os critérios estão mudando devo manda logo meus documentos?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista os critérios estão mudando devo manda logo meus documentos?

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5161
      Luluca
      Participante

      Oi galera, eu fui fazer o teste online de novo (sabe como é, né? a ansiedade é grande hehehe) e logo notei que o resultado deu diferente…da primeira vez que eu o fiz (e não faz muito tempo, acho que 1 mes por ai) deu +- assim “parabéns vc tem os requisitos para imigrar e tal…” agora deu assim “vc aparantemente tem os requisitos para inicar a imigração e tal…conselho prático: mande seus documentos o mais rápido que puder”. Fiquei super nervosa! aiaiaiai!
      Só que, nem eu nem meu marido temos as horas de frances suficiente, tampouco estamos preparados para fazer a entrebista já. O que vcs acham? Devo mandar ate o fim do ano os documentos?

      Desde já agradeço a todos!

      Bjus

      Luluca

    • #20696
      Carlos_Santos
      Participante

      se eu fosse vc eu adotaria a ação pro-ativa de mudar os seus atributos, principalmente no item FRANCÊS e veria se a resposta MUDA FAVORAVELMENTE….

      Em algum dos critérios seguintes deve estar o ponto de mudança:

      – profissão
      – proficiência em Francês
      – formação acadêmica

      Veja se mudando o Frances vc consegue o mesmo resultado de antes… caso contrario aumente o seu nivel de formação… pois estes estão ao seu alcance!

      Boa sorte!

    • #20697
      juniorbnu
      Participante

      ola

      Você me deixou preocupado agora

      realmente em meados de abril, quando fiz o teste da primeira vez, passei com frances intermediario entendimento e expressão… esses dias fui refazer o teste e só consegui passar aumentando o nivel do frances em uma dessas duas categorias (entendimento ou expressão)

      abs

    • #20701
      lfantoniosi
      Participante

      Luluca,

      Sempre que eu fiz o teste ele sempre mostrou a mensagem:

      Vous semblez satisfaire aux critères de sélection du Québec. Vous pouvez maintenant faire une demande officielle d’immigration.

      Mas nunca disse Félicitations ou qualquer coisa do tipo.

      Felipe

    • #20703
      Anonymous
      Participante

      Olá a todos,

      Acabei de refazer o teste on line e deu o mesmo resultado como disse o Felipe.

      Vous semblez satisfaire aux critères de sélection du Québec. Vous pouvez maintenant faire une demande officielle d’immigration.

      Creio que devemos sempre avaliar antes de dar a entrada no processo.

      Um abraço,

      Jean

    • #20715
      luciojunior
      Participante

      Sugiro darem entrada o mais rápido possível. Aqui no Quebec nao se fala outra coisa, a nao ser o processo de imigraçao.
      Que as coisas vao mudar, isto é certo. Resta saber como serao.
      Como foi publicado em outro tópico os links para ler os jornais diários de Montréal, acompanhem diariamente a discussao sobre “Les Accommodaments raisonnables”.
      É uma boa pra ir vendo o que o pessoal daqui está pensando dos imigrantes e do processo de imigraçao.
      Abs,
      Lúcio
      Montréal Plus

    • #20722
      svdesouza
      Participante

      Após mandar os documentos, vcs terão um tempo em torno de 4 a 5 meses, se tudo correr normalmente. É bom saber, através do teste on line, a exigência do Francês, se essa não for tão alta, se eu fosse vcs, mandaria para ontem e estudaria muito seriamente o idioma.

      Abraços, Sérgio Vasconcellos de Souza

    • #20726
      Diogo
      Participante

      Que eu saiba está havendo uma consulta à população, entidades, organizações, etc. para definir o plano de imigração do quebec para 2008-2010.

      Eu lembro de ter visto as perguntas que são feitas, tem um monte… mas em uma, é perguntado se o programa deve manter o número de imigrantes a serem selecionados por ano, se deve diminuir, diminuir muito, aumentar ou aumentar muito…

      então, que pode mudar, eu vejo que pode mesmo, mas não se sabe se ficará mais restritivo ou se facilitará mais, pois por depoimentos que já li, os brasileiros tem sido bem vistos no canadá, então é possível que seja mais restritivo pra outros lugares e menos restritivo pros brazucas…        

      mas saber mesmo com certeza…  quem será que sabe?????
      rs
      bora mandar o processo…

      bonne chance à tous!!!
      db

    • #20730
      Carlos_Santos
      Participante

      a questão não é quando mandar, pois a resposta é a mesma, o quanto antes melhor, claro!   :wink:

      mas entrar com o dossier com os requisitos completos e não pela metade, que foi o motivo da primeira mensagem da Luluca  8O  8O

      abraços

    • #20733
      fabio75
      Participante

      Lulouca, acho que você deveria mandar a documentação assim que possível, a não ser que não se sinta segura. Nesse caso, deveria fazer algo que te deixasse mais segura. Poderiam ser aulas de francês. O importante é que vocês façam as coisas no momento certo. Não adianta também ter pressa e fazer as coisas de modo atropelado. No final vocês podem acabar tendo que estudar mais ainda. Não sei. O que você acha? É preciso escutar a voz que vem de dentro. O problema é se ela falar em francês!
      Ouvi dizer também que o valor das taxas poderia ser revisto. Não sei se alguém mais ouviu falar nisso.
      Espero que tenha ajudado.
      Bonne chance.

