Passaporte – Notícias

Home Fórum Ainda no Brasil Documentos Passaporte – Notícias

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4707
      yuri
      Participante

      Boa tarde pessoal,

      Devido a bagunça que tá a emissão de passaportes resolvi criar esse tópico para colocarmos notícias a respeito e sabermos qual é a melhor época de tirá-lo pra quem não tá com pressa além da forma que é feita essa emissão. Tem a questão do custo também! O mais novo é bem mais caro e em termos práticos não vi vantagem alguma para nós. Só é mais difícil de falsificar. Não é? Mas daqui um tempo só vai ter o novo no Brasil todo.

      Vejam as notícias abaixo!

      Abraços!

    • #15234
      yuri
      Participante

      02/04/2007 – 19h16

      Dar entrada no passaporte em SP leva cerca de 3 horas
      Da Redação

      Marcelo Ximenez/Folha Imagem

      Com a reforma dos escritórios da PF (Polícia Federal) nos shoppings de São Paulo e a conseqüente centralização do serviço de emissão de passaportes na sede da Polícia Federal, no bairro da Lapa, quem precisa tirar ou renovar o passaporte enfrenta, em média, cerca de três horas para dar entrada no documento. O prazo de entrega é de 15 dias úteis.

      O UOL Viagem esteve na sede da PF, único local a emitir o documento na capital atualmente, na manhã desta segunda-feira (02/04). Ao chegar no local, os funcionários do balcão de emissão de senhas informaram que a espera era de uma hora, mas a reportagem esperou três horas e quinze minutos para ser atendida.

      No período da tarde, a demora piora. Por volta das 13h, havia uma longa fila do lado de fora da PF, somente para entrar no prédio, que abre às 8h e fecha às 17h. Ao todo, são seis guichês de atendimento ao público no setor de passaportes. Na hora do almoço, o número passa para três.

      Além da espera, outro incômodo para quem pretende tirar o documento é a falta de cadeiras –havia mais de cem pessoas em pé– e o calor no local. Nesta segunda-feira, mais de 300 pessoas lotavam o ambiente.

      A falta de informação também prejudica o atendimento. Quem justificou o voto nas últimas eleições precisa de uma certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, emitida somente nos cartórios. Na página eletrônica da Polícia Federal, no item “documentos necessários”, os visitantes são informados de que a justificativa eleitoral serve como comprovação, mas é preciso ter a certidão para ser atendido.

      Em São Paulo, são emitidos diariamente cerca de mil passaportes. A Superintendência Regional da Polícia Federal fica na Rua Hugo D’Antola, 95, na Lapa de Baixo (próximo à ponte do Piqueri).

    • #15235
      yuri
      Participante

      SAIBA COMO TIRAR PASSAPORTE

      UOL – Viagem:
      http://viagem.uol.com.br/servicos/passaportes.jhtm

      Neste site que vi o preço! Lá vocês lêem:
      “pagar a GRU-Funapol (Guia de Recolhimento da União), taxa de R$ 156,07, para os novos passaportes, e R$ 89,71, nas unidades da polícia federal onde ainda estão sendo emitidos os modelos antigos ou comuns. “

    • #15236
      Pessoa
      Participante

      No RJ existem 3 lugares para se fazer o passaporte.

      Parça Mauá
      Shopping Via Park no final da Barra
      Aeroporto Internacional do Galeão (este último acho que é só para casos especiais, urgência etc)

      Quando fiz não levei 15 minutos. Ficou pronto em 15 dias e levei 5 minutos para retirar. Fiz no shopping Via Park.
      O meu ainda é do antigo e tem validade até 2009.

    • #15237
      yuri
      Participante

      Olá Pessoa,

      Só que você fez em 2004 neh? Digo isso pela validade do seu!

      Tinha lido em 14/03 que a emissão de passaporte estava demorando 1 ou 2 meses pra quem não demonstrava urgência. Não sei como que tá agora. Vocês sabem? Bom, segundo a reportagem que coloquei acima, o prazo de em SP tá de 15 dias úteis. Mas não dá pra confiar no prazo que eles colocam!

    • #15238
      Pessoa
      Participante

      Se eu não tivesse passaporte ainda e tivesse com a intenção de dar entrada na papelada para o Canadá, eu já iria “ontem” tirar o passaporte. Qual a razão de deixar para depois? Ele tem validade de 5 anos, então começa logo, não precisar esperar nada!   :wink:

    • #15241
      Danix
      Participante

      A minha mãe foi tirar o passaporte dela diretamente na Polícia Federal de São Paulo. Além de esperar as 3 horas na fila, deram um prazo para retirada em pouco mais de 1 mês, pois ela não tinha urgência. Ela foi tem umas 2 semanas!

