palestra imigração 2009 – 19 – 05 – 2009

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ palestra imigração 2009 – 19 – 05 – 2009

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6611
      petula
      Participante

      oi pessoal,

      estou criando esse tópico pra organizar algumas ifnormações que acabei espalhando em posts distintos. estive na palestra do rio de janeiro, dia 19/05/2009, foi com a soraia tandel, ela é a diretora da imigração pras nossas bandas e acho que quem foi/irá a outras palestras neste ano também poderá contribuir de maneira mais organizada aqui neste tópico, como bem ressaltou o _TAZ_.

      a próxima palestra está prevista aqui no rio para agosto, então fiquem ligados em
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/palestras/index.php
      neste ano de 2009 eles esperam conquistar novos 50 mil imigrantes. e a cada ano aumentando a projeção!

      vou deixar aqui coisas que me pareceram relevantes ressaltar da palestra, umas meramente informativas, outras realmente importantes.

      francês
      **************
      mme. soraia tandel indicou que em geral as pessoas são aceitas no nível intermediário, dependendo do quanto pontua em outros quesitos. básico ou zero (nada recomendado) só para quem não for requerente principal. e, novamente, dependendo da pontuação em outros quesitos. ela destacou que é bom começar o francês o quanto antes, meses, antes de dar entrada na papelada. fez questão de frisar que se pode enviar qualquer coisa no comprovação do francês, pode marcar qualquer valor de 0 a 12 nos formulários quanto ao nível. não precisa enviar um teste desses “oficiais”. tem gente que nem manda. e ela disse algo como: “nós acreditamos no que o candidato fala, ele pode marcar o que quiser. na verdade, iremos avaliar o francês dele de fato na entrevista, ao menos o francês mais importante, o falado, o que mostra o quanto ele consegue se comunicar”.
      também destacou que, como o francês é muito importante, um bom nível de francês compensa na pontuação de vários requisitos.

      assim, minha sugestão pessoal:  não se preocupem tanto em gastar dinheiro com testes (eu fiz isso querendo “me garantir”, mas não é mesmo necessário). façam aquela avaliação da aliança francesa ou peçam comprovação do professor particular, declaração de que está cursando e de que está no módulo xy, etc. bem mais fácil, bem mais barato. se preocupem em aprender.

      para os cariocas: école québec abrindo filial em urca/botafogo neste mês!

      francês após o csq: detalhe de informação é que o tal ressarscimento das aulas de francês só vale pra quem fizer aliança francesa, e só vale entre o período após o recebimento do csq e espera pra zarpar do brasil. o reembolso máximo é de CAD 1500.

      dicas para a entrevista
      *******************************
      na entrevista vão apenas o requerente principal e o cônjuge.
      ela diz que o importante é apresentar os docs originais, saber falar brevemente sobre eles. responder o que é perguntado sem se desviar muito do assunto, falar um francês simples, nada muito elaborado. conhecer seu mercado de trabalho, conhecer algo sobre custo de vida, sobre cotidiano. a pesquisa que naturalmente temos que fazer antes de decidir um passo tão grande quanto imigração.

      ela encoraja a preparação com um professor e simulações da entrevista, pois o bureau tenta fazer da entrevista algo que não extrapole 45 minutos. assim, é preciso ser direto, bem objetivo. e disse que em geral, 90% dos dossiês são aprovados ser chamado à entrevista já é sempre um bom sinal. disse também que embora o québec tenha algumas profissões em maior demanda eles acreditam na possibilidade da adaptação do imigrante e mesmo de sua mudança de área. em outubro será divulgada uma nova lista com profissões em demanda. é muito bacana, porque pessoas que trabalham com artes são muito bem vistas e necessárias, o problema maior é comprovar seus trabalhos. então músicos, artistas plásticos, organizem bem seus comprovantes! sempre, sempre irpf. levem com vocês, mesmo quem declara como isento, ok?

      ela firmou várias vezes isso que o _TAZ_ comentou: não digam ou ao menos não foquem (pelo menos o req. principal) em estudos. digam que vão trabalhar, mostrem pesquisas de vagas, comentem qual é o plano de inserção no mercado. eles incentivam estudos (existem evening courses por todo o québec, faça mestrado, doutorado, nova graduação, curso técnico), mas o foco é que você gastará de 30 a 40hs semanais trabalhando! é o que querem ouvir e ver. eles querem mão de obra. e mais uma vez concordando com nosso colega, ela disse que para aqueles que têm profissão regulamentada é possível ter planos alternativos de trabalho, bons e qualificados, mesmo que não na sua área.
      ela deu um motivo: pessoas imigravam, faziam seus estudos a preços subsidiados, às vezes com bolsa e depois voltavam para sempre para seu país de origem. eles ficaram com medo, pois essas pessoas estavam fraudando o modelo de imigração e por vezes voltavam a seus países deixando dívidas no canadá.

