Oi gente!

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8229
      melissa_marian
      Participante

      Meu nome é Melissa, tenho 32 anos e desde que estive no QC em 2010 não tiro da cabeça a idéia de mudar pra lá.
      Sou técnica de laboratório (profissão em demanda) e estudante de biomedicina (technicien d’analyses biomédicales ) tbm em demanda…

      Daí que tenho um monte de dúvidas sobre o processo, espero poder contar com a ajuda dos mais experientes pra solucioná-las… Ou pelo menos pra acalmar essa ansiedade!

      ;)

    • #55338
      RonaldoMaciel
      Participante

      Seja bem vinda e aproveite o fórum, sua área realmente é boa e está em demanda, principalmente setores ligados à saúde.

      sorte
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #55339
      gabi-infirmiere
      Participante

      bem vinda

      Seu curso de técnico de laboratorio (=DEP) nao esta na lista
      O bacharelado em biomedicina, como tal, também nao, mas se ao término de sua graduaçao as listas e os critérios continuarem os mesmos você pode efetivamente tentar a aplicaçao como DEC.
      A formaçao DEC (=CEGEP) em Technologie d’analyses biomédicales tem carga horaria de 2850h, entao acredito que seu bacharelado passe tranquilamente.

      quando você se forma?

    • #55341
      melissa_marian
      Participante

      Oi , obrigada pelas boas vindas… =)

      Eu me formo daqui 18 meses, tenho quase 10 anos de experiência em laboratório, estudo francês desde os 14 anos (Tenho DELF) e estou no ultimo ano de inglês.

      Eu entrei em contato com a Ordem dos Tecnólogos médicos do Québec e ele disseram que é possível fazer a equivalência de qualquer diploma, mesmo do meu técnico (até das disciplinas cursadas da faculdade, mesmo sem diploma ainda), pq como o diploma é de 2003, o que contaria mais seria a minha experiência.

      Meu medo é não conseguir passar pelo processo pq meu diploma não é universitário (ainda), mas tbm não queria esperar até o final da faculdade por causa da minha idade… é complicado meu caso… :|

    • #55342
      Lu_campinas
      Participante

      Olá Melissa,

      Bem vinda!

      Em relação a sua idade, acredito que possa esperar pelo término da faculdade (são só 18 meses) porque até os 35 anos a pontuação é a mesma, depois é que começa a despencar :lol:

      Porém este processo esta mudando muito nos últimos 12 meses, pelo menos depois que comecei a pesquisar em abril de 2011, já aconteceram pelo menos 3 mudanças importantes, e isto também deve ser considerado…

      Se sua profissão atual (técnica em laboratório) não esta no grupo I ou II, não sei se é válido enviar seus documentos… talvéz seja mais prudente esperar a conclusão do curso superior…e fazer conforme a Gabi sugeriu…

      Bonne chance!

      Um abraço, Luciana

    • #55345
      gabi-infirmiere
      Participante

      @melissa_marian wrote:

      Eu entrei em contato com a Ordem dos Tecnólogos médicos do Québec e ele disseram que é possível fazer a equivalência de qualquer diploma, mesmo do meu técnico (até das disciplinas cursadas da faculdade, mesmo sem diploma ainda), pq como o diploma é de 2003, o que contaria mais seria a minha experiência.

      Meu medo é não conseguir passar pelo processo pq meu diploma não é universitário (ainda), mas tbm não queria esperar até o final da faculdade por causa da minha idade… é complicado meu caso… :|

      para a ordem dos tecnologos, parabéns. Mas como disse, infelizmente sua profissao de técnico em laboratorio nao esta nas listas 1 ou 2, assim o processo de imigraçao, nas estruturas atuais, esta fechado por este caminho.
      Entao, se sua faculdade esta quase no finzinho, faça como Lu sugeriu, assim que terminar a faculdade, inicie o processo.
      Para a idade nao é tao complicado, a Lu ja explicou tb.

      prepare-se para o longo processo :alright:

    • #55349
      melissa_marian
      Participante

      Obrigada pelas dicas pessoal, eu realmente tinha muitas duvidas porque às vezes o nome da profissão que temos aqui no Brasil não corresponde exatamente à mesma profissão no Québec.
      Eu pesquisei muito sobre as atribuiçoes do técnico em análises biomédicas e é exatamente o que eu já faço, sem por nem tirar, com comprovação de ex-chefes etc… mas falta o bendito diploma de nível superior.
      Eu queria começar o processo agora, pra quando pegar o diploma já poder mudar pra lá em seguida, já que 18 meses é o tempo médio do processo, daria certinho com o final do meu curso.

