Palestra Québec em Porto Alegre

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Encontros Palestra Québec em Porto Alegre

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6943
      FCelso
      Participante

      Aliciadores QC e Cia Ltda, patrocinados pelo MICC e governos do Québec e Canada convidam! :mrgreen:

      Convite: Palestra Québec, Terra de Oportunidades em Porto Alegre!

      Inscrições: http://www.imigrarparaquebec.ca

      Palestra dia 04 ou 05 de agosto de 2010 das 18h45min às 21h30min

      Local: PUC-RS Av. Ipiranga, 6681, Partenon Porto Alegre RS
      Auditório do Prédio 41

      P.S. Pretendo ir no dia 05/08, preparado com perguntas polêmicas e bem embasadas para confrontar o que é dito com a realidade. :discuss:

    • #40202
      Cabeda
      Participante

      eu vou junto, caso o amigo comece a apanhar eu vou lá e SALVO ele

      ;)

    • #40203
      SANDROMS
      Participante

      @FCelso wrote:

      P.S. Pretendo ir no dia 05/08, preparado com perguntas polêmicas e bem embasadas para confrontar o que é dito com a realidade. :discuss:

      FCelso,

      se puder inclua na sua lista de perguntas polêmicas, a questão de aceitação de diplomas de profissões “em demanda” pelo mercado de trabalho e pelas ordens. Principalmente contabilidade.

      Depois me conte o que deu….

    • #40146
      neilasasa
      Participante

      Hum parece que vai ser interessante… Caso vc não vá por algum motivo nos avise que aí nem vou participar de mais uma palestra eheheheh
      Abs.,

    • #40112
      FCelso
      Participante

      Boas Sandro,

      Teu questionamento está incluso na lista :wink:

      Também pretendo verificar quais profissões serão tidas como prioritárias e quanto tempo/custo teremos até realmente podermos atuar, além de comparar o nível de desemprego Québec / RS e Québec / Brasil (já que o QC é uma nação :lol: ); tratarei também de mencionar o pequeno mercado interno deles, o alto nível de consumo deles e a dependência deles à economia dos EUA.

    • #40058
      FCelso
      Participante

      Um exemplo de dados a serem mencionados (retirados da comunidade Brasil/Montreal)

      Quebec gerencia mal sua imigração?
      Québec gère mal son immigration

      par Laurence Nadeau
      le 19/5/2010

      O Auditor Geral do Quebec, Renaud Lachance, entregou há alguns dias seu Relatório 2010-2011. Ele se debruçou sobre vários aspectos, incluindo a seleção de imigrantes trabalhadores qualificados feita no período de janeiro/2006 a fevereiro/2009.

      De acordo com o Auditor, mesmo recebendo até 55 mil imigrantes por ano, o governo do Quebec calcula mal sua capacidade de acolher e integrar os milhares de recém-chegados ao mercado de trabalho.

      Pior ainda, ele acredita que um em cada dois registros de imigração é mal avaliado pelos funcionários da imigração, mais precisamente em 48% dos casos.

      A consequência disso, segundo o Sr. Lachance, é que o “critério de seleção de trabalhadores qualificados”, utilizado no Quebec é de uma “eficácia limitada” para assegurar o alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho.

      Entre os fatos expostos pelo Auditor, nota-se que apenas 9% dos candidatos selecionados apresentam perfil que atende às exigências nas áreas de formação pretendida pelo Quebec.

      O Auditor destaca questões sobre os problemas de integração no emprego e a desqualificação vivida pelos imigrantes selecionados pela Imigração.

      Por exemplo, em 2009, a taxa de desemprego entre os imigrantes no Quebec foi de 13,7% em comparação com 7,6% para a população nativa, e de 10,7% entre os imigrantes em Ontário. Ainda mais significativa é a taxa de empregabilidade para recém-chegados com formação universitária: 75,7%, ante 93% no resto da população com um currículo similar.

      De acordo com o Auditor, o MICC “não usa os indicadores socioeconômicos para identificar a real capacidade do Quebec. Um indicador que poderia ser o nível de integração no emprego desses imigrantes qualificados”.

      Nos critérios de análise em que o Quebec se pauta para selecionar seus imigrantes, Renaud Lachance notou a presença de elementos subjetivos.

      “É necessário compreender que 40% dos casos foram admitidos pelo fator “adaptabilidade”. Segundo ele, é necessário ter balizas mensuráveis, como é o caso dos critérios da seleção federal.[/color]

      (Tradução livre de Mariana Estevam, do texto original em francês “Québec gère mal son immigration”, de Laurence Nadeau – le 19/5/2010)

      _________________
      Mariana Estevam

      (http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?f=4&t=1554)

    • #40219
      FCelso
      Participante

      Outro ponto:

      CustoxBenefício para imigrar.

      Cabeda, sabe me dizer quanto custa o processo de imigração completo para um solteirão como você? :lol: No CSQ qu eu pedi, tive que traduzir muita coisa, porque pedi por Montréal, e aí saiu mais caro.

      Gostaria de comparar esse custo com o custo de uma especialização ou mestrado e curso de idioma (melhor qualificação) para o mercado local.

