Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › Opinião sobre o site “NOT CANADA”
- Este tópico contém 14 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 1 mês atrás por rvgot.
-
AutorPosts
-
-
16 de julho de 2007 às 16:39 #4985ButoxParticipante
Salut mes amis
Vocês conhecem o site NOTCANADA? Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito.
Conheci este site agora e tem muita propaganda negativa sobre o programa de migração. É tão extremista que soa falso. A impressão que tenho é que foi feito por alguns, desiludidos por algum motivo e agora arrumam qualquer argumento para difamar o país. Cita exemplos de várias pessoas que não conseguiram entrar no mercado de trabalho e são discriminadas pela sua origem.
Falam de chineses, paquistaneses, mexicanos, etc, que sofrem descriminação e trabalham em atividades abaixo de suas qualificações, dizendo que o programa é um modo de escravização moderna. O engraçado é que esquecem que se uma pessoa, muito qualificada profissionalmente, resolve deixar o seu país, provavelmente não está satisfeito no mesmo. Fala dos defeitos do Canadá, mas não leva em consideração os defeitos dos países de origem que provavelmente são muito piores.
Desculpem-me por este post, mas acho que apesar de conter informações exageradas, pode haver algo de verdade e devemos estar conscientes e preparados para todas as dificuldades que iremos enfrentar.
Abraços
Rodrigo
-
16 de julho de 2007 às 16:47 #1863255021Participante
Ridiculos este site!
Assim como boa parte dos Velhos Quebecois eles não nos recebem muito bem, e devido a este pensamento preconceituoso deles os imigrantes tem uma certa dificuldade no inicio, nada que possa ser superado, pois nós já passamos por coisas muito piores aqui no Brasil. Isso é um fato temporário, basta nós termos paciência e dedicação para conquistarmos a boa ação de todos por lá, pois os Brasileiros são muito bem vistos tanto para empregos quanto para festas e amizades.
Nos 6 meses que morei lá, só ouvi o relato de um brasileiro (adjetivos à gosto) que alugava ap e depois re-alugava e fugia, assim causou um pequeno problema que acabou em 1 semana! Não sei como finalizou este caso, mas sei que o povo Brasileiro está em alta por lá.É isso aí!
Abraço -
16 de julho de 2007 às 17:32 #18634trazusParticipante
Bom, pelo menos não vi nenhum depoimento de brasileiro. RS…estamos à salvo!
Brincadeiras a parte, volto a repetir que a experiência de ir morar no canadá ou na sua cidade vizinha, ou até mudar de emprego é algo extremamente pessoal. São perceções diferentes que cada indivíduo têm.
Não acho que as coisas vão ser um mar de rosas, pelo menos não no início. Acho que trabalhando duro, com honestidade, qualquer país, província, cidade, bairro, nos reconhecerá, sobretudo com justiça, como vencedores.
Esperanças a todos.
P.S. Cada notícia de violência que vejo por aqui (basta ligar a TV ou o rádio pra ouvir uma), me dá mais vontade pra sair deste emaranhado de corrupção violência e preguiça.
-
16 de julho de 2007 às 17:35 #18635juli_belaParticipante
Cada um na sua!
O importante é que estamos fóra deles!!!!!!!!!!
:band: -
16 de julho de 2007 às 19:00 #18636rafaelsantoParticipante
Olá!
Eu conheci este site há algumas semanas e fiquei muito surpreso com as coisas que li nele! Principalmente pq tenho uma ex-namorada que está no Canadá como imigrante há alguns meses e a impressão que ela está tendo é diametralmente oposta a do “Not Canada”!! Ela já está trabalhando e só me fala bem do canadá, já está super entrosada no trabalho e mesmo sobre a questão da saúde no Québec ela diz que não é ruim assim como falam!Agora, na minha opinião, boa parte desta facilidade que ela está tendo se explica ao fato de que ela é uma pessoa super simpática (sem exageros! Qdo nos conhecemos no trabalho ela era conhecida como “miss simpatia” rs…), loira, bonita, articulada, viajada (já havia morado nos EUA antes de ir pro canadá), fala inglês fluente (era prof. de inglês no Brasil), fala Francês etc. Acredito que ela teria menos chance de se adptar e ser bem aceita no canadá se não fosse branca, fosse retraída, falasse inglês/francês com muito sotaque e nunca tivesse posto o pé fora do Brasil!!!