      Mas aconselho tirarem já já…  A validade é de 5 anos!

      =)

      Bjs,

      Dani

    • #15245
      brunobbc
      Participante

      Caros colegas,

      O meu eu tirei quando estava começando o novo modelo. (Início do Ano )
      Imaginem que beleza que foi  ….. Nem os funcionários da PF sabiam usar o sistema.
      De qualquer forma tudo correu muito bem, ainda pageui o preço antigo e aceitaram.
      Aqui em Brasília, o Jornal Correio Braziliense fez uma matéria contando sobre as dificuldades para emissão de passaporte.

      Dica: Para os colegas de Brasília, existe uma agência da PF no ParkShopping (poucas pessoas conheciam este posto). No início do Ano não precisava marcar a entrevista para a emissão do passaporte.

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #15254
      Fabiocb
      Participante

      Eu renovei o meu mês passado, foi bem rapido e facil, só tive que pegar uma fila que durou +- 1h e depois me pediram o prazo de 10 dias corridos, ah quem foi renovar tem que levar o velho senão é cobrado o dobro na hora de emitir o novo.

      Abraços

      Fábio

    • #15329
      yuri
      Participante

      09/04/2007 – 08h45
      Fonte: UOL
      Novo passaporte será implantado em SP nesta sexta

      São Paulo – O novo modelo de passaporte, com a cor azul, será implantado a partir de sexta-feira na capital de São Paulo, segundo informações da Polícia Federal. O documento conta com 16 novos itens de segurança, para impossibilitar a falsificação. As mudanças seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), agência ligada às Nações Unidas.

      No site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br), os interessados encontram todas as informações necessárias para a obtenção do documento. No interior da página, deve ser acessada a opção “Passaporte – informações gerais e requerimento de passaporte – novo”. A partir daí, é só seguir as instruções apresentadas: observar os documentos exigidos, preencher o requerimento com os dados pessoais, imprimir a guia de recolhimento da taxa (R$ 156,07, que deverá ser paga nas agências bancárias antes do comparecimento nos locais de atendimento), e gerar o protocolo. Essas opções, em São Paulo, somente estarão disponíveis a partir do próprio dia 13.

      Além da sede da Polícia Federal em São Paulo, o interessado poderá obter o passaporte nos Shoppings Ibirapuera, Eldorado e ABC, além do Aeroporto Internacional de Guarulhos (Delegacia da PF). A documentação indicada no site deverá ser levada no original. Não é necessário levar fotos, que serão colhidas nos locais de atendimento. Também não será mais aceito o formulário antigo.

      Prazo de entrega

      O prazo para entrega do novo passaporte será de seis dias úteis na Sede da Polícia Federal e de dez dias úteis nos shoppings. A validade do novo documento será de cinco anos. As demais Delegacias da PF no Estado de São Paulo continuarão emitindo o modelo atual (caderneta verde), por tempo indeterminado.

      Até o dia 12 de abril, quinta-feira, a solicitação para expedição do modelo atual (caderneta verde), continuará sendo recebida. Quem já pagou a taxa de R$ 89,71 terá até essa data para dar entrada na documentação; caso contrário, terá que requerer a restituição desse valor e aguardar a devolução, cujo formulário estará disponível no setor de passaportes da Superintendência.

    • #15612
      yuri
      Participante

      14/04/2007 – 12h22
      Confusão com novo passaporte

      São Paulo – O primeiro dia de emissão do novo passaporte em São Paulo foi tumultuado na Superintendência da Polícia Federal. Mas foi bem avaliado pela instituição e até por quem levou mais de nove horas para conseguir concluir seu pedido.

      O desconhecimento de que não seriam mais aceitas as guias do antigo modelo foi, segundo a PF, o principal motivo de reclamação de quem tentou tirar o passaporte ontem. Tanto que às 11 horas o diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, e o superintendente da PF paulista, Geraldo José de Araújo, mudaram as regras estabelecidas e determinaram que ‘as pessoas que recolheram a taxa antiga, no valor de R$ 89,71, até hoje (ontem), poderão, a qualquer tempo, dar entrada no pedido do passaporte antigo, seguindo o processo antigo’.