    • #35477
      petula
      Participante

      continuando…

      tempo de processo
      *************************
      ao menos oficialmente, a expectativa é de atender ao pedido de csq entre 4 e 6 meses (animador, não?), mas comentou que o federal está levando de 6 a 10 meses. claro que cada dossiê pode correr mais ou menos rápido.

      ela encoraja fortemente a avaliação online (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/informations/avalie-on-line.html), que está sempre atualizada com os critérios de seleção do bureau. encoraja a trocar o requerente principal com o cônjuge e ver o que dá mais certo/mais pontos.

      caducência do csq
      *********************
      assunto sério. ela citou um caso em que o consulado contatou o bureau de québec porque uma pessoa deu entrada no federal um dia depois da data de expiração do certificado. o bureau lamenta, mas não faz concessões. a pessoa tem 365 dias pra dar entrada na parte federal (pedido do visto), esta data vem impressa no csq para que não restem dúvidas. se ele caducar a ÚNICA opção é entrar novamente no processo de québec. a pessoa não será penalizada na nova avaliação, mas é mais tempo, espera e dinheiro.

      comprovação de estudos
      *************************
      são bem rigorosos com alguns critérios, por exemplo, fiz uma pós de 360hs e ela foi desconsiderada, pois só consideram a partir de 450hs. acho que a graduação técnica tem que ser entre 2,5 a 3 anos (como os tecnólogos nas faculdades de hoje aqui pelo rio). o legal é que dependendo da área de formação, a escola técnica (2o grau) ou o curso tecnólogo podem valer mais do que uma faculdade (não lembro quais áreas, mas a indústria e comércio são fortes nisso). nenhum curso adicional do tipo técnico ou especialização profissional (senac, escolas privadas de informáticam etc) é levado em conta. só contam para os anos de estudo os diplomas emitidos pelo mec ou por ele reconhecidos (ex. documento de faculdade internacional geralmente revalidada aqui).

      o ideal é concluir no mínimo uma graduação plena ou tecnólogo de 3 anos.

      trabalho
      **********************
      ainda na palestra, ela respondeu a muitas perguntas sobre comprovação da experiência de trabalho e, ao menos em orientação do bureau, eles conhecem TODAS as formas de comprovação aqui do brasil: autônomo, pj, prestador terceirizado, cooperativado, clt, etc. valem notas fiscais, contratos, carta do empregador, olerites, etc. e encoraja a levar a declaração de IRPF pra corroborar os dados da experiência profissional.

      estágio durante a faculdade é reconhecido, mas o tempo considerado é menor se ele for de 20hs semanais. algo como 12 meses de estágio meio-período se transforma em 8 meses de experiência período integral.

      só importam os últimos 5 anos de experiência de trabalho.

      se você está desempregado agora mas comprova uma experiência suficiente pra ser aprovado (o ideal é de 3 a 5 anos, mas como disse antes, depende dos demais requisitos, pois é realmente um sistema de pontos), está perfeito. pode submeter a papelada.

      trabalho voluntário, por mais maravilhoso que seja, não é reconhecido como experiência de trabalho.

      profissões
      ******************
      na área da saúde, não tem jeito. TODAS são regulamentadas e não se pode clinicar antes de ter passado na prova da ordem, o que pode consumir muita grana e levar até 3 anos. mas pode-se trabalhar com pesquisa, lecionar, etc.

      para as áreas de humanas e exatas é possível trabalhar na área, desde que não como o responsável, ou seja, como aquele que assina o projeto. bom, mais detalhes só vendo nos sites de cada ordem, mesmo.
      trabalho público: não precisa ser canadense nato nem naturalizado ou cidadão. residente permanente pode!! basta fazer dois dias de prova (cansativos), ter um ótimo francês e voilà! e as inscrições são gratuitas.

      quem não tem profissão regulamentada é só chegar e trabalhar!

