver para garantir sua existência (do Estado). E, pensando bem, é essa idéia que leva muitos a perderem a vida em guerras por aí, mesmo discordando de suas motivações, apenas para “defender a pátria”… Essa idéia deve ter servido também aos militares brasileiros (ditadura de 64) para justificar as atrocidades que cometiam…
      Bom… o Brasil, para mim, é o lugar onde mora a maior parte de minha família, é onde nasci, mas não é por isso que tenho que viver aqui. Claro que sempre teremos uma ligação “emocional”, digamos, com todos os brasileiros, pois temos um “berço” comum.
      Eu acredito que todos pertencemos ao mundo…
      É isso! :roll:
      Até mais!
      Cristiane

    • #15132
      Seiitiro
      Participante

      Assunto tão complicado quanto discutir religião é o “patriotismo”.

      Eu amo meu país sim, mas amo infinitamente mais os meus filhos, a minha esposa e a mim mesmo.

      Se meu país não me oferece as condições necessárias para que minha família prospere e seja feliz, infelizmente ele não me serve mais.

      Nestes dois anos de pesquisa sobre o Canadá eu lí, não sei onde, uma frase que desde então virou o meu lema:

      …”Não estou abandonando meu país, ele é que está me expulsando”…

      Quero deixar bem claro que não sou contra nem a favor do chamado patriotismo, mesmo porque cada um decide o que é mais importante em sua vida.

      Na minha vida o que é mais importante, sem a menor sombra de dúvidas, é a minha família. Portanto serei patriota, grato e um eterno devedor do país que oferecer oportunidades reais de felicidade e prosperidade para a minha família, seja ele o Brasil, Iraque, Japão, Canadá, etc…

      Pretendo me mudar “de mala e cuia” para o Canadá, e se as oportunidades realmente se mostrarem interessantes para a minha família, vamos requerer sim a cidadania canadense, pois como disse, terei uma eterna dívida para com este país e faço questão de zelar por ele e defende-lo.

      Obs(1).: Quando digo felicidade e prosperidade, quero dizer:
      Oportunidades, Respeito, Segurança, Tranquilidade e tandos outros adjetivos que deveriam ser prerrogativas de todo ser humano.

      Obs(2).: Favor ignorar o sarcasmo de mencionar o Iraque. Hehehehe. violencia por violencia, fico por aqui mesmo. hehehehehehe

      Um grande abraço a todos e desculpem o desabafo.

    • #15133
      Pessoa
      Participante

      O Seiitiro disse exatamente o que eu acho.

      Também serei Patriota com o país que me receber e der qualidade de vida para a minha família. E o Brasil foi o local onde nasci e amei esta terra até alguns anos atrás quando percebi que não tinha mais vida. Só sentia alívio quando pegava o avião para uma viagem internacional.

      Ou seja, também me vejo sendo expulso do meu país.

      Fui muito patriota de mostrar a bandeira não em época de copa e sim em datas comemorativas, datas históricas. Mas hoje em dia… Canadá aqui vou eu e não pretendo voltar para o Brasil. Meu filho vai aprender o português, isto é fato, mas não vou arriscar a trazer ele aqui. Se estou querendo sair do Brasil devido a violência, não sou louco de arriscar a passar umas férias por aqui.

      E se alguém chegar para mim e disser que eu não sou Patriota, eu só digo o seguinte: Sem problema, boa sorte e fique com Deus!

      Esta é a minha opinião!

    • #15134
      viniciusmarc
      Participante

      Boa Noite,

      Embora queira ir “embora” pra outro pais, nunca vou deixar se ser Brasileiro, vou apenas atras da oportunidade que esta me aparecendo.

      Pelo menos, eu e minha familia, pretendemos vir ao Brasil todas as ferias, sei que isso vai ser dificil. mas viremso sempre que possivel.  Estaremos la representando nosso pais amado sempre.

