OCQ – Ordre des Chimiste du Québec

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Ciências Exatas e de Tecnologia OCQ – Ordre des Chimiste du Québec

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8239
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Pessoal,

      Meu marido é Químico e iniciou o processo para inscrição na OCQ.
      Ele já preencheu o dossiê na internet (histórico universitário com carga horária, experiências profissionais). Agora irá enviar os documentos traduzidos.
      Quem puder dividir a experiência, sobre como foi o processo, a questão do conhecimento da língua francesa (ele tem o DALF C1), serão informações muito bem vindas!!!
      Ele fará updates do processo dele, para quem se interessar.

      Abraços,

      Marcelo

    • #55798
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Pessoal,

      Os documentos foram enviados. Qualquer novidade que nós recebermos do conselho, vamos postar aqui para os futuros interessados.

      Abraço,

      Marcelo Moraes

    • #55800
      tati06
      Participante

      obaaaa…estamos no aguardo…. :mrgreen:

    • #57258
      Wilson
      Participante

      Marcelo / Bruno,

      Alguma novidade do seu processo ?

      Estou aguardando meus documentos traduzidos chegarem do Québec para poder iniciar o processo.

      Abraços !

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #57262
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Wilsons,

      Recebemos um e-mail na semana passada dizendo que a resposta sairá agora em Outubro. A equivalência do histórico + experiência de trabalho fechou em 300%. Espero honestamente não ter surpresas desagradáveis rs….
      A tradução fizemos aqui mesmo, com um tradutor juramentado e não falaram nada em relação a isso….
      Você conseguiu fazer a equivalência no site? Tranquilo né?

      Abraço,

      Marcelo

    • #57263
      Wilson
      Participante

      O site é bem tranquilo de usar.

      Parabéns pelas equivalências.

      Vocês me deixaram bem mais tranquilo sobre o processo. Acho que a carga horária brasileira cumpre perfeitamente as exigências de lá (pelo menos o meu cálculo da UFSC deu certo).

      Acabei fazendo as traduções em Québec devido aos valores. São tantos documentos para o processo de imigração e arrumei um bom preço ( e eles enviam em 2 vias), além de ser da OTTIAQ.

      Acho que meu maior problema vai ser a língua francesa já que ainda estou estudando e estou no A2.

      Quando será a viagem de vocês ? Não esqueçam de manter contato para podermos conversar quando eu também chegar lá com a família (se vocês não se importarem).

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #57275
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Wilsons,

      Também acho que os diplomas brasileiros cumprem muito bem as exigências da ordem.
      Sobre o francês, pense que você já está no A2, logo, logo B…C. Eu na verdade demorei pra começar o francês, iniciei somente esse ano (com o processo já no federal), se não fosse meu marido com C1 estavamos pegos!
      Pretendemos ir em Maio, vamos esperar receber a validação e mandar os CV’s, caso apareça alguma oportunidade vamos antes, caso contrário Maio mesmo. E certamente podemos manter contato!!!

      Sucesso!!!

      Marcelo

    • #58377
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá Pessoal,

      Depois de muito lutar para fazer o login (não sei se todos tiveram o mesmo problema), aqui vão as notícias referente a validação do diploma do meu marido.
      Ontem recebemos a carta da Ordem dos Químicos do Quebéc informando que o diploma dele foi aceito e agora ele é MEMBRO PLENO TEMPORÁRIO da Ordem. Para se tornar MEMBRO PLENO de fato, ele deve comparecer no conselho dentro do período de um ano e pagar as primeiras taxas de membro:
      – Contribution à l’Office des professions du Québec – CAD 22,45
      – L’assurance collective – CAD 19,85.

      Após isso feito, seu status muda e seu nome é colocado junto ao quadro de membros.

      IMPORTANTE:

      * O prazo do conselho é diferentemente do consulado muito preciso, em 3 meses conforme informado recebemos a resposta;
      * Caso o candidato não se apresente dentro de um ano, o processo deve ser REFEITO, por isso, não precisa ter tanta pressa de validar a não ser que seu processo de residente esteja no final ou concluído. Ou ainda caso o candidato não esteja muito certo de que irá atender as exigências e esteja esperando algumas solicitações complementares. Demais, podem ficar tranquilos.

      Sucesso!!!

      Marcelo

    • #58383
      Wilson
      Participante

      Parabéns !!!

      Agora você é nossa referência como desbravador da OCQ.

      Eu preenchi todos os items (a pré-avaliação ficou em 300%) e estava prestes a enviar os documentos. Mas agora vou esperar.

      Como estou ainda no início do processo provincial, é certeza que não estarei lá em até 1 ano.

      Pensei até em fazer o processo e quem sabe fazer uma viagem como turista e aproveitar para passar por lá e validar, mas não sei se é possível ser Pleno sem ser residente permanente.

      De qualquer maneira, parabéns mais uma vez e obrigado por compartilhar esse seu resultado conosco.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #64281
      Marcelo Moraes
      Participante

      Abaixo

    • #64283
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá pessoal,

      Bem, demos uma sumida, pois estamos aqui há um ano praticamente (como passa rápido!!) e muita coisa já aconteceu.
      Em relação ao assunto da ordem, há alguns meses atrás meu marido recebeu uma carta da ordem solicitando que ele fizesse uma prova para comprovar o domínio do francês. Ficamos meio surpresos pois quando vimos as exigências na época que iniciamos o processo de equivalência, informava a questão do francês, mas como ele tinha o DALF C1, achamos que não seria necessário. Doce ilusão, independente disso a prova faz parte do processo. Pesquisamos e conversamos com algumas pessoas e muitos falaram que foi complicada, mas que se reprovasse, poderia tentar novamente sem custo e somente precisaria refazer a parte em que reprovou e não todo o teste.
      Após o recebimento da carta solicitando o teste de francês, o prazo para PASSAR no teste é um ano e caso reprove em alguma parte (compreensão oral e escrita / expressão oral e escrita) você precisa esperar três meses antes de tentar novamente e de fato só é necessário refazer a parte em que você não atingiu a pontuação mínima que é 60%.
      Na sexta os resultados chegaram e ele foi aprovado!!!!!!! Recebeu um diploma e agora acredito eu que ele seja membro pleno de fato e não precise renovar o status de membro temporário (status que ele tem no momento), pois eles haviam também enviado uma solicitação de renovação desse status (membro temporário). Mas essa parte volto a confirmar aqui.
      A única questão pendente fora o status é o seguro, (sim precisa de seguro), ou o químico contrata um seguro pessoal, ou a empresa tem um seguro, estamos vendo com a empresa dele esse tópico e postamos mais tarde como ficou.
      Bem pessoal, acho que é isso e desculpe o tamanho do post!

      Sucesso,

      Marcelo e Bruno

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.