O lado B do Québec – Quebrando o sonho do paraíso….

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano O lado B do Québec – Quebrando o sonho do paraíso….

Visualizando 77 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6311
      yuri
      Participante

      Pessoal,

      Coversando com o Erasmo, em outro tópico, me surgiu a idéia de criar este. Tem muitas pessoas que pensam no Québec como um paraíso. “Ah,se estivesse no Québec. Isto jamais aconteceria comigo”. “Nossa! No Québec, não seria assim….”! Então, considero que seria de enorme valia, os imigrantes que moram aí, relatarem o lado B do Québec. Um serviço que vocês ou amigos de vocês precisaram e que foi ruim, os problemas das cidades que vocês moram, as críticas com relação ao sistema de educação quebequense e etc. Ficaremos muito gratos com a contribuição de vocês.

      Favor, não postarem aqui as críticas quanto ao sistema de saúde quebequense. Já existem vários tópicos aqui na comunidade a respeito deste assunto.

    • #32411
      Erasmo
      Participante

      Bem,

      Eu começo pedindo encarecidamente que, se há alguém que – ainda – vê o Québec, e o Canadá de modo geral, como paraíso, por favor não venha! Tenho observado muita gente reclamando e, como já disse em outro tópico, de malas prontas para voltar… infelizmente, esse lado do assunto não é tão divulgado.

      Mais uma vez (espero que seja a última) insisto em dizer que comparar Canadá (ou Québec) x Brasil é um pensamento errôneo e incoerente… quem vem com esse pensamento sofre… e chora! E ainda chama os blogueiros de mentirosos, reclama de tudo e se arrepende. E ainda, cada um é cada um. Eu já precisei do sistema de saúde e tive um atendimento razoável… mas deixemos esse tópico para lá :?

      Classificar um “Lado B do Québec” é cair novamente numa comparação com o Brasil se não o considerarmos nossa realidade – o que é bom para nós mesmos… o que eu classificar como lado B, será com certeza discordado pois muitos. E pode também gerar futuros comentários do tipo: “Ah, fulano disse isso, mas não é verdade… nossa, um exagero… ele disse que é bom, mas é péssimo…”

      Então, antes de procurar o tal lado B, temos que estabelecer o que procuramos e ter cuidado com as expectatvas geradas por tais informações…

      De qualquer forma, vai um exemplo:

      Chauffeur de bus à 100 000$

      Segundo a reportagem, embora a STM (Tranporte de Montréal) possua um déficit, que eles querem usar para justificar aumentos em tarifas, corre por fora um verdadeiro esquema onde os motoristas chegam a ganhar 100.000 $ com horas extras…

      Para mim, isso é um absurdo, mesmo porque são nossos impostos e tarifas que pagamos a fonte desses salários… em contrapartida, o transporte (para mim) funciona… então: isso é um lado B ou não?

      Cada um julga o que lhe incomoda, isso o que eu quero enfatizar… e cuidado, como eu disse anteriormente: informação sem fonte segura, gera desinformação (ou o tal disse que disse).

      Acho que para começar, está de bom tamanho…

      Abraços

    • #32414
      yuri
      Participante

      @Erasmo”;p=”26868 wrote:

      De qualquer forma, vai um exemplo:
      Chauffeur de bus à 100 000$
      Segundo a reportagem, embora a STM (Tranporte de Montréal) possua um déficit, que eles querem usar para justificar aumentos em tarifas, corre por fora um verdadeiro esquema onde os motoristas chegam a ganhar 100.000 $ com horas extras…

      Excelente Erasmo! Você pegou bem a idéia do tópico!

      Este tópico não é para pessoas que querem gerar polêmica. Aqui é para passar informações! E vale lembrar que a comunidade brasilquebec.com é uma comunidade séria, com membros sérios que devem ser respeitados a todo momento. Tem outros lugares na net abertos para quem gosta de aparecer, gerar polêmica, criar discussões inúteis e fazer brigas!

      Minha namorada morou um ano em Montreal. Ela me disse que a limpeza do metrô de Montreal deixa a desejar e que o centro de Montreal também é bem sujinho. Também me disse que tem uma ou outra rua esburacada e que de vez em quando tem ônibus que deixa de passar. É exagero dela?

    • #32425
      mrodolfo
      Participante

      Mes amis,

      Não existe o lado A ou o lado B de qualquer nação, cidade, bairro… Existe, sim, a nação, a cidade, o bairro em sua plenitude, com o que tem de melhor e de pior. Sem querer polemizar, mas como o Erasmo disse, o que é bom para um é ruim para o outro. A cidade como ela é (ou província), está todo o dia nos jornais, lembrando-se que o que não é desgraça não vende notícia…

      Yuri, sim, Montréal é suja (na minha opinião). O Métro é limpo o suficiente, com estações simples e funciona, que é o que importava para mim. E tem congestionamentos monstruosos, principalmente se você não mora na ilha. De novo, na minha opinião.

      à la prochaine,

    • #32431
      Carlos_Santos
      Participante

      pouco importa quem diga um simples “…aqui no Québec tal coisa é assim!” vai gerar polêmica.

      Nao discordo da idéia de postar um lado menos bonito, menos marketing de imigração do BIQ, mais dia-a-dia. Mas que este assunto vai gerar opinioes inflamadas, isso é quase certo!

      Como o Marcos colocou, o que é bom para mim, pode nao ser para outros, e nem por isso ser ruim. Complicado ?

      Exemplo:

      – comida aqui nao tem obrigação de portar data de validade.

      para mim, isso nao é bom!

      muitos colegas quando compram nem data de validade procuram antes de comprar, logo para eles isso nao é necessariamente ruim!  :roll: de fato nao faz diferença!

      Tenho uma lista de coisas deste tipo, mas sempre hesitei (e ainda hesito) pois senão pode parecer que estou aqui e nao estou satisfeito. Então, porque vc esta ai no Québec? volta Carlos! simples, nao ? e ai começa a polemica!

      Vamos ver como o tópico caminha…….  quem sabe….

      Boa discussão Yuri e Erasmo! espero que os colegas também assim compreendam as suas intençoes, que na minha opinião é louvável!

    • #32439
      Erasmo
      Participante

      Eu acredito piamente que, melhor que o “ouvi falar” ou “li em algum lugar” é chegar aqui e vivenciar…

      Vivenciar vais mais além de viver, presenciar ou participar… é fazer parte integrante, seja de uma nova vida, situação, momento.

      Como já falei (escrevi) várias vezes, o pior problema durante o processo e o períodos pré-imigração é a expectativa… se não filtrarmos bem a enxurrada de dados e informação que existem, entramos “em parafuso”. E fica muito difícil para quem está aqui e que se preocupa com os colegas que estão no processo ou prestes a vir, escrever sobre problemas e coisas indesejáveis que aqui ocorrem, ou mesmo as coisas boas… se por um lado isso serve como alerta ou informação complementar, pode gerar polêmica, como disse nosso amigo Carlos… afinal, existem sempre “Les plus royalistes que le Roi”, pessoas que nunca estiveram aqui, mas que insistem em contestar a posição de quem o vivencia…
      É complicado… por isso digo que vale mais a pena, ao invés de perguntar “como é aí?”, perguntar “o você, particularmente, acha?”, ou ainda “qual sua opinião a respeito?”… a minha verdade será sempre diferente das demais…
      Mas, para não fugir do tópico:

      Trabalho numa região extritamente industrial em Montréal… após mais de um ano de emprego, percebo que existem muitas empresas com as chamadas “panelinhas”… isso é fácil de perceber só de entrar no ônibus… há empresas, de porte considerável inclusive, que se tornaram (ou já nasceram) verdadeiros guetos… umas só com chineses, outras com mexicanos, outras com Haitianos e por aí vai… a empresa responsável pela limpeza onde trabalho só tem funcionários espanofonos. Para mim, o problema é a total falta de integração pela qual essas pessoas passam e promovem… sim, porque o cara está aqui há anos, não fala francês e até o ridiculariza, mas acima de tudo tem um inglês sofrível… e é o primeiro a reclamar de tudo!
      Citei essas nacionalidades apenas como exemplos, não desejando de forma alguma generalizar (toda generalização é burra!), e se pensar bem não me incomoda tanto… mas se levarmos em conta toda a propaganda da sociedade igualitária, e todas as exigências (em especial o conhecimento do francês) na seleção, il y a quelque chose que ne marche pas!

      Mais uma: vocês sabiam que houve alguns brasileiros que tiveram suas casas assaltadas, aqui em Montréal… eu sei porque conheço dois casais que passaram por este problema… um, inclusive, estava em viagem ao Brasil e quando voltou, surpresa! A casa estava “depenada”… e o incrível, ninguém viu alguém saindo com TV, Microsystem etc…etc…etc…
      Outro conhecido nosso foi perseguido na saída de uma estação de metrô por alguns moleques que, com certeza, queriam roubar-lhe o iPod para trocar por drogas. Quer dizer, o cara foge disso no Brasil, mas toma na cabeça aqui… c’est la vie…

      Por último (ao menos por enquanto), vocês souberam sobre o motim em Montréal-Nord? Como estou afastado da comunidade nestes últimos tempos, pode ser que já tenha sido discutido (procurei e não encontrei)… de qualquer forma:

      :: ÉMEUTE À MONTRÉAL-NORD ::

      :: Après les émeutes, les arrestations ::

      Não entrarei em detalhes deste evento (mais detalhes no Google :lol: ), mas isso ocorreu pertinho de casa… algo que eu nunca vi em Sampa… mas felizmente, a polícia já prendeu mais de 80 pessoas envolvidas 8)

      Por hoje é só, pe-pessoal… :lol:

      Abraços!

    • #32441
      marcocanada
      Participante

      Melhor coisa é passar uma temporada no local, se solteiro e com recursos financeiros suficiente venha fazer um intercâmbio pelo Canada, se casado e com família ao menos umas férias, veja bem não com olhos de turistas!

      bonne chance!!

    • #32444
      lucianab
      Participante

      Olá pessoal,

      Sei que aqui na CBQ existem muitas pessoas que já moraram em várias partes do mundo e acho que seria interessante que quem morou em cidades cosmopolitas, assim como Montréal (alvo principal) relatar se nessas cidades existem problemas parecidos como os comentados pelo Erasmo. Imagino que roubo, violência, assassinatos etc existe em qualquer cidade grande de primeiro mundo nesse mundo afora onde vivem pessoas vários cantos do planeta. Já ouvi falar muitas coisas ruins também de Paris, Londres, New York, Toronto que fiquei surpresa. Em Montréal não vai ser diferente. Acho que para os que querem fugir desses problemas no Brasil devem procurar se instalar em cidades menores, pois tudo vai ser mais controlado.

