Palestra Quebec abril-2007

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4654
      yuri
      Participante

      Boa tarde, galera!

      Me inscrevi na palestra de informação sobre o processo de imigração em dezembro/2006. Até agora não recebi nenhum e-mail como resposta. Alguém que tenha se incrito recebeu? Entrei no site do consulado e tá escrito que as próximas ocorrerão em abril. Mas nada de e-mail de confirmação. E outra pergunta: as palestras que ocorrem em SP são todas na Aliança Francesa?

      Valeuuuuussssssssss!

    • #14497
      Fabiocb
      Participante

      Olá Yuri,

      Não se preocupe eles avisaram com 15/20 dias para a palestra, pelo menos foi isso que ocorreu comigo e alguns amigos que também foram em agosto do ano passado.
      Agora se as palestras são sempre na AF, eu não sei te dizer o que sei é que, a que eu participei, foi na AF do centro na rua Gen. Jardim.

      Abraços

      Fábio

    • #14498
      yuri
      Participante

      Fábio,

      Obrigado pela informação.  Vou aguardar!

      Abraços!

    • #14780
      lfantoniosi
      Participante

      A palestra em campinas será na AF Campinas dias 16 e 17 de abril. Entrem no site: http://www.afcampinas.com.br

      Eu vou, se alguém quiser que eu pergunte algo, é só me passar.

    • #14785
      Javs
      Participante

      Pessoa,

      a data das palestras em BH ja estão disponíveis no site da imigração:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/buenos-aires/palestras/index.asp

      T+
      Julio

    • #14789
      AleBHZ
      Participante

      Por enquanto somente Belo Horizonte e Campinas foram confirmadas, mas aos poucos as outras cidades vão aparecendo.
      Haverá palestras em junho tb.
      Confiram…

    • #14793
      Felipewise
      Participante

      Aproveitando o gancho…

      Mineiros, o que vocês acham de irmos à palestra do dia 25/04/2007 e logo após reunirmos para um happy hour?

      Abs.,

      Felipe

    • #14797
      Butox
      Participante

      Fechado! Palestra e Happy Hour. Tô dentro! :D

    • #14798
      viniciusmarc
      Participante

      Ola Pessoal,

      A palestra que estava marcadfa para Recife para junho, agora esta a confirmar, sera que não vai ter mais, as vagas tambem que estavam, menos de 100, agora estão 170.  o que sera que aconteceu?  alguem sabe alguam coisa?

      marcus

    • #14800
      makeloo
      Participante

      Felipe,
      podemos sim é bom que trocamos figurinhas.
      Um abraço

    • #14802
      carol.
      Participante

      Marcelo,
      Não dá pra reservar o lugar no avião na hora da compra das passagens.
      Parece que só poderemos fazer isso no aeroporto.
      Pelo menos chegaremos lá bem cedo, pois o vôo de BH sai as 10:00hs e a grande partida de São Paulo só será à noite.
      Um abraço,
      Carol

    • #14824
      Carlos_Santos
      Participante

      carol,

      acho que vc postou uma resposta ao Marcelo no tópico errado  :lol:  :lol:  :lol:

    • #14876
      viniciusmarc
      Participante

      Ola Sobre essa questão da palestra de recife, que esta digamos, “adiada”, sera que devo me increver de novo?

      Marcus

    • #14878
      milagabimelo
      Participante

      Marcus, eu me inscrevi de novo, por via das dúvidas…
      8O

      Emília

    • #14880
      viniciusmarc
      Participante

      Oi Emilia,

      O seu caso e igual ao meu? v e de Recife?

      Marcus

    • #14887
      Dondoca
      Participante

      Marcus,
      Eu sou de Recife e fiz nova inscrição, qdo vi q havia alteração com relação à palestra.
      Mas, já fiquei sabendo q a q está no site agora é uma segunda palestra q irá ocorrer, pois aquela para qual nos inscrevemos lotou!! :lol:
      Não posso confirmar, mas foi isso que me foi informado… :)
      Vamos ver se entram em contato conosco!!
      []’s
      Daniela

    • #14889
      viniciusmarc
      Participante

      OI Dondoca,

      Mais tem outros locais la que ja lotaram, mais estão la, marcados como lotado

      Marcus

    • #14891
      AleBHZ
      Participante

      Apareceram as datas das palestras de São Paulo.