    • #20745
      Luluca
      Participante

      eu escutei isso falar dessa questãos das taxas. Me disseram que esses valores são até dezembro de 2007, depois irá mudar.

      =)

      Luluca

    • #20751
      fabiopolonio
      Participante

      Antes de enviar a documentação revisem bem tudo e principalmente as horas de frances, pois  vem mudando constantemente
      os crirérios no teste online, pois a pressa é inimiga da perfeição, embora amuitos rumores que cada vez ficara mais dificel a imigração,o bom efazer tudo com cautela mas não deixar para depois,  boa sorte a todos Um Grande abraço

    • #20754
      AleBHZ
      Participante

      Qto aos valores, não se apavore, pois eles mudam mesmo todo ano (os valores exigidos como reserva financeira).
      Mas a mudança não é como no Brasil; não vai aumentar absurdamente.

      Abraços,

      Alê

    • #20755
      viniciusmarc
      Participante

      Oi Luluca,

      Meu conselho é:

      Se vc ja tem os rwquesitos basicos e necessarios, manda logo.

      Porem, se ainda não tem, não adianta enviar ne?  vai ter que correr atras caso haja mudanças.  Que particularmente acho que não terão por um bom tempo, o que esta acontecendo, e que estão sendo mais rigidos com as regras,principalmente no quesito FRANCES.  Mudança mesmo foi essa que houve ano passado, onde limitaram ate 35 anos e abriram pra cursoas tecnicos.

      Abraços,

      Marcus

    • #20792
      Anonymous
      Participante

      Estive lendo uma reportagem na Radio canada e não percebi mudanças no sistema, mas com certaza haverá mesmo…

      Apenas para completar novas informações, segue o endereço da reportagem

      http://www.radio-canada.ca/util/postier/suggerer-go.asp?nID=588308

      São declaraçoes do Chefe do Partido Quebecois.

      Abraços

    • #20797
      fabio75
      Participante

      Eu acho que o futuro depende do que vai acontecer. Pelas informações que temos, não há como determinar o desconhecido. Tudo é possível, mas devemos eliminar as hipóteses absurdas. Pelo jeito, o governo do Québec pensa em tomar medidas, mas até onde irão as consequências? Ou seja, para tomar qualquer decisão, é preciso correr um certo risco, pois tudo é possível, mas nada é certo.

    • #20839
      mrodolfo
      Participante

      Bonjour, mes amis!

      Não creio que os critérios em si estejam mudando. Penso, sim, que eles se tornaram mais rigorosos em alguns critérios subjetivos e a capacidade de se comunicar verbalmente em francês é um deles.

      Temos que ter em mente que o MICC possui um orçamento plurianual. Na minha opinião, os gastos com a francização está ficando um pouco elevado. Tenho lido em alguns blogs que pessoas que não se consideram avançadas no francês estão sendo classificadas dessa maneira e, assim, estudam menos tempo de francês quando estão na francização. Outra maneira de reduzir esses gastos é filtrar com um índice mais elevado quem ainda vai fazer a entrevista e nesse momento a avaliação de nossa capacidade de comunicação é totalmente subjetiva; estamos nas mão do entrevistador.

      Reparem nos posts sobre pontuação o quanto que a fluência na língua é importante para o demandante principal. Postei, logo após a palestra de agosto em SP, minhas obervação acerca da mudança de discurso do MICC: em junho bastava-se a matrícula no curso de francês para se iniciar o processo; em agosto, muito foi falado sobre o mínimo de 150 horas. Tudo, ainda assim, é muito ambíguo nesse assunto…

      Coloco, abaixo, uma matéria com a Soraia Tandel publicada na edição de 14/09/2007 da newsletter Carreira & Sucesso, do grupo Catho. Os grifos são meus…

      À bientôt.

      MRodolfo

      Oportunidades

      BRASILEIROS NA MIRA DO MERCADO DE TRABALHO INTERNACIONAL



      Viviane Macedo

      O interesse de outros países em profissionais brasileiros tem aumentando com o passar dos anos, e esse olhar de fora é promissor. Já são muitas as vagas destinadas para imigrantes e muitos países dão prioridade aos brasileiros na seleção.