      Luciana

    • #32446
      yuri
      Participante

      @Erasmo”;p=”26899 wrote:

      Mais uma: vocês sabiam que houve alguns brasileiros que tiveram suas casas assaltadas, aqui em Montréal…

      Uma quebecoise da minha escola morava numa cidade pequena e me contou que também tem roubo de casa lá. Acho que isto não é tão incomum lá no Québec não. Será que custa caro instalar um alarme na casa? Eu não vou me sentir seguro em deixar minha casa a Deus dará quando for ficar umas semanas fora. Ainda mais que as casas lá não tem portão, né?

      Eu assisti o vídeo do protesto do link que o Erasmo postou. Bom, pelo menos em termos de combate a manifestações a polícia de São Paulo está bem melhor. Aqui a tropa de choque chegaria mais rápido e arregassando com cacetete, bala de borracha e gás lacrimogênio. Ou seja, a forma que tem ser feita contra vandalos como estes.

      Erasmo,
      Com esta cara de malvado que você está nesta sua foto, eu duvido que alguém vai ousar em “bater boca” contigo.  :lol: Brincadeirinha!

    • #32449
      Erasmo
      Participante

      Bem Luciana,

      Não sou muito a favor das estatísticas, afinal elas são apenas un indício de como andam as coisas e não regem definitivamente nossas vidas, mas seguem alguns dados:

      :: Comparaison des taux de criminalité des régions urbaines et rurales ::

      Se levarmos em conta a porcentagem, morar em pequenas cidades não é tão tranquilo quanto se pensa… cada caso é cada caso… eu, por exemplo, nunca fui assaltado, nem no Brasil nem aqui (espero que continue assim 8) ).

      E mais umas para o tal Lado B:

      :: Vols de pneus d’hiver durant la nuit de mercredi ::

      :: Vol de cuivre chez Hydro-Québec ::

      E pensar que, em São Paulo, existem casos de roubo de cobre (também), portas de trens nos pátios da CPTM (aço), e até mesmo placas de sinalização (alumínio)… só que no Brasil, as oportunidades são restritas, o que não justifica mas muitos usam como desculpa… por isso não se deve comparar Brasil/Canadá(Québec).

      Aqui também existem os espertões… abraços!

    • #32454
      yuri
      Participante

      Sobre o novo metrô de Laval: “O custo é que ficou um pouco salgado: 745 milhões de dolares, isto é, 6 vezes mais do que o previsto.”

      Outra colocação:”parece que planejamento não é o forte dos Québécois. Em 1976, a contrução do estádio olímpico custou cinco vezes mais que o previsto, o que obrigou a população daqui a pagr o custo elevado da obra até o ano retrasado”

      Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2511930162297498386

    • #32472
      lucianab
      Participante

      Bom dia,

      Sinceramente estou surpresa com todas essas notícias ruins de Québec. Acho muito bom esse tópico p/ os que querem fugir desse tipo de problema do Brasil saberem que no Québec violência, roubos, homicídios, arrastões etc também existem e não vai ser o paraíso, como qualquer outro lugar não vai ser. A diferença que se pode ter de Québec e o Brasil é que lá isso deve ocorrer em menor escala e a justiça deve funcionar melhor que aqui (se estou enganada me corrijam). A certeza da impunidade é o combustível dos bandidos e expertões e nisso o Brasil deixa à desejar!!!

      Luciana

    • #32473
      yuri
      Participante

      Luciana,

      Pelos dados estatistícos, a violência no Québec é muitíssimo menor que no Brasil. O fator segurança é o que mais me motiva imigrar. Mas existe violência no QC como existe em qualquer lugar do mundo, evidentemente.

      Erasmo e Carlos,

      Vocês costumam falar que tem muito imigrante insatisfeito e reclamão aí. Do que eles reclamam e com o que eles estão tão insatisfeitos?

    • #32475
      Erasmo
      Participante

      Seguem algumas reclamações que eu já ouvi:

      – Minha profissão está em demanda, mas já estou aqui há meses e não consigo nada na área… (mas será que essa pessoa pesquisou sobre o mercado de trabalho, vagas, ordem profissional, requisitos para a profissão, diploma, setor, empregadores em potencial, formato de cv, etc?!)
      – Sou engenheiro (apenas exemplo) e nem imaginava o problema que é para registrar e validar meu diploma e poder trabalhar… (mesmo problema do item anterior)
      – Aqui o povo é mau-educado!!! (Relativo… eu, particularmente, não tenho como falta de educação o fato de por exemplo, algumas pessoas não serem polidas ou simpáticas, mas existem sim aqueles que cospem em qualquer lugar, urinam nos pontos de ônibus e outros locais públicos, mastigam como se fossem girafas ruminando… mas vai de cada um decidir como encarar isso… eu faço atualmente como os demais… simplesmente ignoro!)
      – O metrô é sujo e velho… (realmente… mas funciona… não é “bonitinho mas ordinário”, mas poderiam limpar melhor. Como está em serviço desde meados dos anos 60, chegou a hora de substituir os trens, algo que o governo já programa.)
      – Os ônibus são sujos… (depende do lugar e da época… no inverno, o piso do ônibus é como um nariz escorrendo… então, exigir limpeza nos ônibus é relativo.)
      – Os serviços são muito lentos (por exemplo, para se obter a avaliação comparativa de estudos e/ou ingressar na francisação)… (estando em cidades maiores, a probabilidade de espera aumenta… além disso, aqui o ritmo é outro… quem vem de São Paulo (por exemplo e como eu), onde tudo tem que ser “para ontem”, pode estranhar um pouco, mas a gente se acostuma.)
      – As estatísticas de imigração dizem que eu conseguiria um emprego na área em três meses… (por isso se chama “estastística”, baseada em uma compilação de dados… quem pensa assim, é primordial que reveja seus conceitos.)
      – O francês daqui é horrível, fui considerado francófono na entrevista, pelo meu professor, pelo meu pai, pelo Sarkozy, pelo meu cachorro etc, e não entendo nada aqui… (realmente leva-se tempo para se “acostumar o ouvido”, mas o que me surpreende é como com tanta informação disponível e tanta discussão à respeito, ainda chega gente aqui que pensa dessa forma… e para mim, horrível é quem não fala direito nem o português criticar e querem sobrepujar os quebequenses… 8O )
      – Eu odeio francês, por isso estudei o suficiente apenas para ser aceito… mas viverei somente em inglês… (aqui em Montréal, isso é possível… fora desta região, acredito que não… tenho amigos que estão aqui há oito anos e sempre viveram em ambientes anglófonos… mas será que um “anglófono” não teria melhores chances fora de Québec?! Vai de cada um…)
      – É muito frio… (ohhh… sem comentários… hahaha… isso até eu reclamo! :lol: )
      – Não consigo ter o mesmo padrão de vida que tinha no Brasil… (de novo aquela comparação equivocada de sempre… largue os “rabixos” do Brasil e viva aqui…)
      – Manicure, empregada doméstica, cabelereiro são caros… (eu chamaria de preços justos para profissionais qualificados, mas depende muito de onde se requer estes serviços… há sempre preços e preços, vale a pena pesquisar antes de reclamar aos quatros ventos…)
      – O Aluguel é caro… (faça-me o favor, pesquise antes de vir ou de assinar seu contrato!)
      – De maneira geral, me decepcionei… segui tudo o que é discutido, me programei, estudei, pesquisei, e mesmo assim estou decepcionado… (é um risco pelo qual todos estão sujeitos… mas aí vem um paradoxo: se você ficar, e após certo tempo, reavaliar sua situação e esta valer a pena, será um tempo bem investido… mas se mesmo após este tempo, você continuar desiludido, pode ser tempo perdido… não perca mais tempo e tome outro rumo… por isso, eu nunca descartei a possibilidade de regressar ao Brasil)

      Isso são comentários que tenho ouvido de alguns amigos e conhecidos aqui… não devem ser tomados como verdade absoluta visto que cada um tem seu ponto de vista… mas servem para refletirmos um pouquinho mais…

      Abraços

    • #32476
      yuri
      Participante

      Erasmo,

      Sujeira e lentidão são coisas que me incomodam bastante. Mas é questão de ignorar e se acostumar mesmo né? Que nem você disse. Fazer o que?

      Essas pessoas que reclamam de aluguel não são paulistanas né? Comparando com o aluguel aqui, eu considero equivalente!

      Sabe, tem gente que sai daqui xingando o Brasil e criticando até mesmo as coisas boas! Acha que tudo aqui é ruim.Eu acho que são estas pessoas que mais correm o risco de chegar aí e se arrepender pelo excesso de exigência com as coisas.

    • #32477
      marcocanada
      Participante

      Erasmo,

      Ótima síntese!

      O metro de São Paulo é grande, novo, bonito, mas é pequeno, os de Londres, Paris e Nova York, são mais sujos, feios e com trens velhos, mas são grandes e atendem a população melhor com menos super lotação! Problemas todos tem!

      Sds,

      C’est comme ça la vie!!!

    • #32492
      mrodolfo
      Participante

      Mes amis,

      Continuo pensando que esse tópico vai descambar… O Erasmo reforça que o que ele escreve são sua opiniões pessoais e tenho a impressão de que a comunidade está esquecendo desse ponto…

      Na minha opinião, o que é melhor ou pior para um pode não o ser para o outro. O Carlos nos enfatizou muito isso numa sexta-feira de junho em que estivemos juntos. Aliás, obrigado por ter cedido a nós seu horário de almoço! Meu amigo, Igor, que mora em Montréal, disse a mesma coisa…

      Nenhuma pesquisa na internet, ou mesmo conversas com meus amigos, pudemos clarear melhorar as nossas vistas que nossa viagem de reconhecimento. Pudemos viver o dia-a-dia, ouvir o québecois, ver o quanto custa caro o supermercado (para as coisas mesmas coisas que compramos no Brasil), que às 17:00 vai todo mundo embora (inclusive no shopping), que pude entrar e sair do carro sem medo de sofrer um sequestro relâmpago, que o carro zero que eu aluguei dormia na rua… Pude também fazer contatos profissionais em que todos me disseram a mesma coisa: bilingüismo…

      Hoje, posso dizer melhor em quais bairros gostaria de morar e por quais motivos. Isso é pessoal. Andamos de metrô, de trem e de carro. Pegamos congestionamento na ponte. A maioria das pessoas com quem falamos se mostraram cordiais, quer fosse no shopping, quer fosse nas ruas pedindo informações. Tive receio de andar em algumas ruas e alguns bairros. Só percebi policiamento ostensivo à noite. Vi jovens pedindo dinheiro nas esquinas e lavando vidros nos faróis. Vi praças conservadas e outras sem conservação. Vi ruas com buracos e rodovias bem conservadas. Vi uma preocupação ferrenha com o meio ambiente na duplicação da Autoroute 175 e vi esquilos comendo lixo jogado no chão…

      Não comparo essa experiência com o que vivo no Brasil. São realidades distintas. Oportunidades distintas.