      No comunicado, escrito à mão, os dois dirigentes justificaram que a decisão objetivou ‘aliviar o desconforto dos interessados, que não tiveram conhecimento da alteração do sistema (…) apesar de a imprensa estar, desde o início da semana, noticiando o novo modelo de passaporte e as novas regras em vigor’.

      Servidores que fizeram a triagem dos usuários na porta da PF ouviram reclamações sobre a falta de informações no site da instituição, como o preço do novo modelo, de R$ 156,07. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    • #15644
      Felipewise
      Participante

      Ouvi dizer que temos problemas com emissão de passaporte em Belo Horizonte!

      Aqui ainda é o modelo velho, porém o problema é a falta de cadernetas, alguém sabe dar detalhes?

    • #15715
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Felipe,

      Antes de sair de BH também fiquei sabendo deste problema, mas nao sei ao certo o motivo… mas o bom de se fazer o passaporte modelo antigo é pagar quase a metade do valor do novo modelo :lol:  :lol:

      Abraços,[/align]

    • #15727
      Felipewise
      Participante

      Ei Dri,

      Por este lado é bom mesmo hehehehe Mas eu adoro novidade, quero um AZUL!!! kkkkkkkk

      Olha só esse trecho de uma reportagem do jornal “O tempo”:

      Em outros nove Estados a emissão também foi prejudicada. Ainda não há data para a chegada do novo modelo a Belo Horizonte. De acordo com superintendência da Polícia Federal em Minas, há um cronograma que seguirá a ordem São Paulo, Rio, Recife e Belo Horizonte.

    • #15780
      RedCzar777
      Participante

      @brunobbc”;p=”7485 wrote:

      Caros colegas,

      O meu eu tirei quando estava começando o novo modelo. (Início do Ano )
      Imaginem que beleza que foi  ….. Nem os funcionários da PF sabiam usar o sistema.
      De qualquer forma tudo correu muito bem, ainda pageui o preço antigo e aceitaram.
      Aqui em Brasília, o Jornal Correio Braziliense fez uma matéria contando sobre as dificuldades para emissão de passaporte.

      Dica: Para os colegas de Brasília, existe uma agência da PF no ParkShopping (poucas pessoas conheciam este posto). No início do Ano não precisava marcar a entrevista para a emissão do passaporte.

      Abraços,
      Bruno Cunha

      Bruno Cunha,

          Hoje já é preciso marcar entrevista para fazer o passaporte na agência da PF do Park Shopping. Eu estava desavisado e tive que voltar sem poder fazer nada. Eu marquei uma hora, mas o dia mais próximo é 11 de Junho. Por isso eu vou tentar pegar a fila na sede da PF no Setor de Autarquias Sul…  :(

          Alguém já foi lá ultimamente?

    • #15782
      Carlos_Santos
      Participante

      Pois é………aqui no Rio estava quebrada a máquina que emitia o passaporte velho! parece que já voltou ao normal!

      Mas é sempre bom fazer as coisas com antecedência para evitar estas surpresas….  :x

    • #15796
      brunobbc
      Participante

      Caro amigo,

      Quando fui tirar o meu passaporte, no início do ano, não necessitaria marcar, pois o posto estava iniciando.
      Agora, não existe mais isto, então acho que terá que marcar entrevista.

      Você chegou a ler o Correio ? Eles fizeram críticas severas .. Sabia ?

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #16722
      yuri
      Participante

      Pessoal,

      Pra quem vai tirar o passaporte em São Paulo acredito que seja muito importante ler este meu relato. Espero que o próximo seja da obtenção do CSQ.rs!

      Hoje finalmente dei entrada no pedido de emissão do meu novo passaporte. Foi terrível! Acabei de ler as mensagens que coloquei aqui. Não to lembrado. Mas acredito que na época que abri este tópico deveria estar sem tempo pra ir tirar o passaporte. Esta é a única explicação pra ter cometido o erro de não ter ido nesta época. Abaixo o relato do drama.

      Ontem, cheguei às 7 horas da manhã no shopping Ibirapuera aqui em São Paulo. Um dia antes tinha ligado lá e obtido a informação de que estavam distribuindo 40 senhas para emissão na lateral do shopping, na Av. Moaci por volta das 9 da manhã. A informação estava correta. Só que estas senhas já seriam retiradas pelas pessoas que estavam acampadas lá desde um dia antes. Fiquei sem saber o que fazer! Já tinha pagado a GRU para tirar lá e no site da PF consta que não poderia tirar em local diferente do descrito nesta guia. Não que isso fosse mudar muita coisa. Conversei com pessoas da fila que já tinham ido aos outros postos e que disseram que o problema era generalizado. Enfim, hoje por volta do meio-dia e depois de umas 30 horas de espera dei entrada ao processo. Foi a coisa mais humilhante que já passei como brasileiro.