      Québec, no Canadá, é um exemplo de mercado que abre portas aos profissionais brasileiros. A província, que recruta cerca de 45 mil imigrantes todos os anos, tem tanto interesse na mão-de-obra nacional que envia sistematicamente representantes ao Brasil para caçar talentos. Com poucos habitantes e uma taxa de natalidade muito baixa, o governo de Québec decidiu buscar profissionais qualificados em outros países para dar continuidade à sustentação da economia e do mercado locais.

      A Austrália também tem um programa muito parecido para recrutar imigrantes. Com um território bastante extenso e uma população de apenas 21 milhões de habitantes – quase a metade da do Estado de São Paulo -, a demanda do mercado de trabalho local não consegue ser suprida e o país necessita buscar talentos no exterior. E os profissionais brasileiros se destacam naturalmente, graças à simpatia, à capacidade de adaptação e à facilidade de aprendizado.

      CONHECENDO UM POUCO MAIS DE QUÉBEC

      Apesar de estar sempre aberto à imigração e buscar ativamente estrangeiros, Québec realiza um processo criterioso de seleção, pois não são todos os perfis que se encaixam às necessidades da província. Um pré-requisito fundamental para conseguir o visto é o conhecimento de francês, o idioma local.

      O Canadá tem dois idiomas, mas cada província tem autonomia para escolher o seu. E Québec, por questões históricas, escolheu o francês para ser sua língua oficial. “O profissional precisa ter, no mínimo, 150 horas de estudo do idioma. Mas, se aprovado durante todo o processo, ele ganha do governo um curso de mil horas gratuitas para melhorar a fluência e, com isso, aumentar suas chances de empregabilidade na província”, afirma Soraia Tandel, agente de imigração de Québec.

      A região canadense está à procura de profissionais jovens, preferencialmente até 35 anos de idade. O estado civil não influencia na possível aprovação do imigrante, assim como o fato de ter ou não filhos. Mas é indispensável que ele tenha os estudos concluídos e experiência profissional em seu país de origem.

      Todos os requisitos que formam o perfil ideal para a imigração têm um motivo importante: o profissional que consegue entrar em Québec exerce a profissão em que se formou e atuou – por isso ele precisa ter fluência e dominar a língua local. “A idéia é trabalhar na área mesmo, e não ir para ser faxineiro ou coisas do tipo. A proposta não é lavar chão, limpar prato. É trabalhar com a profissão. Por isso o profissional precisa estar enquadrado no perfil”, explica Soraia.

      CONSTANTE ASSISTÊNCIA

      Segundo Soraia, Québec financia uma série de ONGs – Organizações Não-Governamentais especializadas em Recursos Humanos para ajudar o imigrante a ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente: “Cada imigrante tem um serviço de apoio, às vezes individual, às vezes em grupo, para elaboração de currículo, elaboração de carta de apresentação, identificação das empresas que estão contratando, ateliê sobre mercado de trabalho, sobre como passar numa entrevista. Então ele chega na província desempregado, mas não fica sem assistência, ele recebe tudo isso até conseguir um emprego”, garante.

      O governo também oferece escola, até o ensino médio, e sistema de saúde gratuitamente.

      COMO ACONTECE O PROCESSO PARA QUÉBEC

      Tudo começa com uma palestra, onde é apresentada a idéia do programa. A agente de imigração fala como acontece o processo e explica quem está habilitado a participar. Depois da palestra e do recolhimento de todas as informações necessárias, o interessado deve estudar francês. Durante o curso ele já pode providenciar todos os documentos e preencher os formulários, que estão descritos no site de Québec .

      O próximo passo, já com 150 horas de estudo do francês concluídas, é uma entrevista de seleção, que dá aos aprovados o Certificado de Seleção de Québec – CSQ, documento oficial que atesta que ele está sendo selecionado. Já com o certificado em mãos, o interresado na imigração precisa entrar em contato com o consulado do Canadá em São Paulo (SP) para solicitar o visto. O processo de seleção conta ainda com verificação de antecedentes criminais e exames médicos, para averiguar o histórico de saúde do candidato. Todos os processos envolvem taxas e os valores podem ser conferidos no site da província.

      O PROGRAMA DA AUSTRÁLIA

      A Austrália também tem um programa que recebe imigrantes do mundo inteiro todos os anos. Em 2007, por exemplo, 110 mil vistos serão concedidos. O país, que vive um quadro adverso com relação ao crescimento da população, não consegue dar conta da demanda do mercado de trabalho e também vai buscar profissionais qualificados no exterior para preencher suas vagas.

      Apesar de selecionar profissionais de diversas partes do mundo, a Austrália tem dado grande atenção aos brasileiros e já atraiu muita mão-de-obra daqui.