      09/04 – 18h30 – Colégio Maria Imaculada – Av. Bernardino de Campos, 79 – Paraíso

      10/04 – 12h – Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182 – Centro

      10/04 – 18h30 – Colégio Maria Imaculada – Av. Bernardino de Campos, 79 – Paraíso

      11/04 – 18h30 – Colégio Maria Imaculada – Av. Bernardino de Campos, 79 – Paraíso

      12/04 – 18h30 – Colégio Maria Imaculada – Av. Bernardino de Campos, 79 – Paraíso

      13/04 – 12h – Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182 – Centro

      O engraçado é que vai haver entrevistas em São Paulo nos mesmos dias (pelo menos nos dias 09 e 10, até onde eu sei).
      A minha será no dia 10… Logo, imagino que o palestrante e o entrevistador não serão a mesma pessoa…:)
      Façam suas apostas.
      Eu acho que a palestrante será a Mme. Soraia Tandel e o entrevistador será o M. Dominic Cousineau.

      Abraços,

      Alê

    • #14910
      Javs
      Participante

      Ola Alessandro,

      Se o usuario Facundes se manifestar amanha ja teremos essa respostas, pois pelas informações que ele colocou no timeline, a entrevista sera amanha de manha.

      Vamos aguardar!

      Um Abraço!

    • #14912
      carol.
      Participante

      É verdade, nem percebi que estava no tópico errado. :slap:
      Me desculpem :oops:

    • #14948
      yuri
      Participante

      @AleBHZ”;p=”7101 wrote:

      Apareceram as datas das palestras de São Paulo.

      Alê,

      Terão mais duas datas:
      03/04/2007 – 18 h 30 – Colégio Maria Imaculada  
      04/04/2007 – 18 h 30 – Colégio Maria Imaculada.

      Me inscrevi na do dia 03/04. Tem mais alguém aí que também vai nesta data?

      Abraços!

    • #14959
      AleBHZ
      Participante

      Olá Yuri,

      São Paulo está agora com 07 dias de palestras.
      Já até atualizei os dados no meu blog.

      Depois nos conte as novidades, ok?

      Abraços,

      Alê

    • #14978
      yuri
      Participante

      @AleBHZ”;p=”7174 wrote:

      Depois nos conte as novidades, ok?

      Olá Alê,

      Conto sim. Mas o que você sugere? Abrir um tópico geralzão do tipo:”Principais pontos da palestra” para as pessoas colocarem o que acharam e as infos que pegaram ou colocar cada info em seu devido tópico? Bom, a pergunta está aberta para os demais membros tb!

      Ontem me surgiu uma idéia mas que não posso aplicar porque não tenho o aparelho e não pretendo comprá-lo só pra isso, já que além de aprender francês é preciso economizar! rs! A idéia é: gravar a palestra em voz e colocar a gravação na comunidade. O que acham? Alguém que compartilha a mesma idéia tem gravador pra isso? Imagino que se já tivesse isso na comunidade muitas dúvidas que temos no começo das pesquisas seriam sanadas facilmente!

    • #14981
      Carlos_Santos
      Participante

      Se você quiser gravar a palestra, peça permissão antes para poder divulga-la aqui depois!

      eu sei que a Sra. Tandel não da permissão para isso!  8O

      senão ja teríamos postado aqui uma que ja foi gravada sem esta autorização!   :wink:   :wink:

      criar um novo topico pode ser INTERESSANTE, principalmente se houver novidades!!!

      Postem sim!

    • #14983
      yuri
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”7198 wrote:

      Se você quiser gravar a palestra, peça permissão antes para poder divulga-la aqui depois!eu sei que a Sra. Tandel não da permissão para isso!
      senão ja teríamos postado aqui uma que ja foi gravada sem esta autorização!
      criar um novo topico pode ser INTERESSANTE, principalmente se houver novidades!!!