      Marcus

    • #15146
      yuri
      Participante

      Pra mim boa parte do povo pode até se sentir patriota e afirmar que é mas não age como tal. Ou pensa que é patriota pelos motivos que o Diogo colocou. Na minha visão, um povo patriota jamais aceitaria tudo que aceitamos do estado que nem preciso gastar teclado para dizer. E mais, somos coniventes com o crime ao comprar aquele CD pirata, somos corruptos ao subornarmos um guarda de trânsito e todas aquelas pequenas ações que somadas ferram cada vez mais o Brasil. É aquele famoso “jeitinho brasileiro” e que a cultura brasilera incorporou como esperteza. Ou seja, além de não lutarmos por um estado pelo melhor ajudamor a piorá-lo. Aonde está o patriotismo nisso? E vale lembrar: TODOS os políticos estão aonde estão pelo voto do povo.

      É lógico que estou generalizando. Tem brasileiros que não se encaixam nessa descrição acima. Isto é óbvio. Mas pra mim isso serve pra grande maioria do povo. Ora, por muito menos a França parou! Por muito menos a Argentina parou. E aqui acontece de tudo que é mais grave e as pessoas ainda fazem piada!? Pera lá neh!?

    • #15179
      Praschil
      Participante

      @Seiitiro”;p=”7361 wrote:

      …”Não estou abandonando meu país, ele é que está me expulsando”…

      Amei…já disse tudo.
      Mas gostaria de dizer mais uma vez o que penso…não é a nação brasileira que está nos expulsando, mas o governo, o ESTADO brasileiro, que não cuida da sua mão de obra especializada, não cuida do cidadão de menor preparo, não cuida da saude, segurança, educação, etc etc etc.

      @miridiam”;p=”7354 wrote:

      o mendigo, que não teve oportunidades, ou teve e não pegou, nunca vai sair do país e nunca saiu… É PATRIOTA?
      é patriota porisso? porque nunca vai sair do Brasil?

      Parabéns a todos os argumentos aqui apresentados, o que mostra o que o nosso país está perdendo em não valorizar o que todos os demais países desenvolvidos e outros nem tanto já aprenderam…a sua maior riqueza…o próprio povo.
      Nos veremos em Québec pessoal   :wink:

    • #15183
      yuri
      Participante

      Galera,

      Na minha opinião, boa parte do nosso povo pode até não ser patriota mas tem duas qualidades reconhecida por muitos no exterior: o bom humor e a criatividade. E estou com a idéia que disseram acima: se o Canadá me der o que busco é o Canadá que vou amar e por ele que vou lutar. Mesmo porque infelizmente perdi as esperanças com relação ao Brasil. E não há luta sem esperança!  

      Sabia que ia sair muita coisa legal neste debatezinho! Gostei bastante de todos os comentários! E desculpa aí se alguém se sentiu incomodado com minha opinião! rs!

    • #15197
      Seiitiro
      Participante

      O povo brasileiro tem muuitas qualidades.

      O problema é que os poucos defeitos que temos atrapalham a “vida em comunidade”.  :oops: Infelizmente não nos importamos com o que realmente importa. :?

      O povo brasileiro se mobiliza para a diversão, é uma coisa realmente contagiante (Vide copa do mundo, carnaval e até Big Brother), mas infelizmente não nos mobilizamos para tentar resolver os desmandos políticos, os abusos sociais (violencia, desrespeito, etc). :evil:

      Temos um sério problema como nação que realmente não consigo identificar e muito menos explicar.

      Também amo as coisas boas deste país, mas infelizmente as coisas ruins me forçam a procurar algo diferente, não estou avaliando se país X é melhor ou pior que país Y, e sim do que consideramos realmente importante na nossa vida.

      Os que consideram a alegria contagiante do nosso povo e nosso clima maravilhoso como itens importantes de sua vida, devem ficar no país e com toda razão do mundo.

      Eu era assim um tempo atras. Sou descentende de imigrantes e dois dos meus quatro irmãos já moram no exterior há muito tempo (EUA e Japão). Antes eu não aceitava bem a imigração, pois ainda acreditava em nosso país e achava que nossas qualidades superavam os defeitos de forma tal que ainda compensava viver por aqui. Hoje, depois do nascimento de meus dois filhos, penso completamente diferente e entendo de forma muito clara a motivação de minhas irmãs.

      A vida é uma eterna escolha, sempre teremos que abrir mão de algo bom para tentar conseguirmos outras que consideramos melhores. Elas abriram mão da família (Nosso país, pais, irmãos, sobrinhos, amigos, etc.) para ter tranquilidade e qualidade de vida.