Não sejamos ingênuo, infelizmente deve sim existir preconceito com as pessoas culturalmente e de aparência física mais distantes do Canadian (American) way of life! Mesmo em nosso país um típico Indiano ou Paquistanês talvez tivesse mais dificuldade em ser aceito do que um Canadense por exemplo!
Além da questão de vida social… Teve uma canadense que postou no site uma “resposta” aos ataques muito coerente. Ela diz que muitos imigrantes reclamam que não são “aceitos” pelos canadenses, mas estes mesmos imigrantes são os primeiros a não “aceitar” o canadá e se fecham em suas comunidades, só vendo via TV a cabo programas de seu país de origem, só frequentando bares e restaurantes de compatriotas etc… Eles mesmos se isolam!
abs!
-
17 de julho de 2007 às 02:42 #18657MarcusParticipante
Salut, mes amis!!!
Converso com muita freqüência com brasileiros e imigrantes de outros países que estão no Canadá e, pelo que eles me falam, a realidade do Canadá é muito diferente do que está neste site. Para mim, este site não tem credibilidade alguma. As pessoas com quem converso dizem que foram muito bem recebidas e que os canadenses são muito educados, solícitos e gentis.
Converso também com canadenses e, em determinado ponto da conversa, eu entro na questão do preconceito. Todos são taxativos ao responder que a cultura deles é de respeito ao ser humano e que eles têm a consciência da necessidade que o país tem dos imigrantes.
É claro que pode haver algum preconceito. Mas, até algum relato que ouvi sobre alguém que sofreu algum tipo de preconceito, trata-se de um preconceito muito brando, quase imperceptível. Não estou querendo com isso minimizar o problema, afinal, preconceito é preconceito. Só estou querendo dar a verdadeira dimensão do problema.
Reafirmo a todos que os relatos que ouvi das pessoas de minha confiança que já estão lá, amigos meus, é que o povo canadense é extremamente receptivo, simpático e respeitador.
Abraços,
Marcão.
-
17 de julho de 2007 às 17:28 #18673lfantoniosiParticipante
Acho que vale fica o alerta. É preciso ter consciência que o processo de imigração não funciona para todos.
O site junta um de casos que deram errados e nenhuma história de sucesso, dai a mensagem fica muito negativa. O site chega a ser tendencioso, como na foto da oriental que chega sorrindo do aeroporto. Quem garante que ela vai quebrar a cara? Agora vem a dúvida, todo canadense é a favor da imigração? Vcs não acham que uma parcela da população não seja xenófoba???
A verdade é que imigrar não é brinquedo, nem projeto pra férias ou fim de semana. É um plano de vida, quanto mais planejamento, mais preparação, mais pesquisa e esforço, menores os riscos de dar errado.
Mas mesmo dando errado, o processo de imigração não é uma sentença de morte, a menos que se tratem de refugiados políticos, estas pessoas como o Dr. que é taxista, são livres para voltarem para seus países, porque não o fazem??? Será que está tão ruim assim para eles??? Será que nem a passagem de volta elas conseguem comprar???
-
17 de julho de 2007 às 19:35 #18675rafaelsantoParticipante
Pois é lfantoniosi, isso foi algo q pensei tb! Pq essas pessoas não voltam!? Elas não tinham um “plano B” caso não dessem certo no Canadá!?? Isto é algo também pouco discutido aqui, mas mesmo com toda a vontade de que tudo dê certo no Canadá é importante que no fundo da bagagem todos levem um “plano B”!!!
Não acredito que profissionais tão bem credenciados como o site diz, não tenham tido um mínimo de organização e bom censo para saber qual era a hora de voltar!! Sinceramente não acredito que um PHD brilhante consiga ficar dirigindo táxi!! Até pq se ele é tão brilhante assim não é possível que não consiga mesmo no seu país de origem uma situação melhor q ficar dirigindo táxi no Canadá!
Mas voltando ao “plano B”, acho isto fundamental! Mesmo tendo toda a vontade do mundo é importante pensarmos no “e se não der certo”. Para pelo menos termos como voltar ao Brasil e recomerçarmos a vida sem ser do zero né! Eu mesmo por exemplo não venderei logo o meu apartamento, vou deixar alugando aqui no Brasil por alguns anos até eu ter certeza de que minha vida será no canadá, vou tentar ao máximo deixar as portas abertas no meu emprego atual etc… Será q todos pensam assim!!?? Acho q deveriam! Eu penso, pois não pretendo dirigir táxi no canadá!
sds!