      Putz! Então deixa pra lá. Mas é uma pena. Por um momento pensei que tava dando uma idéia fora de série mas pelo jeito já tinham pensando nisso há bastante tempo. Hsuahsaushuahus!

    • #14985
      AleBHZ
      Participante

      Realmente gravar sem a permissão da pessoa é totalmente inviável.
      Eu recebi um arquivo MP3 de uma palestra da Mme Tandel, ocorrida em dezembro, no Recife.
      Mas como eu sabia que ela não havia autorizado a gravação eu apenas escutei um pedaço do áudio (mesmo porque eu fui na palestra de Belo Horizonte e foi igual) e depois deletei o arquivo.

      É melhor anotar os pontos principais e depois repassá-los, se houver alguma novidade.

      Abraços,

    • #14986
      Carlos_Santos
      Participante

      Com certeza Alex como a Adriana fez aqui na comunidade!

      Sera uma ótima contribuição.  :)

      Porém, Yuri, não deixe de pedir a permissão para ver se ela autoriza, quem sabe não mudou de idéia… :D

    • #14987
      yuri
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”7205 wrote:

      Porém, Yuri, não deixe de pedir a permissão para ver se ela autoriza, quem sabe não mudou de idéia… :D

      Carlos,

      Outro problema é que não tenho gravador. Se alguém tiver o gravador, obter a autorização e depois colocar na comunidade seria uma ótima. Aí ,pela proeza ,mereceria no mínimo virar O USUÁRIO DO MÊS!  :lol:  :lol:  :lol:

    • #14988
      Danix
      Participante

      Eu tbm vou dia 03, às 18h30. Mais alguém?  =)

    • #14989
      yuri
      Participante

      Pessoal,

      Acabei de entrar no site do consulado e vi que ainda tem 125 vagas para esta palestra do dia 03. Que tal se increverem nessa  e além de assisti-la, fazermos um encontro para nos conhecermos e conversarmos sobre o sonho hein? Fui no último encontro que teve em São Paulo. Foi legal pra caramba! Fica a sugestão….

    • #15007
      preta
      Participante

      alguem sabe sobre o dia que sera em curitiba

    • #15086
      AleBHZ
      Participante

      Preta e demais amigos de Curitiba,

      já estão disponíveis no site as datas das palestras em Curitiba: Palestras

      19/04 – 18h30 – UNICENP Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido

      23/04 – 18h30 – UNICENP Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido

      Abraços,

    • #15088
      mxeupx
      Participante

      Ae !!!
      Pessoal de Curitiba…podemos nós encontrar na palestra !!!
      eu irei dia 19/04

      abraços

      Abraham

    • #15153
      yuri
      Participante

      Alguém sabe se teve palestra ontem em São Paulo? Bom, acredito que o apagão tenha atingido o local da palestra. Já que fica numa das regiões que estavam entre as atingidas. Eu nem arrisquei em ir! Agora vou na do dia 12/04.

    • #15182
      Danix
      Participante

      Eu fui! Deu td certo, o apagão não chegou por lá. Mas o trânsito atrapalhou um pouco e a Soraia Tandel chegou atrasada! Mas nada que impedisse o ânimo dos participantes! ;)  A palestra começou às 19h.
      O Daniel Leblanc (entrevistador do momento) estava lá tbm. E aproveitei para conhecê-lo e cumprimentá-lo! (minha entrevista será amanhã) ;)
      Ele falou um pouco (com tradução simultânea da Soraia, já q ele não fala português), e ele enfatizou a importância de estarmos ligados no mercado de trabalho. Ele disse para pesquisarmos nos sites da internet sobre o assunto, ver as possibilidades, demanda, salário, o que a gente espera, o que falta para nos encaixarmos e o que pretendemos fazer para dar certo etc. Pois ele gosta de discutir esses pontos com os candidatos. Achei interessante a dica!