      Vejo, cada vez mais nesta comunidade, que as pessoas estão se apoiando em opiniões alheias, em pesquisas alheiras. O Québec que nos espera está todo o dia nos jornais. Cada um de nós vai priorizar um ponto e, infelizmente, não sabemos ser impessoais em nossos relatos.

      Apenas peço cautela na leitura dos relatos. Eles não são verdades absolutas. E muita pesquisa focada naquilo que cada um de vocês julgue importante.

      À la prochaine,

    • #32493
      lfantoniosi
      Participante

      Olha gente, o metro eh sujo porque o povo suja ele. Jogam jornal pelos vagoes, despejam cafe, suco, refrigerante e smoothies pelo chao dos vagoes e por ai vai. Haja gente para limpar a sujeira dessa cambada de porco. E nao venha falar que eh so imigrante que suja porque nao eh nao.

      Eu ja vi varias vezes espertoes que pulam a catraca do metro. Eles puxam a catraca ao inves de empurrar, ela da uma ligeira recuada e com isto eles conseguem se esgueirar entre as barras e passam numa boa, na maior tranquilidade. Eu ainda vou chamar a policia da proxima vez que eu ver isto.

      Fora que eu fui roubado no metro de montreal por pick-pockets. Acharam minha carteira numa outra estacao, sem dinheiro mas felizmente com meus documentos.

      Outra coisa que me espanta aqui eh que deficientes fisicos nao podem usar o metro, porque nao ha elevedores, rampas de acesso. Tem escada rolante, mas vai descer uma escada rolante de cadeira de rodas, isso quando ela esta funcionando.

      Aqui eh assim, nao tem problemas como no brasil mas tem seus proprios problemas.

    • #32494
      ndnd2121
      Participante

      Eu só acho engraçado que a galera quer ir pra um lugar e ser recebido como reis e rainhas.  Querem que na primeira semana apareçam 20 empregadores oferecendo um trabalho qualificado e recebendo 2 vezes mais do que recebia no Brasil.

      O que acontece com essas pessoas é que elas tem o desejo de chegar lá e transportar a realidade que tinham no Brasil. Mas a vida não funciona assim, pois é impossível você chegar com seus 20, 30, 40 anos num lugar, falando a lingua como uma criança de 5 anos e querer que a vida seja igual no seu país de origem, onde você é totalmente naturalizado e acostumado à realidade.

      Eu não posso reclamar de um metrô sujo de Montréal, pois na minha cidade(Recife), nem metrô pra cidade toda tem, só alguns trechos. Não posso reclamar do sistema público de saúde pois o sistema daqui é infinitamente pior(comparar sistema publico com sistema privado é uma prova de falta de coerência). Não posso reclamar de não ter emprego pra mim, na minha área, nos primeiros meses, pois não falo a lingua como um cidadão natural do lugar, ou que já habita a cidade há mais tempo do que eu.

      Quem quer fazer um Brasil no Canadá não conseguirá nunca.

      Imigrar pro canadá não deveria ser só pelo mercado de trabalho, nem pra fugir da violência do Brasil. Se for só por isso, você vai retornar com certeza, pois o natural vai ser enxergar apenas os defeitos, que existem como em qualquer lugar do mundo.

    • #32496
      maurorepacci
      Participante

      Eu concordo com o ndnd2121.

      Eu acho que fazer comparacoes pontuais nao agregam nada para nos: dizer que o metro e sujo, que um onibus nao chegou no horario, que voce pegou esperou 2 horas para ser atendido no hospital, etc. Esse tipo coisa acontece e e evidente que aqui nao e o paraiso onde tudo funciona perfeitamente. Mas acho que todos nos sabemos disso. O Quebec tem problemas porque senao nao precisava ter partidos politicos, nao precisava ter eleicoes, etc.

      Na minha opiniao, eu acho que se queremos comparar a vida no Quebec com a vida no Brasil temos que fazer duas analises:

      1- De uma forma geral, onde a qualidade de vida e melhor (ai voce olha as estatisticas de violencia, educacao, saude, renda, emprego, etc) e compara os dois lugares

      2- Cada pessoas e um caso: nos somos todos imigrantes brasileiros mas viemos de cidades diferentes, temos carreiras diferentes, origens diferentes, etc. Somos parecidos mas ao mesmo tempo somos diferentes. Eu acho que temos que tomar cuidado com depoimentos pessoais porque eles envolvem uma seria de coisas e nao necessariamente se aplicam a todos.

      Sinceramente, eu acho que esse topico e inutil. Digo porque: nos todos queremos ir para o Quebec, queremos ter sucesso aqui e oferecer uma qualidade de vida melhor para nossa familia. Para isso, na minha opiniao, devemos ser pragmaticos. Apontando problemas pontuais no Quebec nao ajudam em nada. Devemos focar em construir um plano de imigracao consistente com a realidade do quebec e com nossos objetivos.

      Eu pessoalmente, focaria em estudar o mercado de trabalho, preparar todos os documentos para validacao do diploma, estudar os idiomas, preparar carta dos seus empregadores, ter um plano A, B e C para areas onde voce pode atuar, se preparar financeiramente. Fazendo isso, voce vai ser melhor que a media dos imigrantes e com certeza vai ter uma qualidade de vida superior a que voce tinha no Brasil pois indiscutivelmente um canadense medio vive melhor que um brasileiro medio.

      Isso e somente minha opiniao.

      Abs e boa sorte para todos,

      Mauro

    • #32497
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Concordo com várias opinioes dadas neste tópico e o que mais percebo é que a maioria das pessoas que reclamam daqui (que ja reclamaram comigo) sao pessoas que nao pesquisaram tanto, ou que pesquisaram antes de chegar aqui e depois esqueceram de fazer o dever de casa aqui no Québec. É dificil sim imigrar, nao é para qualquer um, o Québec nao é o paraiso e nem o Brasil é mais perfeito. Cada um que deseja imigrar tem o seu motivo e eu creio que somente chegando aqui que realmente a pessoa saberá se valeu a pena, mas também digo que 1 ano nao é o suficiente para saber se valeu ou nao a pena…recomeçar uma vida do zero exige-se tempo, para alguns é mais rápido para outros demorado. Reclamar do frio e da lingua para mim é sem noçao, qualquer pessoa sabe ou deveria saber que se faz frio aqui e que a lingua é diferente se nao sabia disso nem devia ter vindo, minha opiniao!!!

      Abraços,[/align]

    • #32500
      lfantoniosi
      Participante

      BTW: eu nao aceito comparacao que tentam fazer do metro de sao paulo com o metro de montreal.

      Em sao paulo vc tem a possibilidade de comprar um cartao de 66 dolares que vale o mes inteiro e vc pode andar de onibus e metro quantas vezes quiser, sem limite ? Nao ne ? Entao eu prefiro o velho e sujinho metro de montreal. Tem ainda o cartao mais caro para poder pegar alem de metro e onibus o trem de suburbio.

      Sem falar que faixineiro de metro em sao paulo deve ganhar uma porcaria e sao eles que deixam o lindo metro de sao paulo tinindo… Aqui o faixineiro do metro ganha um salario mais digno.

    • #32502
      fabiolabvalio
      Participante

      Olá, pessoal,  :D

      Eu acho extremamento importante todos terem consciência de que não existe paraíso e que o Québec também tem os seus problemas. A questão é, esses problemas incomodam mais ou menos do que aqui?  8O  E se esse tópico servir para conscientizar as pessoas, ótimo.

      Experiências pessoais são importantes para tirarmos alguns aprendizados, por exemplo o tópico do Carlos à respeito das datas de validades nos alimentos. Esse é um problema que a maioria desconhece mas, já conhecendo de antemão, poderemos estar preparados e sabendo como agir nesse tipo de situação.

      Eu não desistirei de imigrar porque o metrô é sujo, mesmo porque eu não posso fazer nada para mudar isso, mas tomarei cuidado para não ter a minha bicicleta roubada (já que vários relataram que roubos de bicicleta são comuns). Ou seja, algumas experiências valem como dicas, e aí são válidas para nós. E essas “dicas” podem ser dadas apenas por aqueles que já está aí!

    • #32512
      Carlos_Santos
      Participante

      Mesmo para aqueles que pesquisaram e se prepararam durante o processo, ainda assim é possível encontrar algumas surpresas aqui. Umas boas e outras não tao boas …. isso é fato!

      Opiniões pessoais, como muitos reforçaram até aqui é útil até certo ponto…. e ele é muito difícil de ser o mesmo para todos.  

      Cada um vive a sua experiência, como os colegas já expuseram.

      Não vejo este tópico inútil, permita-me discordar Mauro, apenas acho que podemos citar fatos quotidianos que não podemos ler nos jornais, e que aqui não são tao bons assim, como:

      Pagamos pela renovação da carteira de motorista TODOS os anos.

      Além de pagar pelo “IPVA” do seu carro aqui Québec todos os anos. E, sobre este último pagamos uma taxa de 30$ para o transporte publico, aonde ele existe claro. Cidade aonde ele não existe esta taxa não existe.

      E, mesmo assim muitas ruas aqui tem verdadeira crateras quando o inverno chega. A qualidade do asfalto não é o que eu esperava. Me lembra muito os remendos que via minha vida toda.

      Bom, pensei em criar um outro tópico falando o que, ao contrario deste tópico, me faz me sentir bem aqui no Québec e de que gosto, claro! assim podemos ter também FATOS que foram surpresas boas (que não estavam em minhas pesquisas…). E com o mesmo proposito   :wink:

    • #32526
      yuri
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”26980 wrote:

      Bom, pensei em criar um outro tópico falando o que, ao contrario deste tópico, me faz me sentir bem aqui no Québec e de que gosto, claro! assim podemos ter também FATOS que foram surpresas boas (que não estavam em minhas pesquisas…). E com o mesmo proposito   :wink:

      Eu tambem pensei! Você cria? Acho que seria ótimo!

      Pessoal,

      Também entendo que é natural do ser humano reclamar. Sinceramente, acho que vou reclamar quando tiver que fazer as diversas tarefas domésticas. Talvez eu diga para alguém que estiver do meu lado:”Nossa! Que saco ter que cozinhar todos os dias!”. Ou quando estiver num ponto de ônibus sujo de urina:”Que fedô horrível! Que droga”. Estes tipos de reclamações são naturais e servem para desabafar. Não vejo nenhum mal nisto. O que é chato é a pessoa ficar falando:”Nossa! No Brasil não era assim….”. Ou: “Não me conformo em não poder ter uma empregada doméstica!”.  Aí mostra que a pessoa talvez não tenha se informado direito entre outras coisas!

