Opiniões sobre estudo no ínicio da imigração – Ajuda !

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Opiniões sobre estudo no ínicio da imigração – Ajuda !

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6790
      rod_ss
      Participante

      Bom dia a todos !

      Somos um casal que estaremos chegando no Canadá dia 23 de junho, (Rodrigo = IT / Luciana = Representante Interna de Marketing) porém, estamos com uma série de dúvidas sobre localidade e sobre nossos objetivos, por isto, gostaríamos de pedir a opinião de vocês. Como nosso nível de francês está como intermediário aqui no Brasil , creio que em Québec será “básico”, por isto, precisamos, antes de mais nada, cursar algum curso que esteja acessível, para não gastarmos muito no início. Precisamos de sugestões :

      1 – Francisação : Com o corte dos últimos módulos (avançado), ainda têm-se a opção dos níveis básicos e intermediário. Há a bolsa dada pelo governo de 115 dólares semanais para cada um (se estiver errado, por favor nos corrija). Há depoimentos bons e ruins sobre a Francisação, mas seria uma boa opção para nós ?
      2 – Cursos em Universidades : Há depoimentos de serem melhores, mas bem mais caros. Neste caso gostaríamos de não usar a bolsa do Governo para pagar o curso de línguas, mas sim utilizá-la posteriormente para nossa graduação ou outro curso de ensino superior. Alguma sugestão neste item ?
      3 – Cursos em CEGEP’s = Eles são bem mais baratos, cerca de 200 dólares por semestre e gostaria de saber de vocês opiniões sobre estes cursos, e algumas indicações, se possível. Valem a pena ? Pelo valor, gostaríamos de não usar a bolsa também, e por eles serem baratos, creio ser uma boa opção.
      4 – Cursos em escolas particulares = Para nós, já seria uma última opção, por um pouco mais caro (cerca de 200 dólares a cada módulo, 2 meses), mas gostaria de ter opiniões, pois talvez nós estejamos errados.

      Basicamente, não gostaríamos de gastar muito dinheiro no início, antes do emprego, mas teríamos que melhorar nosso idioma, e não gastar a bolsa (Prêts-et-Bourses) para o curso de idiomas, mas sim para fazermos uma segunda graduação para nós.

      Obrigado desde já pela ajuda, e mais uma vez parabéns pelo site, é uma grande fonte de consulta! :D

      Rodrigo e Luciana.

    • #38453
      Anonymous
      Participante

      Rodrigo,

      Primeiro, me fale um pouco mais sobre sua area de Ti, pois para mim, se vc tem um nivel de frances e conseguir se comunicar, eu acredito que vc possa investir talvez em um curso de frances no periodo da noite e tentar depois dos passos iniciais, comecar a procurar trampo, ainda mais se for Desenv. de Sistemas.

      Fico no aguardo para opinar melhor.

      Um abraço e bonne change,

      Jean

    • #38420
      alinefp
      Participante

      Jean,

      São comuns ou fáceis de encontrar esses cursos de francês no período da noite? Eles são oferecidos por escolas particulares ou Cegeps?

      Obrigada desde já, Aline.

    • #38421
      SANDROMS
      Participante

      Aline,

      Sei que a pergunta foi pro Jean, mas vou me intrometer :D.

      Minha esposa fez francisação (nível escrito) à noite num Cegep. E hoje faz curso de francês como segunda língua na Universidade de Montréal, também à noite. Existem outros cursos de francês e inglês tb a noite.

      Já eu fiz como o Jean falou, foi direto pro mercado de trabalho (TI) com o francês (intermediário quase avançado) mesmo. Deu certo. Na verdade usei mais o inglês, (também intermediário quase avançado). Aprendi muito da língua no dia a dia e hoje faço aula particular de inglês uma vez por semana, à noite é claro.

    • #38456
      alinefp
      Participante

      Sandroms,

      Obrigada pela resposta.

      Aline

    • #38459
      Carlos_Santos
      Participante

      @rod_ss wrote:

      1 – Francisação :… Há depoimentos bons e ruins sobre a Francisação, mas seria uma boa opção para nós ?

      nao acho que seja a unica saida. Existem cursos pagos (mas subsidiados pelo MICC) e sao bem mais baratos que os 200 CAD que vc menciona. Na realidade vc paga uma inscricao e o material que usa.