    • #40228
      FCelso
      Participante

      Anúncio no Jornal Zero Hora de hoje:

      CHANCE LÁ FORA

      Informando da palestra e como se inscrever para participar.
      Consta ainda informações sobre os requisitos:

      – Formação Nível Tecnólogo ou Universitário;

      – Experiência profissional;

      – Preferencialmente até 35 anos de idade;

      – Conhecimento do idioma francês ou disponibilidade para aprendê-lo antes de imigrar.

      Diz ainda que profissional de qualquer área pode se inscrever, MAS as prioritárias são:

      – Enfermeiro;
      – Estatístico;
      – T.I.;
      – Engenheiro Civil;
      – Químico;
      – Administrador;
      – Contador;

      Pontos a levantar na palestra:

      1) Creio que dessas áreas, somente T.I. não tem Ordem! Perguntarei quanto tempo demora para validar o diploma e quanto cu$ta.

      2) Não é mencionado o valor da imigração, desde o processo até os meses sem trabalho (na área de preferência).

      Ponto positivo: na divulgação do jornal deixa claro que é responsabilidade do interessado em conseguir emprego, ou seja, o governo não vai atrás das pessoas e pega na mão levando até as empresas :lol:

    • #40473
      FCelso
      Participante

      Boas pessoal,

      Estamos de volta após a palestra, que assisti na quinta passada. Fui a última pessoa a sair e acompanhei o Sr. Gilles Mascle (de nacionalidade francesa) até ele fechar as portas do auditório e sair do prédio 40 da PUC.

      Realizei as perguntas somente após todos os demais interessados se manifestarem e também de modo mais próximo, para não constranger o palestrante.

      Vamos por partes então.

      A respeito das profissões em demanda e as ordens, ele foi bastante claro mesmo durante a palestra:

      – Administrador e Contador é muito difícil de conseguir ser aceito na ordem, pois geralmente são convidados a participar da ordem por mérito em relação à carreira. Imigrante praticamente não tem chance de ser membro da ordem, o que é reservado aos dinossauros nativos. O que imigrante pode fazer é trabalhar como assistente, fazer o trabalho, e um dinossauro assinar como responsável pelo escritório.

      – Farmacêutico é impossível trabalhar como se trabalha no Brasil devido às restrições do conselho.

      – T.I. já esteve melhor para o imigrante recém chegado, atualmente estão pedindo 3 anos de experiência na área específica;

      – As demais ordens ainda não estão facilitando a entrada dos imigrantes no mercado de trabalho, de modo que o apresentador informou que o mais comum é o imigrante começar em uma posição de trabalho inferior aquela que tinha no Brasil. Se era gerente de vendas, será vendedor; se era gerente de projetos em T.I. será analista ou ainda programador. Ou seja, desce na hierarquia.

      – O salário mínimo informado é de CAD $ 9.50 / hora, com jornada regular de 40h semanais.

      Pontos positivos da palestra:

      – Após a primeira leva de pessoas saírem da sala depois das perguntas básicas, o apresentador foi bastante claro: Quem quiser ganhar dinheiro, que vá aos EUA. O Québec é um lugar para viver em tranquilidade na classe média.

      – O apresentador deixa claro que grande parte dos imigrantes terá que dar um passo atrás na profissão ou mesmo mudar de área.

      Pontos negativos da palestra:

      – O apresentador é de origem francesa e não quebequense.

      – O apresentador usou dados de temperatura do inverno passado, que foi muito anormal, curto e brando, indicando -18oC como a mínima em Montréal. Não falou a extensão do inverno (praticamente 6meses). Outro ponto, disse que na primavera a temperatura fica entre 15 e 20 oC positivos, o que não acontece mais que um ou dois dias na estação.

      – Quando questionado sobre o desemprego, dependência da economia canadense e quebequense dos EUA, ele desconversou, dizendo que no caso dos imigrantes o nível de desemprego fica mais alto porque quando chegam são considerados desempregados e geralmente em 1 – 2 anos após a chegada “já” estarão empregados, ou seja, botou a culpa na metodologia usada para montar as estatísticas.

      Observações finais: quando eu expus meu caso específico de desistência em imigrar ele disse que realmente quem tem carreira com possibilidades de crescimento por aqui, fica bem difícil de ser conquistado pela boa-nova quebeca.

      Agora só me falta tempo e vontade para discorrer sobre minhas experiências no QC, a desistência em imigrar e as nossas (minha e da esposa) razões para não imigrar para a província gelada :bigups:

    • #40475
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado Celso pelas informacoes ;-)

    • #40476
      ka3
      Participante

      Olá pessoal,

      Também fui na palestra do dia 05. Na verdade nada me surpreendeu durante toda a palestra. O único ponto interessante que eu desconhecia era sobre o aproveitamento do tempo de trabalho do Brasil para a aposentadoria no Quebec.

      Acho que a palestra foi muito realista sem criar uma expectativa além da segurança e qualidade de vida. Claro que muitos consideram estar a -18º falta de qualidade de vida, mas tem que ver no contexto.

      Estou fazendo francês com professora particular e isto é complicado de comprovar, já que ela não emitirá um certificado de curso, mas apenas uma declaração. Então decidi que vou completar mais umas 50 horas de curso e fazer a prova para qualificação e somente após enviar o dossiê.

      Ele deixou muito claro que antes de 150 horas de curso é muito complicado conseguir o CSQ.

      abraço a todos.

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.