Passaporte vencido

Home Fórum Ainda no Brasil Documentos Passaporte vencido

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5982
      migue
      Participante

      amigos,

      Tenho uma dúvida pois meu passaporte venceu e estou tentando renovar o qto antes.Estou com os docs p parte federal em dia p enviar. A questao eh: nao preciso enviar o passaporte agora mas preciso colocar a data de vencimento em um dos formulários. Alguém sabe me dizer se tem algum problema enviar os docs c o passaporte vencido?

      obrigada,

      mig

    • #30399
      BeatrizM
      Participante

      Mig,
      acho que o melhor é você enviar um e-mail para o escritório em SP perguntando.
      Abs,
      BeatrizM

    • #30404
      fabio75
      Participante

      Renove o passaporte primeiro.

    • #30417
      SANDROMS
      Participante

      Eu li e em um dos milhares PDFs do processo federal que cada membro da familia que estiver imigrando tem que ter um passaporte valido. Se o seu venceu você está sem passaporte no momento (vencido não conta), então não pode dar entrada no pedido de visto.

      Repetindo o Fabio: Renove o passaporte primeiro.

    • #30447
      Carlos_Santos
      Participante

      SANDROMS tem razão. é preciso enviar o numero de um passaporte valido, pois na fase final, eles irao colocar os visto de RP nele.

      Renove primeiro.

    • #30521
      Godo
      Participante

      Renova, não leva nem uma semana!

    • #55399
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Pessoal,

      Somente uma informação de utilidade pública.
      O passaporte do meu parceiro irá vencer no prazo de 11 meses, e nossa viagem está planejada para daqui 10 meses, restando assim 1 mês para o vencimento. Contudo no Brasil o passaporte só pode ser renovado caso o mesmo esteja com 6 meses ou menos de validade, ou seja, tivemos que enviar o passaporte atual para a emissão do visto.
      Após isso feito, surgiu a dúvida: Iremos viajar em 10 meses, com isso o passaporte terá 1 mês de validade e o visto também. O Canadá exige algum tempo mínimo de validade de passaporte?
      A informações que recebemos foi de que não, com o passaporte válido e visto válido, não existe qualquer exigência de tempo minímo para vencimento de passaporte e ingresso no país.

      * Informações válidas somente para residentes, já que o passaporte é “substituido” pelo NAS. Mas claro que em caso de necessidade de viagem ao exterior, outro passaporte será exigido.

      Espero que tenha ficado claro.

      Sucesso,

      Marcelo

    • #55400
      SANDROMS
      Participante

      @Marcelo Moraes wrote:

      * Informações válidas somente para residentes, já que o passaporte é “substituido” pelo NAS.

      Correçãozinha técnica: o NAS não tem nada a ver com a história. O documento de viagem é o Cartão de Residente Permanente (a.k.a. CRP, não confundir com o formulário CRP). O NAS é outra coisa e poderia ser comparado ao CPF.

      Outra coisa, se vc precisar voltar para o Brasil (emergência médica por exemplo) não poderá sem um passaporte brasileiro válido. O Cartão de RP serve para entrar no Canadá mas não serve para “sair” do Canadá. Portanto o melhor a fazer é correr no consulado assim que chegar e renovar o passaporte aqui mesmo em Montreal. É rapidinho.

      Por outro lado, acho que você pode sim renovar o passaporte antes de seis meses com uma justificativa (acho que fiz isso com o passaporte do meu filho, não lembro mais). Mas teria que fazer isso antes de enviar para o consulado emitir o visto. E pelo eu eu me lembro o visto de vocês já está emitido certo.

      O site da policia federal diz:

      10 – Passaporte com mínimo de 6 meses de validade
      Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino.

      Acho que não é o caso Brasil-Canadá pois existem acordos evitando essa cobrança.

      Boa sorte,

    • #55401
      marcelomanzo
      Participante

      Se por um acaso você tiver um visto no seu passaporte e ele estiver vencido, você pode viajar, desde que carregue os 2 passaportes (vencimento c/visto e o valido s/visto)

      Eu já passei por essa situação diversas vezes.

      Quando vc chega na fronteira vc apresenta os 2 passaportes, o oficial vai checar o visto no vencido, mas vai carimbar o que está valido

    • #55409
      Marcelo Moraes
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Correçãozinha técnica: o NAS não tem nada a ver com a história. O documento de viagem é o Cartão de Residente Permanente (a.k.a. CRP, não confundir com o formulário CRP). O NAS é outra coisa e poderia ser comparado ao CPF.

      Olá Sandro,

      Corretíssimo!! Obrigado! Foi falta de atenção minha, pensei em uma coisa e escrevi outra! :bangwall:
      Obrigado pelo complemento nas explicações também Marcelo!

      Abraços!