    • #35478
      petula
      Participante

      continuando…

      sobre o québec
      *******************
      a única cidade realmente bilingue é montréal. mesmo assim, escrever no dossiê que pretende morar lá não isenta o candidato de saber bem o francês.

      ela comentou que o québec quer povoar mais seu interior. e não precisa ir longe, ela cita sherbrooke e trois rivières. estão a 1h e meia de montréal ou de ville de québec e oferecem qualidade de vida, com universidades, atividades o ano inteiro. em cidades menores é possível ter mais apoio, como exemplo ela cita sherbrooke: o imigrante conta com um serviço em que pode solicitar ainda à distância um lugar pra ficar dando as especificações (número de quartos, por exemplo) e ongs locais buscam essas residências. são apenas para a chegada dos imigrantes, então são pra ser ocupadas por uns 15 dias. mas é um baita auxílio.

      o legal é que  pagamos valores subsidiados nas universidades: quebequenses e pessoas selecionadas por québec gastam em  média CAD 3mil no ano universitário, enquanto que um estudante internacional, sem vínculos com o país, gasta quase CAD 15mil.

      licença-maternidade: existe, dura um ano e a mulher recebe até 70% de seu salário. varia de empregador pra empregador.

      licença-paternidade: 6 semanas, salário integral, para o papai acompanhar os primeiros dias de vida do filho com tranquilidade.

      pessoas com filhos: pagam menos ir e tem cheques do governo pra auxiliar na criação dos filhos. não adianta achar justo ou injusto: a província precisa do aumento demográfico, precisa rejuvenescer. inclusive, lembrando: filhos são pontos no processo de seleção.

      busca de emprego: seja ativo. mude seu currículo e carta de apresentação pra ser personalizado para cada empresa a que você se candidatar. nada de um único currículo padrão. faça contatos, faça francisação, diga o que procura, se apresente, participe de eventos sociais, mande o currículo e mesmo assim ligue para a empresa. lá o emprego, embora tenha de sobra, não bate à sua porta.

      ********fim*************

      é isso aí, pessoal. espero que todos consigam mais do que o csq e o visto: seus planos de estabelecimento e felicidade no québec.

      boa sorte a nós

      []s
      p

    • #35479
      petula
      Participante

      esqueci de dizer que, embora a idéia seja povoar o interior, ninguém ganha mais ou menos pontos por escolher as cidades principais, como ville de québec e montréal. é apenas para constar e para estatísticas, pois eles sabem que no fundo acontece muita mobilidade do imigrante

    • #35480
      petula
      Participante

      lembrei de mais uma coisa bem importante, vu colocar como na formatação dos demais

      casamento/união estável
      ***********************
      o primeiro é fácil de comprovar, nada a comentar. o segundo, ela disse que é importante que seja possível comprovar a união de no mínimo um ano (namorados e noivos que morem juntos), pois é isso o que eles chamam de união estável. não precisa ter a declaração de união estável que temos no brasil. o que eles chamam de união estável é o equivalente que têm: coinjoint de fait. vale para pessoas de sexo diferente ou de mesmo sexo, com ou sem filhos. as comprovações são contas a pagar, contas em banco, correspondência, enfim, documentações que validem a cohabitação de pelo menos um ano do casal.

      filhos
      ****************
      mais do que bem vindos, podem ser filhos de sangue ou adotados, enteados. o importante é que no caso de enteados, se o pai/mãe estiver separado deve haver uma carta indicando que a criança viverá fora do país com o referido pai/mãe. exigência do governo brasileiro que o canadá respeita. filhos adotivos só podem sera ceitos em caso de adoção plena, ou seja, documento de adoção conferindo o pátrio poder. esses docs devem ser apresentados já no momento da submissão do dossiê.

      bonne chance!!!

      []s
      p

    • #35486
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Petula,

      obrigado pela contribuicao.

      a palestra foi 19/08/2009 ???  8O  8O  8O

    • #35488
      petula
      Participante

      isso mesmo, carlos, aqui no rio.
      dia 18 de maio de 2009  houve uma na puc-rj e dia 19 de maios de 2009 uma no instituto bennet, no bairro do flamengo.

      []s
      petula

    • #35491
      Druben
      Participante

      Oi Petula.

      Vale dizer que embora não conte pontos dizer que vai morar no “interior”, apresentar uma oferta de emprego de cidades “fora de montreal” acrescenta pontos preciosos na avaliação.

      Abraços

      Deni Ruben

    • #35495
      petula
      Participante

      @petula”;p=”30372 wrote:

      oi pessoal,
      estou criando esse tópico pra organizar algumas ifnormações que acabei espalhando em posts distintos. estive na palestra do rio de janeiro, dia 19/08/2009,

      retificando que foi em dezenove de maio de 2009. acho que fiquei ansiosa pra dizer que haverá outra palestra em agosto!
      :)

      []s
      p

    • #35499
      Carlos_Santos
      Participante

      Neste caso eu vou corrigie na mensagem inicial para evitar qualquer outra confusao ;-)

      ….

      feito!