      No restante, notei algumas pequenas falhas na apresentação do slide. Além de erros de português (?) rs, tinham dados desatualizados como o salário mínimo, por exemplo, que estava informado lá como 7,60 Can, e hoje é 7,75 Can. Eu sei q são meros detalhes, mas eles poderiam ter a atencão de corrigí-las, não?

      Bom, é isso aí!

      Bjocas,

      Dani

    • #15185
      yuri
      Participante

      Olá Dani!

      Putz! Que pena que naum fui. Queria tanto ter ido. Achei que ia perder viagem.

      Muito bom você ter repassado esse conselho do Daniel sobre o mercado de trabalho.

      Quanto ao salário mínimo, de acordo com reportagem do tópico “Québec confirma aumento do salário mínimo: 0,25$” na sessão “Cotidiano” : “O Ministro do Trabalho do Quebec, Laurent Lessard, confirmou ontem a intenção do governo de aumentar em 0,25 $ o valor da hora do salário mínimo a partir de 1º de maio de 2007.

      O aumento fixará o valor geral da hora do salário mínimo em 8,00 $, e em 7,25 $ para os trabalhadores que recebem gorjetas. Segundo o Ministério, o aumento beneficiará mais de 129.000 Québécois, ou seja, 4,1 % dos trabalhadores do Quebec.”

      Abraços!

      P.S: putz! já virei usuário estudioso. Acho que estou ficando viciado neste site! rs!

    • #15193
      bia_bsb
      Participante

      Aonde posso encontrar as datas e locais destas palestras? Estou em Brasilia, DF. Tem algum site, para acessar?

    • #15194
      yuri
      Participante

      @bia_bsb”;p=”7428 wrote:

      Aonde posso encontrar as datas e locais destas palestras? Estou em Brasilia, DF. Tem algum site, para acessar?

      Olá Bia,

      Acesse http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/bi … /index.asp

      Abraços!

    • #15196
      Carlos_Santos
      Participante

      bia_bsb,

      seja bem vinda a nossa comunidade!

      não deixe de ver a seção ARTIGOS aonde vc encontrara muita informação!   :wink:

    • #15279
      AleBHZ
      Participante

      Seguem as datas das palestras no Rio de Janeiro:

      02, 03 e 04/05/2007 – 18h30
      CEFET RJ – Av. do Maracanã, 229 – Maracanã

      Abraços,

      Alê

    • #15378
      Drinho
      Participante

      Para quem se interessar, segue abaixo o relato com minhas impressões sobre a palestra com a Soraia Tandel, na data de ontem.

      1 – Alguns Aspectos como: 1º maior província do Canadá, 2º maior economia.

      Montreal – a 1 hora de Otawa e 4h30min de Toronto (carro); 1h de Boston e New York (avião)
      50% população são imigrantes;
      45% população do Quebec;
      80% francofono;
      Português – 4º idioma mais falado.

      Interior – muito rico e promissor e as 3 cidades-centro são:
      – Sherbrooke (homicídios 0 a aproximadamente 5 anos);
      – Trois-Riviere;
      – Gatineau.

      Todas ficam a uma média de 1h30min de Montreal, oferecendo vida tranquila do interior com infra de um grande centro. Pode-se morar no interior e se divertir aos finais de semana na grande Montreal.

      No interior tem-se um custo de vida menor que Montreal, porém salários iguais ou maiores que Montreal, devido a grande falta de profissionais qualificados.

      Muita equidade social.

      Segurança:
      1,2 homicídios para cada 100 mil habitantes (Quebec) vs
      24,6 homicídios/ 100 mil habitantes (São Paulo).

      Educação:
      Todo cidadão permanente tem acesso a crédito educativo;
      Ampla rede de Universidades no Interior;
      Um ano de estudos universitários custa 3,000 $CAN

      Investimento do Governo:
      22% orçamento em Educação e Cultura;
      35% orçamento em Saúde e Serviços Sociais.

      A taxa de juros no país gira em torno de 4% a 5% ao ano, ou seja, permite o planejamento financeiro a longo prazo.

