On va immigrer aussi!

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! On va immigrer aussi!

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
      Marcos Silva
      Participante

Olá a todos do fórum

Me chamo Marcos, sou casado, tenho 39 anos e sou um protótipo de imigrante! rs

Decidimos há cerca de 6 meses atrás imigrar para Québec. A idéia inicial era enviar os documentos após nos formarmos e esperar a entrevista. Com o tempo, alguma informação buscada aqui e ali e muitos documentos a mais, acabamos enviando em julho, pois, até o pedido dos passaportes, estarei formado como Técnico em Saúde Bucal.

Bom, moramos em BH e trabalho há cerca de 4 anos como professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Minha esposa, Cecília, 32 anos, trabalha como confeiteira e está terminando o ensino médio. Não temos filhos.

Meu francês beira o avançado. Recentemente apliquei o TCF-Q e enviei junto com a papelada para o BIQ como uma medida de evitar se deslocar até lá para a entrevista. Nossos objetivos são de aperfeiçoar o francês na francisação e trabalhar em nossas áreas a médio prazo. Sim, temos planos de A até Z (rs), mas enquanto não chega o tão esperado dia, vamos trocando um “bonjour” aqui, um “mon amour” acolá e dá-lhe “Le Journal” da TV5 na net.

Hoje, nós temos uma base mais sólida do que quando decidimos imigrar, e a vontade aumenta à medida em que descobrimos mais coisas. O que reforça mais ainda nossa decisão. Apesar de toda a ansiedade envolvida, estamos nos preparando para dar o próximo passo.

Espero poder ajudar e ser ajudado aqui na Comunidade.

Um grande abraço,
      Marcos e Ceclia.

mrodolfo
      Participante

Marcos e Cecília, bienvenues!

Gostei de sua atitude, Marcos! Focando no francês, buscando alternativas para não precisar se deslocar para a entrevista e também assegurar uma pontuação no item Idiomas por meio da avaliação oficial e assim compensar a perda de pontos em função da idade…

Pesquisem bastante os tópicos antigos e, se ainda assim, alguma dúvida surgir, diga-nos que tentaremos ajudá-los!

Convidamos vocês a compartilharem, também, suas experiências. Para começar, por que não contarmos sobre o TCF-Q que você fez no tópico http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/41.html?

Bonne chance!

Carlos_Santos
      Participante

Sejam bemvindo ao nosso grupo Marcos e Ceclia!

Esperamos que a CBQ possa servir no processo de vocês ;-)

Ja comecarm super bem se apresentando. Continuem assim lendo e ajudando ;-)

Atenciosamente

Marcelo_Andrade
      Participante

Bem vindo Marcos e Cecília!

Eu e a Paula (minha esposa) também estamos neste barco. Estamos focando no Frances, mas só vamos entrar com o processo no início do ano que vem. Temos algumas coisas para resolver a curto prazo aqui em Minas.

Tenho aprendido muito neste fórum, voce vai gostar demais….

Um forte abraço!

Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

OgaiT_TiagO
      Participante

Marcos e Cecília benvindos, que Deus abencoe o projeto de vcs!
      Tiago e Rhayanne

Marcos Silva
      Participante

Agradecemos a todos que nos responderam. Então, iremos por partes:

“Focando no francês, buscando alternativas para não precisar se deslocar para a entrevista e também assegurar uma pontuação no item Idiomas por meio da avaliação oficial e assim compensar a perda de pontos em função da idade…”

MRodolfo, a intenção foi justamente essa, mas o mais difícil ainda está por vir, que é o reconhecimento do diploma de TSB (Hygiéniste Dentaire lá) na OHDQ. Por ser uma profissão prioritária, além das disciplinas a carga horária do estágio é dividida em diversas especialidades, cada uma com sua carga horária; por isso que temos planos de A até Z para essa situação. E, sim! Participarei do fórum sobre o TCF-Q. Nem vestibular pra medicina de Federal foi tão emocionante…rs.

Carlos, esperamos poder ajudar com alguma coisa já que os nossos conhecimentos são poucos; mas, se depender da experiência que estamos passando, temos história pra contar até para os netos..rs.
      Ficamos gratos pelas boas-vindas.

Marcelo e Paula, eu gosto muito de usar o exemplo que vi em um documentário chamado: “o último que sair fecha a porta.” Logo no início, o casal vai para a entrevista falando no carro com a esposa en français até terminar a entrevista. Então, é um exemplo de como o apoio mútuo é importante para o casal. É um “barco remado a 4 braços”, com tempestades e ventos exaltando a nossa inteligência (pra não dizer loucura…rs.) Mas, no final, o porto é seguro e certo.

Por fim, pedimos licença aos moderadores para deixarmos alguns links que possam servir aos que estiverem lendo o fórum. Como não sabemos onde colocá-los, damos total liberdade para serem removidos para o lugar conveniente.

São esses:

http://www.youtube.com/watch?v=d4cQ0EK3Gts
      Esse é o documentário “o último que sair fecha a porta”, da DOCTV – TV Cultura.

http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/info/p-1909-L-actualite-en-video.htm?jt=jt_monde&timecode=8#jttop
      Esse do Le Journal da TV5. Ótimo para treinar a audição.

http://www.pmimg.org.br/
      Esse site é da certificação internacional PMI. Aqui coloquei apenas de Minas Gerais, mas há em outros estados.

http://www.ohdq.com/default.aspx
      Esse é da Ordre des hygiénistes dentaires du Québec.