      Eu também vou abrir mão do meu lindo país, da companhia dos meus amados pais, dos confortos que tenho como um privilegiado da classe média (empregada, plano de saúde, escola particular, etc..) em busca de uma sociedade que ofereça reais oportunidades para meus filhos. Se nunca encontrar um emprego na minha área (TI), não me importarei de lavar prato e limpar chão. Se este for o preço a se pagar por uma vida melhor para meus filhos, este preço será pago.

      Desculpem se estou falando besteiras, este assunto muito me emociona e interessa. :)  :)  :)
      Acho até que estou escrevendo mais como um desabafo. :oops:

      Um grande abraço aos meus corajosos amigos imigrantes.

    • #15200
      Daniele
      Participante

      Compartilho com a opinião de todos os que postaram acima e o que acho mais interessante nesse debate é que todos temos as mesmas motivações: a busca de uma vida digna e respeitosa para nós e para as pessoas que amamos.

      E, se o preço para se atingir esse objetivo é ser rotulado como “anti-patriota” ou qualquer outro nome ou baboseira desse tipo, então serei sim! E, me perdoem o tom dessas palavras, que se dane qualquer brasileiro que vier com esse discurso inflamado e essa falsa moral de patriotismo. Não terei nenhuma dúvida ou crise de consciência, porque para mim, patriotismo é muito mais do que simplesmente estar fisicamente plantado num país.

      Parabéns a todos pelas opiniões! Realmente o país é que perde e vai continuar perdendo.

      Abraços, Daniele.

    • #15213
      JeffersonAV
      Participante

      Em homenagem à nossa discussão, resolvi mudar meu avatar…

      Por que me veio à cabeça uma idéia: não estamos indo para o Canadá só por causa do Brasil, estamos indo também por causa do Canadá e o que ele tem a nos oferecer para melhorar nossas vidas…

      Se ele nos receber bem, e nos amar… nós também o amaremos. Em consequência, contribuiremos também para a melhoria do próprio Canadá.

      E Viva Québec!!!  :D

    • #15221
      Carlos_Santos
      Participante

      Sera que seremos mais patriotas no Canada?

      acredito que pegando o gancho na definição do Yuri, a questão em saber em que “pátria” nos sentimos cidadãos?

      espero poder me sentir melhor na minha nova pátria do que na atual… por isso estou indo para la…

      esta é apenas a minha opinião! :wink:

    • #15259
      GUeCRIS
      Participante

      São 30 anos de Brasil… (3 anos fora)…
      Já tá bom, né! :lol:
      Pessoal, eu não tenho nenhuma crise de identidade, de moralidade, de patriotismo.
      Quero o melhor para mim e para minha família.
      Quem quizer que tenha suas crises e que fique com seu amor pelo país. Cada um na sua…
      Quanto a nós…
      – Canadá! Aí vamos nós!
      :D
      Cristiane

    • #15291
      clpimenta
      Participante

      Tem uma canção que resume o meu  patriotismo

      Inocentes – Pátria Amada

      Pátria Amada, é pra você esta canção
      Desesperada, canção de desilusão
      Não há mais nada entre eu e você
      Eu fui traído e não fiz por merecer

      Pátria Amada, cantei hinos em seu louvor
      Mas tudo o que fiz de nada adiantou
      Na boca amarga ainda resta esse perdão
      Pátria Amada, é pra você esta canção
      Desesperada, canção de desilusão
      Não há mais nada entre eu e você
      Eu fui traído e não fiz por merecer

      Pátria Amada, cantei hinos em seu louvor
      Mas tudo o que fiz de nada adiantou
      Na boca amarga ainda resta esse perdão
      Que diz pra morrer por ti e não importa a razão

      Pátria Amada, como pude acreditar
      Em palavras vazias e promessas soltas no ar
      Pátria Amada, você me decepcionou
      Quando eu lhe pedi justiça você me negou

      Pátria Amada

      Pátria Amada, de quem você é afinal
      É do povo nas ruas ? Ou do Congresso Nacional

      Pátria Amada, idolatrada, salve,salve quem puder

      Quando começa abater qq duvida qto sair do Brasil ouço essa musica no volume máximo,
      e olhe que ela foi escrita na decada de oitenta, mas se mantem super atual principalmente a parte final

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.