      Mauro,
      Não entendi porque você acha este tópico inútil. Para quem está aqui no Brasil, ao contrário de você, é muito importante saber dos problemas. Porque só saber das coisas boas? Eu acho melhor chegar aí sabendo dos pontos negativos para não ter surpresas desagradáveis. Por exemplo, quanta a violência. Se eu não ficasse sabendo que aí tem roubo de bicicletas poderia deixar a minha na frente de casa e perdê-la. Ou deixar a casa insegura, viajar, voltar e encontrar a casa vazia. Bom, espero que ninguém deixe de postar informações por ter lido esta sua declaração.

    • #32528
      Anonymous
      Participante

      Olá a todos,

      Eu acredito que o tópico mudou de rumo e para o rumo certo. :)  Só acho que o titulo que não é legal (MINHA OPINIÃO), pois não existe lado A ou lado B e com certeza não existe paraíso e nunca em nenhuma palestra eu escutei que o Quebec ou Canadá seria o paraiso (se alguem ja escutou, por favor descarte essa informação :) ). Eu não acredito que nenhuma alma vivente no século atual acredita que exista um país onde é o paraiso. Acredito que sim que existam valores e situações que as pessoas gostem ou não. (Isso é PESSOAL). O que pode ser bom para um pode não ser bom para outros. O que não concordo é uma pessoa que vai para o Quebec e ficar reclamando de frio ou da lingua, isso realmente não consigo nem imaginar, pois se isso acontece acho que ele foi para o país errado ;) .

      Acredito tb que o novo tópico sugerido pelo Carlos seria muito importante também, pois é interessante ver o que cada um enxerga como ponto positivo e como ponto negativo. Como este está sendo utilizado para mostrar os pontos negativos que as pessoas enxergam hoje pela terras geladas.

      Um abraço,

      Jean

    • #32529
      yuri
      Participante

      Jean,

      Foi eu que criei o tópico. A idéia do título era só de criar impacto. Mas acho que exagerei! rsrsrs! Que título você sugere? Bom, pelo menos o tópico “funcionou” já que já tivemos importantes contribuições e já tem quase 500 visualizações!

    • #32530
      Anonymous
      Participante

      Yuri,

      Eu tinha pensado,

      Problemas no Quebec que gostaria que fosse resolvidos

      ou

      Problemas no Quebec que gostaria que fosse melhorados

      O que vejo no Quebec e gostaria de não ver…

      ou

      Pontos negativos que se pudesse mudaria no Quebec

      ou

      Coisas que mudaria no Quebec caso pudesse

      Não sei se mudar o titulo do tópico agora seria interessante não, mas ta ai … ;)

      Um abraço,

      Jean

    • #32531
      yuri
      Participante

      @Jean”;p=”26998 wrote:

      Não sei se mudar o titulo do tópico agora seria interessante não, mas ta ai … ;)

      Eu gostei dos títulos que você sugeriu. O problema seria mudar agora mesmo. Ah, vou deixar assim mesmo. O mais importante é que estão postando mensagens boas aqui!

    • #32539
      KduGarcia
      Participante

      Bom meu povo, eu tenho até vergonha de passar por aqui a essa altura do campeonato. Meu ultimo post aqui ja nao lembro quando foi. Somente me lembro que postei algo sobre meu planejamento para ir morar no Quebec. Bom, algumas coisas mudaram na minha vida, digamos que praticamente tudo. Mas uma coisa nao mudou. Um Sonho, e é por esse sonho que vivo cada dia na busca de sua materialização. Tudo que faço ou planejo eh em função da imigração para o Quebec, muitos vão dizer que pela minha idade é apenas uma aventura na minha mente. Mas posso Garantir a todos que não!

      Vamos ao que interessa! Achei a abordagem do tópico sensacional, realmente falta um pouco de informação sobre algumas coisas indesejáveis do Quebec, afinal, isso seria uma propaganda negativa para o Pais. Garanto que no Exterior, a imagem do Brasil é muito melhor do que vivemos aqui. O Brasil é conhecido pelo Carnaval, pelas praias, mas ao chegar aqui o turista se depara com uma realidade diferente. Estou citando o exemplo do Rio de Janeiro, onde moro.

      Esses fatos citados, são muito importantes para o conhecimento de todos, acho que a maioria que esta vivendo no Canadá, deveria compartilhar as coisas boas e as coisas ruins, mas não deixando o juízo de valor ser fator principal no relato. Não diria que conhecer o lado negativo de um lugar é prejudicial ou acabara com o sonho de imigração. Conheço muito gente que almeja morar no Canadá ou mesmo EUA, porque num visão superficial, o dinheiro rende, a pessoa pode ter uma TV de LCD, um carro que no Brasil jamais sonharia ter, devido a sua classe social. Então, mostrar a vida como ela é, ajuda muito, diria que é um fator crucial na ponderação do que se quer e o que não se quer vivenciar.

      Vou citar alguns dos exemplos de como funciona no Rio o que foi citado de negativo em Quebec.

      1 – Metrô – O metro daqui não tenho o que reclamar, alguns horários são impraticáveis de se andar, é superlotado, tanto na linha 1 quanto na linha 2. O metro não atinge todas as áreas da Cidade, mas existe uma integração, que através de algumas estações você pega um ônibus do próprio metro que te leva as áreas não amparadas pelo rede metroviária. As Estações são limpas, os carros são semi-novos, limpos. Hoje há um sistema de bilhetagem através de um cartão que você faz recargas e pode utiliza-lo em qualquer transporte publico. Em contra partida, o Trem, é um transporte precário, a maioria dos carros estão em péssimo estado de conservação, são sujos, etc.

      2 – Ônibus – Isso é muito variavél, depende da localidade. Os que uso são bem cuidados e limpos. Alguns tem até televisão. Os pontos creio que a maioria esteja em bom estado de conservação. Não costuma ter atrasos, pelo contrario, sobra ônibus no Rio, diria que seja um dos maiores problemas.

      3 – Sistema Público de Saúde – Não preciso nem comentar isso… acho que é um problema nacional. Alguns lugares do Rio, o sistema privado fica a desejar também.

      4 – Sistema de Segurança Publica – Os crimes persistem, mas vejo um policiamento maior nas areas como Copacabana, Centro, etc.

      5 – Estado de conservação do patrimônio publico e Comportamento civil – Vemos muitas “pixações” em praticamente todo o Rio de Janeiro, o estado não dá muita atenção a conservação urbana. Ultimamente tenho visto uma preocupação maior, mas não posso dizer que isso seja produto de uma época de eleições municipais. Alguns lugares como o Centro do Rio, são verdadeiros chiqueiros, fedem, literalmente. Varios outros lugares do Rio são assim.

      6 – Fator Lingua (Idioma) – Bom… essa é uma reclamação cretina, pois a pessoa ja esta ciente disso desde o começo. Mas se serve de consolo, as vezes é dificil pra mim entender o que Paulistas, Gauchos,  Mineiros, Nordestinos dizem, e ele vivem no mesmo país que eu! Brasil. ^^

      7 – Fator Clima – Fio, se você sempre viveu no litoral, no clima tropical e foi se aventurar no Canada, Ou é maluco ou sempre gostou de frio. Clima é algo que não tem como se reclamar. Eu morava numa cidade serrana, temperatura agradavel, fazia um friozinho de 5 graus as vezes, mas era bom. Mas aqui no Rio, o calor é demais. Centro da cidade é uma grande estufa.

      Bom… há muitas outras coisas pertinentes as relações sociais a serem “comparadas”. Por mais que seja uma forma errônea de se fazer as coisas, comparar é a melhor forma. Mas creio que, se vista da seguinte forma, seria o meio ideal. O que se quer e o que nao se quer para sua vida. Visto isso, podemos começar a pensar numa imigração para outro país ou até mesmo para outra cidade, outro estado do proprio Brasil.

      Por isso, incentivo todos aqueles que vivenciam as situações que por mais simples que seja, compartilhe, negativa ou não, ela será de grande ajuda na hora de ponderar o que se quer e o que não se quer. Pelo menos pra mim, foi de grande valor os relatos sobre a vida na Provincia.

      Por favor continuem com os relatos e eu prometo participar mais ativamente do forum!

      Abraço a todos

      Espero ter contribuido com alguma coisa!

    • #32547
      lucianab
      Participante

      Pessoal,

      Acho esse tópico muito importante p/ mim e imagino que p/ muitos da CBQ também. Muitas coisas que imaginava que eram problemas exclusivos do Brasil, como “jeitinho brasileiro”, ou melhor “espertões” também existem no Québec e como em qualquer outro lugar do mundo. Morei nos EUA por 1 ano e qdo retornei ao Brasil me decepcionei muito. Vi muitos problemas por lá, mas a dimensão deles comparados com os do Brasil fazem com que eles se tornem minúsculos. Podemos até fazer esforço para não compararmos o Brasil com o Québec, mas é muito difícil, pois isso já é natural de nós, brasileiros que vivem nos mais diversos cantos do mundo. As comparações são inevitávies, mas o ponto de vista de cada um é que faz a GRANDE diferença de se gostar ou não de um lugar. É algo muito pessoal.
      Podemos ter uma referência p/ nossa discussão e me corrijam se estiver errada. Se o Canadá (c/ o Québec que faz parte do todo) tem tantos “problemas” assim ele não estaria num dos países com mais alto IDH do mundo, levando à conclusão que existe uma fila grandinha de países de primeiro mundo com seus problemas específicos muito piores do que ele.

      Abçs,
      Luciana

    • #32550
      Danieleo
      Participante

      [align=justify]Pessoal,
      há muito tempo eu particularmente não postava nada aqui mas gostaria de deixar somente uma colocação sobre o assunto, mesmo tendo só 1 mês e 20 dias que eu e minha família chegamos ao Canadá. Realmente, a percepção do que é bom e do que é ruim depende do crivo, experiência e expectativas de cada um, não há como qualificar isso, é fato. Porém uma coisa me deixou assustado bem antes de vir para cá.

      Entendo que a vinda para um país de primeiro mundo é baseada no desejo de melhores dias, sejam financeiros, de qualidade de vida ou qualquer outro motivo semelhante, mas me assusta muito ver que existem várias pessoas que saem do Brasil, mesmo tendo estudado, pesquisado muito sobre tudo, achando que aqui é um paraíso, que aqui encontraremos as soluções para nossos problemas. E o fato é que na verdade não é, e está longe de ser. Para mim, soa como certo fanatismo!

      Penso que emigrar é diferente de simplesmente mudar de endereço. Se você sai do Brasil querendo chegar aqui com a mesma mentalidade que tinha, sem estar aberto a receber o choque cultural, social, econômico, etc… Você simplesmente mudou de endereço.