-
17 de julho de 2007 às 21:40 #18678PessoaParticipante
Estranho isto do pessoal colocar o título nos documentos como por exemplo o taxista ter posto Phd, ou nas outras fotos o “caixa” da lanchonete colocar MD etc… Sei lá, eu não colocaria pois não haveria razão.
E convenhamos, existem Phds e Phds. Não é pelo fato da pessoa ter um Phd que ela “merece” um trabalho de nível X e um outro que não tenha, não mereça. De que adianta ser Phd e não conseguir manter uma conversa em inglês ou francês?
Uma empresa vai preferir contratar um Phd em computação que fala mal inglês, que se comunica mal ou um recém formado que tenha fluência na língua para trabalhar em uma equipe?
Todos que já passaram por um processo de seleção sabem que os títulos ajudam muito, mas a decisão final nem sempre vai para quem tem mais títulos e sim para quem se comunica melhor, quem tem liderança, quem consegue trabalhar em equipe e por aí vai.
Título é fundamental, ter muitos é bom, mas achar que isto é o suficiente e que as portas devem se abrir por causa dos títulos… este aí está muito enganado.
E por fim, se o cara que é Phd está trabalhando como taxista no Canadá, isto significa que ser Phd no país de origem deve ser bem pior. Se não fosse, ele faria as malas e partiria. Afinal de contas ninguém é obrigado a permanecer no Canadá.
-
18 de julho de 2007 às 00:29 #18682MarcusParticipante
Concordo com o Rafael. Embora esteja indo para o Canadá com o pensamento em vencer, tenho um plano B na bagagem. Inclusive este é um dos motivos para eu ir no ano que vem e não neste. Se eu fosse neste ano, deixaria o pessoal da empresa que trabalho na mão. Indo no ano que vem, vai ser mais tranqüilo. Irei com um trabalho mas perto da conclusão e, conseqüentemente, deixarei as portas abertas, caso dê algo errado (isola!!!).
Mas tenho a convicção de que vencerei. Se não tivesse esta certeza, eu nem iria.
Abração!
Marcão.
-
18 de julho de 2007 às 02:20 #18684ButoxParticipante
Concordo com o lfantoniosi e o Pessoa. Acho que cada caso é um caso e cada um sabe o que é melhor para a vida de cada um. Será que essas pessoas estão realmente insatisfeitas? Se estão, porque não voltam para casa? E os outros problemas dos paises deles?
A minha opinião é que se por acaso eu tenha que dirigir um taxi e mesmo assim minha familia tenha mais qualidade de vida que no Brasil, eu fico por lá dirigindo um taxi mesmo. Isso tudo depende do momento da vida que estamos vivendo.
O fato é que apesar dos relatos, muito provavelmente essas pessoas não voltam porque sabem que nos paises delas a vida será pior. -
18 de julho de 2007 às 03:02 #18686ErasmoParticipante
Só para constar, esse site já discutido em nosso fórum:
“O fraco não vai a lugar algum…” (Ayrton Senna da Silva)
Abraços a todos os vencedores!!!
-
20 de julho de 2007 às 13:36 #18775jrspParticipante
Acho que os futuros imigrantes têm que ter garra para ir, e humildade para voltar se tiver tentado tudo que poderia e não teve sucesso!!!
Casos de insucessos estão por toda parte! e isso tem no canadá sim!!!
Concordo com meus amigos e, acho que um bom planejamento contando com todas as possibilidades deve ser feito.
Mas tb nunca vi falar que quem tem garra,determinação e planejamento, não tem uma boa estória de vida!
Camila
-
20 de julho de 2007 às 18:45 #18780GodoParticipante
Bem amigos, lembram-se de uma fila imensa que foi mostrada nos meios de comunicação, onde os candidatos concorriam a uma vaga de gari? Lembram-se que havia nessa fila engenheiros, advogados e outros profissonais?
Então, acho que somente o diploma de um curso superior não garante nada, muito menos num país como o nosso.
As vitórias na vida não dependem do diploma e sim da postura de cada um, você pode ser PHD e passar fome, enquanto que uma pessoa com apenas o primário pode ser uma pessoa bem sucedida.
Não tenho plano B, por que não vejo outra saída para que minha filha tenha um futuro digno, se não for num país sério como o Canadá.Um abraço.
Godo.
-
13 de agosto de 2007 às 03:15 #19547rvgotParticipante
ahuauha o bom é q estamos num Estado Democrático de Direito… liberdade de expressão…
quanto ao site uhahuauh é bom vermos p diferenciar oq é bom…abraços
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.