Ola

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
      erickhcosta
      Participante

Ola a todos.

Meu nome é Erick tenho 25 anos e curso tecnologia de analise de sistemas, meu interesse em imigrar para o quebec é montar uma familia com qualidade de vida. ainda estou começando nesse processo e logico muito coisa vem a cabeça e muitas duvidas e medos.
      Esse projeto e de longo prazo ainda tenho pelo menos 3 anos pela frente e mais todo o processo que vira.
      Fiquei muito feliz em achar um local onde as pessoas podem me ajudar e conforme e mais pra frente com mais informações ajudarei mais.

Uma duvida minha que esta tirando meu sono é sobre meu curso acho que o moderador do forum por ser da area da t.i podera me ajudar e se puder serei muito grato, serei breve

meu curso tem duração de 2 anos e meio no brasil, no quebec por ser 3 anos o meu curso sera aceito la ? meu dossie sera aceito ? essa informação para mim é de importancia vital pois ela que vai me dizer se invisto ou nao nesse sonho.

muito obrigado a todos e espero compartilhar muitas informações com voces.

Carlos_Santos
      Participante

Seja bem vindo ao nosso forum Erick.

@erickhcosta wrote:

meu curso tem duração de 2 anos e meio no brasil, no quebec por ser 3 anos o meu curso sera aceito la ?

ser aceito pelas empresas? ou para o processo do CSQ?

Se for para as empresas, o que conta e muito sao os anos de experiencia. Claro que para ter maiores salarios uma maior qualificacao (DEC ou BAC) faz uma diferenca.

Cito um exemplo:

– um colega me mandou um CV, ele tem o equivalente à um DEC aqui, 6 anos de experiencia e mesmo certificacoes MSFT na area de infraestrutura. O salario dele esta em torno de 50 mil por ano e o colega senior da empresa que analisou o CV dele (ele ainda nao trabalha para a minha cia), disse que sem um BAC, o salario na nossa empresa seria algo parecido!

É ai que pode fazer a diferenca as formacoes, entendeu?

Se for para o CSQ, ai irao contar os anos de estudo (11 anos, 13 anos, etc….)

Espero ter ajudado!

erickhcosta
      Participante

@Carlos_Santos wrote:

@erickhcosta wrote:

meu curso tem duração de 2 anos e meio no brasil, no quebec por ser 3 anos o meu curso sera aceito la ?

Se for para as empresas, o que conta e muito sao os anos de experiencia. Claro que para ter maiores salarios uma maior qualificacao (DEC ou BAC) faz uma diferenca.

Cito um exemplo:

– um colega me mandou um CV, ele tem o equivalente à um DEC aqui, 6 anos de experiencia e mesmo certificacoes MSFT na area de infraestrutura. O salario dele esta em torno de 50 mil por ano e o colega senior da empresa que analisou o CV dele (ele ainda nao trabalha para a minha cia), disse que sem um BAC, o salario na nossa empresa seria algo parecido!

Espero ter ajudado!

Muito obrigado carlos.

A minho duvida realmente é para o CSQ, esse periodo de 2 anos e meio é aceitavel ? desculpe te incomodar mais é essa informação que vai fazer eu investir em frances cursos e etc.

mais uma vez muito obrigado.

AH. e o site de teste é realmente confiavel ?

Helen Hartung
      Participante

@erickhcosta wrote:

@Carlos_Santos wrote:

@erickhcosta wrote:

Cito um exemplo:

Espero ter ajudado!

Muito obrigado carlos.

A minho duvida realmente é para o CSQ, esse periodo de 2 anos e meio é aceitavel ? desculpe te incomodar mais é essa informação que vai fazer eu investir em frances cursos e etc.

mais uma vez muito obrigado.

AH. e o site de teste é realmente confiavel ?

Ola Erick
      Não sou da area de TI mas meu marido sim. Vc mencionou um curso de 2,5 anos, provavelmente é tecnólogo. Como o Carlos mencionou, o que vc tem que fazer é somar todos os seus anos de estudo, desde o ensino fundamental (antigo primário) até o seu curso concluído e então a escolher a opção no EPI de acordo com esse somatório. Se site de teste que vc se refere for esse : http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-permanents/epi.html
      então sim, ele é confiável. No final do teste o site te diz se vc está apto ou não a tentar o processo. Vc poder refazer quantas vezes quiser, alterando informações como por exemplo o seu nível de francês, idade, etc. Ele não te dá a resposta definitiva, quem te dá essa resposta é o entrevistador no dia da entrevista, porém, é um bom sinal se o site te disser que está apto a tentar o processo. Uma dica, entre no fórum aqui do CBQ e procure no tópico de profissões os posts sobre tecnologia, informática, etc. No tópico de estudos tb tem posts sobre sua área.
      Att

erickhcosta
      Participante

Obrigado helen pela informação aos poucos vou me informando. fiz o testes inumeras vezes ja e muitas colocando os dados com vista no futuro como a lingua e experiencia profissional .. como o tempo é quebrado 2.5 fiz o teste tb com meio ano a mais e meio a menos e o site diz que tenho chances de ser aceito sim .. fico muito feliz com essa noticia … mais uma vez muito obrigado

SANDROMS
      Participante

Erick,

Só para desencargo, experimente fazer o teste mais uma vez, colocando DEP em soutien informatique. Se você é tecnológo, seria um DEC, mas se você passar no testo online mesmo com um DEP então vai tranquilo que não tem erro.

mrodolfo
      Participante

Tem uma tabela comparativa no GPI que facilita um pouco fazer as análises, até por que é baseado nela que as decisões do BIQ serão tomadas.

Grosso modo, você teria 8 anos de primário mais 3 de secundários mais 2.5 de superior, o que totaliza 13.5 anos.

A tabela que eu comentei é a seguinte: http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI_3_1_BR%C9SIL.pdf

Nela, pode-se ver claramente que no diploma de tecnólogo não há menção da duração do curso: todos os diplomas levam 8 ou 10 pontos para o processo.

Dica: faça o GPI seu livro de cabeceira nessa fase do proceso…

erickhcosta
      Participante

Muito Obrigado pelas explicações e dicas me deixou bem mais tranquilo em relação o tempo.

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.