      Um exemplo: Se você vivia endividado por lá, o fato de vir para cá não vai mudar isso, se você era inseguro, mal-humorado, estressado, reclamava de tudo, o que for, o fato de descer no Pearson, Trudeau (ou qualquer outro) não vai lhe mudar em nada, a não ser que sua cabeça e suas atitudes mudem! Isso aqui não é um mega hospital que sana todas as mazelas do corpo e da mente, ao contrário. Se você vem irredutível, achando que suas informações adquiridas por anos de pesquisa são as donas da verdade, é bem provável que você vá utilizar o seguro de viagem mais cedo que imagina, porque nem o Assurance Maladie você ainda vai poder utilizar.

      O balanço que faço neste pouco tempo é que mesmo tendo planejado por anos a vinda, nem tudo foi como planejei, pois não tem como ser, mas as coisas estão dentro de minhas expectativas. Gosto de estar aqui e respirar essa diferença, gosto de atravessar a Pont Champlain e ver Montréal em frente, mas em momento algum me deslumbrei quando cheguei, na verdade me sinto até apático pois ainda não tive a hiper mega empolgação que muitos tiveram e terão ao chegar, talvez por saber que não estou no paraíso.

      É isso!
      Abraço à todos!

      Leo
      [/align]

    • #32561
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Já que querem saber simples relatos ou dicas, aqui vai uma:

      Sempre, mas sempre mesmo prestem muita atençao en algum documento que forem fazer por aqui ou a alguma coisa que forem pedir, por exemplo se forem pedir o prets et bourses ou um curso na universidade. Os québécoises nao estao acostumados com os nossos documentos e etc e muitas vezes eles se embananam e fazem uma confusao danada, e se uma pessoa é designada para a abrir uma carta ela so vai fazer isso mesmo que veja coisas erradas na carta. Eles nao sao como o brasileiro ou como o Bombril, por isso se perdem quando enfrentam uma situaçao diferente, ou seja, nosso caso. Portanto prestem bastante atençao e perguntem o pq disso e disso. Um monte de brasileiros aqui em sherby ja teve que voltar em algum orgao para corrigir alguma coisa…

      E outra dica é para as mulheres casadas que mudaram de nome e para pessoas em geral com mil nomes. Antes de chegar no Canada decidam o seu nome ahahaha. Por exemplo me chamo Adriana com sobrenome Torres Andrade, aqui adotei a seguinte tatica: nome Adriana Torres e sobrenome Andrade, pois senao em cada documento você tem um nome e sobrenome diferente e no futuro isso pode dar confusao…Para eles o sobrenome geralmente é 1 só e quando a gente chega com 3 nomes mais 3 sobrenomes e ainda um filho ou junior para complicar eles e você vao até chorar para se entenderem  :lol:

      Pois como disse acima os québécoises (nao generalizando) tem problemas com tudo que sai da rotina deles. Nao sao mil e uma utilidades.

      Abraços[/align]

    • #32562
      Godo
      Participante

      Que bom saber disso, pra nós que somos acostumados a dar nó em pingo d’água, assoviar e chupar cana ao mesmo tempo, é um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

      Abraço

    • #32563
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Godo,

      Sim este é um diferencial nosso no mercado de trabalho mas nem sempre é bem visto… conheço um relato de uma pessoa que começou a trabalhar consertando maquinas de cartao de credito. A pessoa consertava, nao me lembro ao certo a quantidade mas por exemplo 10 maquinas por dia. Um dia um funcionario chegou e falou que eles faziam por exmeplo 20 por semana e falou para a pessoa diminuir o ritmo pois nao era assim que funcionava, senao nao teriam trabalho caso resolvessem tudo em 3 dias… E aqui se vc foi contratato para abrir uma carta como disso, se você a fecha-la estará errado pois tem uma pessoa paga para fecha-la, logico que nem sempre isso acontece em todas as empresas, mas ja vi relatos deste tipo.

      Entao a melhor é a moderaçao como tudo na vida!!!!

      Abraços,[/align]

    • #32564
      KduGarcia
      Participante

      Gostei muito da colocação do Leo. Como no meu post fiz uma breve citação sobre as fantasias de uma País de primeiro mundo. O lugar onde você mora, não vai resolver problemas que somente dependem de você. Se hoje, no Brasil se está totalmente endividado, em outro lugar não será diferente, pois o planejamento financeiro não vem de brinde no país, cidade ou qualquer outro lugar que você more. Isso depende exclusivamente de cada um.

      Acho que é muito valido se você tem as coisas bem resolvidas em sua cabeça. Ter a consciência de que lá, por ser um país de primeiro mundo você vai ter vida boa. Pode ate ter, mas você terá que batalhar. Creio que a maioria que vai para qualquer outro lugar novo, se decepciona, pois fantasia uma coisa que não é. Eu particularmente gosto de estudar sociologia e antropologia. Então esses fatos são muito comuns.

      Eu vou dar uma opinião. Se você tem em sua cabeça, que sua profissão esta em demanda, que você tem uma dominação avançada dos idiomas pátrios, você tem um fundo para se manter pelo menos três meses sem trabalho. E que assim você vai ter facilidade, ou melhor, o planejamento que você estipulou de três meses para se adaptar e conseguir as coisas lá. Sinceramente… Repense… Tentem pensar nas mais variáveis possíveis. Porque apesar disso ser ótimo, não será o suficiente. Se aqui no Brasil, você mudar de estado, falando o mesmo idioma terá dificuldades, imagina lá?!?!

      Eu dou todo meu apoio na continuação dos relatos sobre os pontos negativos. Pois isso pode até dar um choque de realidade nos sonhadores sem chão. Para mim esta sendo útil para eu ter a ciência do que acontece por trás das câmeras, ou seja, nos bastidores. Eu coloquei uma meta. Eu tenho o anseio de morar em Quebec, porque gosto do idioma, porque gosto do frio, gosto de hockey. (Go Habs, Go) e estou gostando da cultura. Se quando eu chegar aí, eu tiver que trabalhar de garçom, para mim não será problema. Porque na minha cabeça, eu tenho consciência de que estarei recomeçando minha vida, e é quase impossível recomeçar pelo topo. Além disso, tudo o que será vivido, terá valor.

      Cara… Esse post da Dri me preocupou agora… Como vou fazer com o meu nome? Carlos Eduardo Gonçalves de Araujo Garcia… Eita dor de Cabeça… Alguem sugere alguma coisa?

      Uma duvida… Não sei se já postaram alguma coisa relacionada… Mas os bancos, como funcionam? Há algumas diferenças notáveis do Brasil para o Canadá? E o Atendimento?

      Se já não for abuso demais… onde eu poderia encontrar a legislação vigente do Canadá, especialmente do Quebec – Montreal?

      Essa nossa postura, é um diferencial… mas creio que teremos de nos adequar para não sermos prejudicados!!

      Obrigado e até breve!

    • #32565
      fabiolabvalio
      Participante

      Adriana, obrigada pela dica do nome! Eu também tenho dois sobrenomes, e vou adotar a sua tática para não ter problemas!

    • #32566
      willgoes
      Participante

      POR FAVOR MORADORES DA PROVINCIA DO QUEBEC, LEIAM, REFLITAM E RESPONDAM:

      1 – NO QUEBEC DO DIA 1 DE JANEIRO 2008 ATÉ HJ JÁ MORRERAM ASSASSINADOS QUANTAS PESSOAS? MAIS DE 3500 PESSOAS?
      DETALHE: MORO EM PERNAMBUCO E AQUI JÁ FORAM ASSASSINADAS (CASOS REGISTRADOS) MAIS DE 3500 PESSOAS NO PERIODO CITADO ACIMA.

      2 – A SAÚDE NO QUEBEC É PRECÁRIA? CHEGARIA A 1/5 DOS PROBLEMAS DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA?
      DETALHE: NÃO SEI DE NENHUM REGISTRO DE PESSOAS MORRENDO NOS CORREDORES NO QUEBEC POR FALTA DE LEITOS!!!

      3 – GANHA-SE FACILMENTE 1800 DOLARES/MÊS NO QUEBEC, EM RECIFE/PE RALA-SE MUITO PRA SE GANHAR 1000 REAIS, QUANDO SE GANHA, E O CUSTO DE VIDA DAQUI É MUITO MAIOR COMPARADO AO QUEBEC, VIVO, SOFRO E SEI, SOU BRASILEIRO!!!

      4 – FALTAM EMPREGOS NO QUEBEC?
      RESPOSTA MINHA: NO BRASIL NAO FALTAM TAMBÉM, CASO A RESPOSTA SEJA SIM! POIS PRA SE GANHAR 415 REAIS POR 44 HORAS SEMANAIS TEM-SE MUITOS A DISPOSIÇÃO, ENTÃO PERGUNDO: VAI ENCARAR? E AI QUAL O MELHOR PAÍS?

      5 – QUE BUSCAS NO QUEBEC?
      RESPOSTA PESSOAL: BUSCO SEGURANÇA, TRANQUILIDADE, RESPEITO INDIVIDUAL, POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL!!!

       Bem, NAO ACONSELHO imigrar para o Quebec quem busca fortuna, busque sim algo diferente daqui, algo que por mais que voce trabalhe, que dedique-se, nao alcançará aqui.
       Vejo e sei que MUITAS PESSOAS não estão satisfeitas com o Quebec, mas sabe qual um dos “porques”? São normalmente pessoas de classe média a média alta, que ganham acima de 5000 reais aqui no brasil e se decepcionam em ter que começar do zero lá!

      PORTANTO, PEÇO DELICADAMENTE QUE CALEM A BOCA!!! POIS, SE NAO GOSTAM DE LÁ, SAIAM, SUMAM, VOLTEM PRA SUA TERRA DE CALOR, PRINCIPALMENTE DO MARGINAL QUE ESTARÁ A SEU LADO QUEIMANDO VC NA PRIMEIRA ESQUINA COM A QUAL VC FOR ABORDADO, E TORÇA PRA QUE VC TENHA ALGO DE VALOR PRA OFERECER, POIS CASO CONTRÁRIO O CALOR BRASILEIRO VAI SER INTENSSO E ELE VAI TE QUEIMAR PRA SEMPRE!

      Will Goés.

      PS: Futuro imigrante com dias contados pra sumir deste PAÍS!!!

      E desculpem-me os psicólogos de plantão, não é magoa pelo Brasil não, mas sim a realidade de FOME, MISÉRIA, POBREZA E PRINCIPALMENTE VIOLÊNCIA QUE ASSOLA E ASSOLARÁ SEMPRE ESTE PAÍS!

    • #32567
      KduGarcia
      Participante

      Nossa… Não sou psicologo, mas você me parece um tanto quanto revoltado.