      Aqui na cidade do Québec tem uma lista deles. Acho que ja postei aqui no Forum!

      @rod_ss wrote:

      2 – Cursos em Universidades : Há depoimentos de serem melhores, mas bem mais caros. Neste caso gostaríamos de não usar a bolsa do Governo para pagar o curso de línguas, mas sim utilizá-la posteriormente para nossa graduação ou outro curso de ensino superior. Alguma sugestão neste item ?

      Muitos colegas comecaram na universidade fazendo este curso de frances e continuaram a fazer os demais de seus interesses profissionais. Acho que vc precisa de mais informacoes ….. sobre o assunto!

      Acho que existem colegas que usaram este caminho que cito acima.

      @rod_ss wrote:

      3 – Cursos em CEGEP’s =

      eu ficaria com as opcoes acima!

      @rod_ss wrote:

      4 – Cursos em escolas particulares

      acho que so se seu empregador pagar. Como foi o meu caso!

      @rod_ss wrote:

      Basicamente, não gostaríamos de gastar muito dinheiro no início, ….

      isso é algo bem pouco provavel! no comeco até se instalar vc precisa de um pouco mais do que o normal para viver!

      Pense que é um investimento e nao um gasto.

      Investi 2/3 de tudo o que tinha ai no Brasil até conseguir os 8/3 que tenho agora!

      Planeje bem e venha abastecido para poder realisar o seu sonho ;-)

      Boa sorte e bons preparativos!

    • #38463
      afbernardi
      Participante

      Aqui na cidade do Québec tem uma lista deles. Acho que ja postei aqui no Forum!

      acho que o link é esse: http://www.ville.quebec.qc.ca/immigrants/etablir/adresses_utiles.aspx#francisation vc tinha postado pra me responder em: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=37&t=3389&hilit=francisa%C3%A7%C3%A3o&start=15

      semana que vem tenho um rendez-vous num desses centros, depois posto como foi.

    • #38469
      Carlos_Santos
      Participante

      merci Arnaldo ;-)

    • #38471
      rod_ss
      Participante

      @Jean wrote:

      Rodrigo,

      Primeiro, me fale um pouco mais sobre sua area de Ti
      Um abraço e bonne change,

      Jean

      Jean, boa tarde!

      Minha área é de Service Desk (sou coordenador de Service Desk on Brasil e projetos de suporte em clientes). Talvez seja necessário os cursos de línguas mesmo.

      O que você pode opinar ?

      Obrigado mais uma vez !
      Rodrigo.

    • #38472
      rod_ss
      Participante

      Carlos e Arnaldo, boa tarde!

      Muito obrigado pelos conselhos, vamos analisar e procurar mais informações para que possamos fazer o melhor para nós no começo.

      Já estão nos ajudando muito !!!

      No dia 23 de junho estaremos chegando, e provavelmente estaremos nos hospedando no Berri Suites.

      Obrigado,
      Rodrigo.

    • #38689
      afbernardi
      Participante

      ola pessoal,

      Só pra informar, comecei a fazer a francisação no Centre Louis-Jouillet:http://www.centrelouisjolliet.com/index.php?rub=2&sous_rub=20 minha turma vai até o final do mes que vem, por enquanto tem sido muito bom. Como não é pelo MICC eu paguei algo em torno de 40$ pelos 2 meses.

      A turma é bem diversificada: Colombianos, Mexicanos, 1 Alemã, 1 do Cambodja, 1 Ucraniana, 1 Chinesa e 1 Canadense 8O de Ontario. Pra entrar eu e minha esposa passamos por uma entrevista e tb fizemos um pequeno texto, depois de alguns dias recebemos a resposta de que teria uma turma onde poderiamos entrar.

      Depois que acabar esse módulo vamos ver o que podemos fazer.

    • #38690
      SANDROMS
      Participante

      Arnaldo,

      só pra saber… nesse caso não existe bolsa né?

    • #38696
      curty
      Participante

      Ótimas informações. Vão para o arquivo :mrgreen:

    • #38702
      afbernardi
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Arnaldo,

      só pra saber… nesse caso não existe bolsa né?

      pois é Sandro não tem não. a coordenadora falou que só pra quem vem como refugiado que o governo paga.

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.