Obrigado pela atenção

Marcos e Cecília

Marcos Silva
      Participante

@OgaiT_TiagO wrote:

Marcos e Cecília benvindos, que Deus abencoe o projeto de vcs!
      Tiago e Rhayanne

Muito obrigado!!! Que vocês também consigam atingir seus objetivos. :bigups:

SANDROMS
      Participante

Marcos,

seja bem-vindo, nada melhor do que caprichar no francês para não ter dor de cabeça.

Mas sem querer jogar um balde de água fria e apenas querendo te ajudar a gerenciar o seu processo, achei o seu perfil atual desafiador: 39 anos, sem filhos. Vc tem alguma outra formação além de Técnico em Saúde Bucal? Vc disse que estaria formado até o pedido de passaportes, vc quis dizer até a entrevista?

Digo isso pq sem uma formação profissional completa (com dimploma) na data da entrevista o seu curso não contará pontos. Vc verificou seu perfil com e sem essa formação na avaliação on-line?

Espero estar ajudando. Um abraço,

Lu_campinas
      Participante

Olá,

Marcos e Cecília,
      Moro em Contagem RMBH, sabia que já temos um grupo (bem timido) de futuros imigrantes por aqui?
      Sejam bem vindos!
      Fiquei curiosa com uma coisa, vocÊ disse que decidiram imigrar há 6 meses, e seu francês já é quase avançado, você já fazia francês ou foi neste tempo que conseguiu este nível? desculpe-me e estiver sendo muito curiosas :? mas é só pra poder fazer uma comparação comigo… iniciei o frances ha 5 meses, 3 horas por semana, um ótimo professor, mas ainda tô me sentindo tão, tão, tão iniciante :lol:
      Um abraço,
      Luciana
      obs: quem sabe depois do seu relato eu pego mais firme no francês :alright:

Marcos Silva
      Participante

Boa noite a todos, primeiramente. Agradecemos pelas boas- vindas!

SandroMS, entendi perfeitamente sua colocação e agradeço. Qualquer ajuda nesse sentido é bem-vinda. Como disse antes, trabalho como professor na rede pública e pela lista de formações privilegiadas eu teria 10 pontos. Só que, como Técnico em Saúde Bucal, eu terei 16 pontos! Quando enviei os documentos para o BIQ, mandei a xerox do meu diploma de licenciatura plena e uma declaração do curso técnico dizendo que estou regularmente matriculado. :wink: Entonces (como dizia meu avô espanhol, que Deus o tenha!), numa previsão muito pessimista de que eu espere até a conclusão da etapa federal e receba o pedido de exames médicos e o pedido dos passaportes, já estarei formado nesse curso técnico. E sabe que eu acho até melhor? Porque é preferível você cuidar da boca aberta de um aluno do que ter de ouvir 40 bocas falando ao mesmo tempo na sua aula. :lol:

Luciana,

Sim, sei que existe um grupo chamado Quoi? e participei de duas reuniões…mas, como todo “calouro” que se preze, não consegui me entrosar e, além disso, achei esse grupo num nível de conversação mais avançado que o meu.

Eu não acho assim que meu francês seja quase avançado; isso quem disse foi o resultado do TCF-Q (Graças a Deus..rs). :mrgreen: Eu tive 2 anos de francês no ensino médio (faz tempo) e sabia que existia esse processo de imigração para Québec, mas não tinha condições na época de tocar o processo, até minha esposa me dar um presente de Natal: 1 ano de curso de francês pago. O Bescherelle Poche de Conjugasion passou a ser meu livrinho de cabeceira, passei a ouvir TV5 e em seguida, após esse 1 ano, continuei meus estudos na Aliança Francesa; depois, quando falei de imigrar para o Québec, (6 meses após decorrido esse 1 ano) ela aceitou.

No meu caso, o fato de ter visto francês no ensino médio láááá atrás e de ter retomado com cursos intensivos de férias e semi-intensivos te impõem uma disciplina que você precisa manter constante e no seu ritmo. Não fosse isso (e o fato de estudar em casa por conta própria), eu não teria um rendimento mediano na prova.

Não se sinta iniciante…esse seu ritmo tá ótimo. Acho até que se você for falar algo comigo eu travo :lol: porque a Aliança Francesa é excelente na gramática, mas a parte de expressão e compreensão oral é uma área que só o aluno pode dominar por conta própria para se entender e se fazer entendido pelos outros. :discuss:

E é isso…
      C’est tout!

Marcos e Cecília.

Lu_campinas
      Participante

Olá Marcos,

Primeiramente obrigada pela resposta tao atenciosa !!!
      Eu já li cada relato nesta comunidade e também em alguns blogs de pessoas que em 4 meses fizeram 400 horas de francês… eu… estou no 5º mes e ainda nao passei de 60 horas :bangwal

Também sou professora (curso técnico), e nao é nada fácil 40 bocas falando rsrsrsr
      mas neste semestre estou licenciada da escola, teno outro emprego e tive que diminuir o ritmo para poder me dedicar mais ao processo, especialmente ao frances, se com um emprego tá dificil imaine com dois :alright:

sobre o grupo que me referi, não é o quoi? na verdade nos encontramos apenas uma vez em agosto pra nos conhecermos e trocarmos informações sobre as etapas do processo, já que temos cada um numa etapa diferente, foi muito bom e no próximo você e sua esposa são nossos convidados ok ?!

Um abraço

Luciana

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.