      Na média provincial, o desemprego não ultrapassa 5% (vs. quase 20% em São Paulo).

      Mercado de Trabalho:
      Jornada de Trabalho: de 35 a 40 horas semanais;
      Imposto de Renda reduzido para quem tem filhos no Quebec;
      De 2006 a 2009 serão criados 250 mil novos postos de trabalho;
      Oportunidades em todas as áreas.

      Principais dificuldades na chegada:
      Domínio do idioma;
      Contatos;
      Informações sobre o mercado de trabalho.

      Apoio Governamental:
      Aulas de francês gratuita (até 1000 horas);
      Auxílio na elaboração de currículos e carta de apresentação;
      preparação para entrevistas;
      ateliê sobre o mercado de trabalho (média de 4 semanas – 30h/semana.

      Busca-se empregos:
      jornais e internet;
      feiras de emprego;
      agências particulares;
      centro local do emprego (CLD).

      Critérios de Seleção:
      Universitários ou Técnicos
      até 35 anos (idealmente)
      experiência profissional nos últimos 5 anos
      Francês e Inglês
      Autonomia Financeira (é assinado um contrato onde o futuro imigrante se compromete a levar determinada quantia de dinheiro para o Quebec. Não é preciso comprovar mais).

      Foram feitas as seguintes simulações:
      Requerente principal:
      Universitário com formação sem demanda
      3 anos de experiência profissional
      francês intermediário (200 horas)
      inglês intermediário

      Conjuge:
      Universitário ou Técnico
      6 meses de experiência
      Francês Intermediário

      ou

      Técnico:
      4 anos de experiência profissional
      Inglês iniciante
      Francês avançado
      ou Inglês e Frances Intermediário

      Conjuge:
      Técnico
      6 meses exp profissional
      Frances Intermédiario
      Sem Inglês.

      A Soraia abriu um parenteses e colocou que o Brasil é o país com a menor taxa de recusa do CSQ. Segundo ela, esse percentual é inferior a 10%, ou seja, se o aplicante preenche os requisistos, dificilmente terá seu CSQ negado.

      Ela encerrou a apresentação apresentando um filme do ministério do turismo e um outro vídeo (aproximadamente 15 minutos) com depoimento de brasileiros de diferentes regiões do Brasil que imigraram a aproximadamente 1 ano e já estão trabalhando em sua área de formação. Ela ressaltou que o sucesso da empreitada, quanto à inserção no mercado, está diretamente ligada ao nível de francês e o quanto estamos dispostos a dar alguns passos para trás (no início), até conseguirmos atuar em nossas áreas.

      Ela contou seu depoimento pessoal (imigrou a 7 anos) e depois de passar num concurso público, é oficial de imigração a 4 anos.

      Então, estudem o idioma o máximo que puderem e boa sorte a todos. Estou nessa luta, em busca do meu sonho. O sucesso da empreitada depende muito do nosso planejamento. Eu tive a oportunidade de participar de algumas palestras (4 com a de ontem) e fiz uma certa amizade com a Soraia. Ao término, acabamos dando uma carona para ela até o hotel que ela fica e pudemos conversar um pouco mais. Ela disse que o governo do Quebéc está muito admirado com o povo brasileiro e somos como a “menina dos olhos”, justamente porque não nos reunimos em guetos e temos muita facilidade em nos adaptarmos e aprendermos novas linguas.

      Boa sorte a todos.

      Sandro e Vanessa.

    • #15420
      Felipewise
      Participante

      Sandro e Vanessa!

      Excelente relato! Muito obrigado!

    • #15438
      AleBHZ
      Participante

      Legal este relato Sandro e Vanessa.
      vcs estao em que fase do processo?
      Depois desta carona, vcs vão até ficar amigos da Soraia e ela vai ficar mais acessível, igual o Roch ficou.  :D  :D  :D
      Ele freqüenta as festinhas e reuniões de brasileiros lá em Montréal. Acho isto muito bacana.

      Abraços,

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.