      O PERFIL

      A Austrália faz todo o seu processo por um sistema de pontos – a pontuação do candidato determina se ele será aprovado ou não no programa. “O governo vai dar mais pontos para quem é mais jovem, para quem fala mais inglês, para quem tem mais experiência. Esse sistema de pontos restringe bastante e segmenta melhor o perfil do profissional que o país procura”, explica Érica Carneiro, diretora da Visacorp – agência de imigração australiana.

      O profissional precisa ter, no máximo, 44 anos, falar inglês em nível intermediário (com bom nível) e ter trabalhado, no mínimo, um ano dos últimos dois anos.

      EM ALTA

      A Austrália recebe profissionais de todas as áreas, mas a necessidade do mercado de trabalho local varia. Hoje, por exemplo, as atividades que estão em alta são Contabilidade; Tecnologia da Informação; Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica e de Mineração; Terapia Ocupacional, Gastronomia e Psicologia. “Há muitas outras áreas, mas que hoje oferecem menos chances”, afirma Érica.

      O PROCESSO

      A Visacorp é uma empresa registrada só de imigração australiana e presta serviços para pessoas que pretendem entrar no programa. Seu primeiro trabalho é analisar se o profissional tem chances de ser bem-sucedido no processo. “Muita gente se equivoca com a Lei, porque ela é complexa e ambígua. O profissional pensa que pode pedir o visto, gasta dinheiro, dá entrada e ele é recusado. Nós fazemos uma análise do caso da pessoa e dizemos a verdade, se há ou não chances, para só depois darmos início aos trâmites”, conta Érica.

      Se após essa primeira avaliação for identificado que a pessoa tem chances de ser aceita, ela fecha contrato com a agência, recebe uma lista com todos os documentos necessários e aguarda a resposta do governo da Austrália. Mais informações sobre o processo podem ser conferidos no site da Visacorp .

      SEM A AGÊNCIA

      O profissional interessado em imigrar para a Austrália pode também fazer esse processo sozinho, seguindo as instruções disponíveis no site do governo do país. Porém, quem fizer essa opção deve estar ciente de que não terá a mesma orientação. “Quando o profissional contrata uma empresa, ele tem um processo muito mais rápido, porque a agência já sabe o que ele precisa e como proceder da melhor forma, tomando as providências necessárias para conseguir o visto. Com a Visacorp, por exemplo, num período entre nove meses e um ano o profissional já está com o visto na mão”, afirma Érica.

      ELES ACEITARAM O DESAFIO NO CANADÁ

      Preocupados com a violência de São Paulo e dispostos a encarar novos desafios profissionais, Bianca e Odimar Tomazeli decidiram mudar do Brasil. O casal ainda não tinha um caminho traçado, então começou as pesquisas para conhecer um pouco mais sobre outros países. A princípio, Bianca queria ir para os Estados Unidos, mas o marido não concordava com a idéia. Foi quando conheceram uma pessoa que morava no Canadá havia 25 anos. Conversando com ela sobre o país, os dois ficaram bastante animados. “Simplesmente me apaixonei pela idéia de morar em Montreal e, a partir daí, começamos a procurar informações sobre a imigração, que não era tão fácil quanto hoje, e nos preparar para mudar de país”, conta Bianca.

      Ambos são profissionais de informática e estão trabalhando na área. Eles garantem que fizeram a melhor escolha e não têm vontade de voltar a morar no Brasil. “Eu estive no Brasil em dezembro de 2006 e deu pra sentir na pele a diferença. Acho que a tranqüilidade de você poder andar na rua às 3h da madrugada sem ter medo é algo que não tem preço”, diz Odimar.

      Sobre a realização profissional, os dois são unânimes: estão completamente realizados, felizes com a carreira e curtindo cada minuto. “Minha experiência está sendo ótima. Eu trabalho num ambiente bilíngüe, francês e inglês, o tempo todo, jamais me imaginei num cenário assim”, declara Odimar. E para Bianca a realização é a mesma. “Estou adorando essa experiência. Nunca achei que conseguiria chegar no nível que estou hoje”, finaliza.

    • #20994
      Diogo
      Participante

      Amigos,

      Só pra constar, uma notícia que li hoje, mas que data de 18/09, tratando da imigração pro Quebec, do como está sendo vista a cousa toda…

      fala que o Quebec precisa de imigrantes realmente, pois há muita gente se aposentando…

      outra coisa é que o Quebec tá vendo a necessidade (pelo menos algum partido político está) de ter mais autonomia quanto ao processo de imigração, já tem alguma, mas pelo jeito tão querendo mais…

      a notícia tá em ingrêis, mas é bão pra exercitar também…
      http://www.canada.com/topics/news/politics/story.html?id=03950cb4-0d14-4b6f-acf5-a01e5d53c80d&k=10942
      abraços

      db

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.