      De fato… creio que a maioria que ve problemas no Canada, são pessoas que tinham uma condição boa aqui e la tem que “regredir”. É por isso que digo e afirma. Pondere sempre o que eh melhor e pior pra vc.

      E amigo, entendo que você sente. Mas isso não é motivo para mandar os insatisfeitos calarem a boca. Respeitar as opinioes dos outros é fundamental, aqui no Brasil e em qualquer lugar do mundo.

      Mas voce tem razão em quase todo seu post!

      Abraço

      Carlos Eduardo Garcia

    • #32568
      willgoes
      Participante

      Carlos

      Peço que calem a boca na seguinte situação: quando argumentam sem razão. Temos sempre que argumentar em cima de fatos e não de suposições! O mal do Brasileiro é achar e não SABER das coisas. Se nao sabe, se não vive a realidade Brasileira, então: NÃO DEEM SUA OPNIÃO!

      Não há como comparar veja o PIB em 2006:
      Canadá 1.269,096  dolares
      Brasil 1.067,706  dolares

      O Brasil este ano chegará bem mais proximo do PIB do Canadá, mas compare a população de cada país: Brasil + de 180 milhoes e o Canadá +ou- 40 milnhoes.

      A renda por habitante é MUITO maior no Canadá do que no Brasil!

      Bem, finalizo por aqui!

      Will Goés.

    • #32569
      KduGarcia
      Participante

      Não tiro sua razão amigo, você esta correto nas suas argumentações. O Brasil tem tanto potencial quanto o Canadá, mas infelizmente aqui impera o individualismo. Vemos claramente isso nas politicas publicas. Mas quando disse para calar a boca… soou agressivo, isso por mais que não seja a sua intenção, aparenta!

      Carlos Eduardo Garcia

    • #32570
      fflush
      Participante

      3 – GANHA-SE FACILMENTE 1800 DOLARES/MÊS NO QUEBEC, EM RECIFE/PE RALA-SE MUITO PRA SE GANHAR 1000 REAIS, QUANDO SE GANHA, E O CUSTO DE VIDA DAQUI É MUITO MAIOR COMPARADO AO QUEBEC, VIVO, SOFRO E SEI, SOU BRASILEIRO

      Eu questiono muito esta facilidade, voce acha mais facil ganhar um salario melhor, num lugar que voce nao tem nunhuma referencia, nao domina a lingua 100% ?

    • #32571
      SANDROMS
      Participante

      Não queria entrar na discussão, afinal sei que Montréal (e o restante do Quebec) não é o paraíso. Mas a questão de assaltos e violência o Brasil não tem concorrentes…

      Moro em Curitiba (que tem o tamanho aproximado de Montréal) e tem índices de criminalidade bem infererior aos recordistas brasileiros que são Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas as coisas que acontecem aqui são absurdas (muito mais do que pneus roubados). Acho que quem está fora do Brasil “esquece” como era por aqui…. Exemplos dos primeiros dias de novembro… só no Paraná:

      Assassinado com tiro na cabeça na saída da academia

      Corpo de menina é encontrado dentro de mala

      Assalto em loja de surfe termina em troca de tiros com a polícia e morte

      Corpo de menina é encontrado em terreno baldio de Castro

      Trucidado a pedradas em Almirante Tamandaré

      Crianças abusadas pelo pai em Fazenda Rio Grande

      … tem mais mas vou parar por aqui… esse forum não merece isso.

      Sandro.

    • #32572
      KduGarcia
      Participante

      É por isso que digo e afirmo, são muitas variaveis a se considerar!

      Carlos Eduardo Garcia

    • #32574
      miridiam
      Participante

      réflexion et pondération, toujours !

    • #32577
      Carlos_Santos
      Participante

      @Jean”;p=”26998 wrote:

      ….Não sei se mudar o título do tópico agora seria interessante não, mas ta ai … ;)

      não é complicado…..  Como moderador (Jean) ou mesmo o Yuri, utilize a opção de EDITAR a PRIMEIRA mensagem do tópico. Et voilà!, a mudança esta feita!

      só não mudo pois não houve o consenso. Mas quando houver é só usar a dica acima!

      Vou criar o  tópico em seguida, ontem nao deu nem para chegar perto deste computador!

    • #32578
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro willgoes

      nao vou responder a cada uma das suas colocações…..  como disse la no comeco deste topico. Este topico é polêmico e “…se vc nao esta satisfeito Carlos, porque vc nao volta pro Brasil ?”….  você falou exatamente a mesma coisa, mas com outras palavras .

      @willgoes”;p=”27042 wrote:

      …Vejo e sei que MUITAS PESSOAS não estão satisfeitas com o Quebec, mas sabe qual um dos “porques”? São normalmente pessoas de classe média a média alta, que ganham acima de 5000 reais aqui no brasil e se decepcionam em ter que começar do zero lá!

      nao necessariamente é assim…  começar do zero nao é problema (para quem sabia disso, claro!).

      Veja, ninguém esta RECLAMANDO, apenas alertando!  alias a intenção maior deste topico é ALERTAR, nao RECLAMAR!

      outra coisa:

            1.7) O uso em toda a mensagem: do “Caps Lock” (TUDO EM MAISCÚLO), de cores destacantes (como vermelho e rosa), do negrito, do sublinhado, do itálico e de um tamanho de fonte superior a “Normal” (ou “12”) não são permitidos, assim como o uso descontrolado de caracteres, tais como como “Como fazer???????????????” e “Ajuda!!!!!!!” nas mensagens. Lembre-se que estes métodos de formatação de texto têm a finalidade de promover um destaque em algum trecho, não da mensagem inteira. O descumprimento desta regra resultará em advertência, o usuário será ignorado em sua dúvida ou terá o tópico trancado, editado ou excluído, de acordo com a forma de julgamento adotada.
        ….

      fonte: :: Regras de Utilização dos Fóruns :: em http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=124

    • #32581
      Carlos_Santos
      Participante

      o tópico que mencionei anteriormente foi criado com o nome:

      :wink:

    • #32584
      Anonymous
      Participante

      Carlos,

      Sei que não é dificil alterar o titulo do tópico. ;) Mas o que quis dizer é que ja estamos nos comunicando com esse título e alterá-lo  não seria interessante. :)

      @willgoes”;p=”27042 wrote:

      POR FAVOR MORADORES DA PROVINCIA DO QUEBEC, LEIAM, REFLITAM E RESPONDAM:

      PORTANTO, PEÇO DELICADAMENTE QUE CALEM A BOCA!!! POIS, SE NAO GOSTAM DE LÁ, SAIAM, SUMAM, VOLTEM PRA SUA TERRA DE CALOR, PRINCIPALMENTE DO MARGINAL QUE ESTARÁ A SEU LADO QUEIMANDO VC NA PRIMEIRA ESQUINA COM A QUAL VC FOR ABORDADO, E TORÇA PRA QUE VC TENHA ALGO DE VALOR PRA OFERECER, POIS CASO CONTRÁRIO O CALOR BRASILEIRO VAI SER INTENSSO E ELE VAI TE QUEIMAR PRA SEMPRE!

      Prezado Wilgoes,

      Apesar de concordar com vc em relação ao seu post em muitos itens, me sentiria ofendido se estivesse escrito algo e alguem falasse dessa maneira “calar a boca”, isso eu não falo nem com os meus filhos os quais tenho autoridade para isso por questao de respeito. Isso também infrige a regra:

      ” 1.1) É proíbido o uso de palavras ofensivas, imorais, irônicas, de baixo calão ou que possa trazer ofensas e/ou desentendimentos entre os usuários. Devemos lembrar que esta Comunidade é livre para qualquer pessoa de qualquer idade e pode ser visitado por crianças também ou por pessoas que prezam pelos bons costumes. Também está proibido: brigas, denegrir um usuário por qualquer meio e/ou qualquer postagem que seja considerada maliciosa ou prejudicial para o bom andamento e convívio no fórum. “

      Por isso apesar de também não querer mais ficar por aqui eu não posso agir assim.

      Interessante também é que esse tópico não é para fazer tipo um Anti-Quebec e sim apenas orientar para os amigos que ainda estão no Brasil sobre algumas coisas que nossos amigos não gostaram. Se colocarsmo o que estão gostando, iremos ver que tem muitos motivos para continuar.

      Um abraço,

      Jean

    • #32591
      willgoes
      Participante

      Caros Carlos_Santos e Jean

      Atendo e aceito as regas da comunidade, por trata-se de uma comunidade cujas pessoas debatem na mais alta civilidade, percebo que tenha me exaltado em alguns pontos, mas como as palavras são frias, em geral, tive que utilizar de sinais para expressar toda a indignação que sinto ao ver pessoas reclamaram de algo e nao fazerem nada, ou seja, das duas uma: Ou se muda de lá, ou tenta ajustar as coisas (Mobilizar-se).

      Tenho relativa propriedade pra falar de Montreal, pois minha cara metade mora lá faz mais de 1 ano.
      mais uma questão a se levantar é que: o Brasil está anos luz de diferença quando o assunto é qualidade de vida, se compararmos ao Canadá ou Quebec. Não podemos analisar um pais é partes, pois a soma das partes é que fazem um todo funcionar de forma efetiva, o Brasil tem muito mais pontos/partes defeituosos e que sabemos, entra ano sai ano, isso nao muda nem mudará (pelo menos até eu morrer bem velhinho kkk…).

      Busco o Canadá pois no momento é o único país com relativa “facilidade” de imigração e trata-se de uma economia desenvolvida e estável (se é que exista hj uma economia estável, não é :p). Mas, meu intuito é sair daqui, deste país no qual desde meus avós aos meus futuros netos não verá grandes diferenças!

      Gente! Há 10 anos atrás nós eramos a 8º economia do mundo, A China era a 10º ou 12º economia, hj a China caminha para se tornar a 2º economia do mundo até 2009/10 e em 10 anos a China se tornará a maior economia do Planeta. E nós, o que fazemos pra mudar nosso quadro de monstruosas desigualdades sociais? Salários baixos e exploração de empregados. A violencia urbana nunca esteve tão desenfreada quanto agora, quantos morrem no Brasil assassinados por ano, que se tem registro? 20.000?

      Não vou falar da saúde nem da educação, isso é bem claro e latente.

      O que eu quero é que possamos fazer uma reflexão mais profunda e concreta sobre a realidade de nosso país, que não esqueçamos que quando o Brasil ganha a copa do mundo o povo brasileiro apaga da mémoria todo sofrimento e as mazelas que passa diariamente e o quanto devemos continuar a lutar pelos minimos direitos que precisamos ter!

      Bem gente, desejo sorte pra quem vai, e mais sorte ainda pra quem fica e cidadania para todos, em qualquer lugar do mundo que estejamos!