    • #35500
      fmadi
      Participante

      Oi Petula,

      Muito boa a sua contribuição. Eu já fui a duas palestras, mas sempre tem alguma coisa diferente em cada palestra. Fiquei supresa com a notícia que alguns imigrantes vão, estudam com bolsa e voltam às suas terras deixando dívidas no Canadá… isso é lamentável…

      Bjs

    • #35507
      hoehneanapaula
      Participante

      ola caros, por gentileza, gostaria de saber sobre a diferença de dar entrada no processo por Quebec dentro do pais, no qual seria a cidade de Montreal, e no Brasil, pois sei que tera que requerer em outro pais fora do Canada, pois tenho visto americano. Se isso e possivel favor informar onde procurar ajuda em Montreal. OBS. estou como turista.

    • #35508
      hoehneanapaula
      Participante

      ola caros, por gentileza, gostaria de saber sobre a diferença de dar entrada no processo por Quebec dentro do pais, no qual seria a cidade de Montreal, e no Brasil, pois sei que tera que requerer em outro pais fora do Canada, pois tenho visto americano. Se isso e possivel favor informar onde procurar ajuda em Montreal. OBS. estou como turista.

    • #35511
      petula
      Participante

      pois é, fernanda. são sempre escalrecedoras. eu ficava tristes com informações como “puxa, após um ano só 15 dias de férias”. fiquei sabendo que são 15 dias úteis! é assim que se contam os dias em matéria de trabalho e de férias. são 13 feriados anuais garantidos, pois (como já postaram outros colegas) caiu em fim de semana vai pra sexta ou segunda, pra “faire le point”.

      enfim… nem tudo são flores, mas as palestras são bem informativas. são realistas, vimos um vídeo livre com depoimentos de brasileiros que chegaram no québec há 8 meses, há 3 anos. muita gente feliz, muita gente saudosa… o importante, e que foi frisado, é a preparação antes de ir. info + info + info. francês, francês e francês. se possível comparação de estudos, tradução de diplomas com um juramentado ainda no país de origem. enfim… é estudar, se preparar, juntar a grana que der e partir.

      boa sorte a todos nós.

      []s
      p

    • #35512
      petula
      Participante

      hoehneanapaula,

      no site
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/coordonnees/adresses-pays.html
      onde se encontram as informações oficiais, é dito que você pode dar entrada na papelada a partir de qualquer país em que resida legalmente. o que significa que as condições são:

      Pays où vous résidez légalement

         * Il s’agit du pays où vous résidez légalement à un titre autre que visiteur (touriste) ou demandeur d’asile.
         * Vous devez avoir été légalement admis dans ce pays pour une période d’au moins un an.
         * Vous devez résider dans ce pays au moment où le bureau d’immigration concerné reçoit votre demande de certificat de sélection ou votre demande de certificat d’acceptation.

      ou seja, como turista você não pode. teria que estar aí com visto de trabalho e/ou possivelmente visto de estudante. estar há pelo menos de um ano nesse país e continuar por aí até o bureau confirmar a entrada da sua papelada.

      []s
      p

    • #35515
      Anonymous
      Participante

      Se foi a Soraia que deu a palestra, eu acho que sei qual é o vídeo de depoimentos de brasileiros:

      Brasileiros no Québec – Andre Linn

      Foi esse que ela passou em 2007, na palestra que me fez decidir a seguir essa trilha. É o mesmo, petula?
      É interessante, vc presta atenção em coisas diferentes conforme o tempo vai passando, após visitar o Québec, falar com as pessoas, ter o CSQ …

      Divirtam-se!

    • #35518
      petula
      Participante

      foi esse mesmo, _TAZ_

      é bastante motivador, eu pelo menos achei. um vídeo com gente real, tem gente ali com mais de 15 anos de vida no québec.

      aliás, a própria soraia tandel deu seu relato pessoal nessa palestra do dia 19, no rio. incrível ver como pra ela foi uma coisa bem louca e instável o começo. ela é economista de formação e mudou de área, fazendo muito freelance com tradução e interpretação consecutiva. hoje trabalha pro governo. e como ela sugeriu a todos ter muita proatividade e mesmo “cara de pau”. é pra aproveitar tudo o que o brasileiro tem de bom, de desenvolto, e lançar.

      enfim, acho que a maior parte de nós,  já com o csq, sabe mais ou menos o que esperar e o que fazer. é preciso muito aprendizado e esforço pra chegar até aqui. seremos felizes
      :)

      []s
      p

    • #35519
      Ventura
      Participante

      Pessoal,

      estou tendo dificuldade para encontrar o link do documento que mostra as provaveis datas das entrevistas do escritorio do Quebec. Alguem poderia me ajudar e indicar o link!! Desde já agradeço!

      Abs.

      Ventura

    • #35521
      petula
      Participante
    • #35523
      Ventura
      Participante

      Petula,

      Valeu demais!!

      Abs.

      Ventura

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.