      Greve da PF: Eu poderia esperar mais um pouco pra tirar o passaporte. Só que li uma reportagem no site de um jornal dizendo que está programada uma nova greve para terça que vem com duração mínima de 3 dias se as exigências de aumento de salário não forem cumpridas. Se isso ocorrer, a tendência é a situação estar bem pior depois que os trabalhos forem retomados. Bom, quem não puder ir segunda pelo menos se informe a respeito desta greve para não perder viagem.

      Situação dos outros locais de emissão de passaporte da cidade de SP: disseram que na sede da PF estão sendo emitidas 600 senhas. Só que é lógico que tem mais pessoas do que senha. Um colega da fila foi até lá pra ver como tava a situação. Ele me ligou em seguida e disse que quem tinha chegado até as 6 da manhã tinha conseguido senha para o mesmo dia. E também disseram que no Shopping ABC tava um pouco melhor e que o Shopping Eldorado é o pior lugar.

      Emissão em local diferente do especificado na GRU: um agente da PF disse que poderia ser feito. Só que no site diz que não é possível. Por isso que não arrisquei de ir à sede da PF no dia seguinte, pegar horas de fila para ouvir um não.

      Tratamento dos agentes da PF: o primeiro que apareceu não tinha nada que lembrava uma pessoa bem educada. Tratou de forma extremamente grosseira todos que se aproximavam. O pior foi com uma senhora que havia emitido mais de uma GRU e estava sem saber qual pagar. Pra vocês terem uma idéia se ele tivesse chamado ela de burra teria sido menos mal-educado! Em compensação outros dois agentes nos trataram muito bem e foram muito importantes para nós.

      Controle da fila: logo quando cheguei já tinha uma lista feita por integrantes da fila e continha os nomes das pessoas por ordem de chegada. O controle foi feito em conjunto com dois agentes da PF e foi muito bem sucedido. As pessoas que iam embora tinham o nome riscado. Só era permitido por o próprio nome ou de alguém que ficaria tomando conta do lugar por outra pessoa. A exceção era para nome de crianças pequenas.

      As vantagens de tirar no Shopping Ibirapuera: primeiro por você ficar na porta de um shopping com boas opções de refeição. E a principal é o fato de ser um grupo pequeno de pessoas. Imaginem o caso da sede da PF. Controlar uma fila de umas 1000 pessoas deve ser complicadíssimo. E não sei se lá os agentes da PF estão organizando a bagunça.

      Ajuda de terceiros: tem pessoas que se oferecem pra ficar na fila por você. Só que chegam a cobrar 200 reais pra virar a noite por lá no seu lugar. E tem que deixar os documentos com elas. Caso contrário, seu nome poderá ser tirado da lista quando os agentes da PF passarem para averiguar.

      Horário para entrar na fila: se quiserem tirar na segunda no shop. Ibirapuera cheguem lá até o fim da tarde de domingo.

      Lados positivos: 1 – Mais um fato para aumentar a minha já altíssima motivação para ir para o Quebec.  2 – A galera da fila era muito legal. Conversamos, rimos e brincamos bastante. Comprei um baralho e jogamos várias partidas de truco. Isto tudo foi de extrema importância para passar o tempo. Levei um livro e acabei nem lendo. Quando cheguei na fila fique por mais de uma hora putíssimo com a situação. Mas como não tinha o que fazer o jeito foi relaxar e tentar fazer da experiência uma coisa agradável apesar das condições precárias que estávamos.

      Abraços e boa sorte!

    • #16736
      Carlos_Santos
      Participante

      caramba!

      que saga!

      Legal de sua parte fazer este loooooongo relato!

      abraços

    • #16739
      lfantoniosi
      Participante

      Yuri, agora conta pra nós, vc levou o notebook pra fila e escreveu seu relatório de lá né?  :D

    • #16745
      yuri
      Participante

      Hahaha! Naum. Escrevi aqui de casa mesmo.

    • #16767
      Felipewise
      Participante

      PASSAPORTE EM BH

      Gente, vou aproveitar a onde e contar da renovação em BH.

      São apenas 200 passaportes por dia.

      Fui na PF terça-feira pela manhã, mas a fila estava ENORME e não havia mais senhas.

      Aconselhado por um sr. que estava na fila, voltei na parte da tarde e peguei uma senha para Quinta-feira (isso mesmo, 2 dias depois) com horário marcado. Estava super vazio.