      PS: Jamais se calem! mas se alguém os mandar, reflitam se há um fundamento nisso. E mesmo que haja, contra agurmentem de forma articulada e brilhante, pois desta forma seu acusador é quem se calará!

      Abraços, Will Goes

    • #32593
      yuri
      Participante

      @KduGarcia”;p=”27043 wrote:

      Mas isso não é motivo para mandar os insatisfeitos calarem a boca. Respeitar as opinioes dos outros é fundamental, aqui no Brasil e em qualquer lugar do mundo.

      Concordo plenamente!

      WillGoes,
      Quando criei o tópico disse a função do mesmo:
      “Então, considero que seria de enorme valia, os imigrantes que moram aí, relatarem o lado B do Québec. Um serviço que vocês ou amigos de vocês precisaram e que foi ruim, os problemas das cidades que vocês moram, as críticas com relação ao sistema de educação quebequense e etc. Ficaremos muito gratos com a contribuição de vocês. “

      Este tópico não é para ficar falando os podres do Brasil e ficar comparando com as ótimas qualidades do Canadá/Québec. Além de sua postagem não ter sido muito educada, você postou em tópico errado! Você tem a sua cara metade para dar os toques das coisas ruins que ocorrem por lá. E desta forma, chegar esperto para enfrentar os problemas. Mas muita gente não conhece ninguém que mora lá! Suas postagens atrapalharam o bom andamento do tópico. E é impossível ter 100% de certeza que você estará satisfeito com uma vida que você terá sendo que jamais teve. Espere chegar lá para saber!

    • #32599
      mrodolfo
      Participante

      Mes amis,

      Parece-me que descambou de vez!

      Discordo, Will Goes, quando você fala que o Canadá “é o único país com relativa facilidade de imigração”. Onde fica a Austrália nesse estória?

      Não vou por mais lenha na fogueira com relação ao “CALEM A BOCA”. Penso que a posição dos moderadores sobre esse assunto condiz com a minha.

      C’est ça.

    • #32606
      KduGarcia
      Participante

      Passada a tempestade vem a bonança!

      Eu entendi que esse tópico serviria para as pessoas refletirem sobre a decisão de imigrar, além disso, é uns toques para aqueles que já estão prontos para imigrar!

      Por favor, postem mais relatos, das coisas mais simples, que para uns pode ser inútil, a coisas muito latentes. Tipo… será que a Coca cola dai tem o mesmo gosto da daqui? Me falem, porque se não tiver vou ter que levar um estoque! =P

      Agradeço aqueles que estão contribuindo com relatos e com opiniões!

      Carlos Eduardo Garcia.

    • #32617
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá KduGarcia,

      Respondendo a sua questao:

      Nao a coca-cola daqui neo tem o mesmo sabor da brasileira  :cry: é mais doce, mas temos varias opçoes da mesma coca-cola e geralmente tomo senao me engano a coca zero, nao por nao ter calorias mas sim porque é menos doce que a classica daqui.

      Abraços[/align]

    • #32618
      KduGarcia
      Participante

      Oohhh Pai… É o fim do Mundo… Coca com gosto diferente? Meu Deus…

      Huahuahaua Coca Zero aqui é ruim d+!

      Obrigado Dri!

      Abraço

    • #32619
      maurorepacci
      Participante

      Mesmo nao concordando com a ideia desse topico e com algumas comparacoes feitas vou dar minha opiniao (quase 1 ano em Montreal e mais de 2 anos no Canada – morei em Winnipeg antes e mais de 4 anos vindo pro Canada frequentemente). Coisas que mais me incomodam aqui:

      1- Frio: mesmo fazendo esportes de inverno o frio e um saco. Ainda mais quando neva.
      2- Servicos: pela cultura do povo e outros fatores, o pessoal e menos simpatico nas lojas/restaurantes/etc (mas comparado com os EUA e Europa, o Canada e um paraiso)
      3- Metro de Montreal e velho mas funciona muito bem. (vao renovar os vagoes ate 2010) e Montreal tem um excelente plano para o transporte nos proximos 5 anos, com bondes no centro, trem do aeroporto pro centro, mais estacoes de metro, etc.
      4- Algumas coisas sao mais caras que no Brasil mas entenda que voce nao pode fazer a conversao para o real, aqui voce vai ganhar em dolares. E muitas coisas sao mais baratas: carro, moveis, roupa, eletronicos, etc.
      5- O separatismo do Quebec e pessoas que acham que o mundo inteiro tem que falar frances. Me enche o saco as vezes.
      6- Nao deixem sua churrasqueira no jardim ou varanda – roubaram a minha! hehehe! Mas ainda acho ela no bairro e pego de volta! hehehe
      abs e boa sorte a todos,
      Mauro

    • #32620
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Vejo muitas pessoas comentando de roubo de bicicleta e churrasqueira em Montréal, aqui em Sherby tb acontece, ano passado mesmo o Bruno vendeu a bike dele para uma brasileira e nao durou 1 mês na casa dela, mas tb tinha deixado na varanda no terreo… pois tem uma bike na varanda aqui de casa, varanda dos fundos, que ta sem tranca a mais de 2 meses e ninguem pega. tudo bem que nao é a bike, mas eu até queria que alguem a pegasse pois estou com preguiça de descer com ela para deixar na frente do predio para quem quiser, pois era de um amigo que autorizou a doaçao…

      Abraços[/align]

    • #32625
      Danieleo
      Participante

      KduGarcia,

      esquenta não, o gosto da Coca não chega a ser um gosto tão diferente assim. A diferença é pelo tipo de açúcar que eles usam aqui nas indústrias, é feito com açúcar de milho e não como o nosso de cana. Mas te falo uma coisa, para quem gosta de uma coca cola é o paraíso, vc compra um monte pagando bem pouco.

      Ah café aqui é PÉSSIMO, eu tenho usado do Quênia que é mais ácido como o nosso ai. Não sei se tem outro do tipo. Aliás aceito sugestões.

      A pizza daqui é horrível, eu realmente não gosto! Independente do tipo o sabor é o mesmo, dizem que é o molho de tomate que eles fazem.

      Arroz é triste também, eu tenho comprado o basmat da índia que se assemelha ao nosso, mas ainda tem um leve gosto do arroz daqui.

      Para quem gosta, o Mcdonalds daqui é diferente do Brasil, não chega a ser pior, mas é diferente.

      Até!

    • #32626
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Danileo,

      O café que usamos aqui é o colombiano, sei que vende no costco, depois verifico a marca e te falo, pois o meu acabou, mas é muito bom, meus pais sao viciados em café e até levaram uma lata pra eles qdo vieram aqui.

      Realmente a pizza é diferente, estamos gostando da pizza do dominos, a quebecoise, mas mesmo assim nao é como a nossa…

      O arroz acho o mesmo, mas compro o Noname saco de 8 quilos grao longo, os outros que ja testei sao ruins…

      Mcdonalds, acho o mesmo, so nao tem alguns sanduiches mas tb tem outros que nao existem no brasil, agora o molho barbecue e a torta de maça sao realmente diferentes.

      Abraços,[/align]

    • #32627
      Mineirinho
      Participante

      Olá Dri-torres, estou qurendo ir para o Quebec…tenho um bom emprego aki em Gv e minha mulher é concursada no estado…mesmo assim, quero ir para o Quebec e fazer um mestrado, sou jornalista… como seria pra eu fazer um mestrado ai e ela tb, em ingles ou frances? ah, temos um filho de 3 anos. abraços…

    • #32628
      Mineirinho
      Participante

      outra coisa, em Quebec se fala ingles também ou apenas o frances?  abraços…

    • #32630
      Mineirinho
      Participante

      <span style="font-size:12]parabens Erasmo pelas esplanações….muitas de minhas duvidas vc respondeu ali…valeu mesmo…. vc tocou em um ponto importante, sobre se preparar para estudar….quero ir para o Quebec, mas como posso fazer para sair daqui com o mestrado engatilhado? se isso for possível é claro. bem, abraços…[/size%;”>[/size]

    • #32631
      yuri
      Participante

      Mineirinho,

      Suas perguntas são boas mas estão no tópico errado. Estas perguntas devem ser feitas em tópicos relacionados à educação, ok?

      Abraços!

    • #32640
      Carlos_Santos
      Participante

      vamos criar outro topico?

      Segue-o :

      Comidas: marcas de alimentos que vc gostou! em

      http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=27126#27126

    • #32651
      Erasmo
      Participante

      Olá Mineirinho,

      Complementando o nosso amigo Yuri escreveu, sugiro que você pesquise as modalidades que lhe interessam e entre em contato com as escolas diretamente…

      A todos, meus 2¢:

      Fiquei um dia (eu acho) sem visitar o fórum e nosso tópico aqui degringolou…. :lol:

      Fica minha dica para quem fez inúmeras comparações Québec-Canadá/Brasil: não as use como referencial quando chegar aqui… pode ser difícil no início, mas viva aqui com o pensamento aqui… vão sofrer menos… 8)
      Tem gente que está aqui há anos, e ainda persiste nessa comparação equivocada e errônea! “Não, porque no Brasil é assim… porque no Brasil eu fazia assim… porque no Brasil eu tinha isso… blablablá!”… enquanto for esse o pensamento, nunca conseguiremos nos desenvolver… é minha opinião :?

      Outro detalhe: eu morei em Osasco (zone oeste-SP) onde já houve (não sei se ainda há 8O ) “toque de recolher” (imposto pelos traficantes), estupros, roubos e tudo de mais que daria um jornal inteiro… vejam bem, É MINHA MANEIRA de ver… eu jamais teria coragem de sair aos quatros ventos reclamando disso ou INSULTANDO minha cidade ou meu país… fiz o que estava ao meu alcance – mudei! Mas torço muito para que as coisas melhorem… afinal, tenho família e amigos que estão sujeitos a esses problemas.