      Marcelo

    • #55411
      Shape
      Participante

      Estranho ler tudo isso já que recentemente renovei meu passaporte e o velho tinha mais de um ano ainda pra vencer. Nem sequer lembro de ter tido que explicar os motivos do renovo do passaporte. Simplesmente fui e renovei (pra não ter que me preocupar com isso lá no Canada logo no primeiro ano). E se perguntarem você tem uma ótima desculpa para estar renovando.

    • #55416
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Shape,

      Sério??! Melhor ainda! No meu caso e do Bruno, a Polícia Federal não deixou renovar nem explicando o caso. Disse que o sistema não permitia. Vai entender…
      Talvez (bem provavelmente) seja a má vontade do atendente mesmo. O bom é que independente de ter renovado ou não, é possivel viajar com tranquilidade.

      Até,

      Marcelo

    • #55417
      Wilson
      Participante

      Aproveitando o tópico de passaporte …

      Meu passaporte vence em maio/2013. E da minha filha em janeiro/2014.

      Estamos planejando em enviar os documentos no final de agosto. Ou seja, garantia que meu passaporte ira expirar durante o processo provincial e provavelmente, o da minha filha também.

      Como minha filha tem somente 2 anos, não adianta renovar o passaporte agora pois a validade dele será de 2 anos. Quando ela fizer três em fevereiro já valerá a pena já que o passaporte passará a ter 3 anos de validade.

      Então, estou pensando em enviar os docs para o privincial agora e esperar para mandar de uma vez em março:
      Meu passaporte renovado (venc. março/2018), passaporte da bebê renovado (março/2016) e o TCF-Q meu e da minha esposa.

      Acho que assim ganharei alguns meses de processo e os passaportes poderão ser utilizados para o federal.

      O que vocês acham ?

      Abraços.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #55422
      SANDROMS
      Participante

      Wilsons,

      Passei pelo mesmo problema, já que o passaporte de bebes tem validade muito curta. o que eu fiz, enviei o passaporte atual para o provinicial, e para o federal, quando vieram os pedidos de exames, renovei o passaporte que estava para vencer e mandei para o consulado o passaporte novo para obter o visto.

      Leia: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/26/607.html?p=18978

    • #63166
      Wilson
      Participante

      Pessoal, estou com um probleminha.

      Como não esperava ser convocado para a entrevista, resolvi renovar meu passaporte só agora. Marquei a data na Polícia Federal dia 21/08.

      O que eu não esperava era ser chamado para a entrevista dia 11/09. Não tenho certeza que meu passaporte estará pronto até a data da entrevista. E na lista de documentos tem uma frase em negrito falando para levar o passaporte válido.

      Será que terei problemas se não conseguir ? Alguém tem conhecimento de algo do tipo ? Meu passaporte venceu agora em julho.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #63174
      yuricostalima
      Participante

      Caro Wilsons,
      Não quero assustar vc, mas é muito arriscado ir com o passaporte vencido. Na minha entrevista a minha esposa esqueceu de levar a transcrição das disciplinas da graduação, levou apenas o diploma e quando fomos solicitados o entrevistador disse que cancelaria o processo pela falta deste documento, praticamente implorei por uma solução e ele nos disse de que nos encaminhou a relação das documentações necessárias e que nós deveriamos ter providenciado. Ele olhou todos os demais documentos e no final ele disse que nunca havia dado uma nota máxima em todos os anos de processo, pois minha esposa tinha Mestrado, Doutorado e pós doutorado, este último realizado no Canadá e por esta razão nos permitiu encaminhar a transcrição posteriormente, acho que tivemos sorte. Acredito que depende muito do entrevistador também, mas o risco é grande, fiquei desesperado, caso seja possivel tente contato com a Policia Federal e veja se consegue uma antecipação em função disso, vá lá e exponha sua necessidade. Já tive uma outra experiencia no passado de conseguir até um passaporte emergencial momentos antes do embarque tudo por que fui pessoalmente requere e expor as minhas necessidades.
      Abs
      Yuri Lima

    • #63175
      Wilson
      Participante

      Estarei indo amanhã na Polícia Federal. Vou tentar conversar no local e ver o que acontece.

      Como se já não bastasse ansiedade suficiente …

      :|

      Edit: Acabei de ler no site da Polícia Federal o novo prazo de entrega:

      3 – Prazo de Entrega
      A unidade da Polícia Federal verificará os documentos e coletará os dados eletrônicos e será impresso protocolo onde constará a data provável da entrega do passaporte, que será de no máximo 6 (seis) dias úteis.

      Seis dias úteis dá tranquilamente ! Como meu agendamento é amanhã, até o dia 30/08 o passaporte ficaria pronto. Se o prazo se cumprir, dará tudo certo. Que alívio !

      http://lepoussins.wordpress.com/

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.