O “QI” (quem indica) funciona bem em Montréal…

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano O “QI” (quem indica) funciona bem em Montréal…

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5058
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!

      Como a maioria deve saber (senão todos), existem algumas barreiras iniciais impostas a todos que chegam: aluguel do primeiro imóvel, primeira conta bancária e cartão de crédito, primeiro emprego, primeiro automóvel… enfim, primeiro TUDO.

      Claro, isso não é novidade para ninguém e vocês conseguem perfeitamente vencer tudo isso sem precisar da ajuda de ninguém, e até fazê-lo pela internet antes de sua chegada (com excessão do emprego e automóvel, creio eu…)

      Mas não se enganem… se você tiver um bom QI (bem mais valorizado aqui que no Brasil), suas chances aumentam consideravelmente…. :wink:

      Minha experiência aqui:
      – Imóvel: visitamos alguns apartamentos assim que chegamos… a maioria dos Concierges (algo como síndico) pedem referências anteriores (difícil para quem acaba de chegar). Não é impossível alugar mas sem referências, eles podem exigir o pagamento de alguns meses adiantado ou colocar condições diversas no Bail (contrato) etc. Em nosso caso, nosso amigo nos indicou e co-assinou nosso contrato (algo mais simples que fiador…) e Voilá! Alugamos sem nenhum problema… QI 1

      – Conta bancária: não é tão difícil abrí-la, mas conseguir um cartão do próprio banco… provavelmente você consiga somente após começar a trabalhar… em nosso caso, conseguimos abrir uma boa conta no RBC (Banque Royale du Canada) e m cartão graças à outra indicação… aliás, a pessoa nos acompanhou o banco… QI 2

      – Empregos: sim, já estou em meu segundo emprego! E acreditem, só os consegui por indicação! Mandei mais de 50 CVs ao Emploi-Québec, Jobboom, Monster, Workopolis e só obtive duas respostas (automáticas… :? )… aqui o QI é impressindível! QI 3

      Apenas para compartilhar minha pouca experiência aqui (quase 4 meses… 8) e aproveitando o tempinho disponível hoje…. :lol:  :lol:  :lol:

      Abraços

    • #19472
      julianomga
      Participante

      oi Erasmo, tudo bem?

      bom saber noticias de vcs, e de como funciona a sociedade quebecoise.
      e viva o QI. rssss

      sucesso
      abraços

      juliano

    • #19473
      Hammond
      Participante

      Olá Erasmo,

      Foi bom você tocar nesse ponto. Esse é um problema que teremos que vencer ao nos estabelecermos no Québec. No meu caso não conheço ninguém de lá, por isso fico um pouco preocupado. Quem já tem algum amigo por lá pode se beneficiar bastante, como foi seu caso.

      Na verdade você resumiu tudo na expressão “barreiras iniciais no primeiro tudo”. Temos que ter bastante paciência e persistência para ultrapassarmos essas barreiras iniciais.

      Parabéns pelo post!  :)

      Abraço a todos.   :wink:

    • #19480
      jrsp
      Participante

      então…

      quem tem QI têm tudo!

      amigo, casa, emprego e conta bancária…

      Meu Deus!!! Precisamos de arrumar um QI urgentemente,

      vê se fica influente aí logo que vamos pedir para vc ser o nosso!!! :bshelp:

      Camila

    • #19490
      Anonymous
      Participante

      Pô Erasmo

      Preciso estreitar os meus lações com vc…………rs

      Abraços
      Glauco

    • #19492
      Craisse
      Participante

      Meu graaaande amigo Erasmo!!!

    • #19496
      Erasmo
      Participante

      Bem, na realidade já estamos fazendo algo semelhante ao QI que é o QC – quem compartilha! Seja aqui, num blog, num e-mail é de grande valia compartihar o que um dia nos foi útil e o será aos próximos… :wink:

      O importante é o “networking” ou “réseau des contacts” … e não se enganem, às vezes a ajuda ou indicação vem de quem menos esperamos… não foi meu caso mas acontece…

      Continuemos a enriquecer nosso fórum e nosso networking!!!!

    • #19498
      brunobbc
      Participante

      Muito interessante o seu post.
      Já me contaram que a grande maioria dos empregos que são anuncaiados, são os que as indicações (QI) não conoseguem preencher, pois existem uma quantidade muito maior de empregos. Me contaram na área de informática, mas acredito que deva existir em todas as áreas.  

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #19507
      Carlos_Santos
      Participante

      Erasmo,

      é a famosa “RESEAUTAGE” ou rede de contatos que tanto falamos aqui no Brasil e que continua aqui no Québec.

      85% dos empregos estão escondidos, nao anunciados publicamente, é preciso entender isso!

      Os melhores empregos não são os que foram anunciado, dentro dos 15%   8O  8O  8O foi o que ouvi do coordenador (Philippe Anctil) da palestras que assisti na Cidade do Québec!

      Dentro destes 85% existem os empregos diretos (empregado que indica) e o indireto (empregador que indica)!

      Sim, aqui um empregador também tem a sua rede de contatos e eles se FALAM!!!!

      Como bem disse Philippe, empregador aqui no Québec também é um ser humano  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

      Aprende-se MUITO nestas PALESTRAS, incluindo VISITA à um centro local de Emprego (CLE) que te diz a que ele veio!

      Além de saber TUDO o que vc podera contar como APOIO depois da chegada aqui!!!

      Muitos recursos estarao oferecidos quando aqui vc chegar, mas nao os use sem antes receber ORIENTACAO!!!!

      Pois todos se falam com o MICC que diretamente PAGA a eles por você, logo vc pode estar QUEIMANDO cartuchos preciosos no seu processo depois da chegada e depois dizer:

      “………..xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…….. eu nao sabia!………..”


      Pagamos ao fazermos o processo, e caro! mas os recursos depois estarão aqui depois para compensar e em maior quantidade!

      abraços

    • #19519
      otto
      Participante

      Erasmo, meu mais novo melhor amigo de infância!!!

      Chegaremos ai em fevereiro ou março / 2008… já comprei uma rede, uma rapadura e um quilo de castanha de cajú pra te dar de presente!! Coisas do Ceará….

      Otto.

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.