Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Olah; eu me chamo Nevair. Procuro informacao sobre OQLF
- Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 6 meses atrás por
Nevair.
-
AutorPosts
-
-
14 de setembro de 2010 às 19:53 #6998
Nevair
ParticipanteOlah. Meu nome eh Nevair. Jah estou em Quebec, e com minha familia.
Todos os profissionais com profissao regida por uma ordem profissional (ex. medicos, engenheiros, etc) necessitam ser aprovados no exame de frances do Office quebecois de la langue francaise (OQLF), para poderem exercer suas profissoes no Quebec.
O problema eh que o indice de repetencia da parte escrita da prova eh muito elevada, muitos candidatos precisam refaze-la. Eu jah a fiz varias vezes, e sem sucesso. Nao encontro nenhuma informacao sobre os criterios de avaliacao da prova, professor que conheca esta prova, ou sobre um curso para esta prova.
Alguem tem alguma informacao sobre a prova escrita do OQLF??
Obrigado! -
15 de setembro de 2010 às 00:21 #41240
Carlos_Santos
Participantepara os critérios eu achei estes aqui:
- – http://www.opq.org/fr/media/docs/examens_office_langue_francaise.pdf;jsessionid=LTMZZVyjTW5pTTNtjhkgPWKK8jq3TPK0YnyHPh3QbTQygjHLfK7W!-771579479
–http://www.opq.org/fr/media/docs/olfq_pour_demande_equivalence_diplome.pdf
–http://www.olf.gouv.qc.ca/ressources/bibliotheque/depliants/20090420_depliant3op.pdf
-
15 de setembro de 2010 às 01:32 #41245
Nevair
ParticipanteOlah,
Muito obrigado pela ajuda, mas as informacoes do exame do Centre d’evaluation du rendement en francais ecrit nao se aplicam necessariamente a prova do office quebecois. A prova do office eh diferente da citada pelo documento mencionado. No site da ordem dos farmaceuticos ha alguma informacao, discretamente mais detalhada que no site do office, mas a parte escrita eh descrita em tres linhas. Eu conheco a prova, jah fiz varias vezes, mas nao conheco os criterios do office, ou seja, nao sei o que preciso fazer para ser aprovado, e nao acho informacao sobre isso. Fiz o curso de verao na Laval, uma agente de imigracao me disse que seria suficiente (mesmo que eu jah tivesse feito antes um curso de inverno em chicoutimi e nao tinha sido suficiente). Mas nao foi. A resposta dela foi que eu tenha boa sorte; e nao encontro informacoe sobre os criterios desta prova. Ha um curso em montreal, vou comecar no sabado, mas nao sei se eh confiavel. Fui no ministerio da cultura, fui recebido na secretaria de politica linguistica, a qual conseguiu uma reuniao para mim no Office; ha chance de obter alguma informacao; nao sei se serah suficiente. -
15 de setembro de 2010 às 03:55 #41246
EddieToQuebec
ParticipanteOla, Nevair,
Por favor, poste aqui para a gente tudo o que obtiver de esclarecimento dessa reuniao sobre o exame, etc. Tenho grande interesse pelo frances escrito, coisa a parte de profissoa (minha area eh TI). Qualquer pista contribui e ajuda a gente.
Bonne chance,
Eddie A.S.A.P. -
15 de setembro de 2010 às 12:05 #41249
Carlos_Santos
Participanteachei um relato de quem ja passou pelos exames e obteve sucesso.
http://rafapat.blogspot.com/2010/01/exame-de-francais.html
Ela nao explica os critérios em detalhes, infelizmente!
-
15 de setembro de 2010 às 13:30 #41260
SANDROMS
ParticipanteNevair,
Pelo relato do blog citado pelo Carlos, a parte escrita é uma prova de redação. Existem cursos específicos de redação em francês, sugiro vc procurar um.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
17 de setembro de 2010 às 20:20 #41318
SANDROMS
ParticipantePessoal,
Falei com a Pat do blog citado pelo Carlos e as informações que ela me passou são as mesmas que ela postou no blog. MAs ela me confirmou que não achou nenhum material ou gui do teste. Me passou apenas o link abaixo que vcs já devem ter…
(http://www.olf.gouv.qc.ca/francisation/ordres_prof/ordres.html, click no link examen de l’Office québécois de la langue française).
Acredito que o negócio é fazer aula de redação em francês…
Boa sorte a todos.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
20 de outubro de 2010 às 15:51 #41797
Nevair
ParticipanteA prova de frances do office eh diferente para profissionais de farmacia, enfermeiros, e medicos ou engenheiros.
Nao ha nenhuma informacao relevante ou em detalhe suficiente sobre a prova na internet. Nao ha nenhum livro editado de preparacao para a prova.
Nao adianta fazer curso generico de frances – mesmo que seja curso de redacao. Nao eh questao linguistica, de saber ou nao frances. Eh uma questao de saber o que deve ser escrito nesta prova (ou o que nao deve ser escrito).
Para melhor compreensao:
Eh como ir para a prova do Toefl tendo feito um (aspas)curso de ingles(aspas) genericamente, sem nenhuma preparacao especifica para a prova e sem nenhuma informacao sobre a correcao da prova, qto vale o que, o que eh considerado, qual o nivel linguistico que deve ser atingido, etc.
Eh como fazer uma prova de geografia. OK, estude geografia. Sim, mas o que cai na prova? Geo-politica? Geografia do Brasil? Da Australia? Afinal, geografia o que? Que nivel?Fica na sorte puramente, se vc escrever o que eh esperado, vc eh aprovado; se nao, vc eh reprovado.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.