      Negar nossas origens é negar quem realmente somos… e denegrir a imagem do Brasil, quer seja por revolta, ou por verdade mesmo, voltará sempre contra nós… eu deixei o “gigante deitado eternamente em berço esplêndido” sem insultos, sem mágoa, sem rancor… por isso, me sinto tão bem hoje e sei que quando voltar, em visita ou definitivo (nunca descartei essa possibilidade!) vou poder encará-lo de frente! MINHA OPINIÃO… 8)

      E por último, como sempre de maneira particular, eu tenho este fórum como algo bem sério, do princípio que tudo que escrevemos e expomos aqui pode ser interpretado de diferentes maneiras e até tido por muitos como verdade absoluta… toda vez que escrevo (estes longos comentários :? , revisados duas ou três vezes antes de serem postados e ainda vão com erros :cry: – o Português aqui tem sido bem maltratado por sinal!), penso muito em como isso refletirá em nosso fórum e se SERÁ REALMENTE ÚTIL, e o faço de forma a respeitar sempre as demais opiniões. Além disso, se percebo que minha contribuição a determinado assunto (como o caso do Sr. Alcide) acabou, simplesmente deixo de participar de tal discussão… então, eu proponho a todos que façam o mesmo… pensem: “será que o que estou escrevendo é realmente necessário? Será que estou contribuindo? Ou será que escrevo porque não resisto em ficar fora de uma discussão, mesmo que ela não me interesse realmente?”
      Porque, senhores, francamente, me decepciono com alguns comentários neste tópico, embora respeite TODAS as opiniões… eu faço meu melhor… e aceito críticas… mas infelizmente, observando o caminhar deste tópico, tenho de deixar aqui minha crítica! Enriqueçamos nosso fórum… :wink:

      Para tentar resgatar o tema deste tópico, que ao meu ver serve ao menos para ilustrar algumas situações cotidianas daqui, seguem mais duas:

      :: Une taxe sur les chambres d’hôtel pour sauver le Grand Prix ::

      :: La STM s’apprêterait à augmenter ses tarifs ::

      Na primeira, o detalhe é que eles decidiram sobretaxar os preços dos hotéis durante o evento… mas ninguém disse que os hotéis aumentarão o preço durante o GP para compensar essa nova taxa… ou seja, o povo paga (1)…

      Na outra notícia, mesmo com o lançamento do novo cartão recarregável (economia na confecção e todos pagam a mais por ele – 3,50$) e todo o incentivo ($$$) que o governo deve direcionar para o desenvolvimento do transporte público, a STM vai na contramão, propondo mais um aumento nas tarifas, embora se dê ao luxo pagar 100.000$ a alguns motoristas em suas horas extras… o povo paga (2)…

      Abraços!

    • #32655
      RedCzar777
      Participante

      @KduGarcia”;p=”27088 wrote:

      Passada a tempestade vem a bonança!

      Eu entendi que esse tópico serviria para as pessoas refletirem sobre a decisão de imigrar, além disso, é uns toques para aqueles que já estão prontos para imigrar!

      Por favor, postem mais relatos, das coisas mais simples, que para uns pode ser inútil, a coisas muito latentes. Tipo… será que a Coca cola dai tem o mesmo gosto da daqui? Me falem, porque se não tiver vou ter que levar um estoque! =P

      Agradeço aqueles que estão contribuindo com relatos e com opiniões!

      Carlos Eduardo Garcia.

      Sei de um caso de um americano que esteve aqui no Brasil, em Brasília, e ficou maravilhado com a Coca-Cola daqui. Quando ele voltou aos EUA ele levou várias caixas de Coca-Cola para mostrar pros amigos dele que a daqui era melhor…

    • #32685
      MVPS
      Participante

      Aqui em Québec eu acho a PC Cola mais gostosa que a coca-cola…

    • #32697
      daniellaab
      Participante

      Nossa, reclamar do francês é muito “sem noção”! Não consigo parar de rir… É sério isso? Reclamam da variante francesa daí? Hahahahaha!!!!

    • #32699
      fabio75
      Participante

      Outros problemas, na minha opinião, ligados à mentalidade das pessoas daqui:
      A sindicalização excessiva e uma certa cultura do ócio existente no Québec, o que na minha opinião resulta nessas estradas, ruas e viadutos em estado lastimável e outros problemas (como alguém sendo solicitado para ser menos produtivo, como citaram aqui, e eu também já ouvi histórias desse tipo)
      Uma certa xenofobia ou medo do desconhecido por parte dos québécois, que dificulta conseguir um emprego se você não tem o seu réseau (pior ainda para os imigrantes com nome árabe)
      A eterna discussão sobre se separar do resto do Canadá (dois referendos não foram suficientes para finalizar esse assunto?)
      Excesso de regionalismo, medo de mudança.

      Logicamente, nada disso faz o Québec pior que o Brasil. Aqui pode-se andar com segurança pelas ruas, os carros param para você atravessar as ruas, a desigualdade social é infinitamente menor, todos têm os mesmos direitos…

      Apenas deixo minha opinião, pois acho que em alguns aspectos o QC poderia ser melhor e mais dinâmico.

    • #32717
      lfantoniosi
      Participante

      olha quanto aos carros eu tenho que discordar, porque eu ja fui quase atropelado duas vezes ao cruzar o sinal de pedestres aberto para mim!.
      Portanto galera, ao atravessar a rua use o bom senso e olhe para os dois lados (se for mao-dupla).

    • #32719
      fflush
      Participante

      Ainda mais se eu tiver dirigindo na regiao cuidado ao andar proximo a Estacao Frontenac :)

    • #33901
      FCelso
      Participante

      Corroborando a colocação do Fabio75,

      A condição ruim das estradas se deve às diferenças brutais de temperatura durante o ano. Mas isso acontece porque o poder público aqui decide por utilizar um asfalto/concreto de menor qualidade e preço, necessitando reparos com maior freqüência. Uma amiga de Sherbrooke me informou que poderia ser utilizada tecnologia que é utilizada nos EUA e em outros lugares do Canadá, mas não o fazem pelo quesito preço.

      A impressão que tenho é de excessivo conservadorismo. Mesmo os quebequenses se mostrando abertos às descobertas (comidas diferentes, lugares diferentes para viajar, etc), são muito conservadores no que diz respeito ao modo de se trabalhar. Geralmente se tem um procedimento pré-determinado para fazer uma tarefa, o qual se aprende formalmente. Utilizam um lista de checagem que deve ser formalmente seguida.

      Percebi recentemente uma propaganda do Mc Donald’s onde a moça come uma comida de origem hispanofônica e fala espanhol. Seria esse uma primeira aproximação para melhorar a aceitabilidade dos hispanofônicos? Talvez. Mas esse exemplo, aliado à grande quantidade de alimentos de origem diferente presente nos supermercados, me faz acreditar que Québec está se preparando bem para integrar os imigrantes que aqui chegam. Se o imigrante decidir restringir suas relações pessoais ao seu idioma, bom… isso não depende do governo. Mas é certo que para melhorar a empregabilidade, francês e inglês são os idiomas necessários.

      Acredito, ainda, que com o aumento do número de imigrantes, a tendência seja transformar a sociedade, deixando ela um pouco mais dinâmica.

      Sobre o tráfego, todo quebequense pára em placa de PARE. Na maioria das vezes param na linha de parada, pois se não parar pode bloquear a linha de ônibus. Sempre param para pedestre. Dobram à direita quando o sinal está vermelho, e tem uma placa que indica essa permissão (com o horário, inclusive). Quando se chega num cruzamento sem semáforo, quem parou primeiro é o primeiro a sair (mas todos param).

      Minhas opiniões são restritas à Cidade do Québec, sendo majoritariamente Ste-Foy/Sillery, Vieux Québec, Baisse-Ville, Haute-Ville, Charlesbourg.

      Abraço,
      Fabrício

    • #34445
      Carlos_Santos
      Participante

      Uma coisa que aprecio menos aqui nas construcoes de maneira geral mas em especial aquela aonde eu moro (como as demais de mesma época, década de 80-90) é a questao de acustica e isolemento de som:

        -Escuto o vizinho de baixo falando no telefone.

        -Quando os estudantes do segundo andar chegam ou saem, eles vao pulando pelas escadas e os meus quadros vibram nas paredes.

      nao uso pregos nas paredes, nem preciso de martelo. Uso sempre parafusos e uma chave de fenda.

      Alias, uma coisa para se adaptar é que a maioria dos parafusos sao do tipo “Allen” (veja em http://www.directindustry.fr/prod/bondhus/cle-allen-a-tete-spherique-type-tournevis-53147-368166.html).

      Alias, umas das minhas frustacoes aqui é nao precisar comprar uma furadeira  :lol:  :lol:  :lol:  nao precisa  :cry:

      Outra coisa para se adaptar é a questao da limpeza de objetos com agua e a forma de limpar sua casa, explico:

        – os apartamentos nao tem nem um tanque de lavar roupa (para limpeza pesada).

        – Assim como nao tem ralo para escoamento de agua nos comodos como cozinha e banheiro.

        Nem pensar em jogar agua para limpar a cozinha, senao vc vai dar um banho no teto do vizinho.

      Sinto nao ter feitos esta colocacoes na época, mas so me lembrei agora.

      Mas também me lembrei de coisas boas que estarei colocando no topico aposto à este aqui.   :wink:

    • #34459
      gustavobk
      Participante

      Carlos, mesmo hoje em dia, não há uma tentativa de renovação das construções com o uso de concreto nos interiores ao invés de madeira? Ou mesmo as construções novas continuam seguindo esse padrão?

    • #34464
      Carlos_Santos
      Participante

      Ja vi varios prédios em construcao, pois pegava o onibus e no seu caminho sempre via as etapas da construcao.

      Nao vi nenhum concreto, a nao ser no exterior e fundacoes.

      O interior sao placas isoladas mas de um material que desconheço.

      Dizem que construcoes novas o nivel de silencio e de isolamento é melhor.  Quando me mudar, se mudar para um destes eu posso falar. Por enquanto é so teoria ….

    • #34467
      Baratinha
      Participante

      Pelo que percebi as construções residenciais e algumas comerciais (barracões) aqui são modulares, ou seja são painéis montados ( o que restringe um pouco o lay out da planta baixa) . Os painéis interiores são feitos em gesso acartonado (duas placas com espaço vazio dentro) (mesmo em areas molhadas, onde são revestidos com azulejo apenas o chão e a parede hidráulica) A parte externa recebe um revestimento em alvenaria (blocos de concreto pré fabricado) e não os blocos cerâmicos aos quais estamos mais habituados no Brasil. Os tijolos são mais destinados a decoração e costumam ser mais caros.
      Existe também muitas construções residenciais com o uso da madeira como elemento estrutural.
      Os prédios destainados à habitação  (pelo que observei por aqui) lançam mão do uso da alvenaria estrutural (são prédinhos de no maximo quatro andares). O concreto aqui é mais reservado para a dita “construção pesada” (pontes, viadutos e barragens e estradas).
      Um ponto negativo que observei foi o mal estado de conservação dos viadutos, que apresentam muitos pontos de armadura exposta.

      Um abraço e sucesso.

    • #34490
      marcelogodois
      Participante

      Os prédios destinados aos idosos são em concreto e são altos. Aliás, são os que mais se assemelham aos do Brasil.   :wink:

    • #34494
      Baratinha
      Participante

      Acredito que nas cidades grandes, como Montreal et Québec estejam lançando mão do concreto para construção residencial , mas aqui em Trois-Rivières esse fenômeno ainda não começou, mas eu espero que comece logo..hehehe.

      Um abraço e sucesso.

Visualizando 77 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.