      Voltei na quinta-feira, e, em 15 minutos fiz tudo. Foi super tranquilo. Vou buscar meu passaporte novo em 8 dias.

      Acho que a novela aqui está mais simples (mas ainda é o passaporte verde!!  :( )

    • #16777
      AleBHZ
      Participante

      Coisas do Brasil…

      Isso só nos dá mais motivação ainda para querer ir embora.

      Quanto à greve da PF eu nem me preocupo, pois eles ficam mais em greve do que trabalhando…rsrsrsrs

      Tomara que em breve tudo volte à normalidade. Enquanto isso nós, brasileiros sofredores, vamos insistindo…

      Abraços,

      Alê

    • #16824
      belsrezende
      Participante

      Oi pessoal!

      Tirar meu passaporte foi bem fácil! Me entregaram em duas semanas…. (mas ainda é o verde). Talvez por Juiz de Fora ser uma cidade menor, e não haver tanta procura…

      Boa sorte a todos!!!

      Isabel

    • #16829
      yuri
      Participante

      Pessoal,

      Eles cumpriram a promessa! Agora o mais difícil não é entrar em Quebec. É sair do Brasil!
      Na minha opinião, poderiam muito bem colocar pessoas de fora da PF para trabalhar na abertura de
      emissão de passaporte. Aparentemente, qualquer um faz o que eles fazem.  Basta saber identificar se um documento é falso ou não e ter noções básicas de informática! Nada que um curso de uma semana não ensine.  

      Felipe,

      Aqui em SP o negócio ficou realmente feio quando começaram a emitir o novo passaporte. O principal problema é que são poucos equipamentos para muita demanda. Tem posto da PF que até hoje não recebeu estes equipamentos e consequentemente pararam de emitir qualquer passaporte.

      Abs!

      22/05/2007 – 09h22
      Policiais federais fazem greve; emissão de passaporte deve ser afetada
      Publicidade
      da Folha Online

      Policiais federais iniciam nesta terça-feira uma paralisação que deve durar 72 horas, de acordo com a categoria. O serviço de emissão de passaportes deve ser o mais afetado. A expectativa é de que greve não interfira nos trabalhos de investigação da Operação Navalha, que aponta fraudes em licitações para a realização de obras públicas.

      Na segunda (21), os policiais estiveram reunidos com representantes do Ministério do Planejamento, mas não chegaram a um acordo. O objetivo do encontro era discutir a proposta de reajuste salarial de 30%. Trata-se da segunda parcela de um aumento prometido pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, em 2006. Conforme o acordo, os policiais deveriam ter recebido a segunda parcela no começo deste ano, o que não ocorreu.

      Proposta inicial do governo federal previa o pagamento em duas parcelas: em junho de 2008 e em junho de 2009. Na reunião de segunda, o governo manteve o pagamento em duas datas, antecipadas em alguns meses: março de 2008 e março de 2009. Para o governo, a principal justificativa é de que o reajuste causaria impacto negativo nas contas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

      Segundo a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), a proposta frustrou as entidades que representam os policiais federais. Nova reunião entre a categoria e representantes do governo federal está marcada para quinta-feira (24).

      Paralisação

      A federação afirma que a paralisação não afetará os plantões policiais e que não está prevista a chamada operação-padrão nos aeroportos. A Fenapef não confirmou como trabalharão os policiais envolvidos na Operação Navalha. Para esta terça, porém, estão mantidos os depoimentos de 12 dos 48 presos. Eles serão ouvidos pela ministra Eliana Calmon, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

      A greve, no entanto, deve afetar os trabalhos de escoltas de presos e, principalmente, os serviços de emissão de passaportes.

      Nesta terça, os policiais federais deverão se reunir em assembléias nos Estados para decidir como atuarão durante o protesto. Com isso, os atendimentos nas unidades da PF (Polícia Federal) poderão variar em diferentes regiões do país.

      A paralisação não envolve os servidores do setor administrativo da PF, de acordo com o SINPECPF (Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal). Eles exercem serviços internos nos setores de logística e protocolo, por exemplo.

      Os servidores administrativos, que chegara a paralisar as atividades neste ano, afirmam que chegaram a um acordo com o governo federal e foi criado um calendário para analisar o projeto de reestruturação da categoria. Eles querem a equiparação de seus salários aos de outros servidores administrativos federais –o que elevaria os rendimentos iniciais de R$ 1.900 para R$ 3.000–; e o fim das terceirizações.

