Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Oi… Tô pensando em ir fazer mestrado…
- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 2 meses atrás por
gabi-infirmiere.
-
AutorPosts
-
-
4 de fevereiro de 2013 às 21:21 #8529
marinadias
ParticipanteMeu nome é Marina, sou professora e tô pensando em ir pra Sherbrooke fazer mestrado… Por isso, entrei aqui. São muitas as informações e coisas que temos que providenciar para esse processo de inscrição e obtenção de visto, e eu tô meio perdida. Espero que alguém (com mais experiência no assunto) possa me ajudar.
-
4 de fevereiro de 2013 às 21:44 #60206
SANDROMS
ParticipanteMarina,
Bem vinda a comunidade. A maioria dos tópicos da CBQ giram em torno do processo de imigração para Quebec como residente permanente, o qual dá direito a viver, trabalhar e até se tornar cidadão canadense no futuro.
Então quando você lê sobre pessoas esperando 3 anos ou mais pelo visto, tendo que fazer testes de francês, entrevista, traduções, e outras coisas, é relativo a esse processo.
Se a sua intenção é apenas estudar, existem caminhos mais fáceis que é obter o visto de estudante. O visto de estudante é mais rápido e simples, mas você pagará tarifa de estudante internacional na universidade e as possibilidades de trabalho são limitadas, mas é possível trabalhar no campus e até mesmo fora dele.
Fazendo o processo de residente permanente você pode trabalhar normalmente, e pagará a tarifa subsidiada como se você fosse quebequense. Mas é esse processo louco, demorado e caro, que tira o sono da maior parte dos membros dessa comunidade.
Outros membros já tiveram experiencia como estudante no Quebec, use a ferramenta de busca para encontrar os tópicos relacionados com estudo ou mestrado no Quebec: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/search.html
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
4 de fevereiro de 2013 às 23:09 #60209
marinadias
ParticipanteSandroms,
Obrigada pela resposta! Já dei uma xeretada aqui e pude tirar algumas dúvidas (o que me deixou um pouco menos ansiosa…). Apesar de o processo para estudante ser mais tranquilo, mudar de país é sempre uma angústia, ainda que a mudança seja por um tempo determinado em princípio… (aliás, imagino como vcs residentes permanentes – ou candidatos a serem – devem sofrer com a espera e as várias decisões a tomar!)
Não sei se vc pode me ajudar mais, mas ainda tenho dúvidas em relação ao pedido de bolsa… Sabe se ele é feito já na ficha de inscrição da faculdade…
Obrigada de novo!
-
5 de fevereiro de 2013 às 17:06 #60221
gabi-infirmiere
Participantebem vinda.
Na Université Laval existe um programa de bolsas para os doutorandos estrangeiros, que passam a pagar o mesmo preço dos estudantes quebecas. de acordo com o site do MELS, para o Brasil ha 20 bolsas desse tipo. Nenhuma bolsa é alocada para o mestrado.
http://www.mels.gouv.qc.ca/sections/publications/publications/Ens_Sup/Affaires_universitaires_collegiales/Affaires_etudiantes/PaysQuotasExemptionsMontantForfaitaire2012_.pdfBolsas integrais normalmente sao concedidas pelo pais de origem (Brasil) geralmente via orgaos publicos como CNPq e CAPES
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/estudanteO site da Université Laval possui um calculo de budget para estudos, e para um estudante de mestrado estrangeiro, o custo de vida (faculdade, moradia, alimentaçao, etc) é calculado em torno de 20 mil dolares.
http://www2.ulaval.ca/futurs-etudiants/couts-et-financement-des-etudes/cout-des-etudes-et-budget.htmleu acho que ha outros topicos discutindo este assunto, entao é so dar uma pesquisada para verificar.
(dei os exemplos da UL pois é onde estudo, mas provavelmente nos sites das outras faculdades vc encontrara informaçoes semelhantes. Ha muitos estudantes estrangeiros por aqui, as faculdades adoram = e nao é para menos, pagam 10X mais do que os quebecas …..)
bonne chance
-
5 de fevereiro de 2013 às 23:39 #60237
marinadias
ParticipanteGabi,
Obrigada pela dica… mas para minha área (pedagogia) não vi nenhum tipo de bolsa concedida pela CAPES ou CNPQ… Você saberia me dizer se esta é a única forma? A própria faculdade canadense não pode me conceder uma bolsa ou daí é só naquele esquema de “empréstimo/financiamento”?
Obrigada de novo!
-
6 de fevereiro de 2013 às 00:32 #60238
gabi-infirmiere
ParticipanteOi Marina.
até onde eu sei, estrangeiros nem possuem acesso ao programa de P&B de base, ficariam so com as bolsas dos paises de origem mesmo.
Uma vez estando no QC, ja como estudante, ha bolsas que nao discriminam entre estrangeiros ou locais, mas para isso é preciso ja ter um numero X de créditos universitarios e requisitos Y (e eu desconheço as regras para X e para Y).
Ha diversas bolsas oferecidas por diversos orgaos, mas as vezes as regras sao tao especificas que parece que a bolsa ficara sem destinatario (experiência propria = eu me inscrevi numa bolsa para pesquisar um fenônemo que eu ja estava familiarizada, mas como faço mestrado para ser infirmière praticienne eu nao fui aceita, ja que a bolsa era apenas para as enfermeiras do mestrado classico ….)Se seu caso nao se enquadra nas regras CAPES ou CNPq, sugiro que verifique com sua faculdade, normalmente os setores de pos graduaçao conhecem os caminhos das pedras.
Eu ja vim como RP e minha bolsa de estudos foi concedida atraves de um programa do governo quebeca, entao nao entendo nada dos mecanismos de obtençao de bolsas para brasileiros poderem estudar no exterior. Eu acho dificil conseguir bolsa para mestrado, mas estou falando sem conhecimento de causa …. Espero que outros possam te ajudar.
e talvez pela ferramenta de busca ou pelo Santo google vc consiga responder suas questoes :-)
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.