      A não ser que eu conseguisse fazer a equivalência antes do processo, já que pros técnicos de análises biomédicas com diploma equivalente a pontuação é maior… quem sabe assim o processo anda mais depressa…é uma idéia a amadurecer.

      De qualquer forma, obrigada a todos e boa sorte !

      =)

    • #55352
      gabi-infirmiere
      Participante

      verifique com a ordem profissional se vc pode fazer isso, assim vc ja anexaria no processo.

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/emploi/evaluation-comparative/depot-demande/index.html
      (sobre a avaliaçao comparativa)

    • #55353
      melissa_marian
      Participante

      Pode sim, a Ordem admite membros de qualquer país, não precisa ser necessariamente canadense, mas precisa fazer a Évaluation Comparative antes pelo MICC , que tbm é aberta ao público em geral.

      Como para ambos eu preciso mandar traduzir toda a grade curricular dos meus cursos, vou usar esse tempo que eu ainda tenho disponivel pra ir fazendo as traduções (que se não me engano tem que ser juramentadas, portanto CARAS! $$$)

      Minha duvida é: para as traduções juramentadas, precisa ser um tradutor québécois ou pode ser um juramentado brasileiro? :roll:

    • #55355
      gabi-infirmiere
      Participante

      como vc estara fazendo a demanda a partir do Br, pode ser tradutor brasileiro sim.

      A lista vc acha no site da JUCESP do seu Estado, e geralmente traduçoes em inglês sao mais rapidas e mais baratas :wink:

    • #55357
      melissa_marian
      Participante

      Ahhh valeu Gabi!!!

      Espero que até o fim do meu curso a profissão não saia da lista de prioritários…

      Tbm tenho uma outra opção, é que o ultimo ano de Biomedicina é apenas estágio, pensei em ir pro QC e fazer meu estágio aí, com visto de trabalhador temporário/estudante… será que rola? Uma experiência dessas seria fundamental no processo, nem que seja apenas por alguns meses e não o ano inteiro…

      Conhece alguém que já tenha feito isso??

    • #55362
      gabi-infirmiere
      Participante

      se sua faculdade tiver no acordo do CREPUQ vc pode terminar a faculdade daqui
      (ha mais infos sobre acordo CREPUQ no forum, basta dar uma pesquisada)

    • #55363
      melissa_marian
      Participante

      Valeu, vou pesquisar melhor!

      :wink:

    • #55388
      Carlos_Santos
      Participante

      Seja bem vinda ao nosso forum Melissa!

      Pelo visto a turma ja esta ajudando ;-)

      Espero que colabore com o forum, lendo-o, pois tem muita informacao para a maioria das questoes do processo, etc…

      O que nao tiver ou nao achar, podemos ajudar ;-)

      Atenciosamente

    • #55513
      felipeestudante
      Participante

      @melissa_marian wrote:

      Meu nome é Melissa, tenho 32 anos e desde que estive no QC em 2010 não tiro da cabeça a idéia de mudar pra lá.
      Sou técnica de laboratório (profissão em demanda) e estudante de biomedicina (technicien d’analyses biomédicales ) tbm em demanda…

      Daí que tenho um monte de dúvidas sobre o processo, espero poder contar com a ajuda dos mais experientes pra solucioná-las… Ou pelo menos pra acalmar essa ansiedade!

      ;)

      Seja bem vinda! tbm sou futuro biomedico(dez2012) e pretendo aplicar p visto cidadão permanente no Queebc. Ja responderam sua pergunta mas qualquer duvida em relação ao curso e processo, pode falar!
      A tôt!

    • #55575
      felipeestudante
      Participante

      Só lembrando a voce que nossa profissao faz parte de uma ordem no Quebec. Aqui é o site da ordem dos biomedicos de lá: http://www.optmq.org/Default.aspx# e eu nao sei como faz para entrar na ordem, se tem que fazer uma equivalencia, ou uma prova ou mestrado, doutorado como em algumas outras profissoes.

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.