      Bahia

      Na Bahia, cerca de 420 policiais federais estão em greve desde o último dia 15, de acordo com o sindicato da categoria no Estado. O movimento envolve agentes, peritos, delegados e papiloscopistas.

      De acordo com os policiais, com a paralisação, apenas 30% do efetivo trabalha na fiscalização de portos e aeroportos do Estado, atendimento de plantões e serviços de custódia de presos. A greve interfere em investigações, operações, emissão de passaportes e de certidão de antecedentes criminais. Não há previsão para que ocorra operação-padrão nos portos e aeroportos.

    • #16834
      Carlos_Santos
      Participante

      Yuri,

      @yurifernandes”;p=”9245 wrote:

      Agora o mais difícil não é entrar em Quebec. É sair do Brasil!

      :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

      é triste ser o portador de tantas “boas noticias” não acha? :lol:

      Obrigado pelas atualizações do assunto!

      Abraços

    • #16857
      RedCzar777
      Participante

      Somente no dia 11 de Junho é que vou tirar o meu passaporte aqui em Brasília. Marquei a data por telefone e desisti de tirar antes, eu não quiz esquentar mais a cabeça com isso.

    • #17395
      RedCzar777
      Participante

      Bom, hoje fui até o posto da PF no Aeroporto de Brasília. Fui acompanhado da minha esposa, da minha enteada e do meu filho. Chegamos um pouco mais cedo do que a hora marcada mas não houve problemas, haviam lugares de sobra para sentarmos e acabamos sendo atendidos antes da hora. Apenas 5 minutos antes, mas é melhor que virar a noite na fila, hehehe :-) . O atendimento foi rápido e bastante satisfatório. Vamos buscar os passaportes no dia 19/06. O único problema é mesmo conseguir marcar hora, porque eu e minha esposa fizemos isso em Abril para sermos atendidos apenas hoje

      Não há problema em marcar hora para um posto de atendimento diferente do especificado no protocolo que é impresso pela Internet. Só não pode fazer o pagamento para o Departamento de Policia Federal de um estado e depois tentar tirar o passaporte em outro, aí não dá mesmo.

      Obs.: Infelizmente eu não consegui tirar o passaporte para a minha enteada, vou precisar ir ao Juizado da Infância e Adolecência para pedir permissão ao juiz. Isso deverá levar algum tempo e vai levar por terra os meus planos de imigrar ainda em 2008… :-(

    • #18461
      juli_bela
      Participante

      Para RENOVAÇÃO do passaporte é necessária a comprovação em cartório de justificativa de voto??? Votei em todas as eleições exceto a última que era um segundo turno o qual eu justifiquei!???
      Valeu!!!
      JU
      :bigups:

    • #18464
      Carlos_Santos
      Participante

      Ju,

      é preciso estar em dia com suas obrigações eleitorais e até aonde eu sei, a justificativa de uma votação coloca você exatamente nesta situação de regularidade, logo, não há o que se preocupar! basta apresentar, se for o caso!

      De qualquer forma, vc sempre pode ir no cartório eleitoral de sua zona eleitoral e pedir um atestado de que está quite com a justiça eleitoral, foi o que fiz no meu primeiro passaporte!

      Boa sorte

    • #18467
      juli_bela
      Participante

      Ah…ok! Já emiti minha certidão no site da Justiça eleitoral!!!

      Aos interessados: http://www.tse.gov.br

        Merci beaucoup!!!!!!!!!!!!!!!!

    • #18469
      Carlos_Santos
      Participante

      e Obrigado pelo Link!

      vou colocá-lo mais visível em um tópico só para ele!

      atenciosamente

    • #18471
      lfantoniosi
      Participante

      Se vc justificou esta em dia com o TFE. Basta na hora de solicitar o passaporte apresentar os comprovantes de votação e de justificativa. Senao, so fazer como o Carlos disse e pegar a declaracao.

      Mesmo que vc nao tenha votado, vc pode ir a qualquer tribunal eleitoral e pagar a multa de (uns 2 reais) para ficar quite.

      Agora, para o passaporte, dependendo de onde vc estiver meus pesames. O Caos é generalizado na PF, parece que todo mundo resolvou sumir do pais :-)

      Aqui em CPS tem que ir de madrugada para pegar fila…e pra retirar depois outra fila…

    • #18478
      juli_bela
      Participante

      É…qto ao passaporte que terei de renovar já estou preparada psicologicamente para perder o dia todo com isso!!!
      Fazer o que????

           :wall:

Visualizando 33 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.