Novo na comunidade!!!

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Novo na comunidade!!!

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5350
      zerograu
      Participante

      Olá a todos….

      Acabei de me registrar nesta comunidade, amplamente recomendada por tantos blogueiros cujo assunto principal é “imigrar para o Canadá”. De tanto pesquisar sobre o assunto nos blogs acabei parando aqui neste site e aqui estou, disposto a perturbar cada um de vocês sobre a imigração para o Quebéc,  :D . Tanto eu (Luiz) quanto minha esposa (Tizzianne) somos de Belém e atualmente moramos em Porto Velho. Eu sou meteorologista e atualmente trabalho no Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). Minha esposa faz curso técnico de produção de programas de rádio e tv na afiliada da globo daqui de RO e brevemente deve começar a trabalhar na área. Começamos a despertar este interesse em imigrar para o Canadá a um mês atrás, depois de uma reportagem que minha esposa viu na Tv Record sobre os brasileiros que vivem lá. A partir daí começamos a coletar todas as informações possíveis em diversos sites e blogs sobre este assunto. Fizemos o teste e adquirimos a pontuação necessária para entrar tanto pelo processo federal como por Quebec sendo eu o aplicante principal. No entanto, decidimos aplicar por Quebec devido aos custos mais baixos exigidos pelo consulado para imigrar para lá. Não teríamos condições de conseguir o mínimo de CAD$10000 pelo processo federal. Pelo de Quebec, para nós dois e para nosso filho ou filha que está para chegar (ainda não sabemos pois ela está apenas no 3º mês de gestação) sairia de 4 a 6 mil CADs. Ainda não tenho como fazer a aplicação do processo de imigração agora, pois meu nível de francês é péssimo, quase zero se não fossem as aulas lá do segundo ano do ensino médio num colégio estadual lá de Belém. Vou começar a estudar no início do ano que vem num Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) que tem aqui na Federal de Rondônia (UNIR). O bom que, segundo eles, o curso deles é como o do Alliance Francaise, é reconhecido e recomendado pelo consulado para quem deseja imigrar para lá….e acredito ser bem mais barato que o do Alliance, segundo vi alguns relatos em alguns blogs. Tão cobrando 100 conto por mês um curso básico, 2 vezes na semana, 2 horas de aula. Acredito que em um ano eu consiga ter fluência suficiente para a entrevista no consulado. A minha esposa precisaria ter também esta fluência, mas como ela está gestante e em breve com nenem no colo, ela precisaria de repouso por conta do resguardo entre outras coisas. Vamos fazer tipo eu vou na aula, aprendo e chego em casa e ensino pra ela. Assim a gente aprende juntos e eu posso revisar a aula em casa…..e não pago mais uma mensalidade, rsrs. Bom….pretendo fazer a aplicação no começo de 2009. Até lá pretendo juntar verba suficiente para pagar todas as taxas necessárias para nós 3 e ter um bom conhecimento de francês na hora da entrevista. A necessidade de imigrar não partiu só do que a maioria sempre fala, como a impunidade que há no nosso país, a desigualdade social, a falta de oportunidade, etc, etc, etc. O principal é o meu vínculo empregatício com o órgão onde trabalho, pois apesar de ser servidor público, sou contratado temporariamente e ele vençe em julho de 2010. Não sei se consigo ter essa “sorte” (pra não dizer outra coisa) de passar num concurso público novamente após o término do meu contrato, principalmente para trabalhar na minha área, que tem um campo extremamente restrito não só aqui, mas em todo o país. Pretendo, até o fim do meu contrato, estar com o vistos em mãos e buscar uma oportunidade lá no Quebec. Sei que meteorologista lá é bastante valorizado e Montreal é a cidade do cinema no Canadá, ótimo para minha esposa que está entrando neste ramo de produções independentes, ou até pra trabalhar num programa de rádio ou tv, quem sabe…..bom, minha meta é esta. Sei que escrevi pra caramba e sou meio assim mesmo, rsrsrs. Me desculpem por isto. Espero, de verdade, contar com a contribuição de vocês em tudo. Relatarei toda esta saga também no meu site. Espero encontrar com vocês todos (quem está lá e quem pretende ir) num bar em Montreal assistindo um jogo do Brasil na copa da África e tomando muita gelada no verão canadense!!!

    • #23081
      55021
      Participante

      Olá Luiz!
      Bem vindos ao CBQ
      Espero tbm poder encontrar muitos amigos da comunidade em Montréal para realizarmos uma festa “a la Brasil”!
      Seu cronograma está bem interessante e bem tranquilo, acredito que precisam se preocupar apenas com um fator a mais! seu nenem que chegará logo, após o nascimento, os entrevistadores se preocuparão principalmente com a fluência no idioma da mãe, pois ela quem terá que cuidar da criança e caso necessário, ela quem terá que pedir ajuda no caso de emergência. Sendo assim, na entrevista, ela vai precisar estar mais segura que vc. Seria interessante vcs assegurarem esta necessidade, não apenas para a emigração da sua familia. Mas por realmente ser uma preocupação a se considerar.
      Espero ter ajudado.
      Grande abraço, boa emigração e boa parternidade!  :lol:

    • #23083
      Carlosed
      Participante

      Luiz,

      Seja bemvindo! Aqui vc irá encontrar muita informação se consultar os posts antigos e muita gente disposta a ajudar na dúvidas que com certeza virão ao longo do processo. Minha esposa está gravida também, mas é agora para janeiro e acabamos de mandar a documentação. Tomamos conhecimento do processo de imigração a 1 ano e meio mais ou menos, mas só agora, depois de umas boas horas de aula de Francês que resolvemos colocar o projeto para andar mesmo.
      Vi que já andou pesquisando sobre mercado de trabalho. Isso é muito bom… Agora é fazer a matricula ai em um bom curso de Francês e “bonne chance!”
      Não sei se vou para Montreal, mas com certeza pretendo torcer pelo Brasil na copa de 2010 em algum buteco do Canadá também!

      Até mais!
      Carlos Eduardo.

    • #23087
      zerograu
      Participante

      Olá pessoal…

      Valeu pelas boas vindas….realmente vejo que aqui há gente de bom coração, disposta a ajudar a gente nessa missão que não é nada fácil. Espero também fazer ótimas amizades por aqui e no que tiver ao meu alcançe também ajudarei…..é por isso que este fórum é o que é!!! Como se diz na minha terra, muito pai d’égua!!!

      Carlos, tá bem pertinho de vir pra esse mundão o seu, hein? O meu nenem deve nascer agora pra abril ou maio. Ainda tá no começo, mas tô curtindo bastante esta fase…..imagina quando nascer, rsrsrs….

      Saulo, esta tua análise da nossa situação foi sim bastante valiosa pra gente. Como falei, não tenho como colocar a Tizzi no curso devido a gravidez dela….eu tô sendo um marido muito chato, não deixando ela fazer nada, rsrsrs….O meu curso deve começar em fevereiro segundo o NEC. Nesse período a Tizzi deve ir pra Belém pra ter o bb lá, já que a família toda está lá e haverá muita gente para ajudar no resguardo dela. O que eu posso fazer no momento é estudar bastante para depois ir ensinando ela aos poucos. Assim que ela estiver melhor eu a matriculo no curso, já pra começar no segundo semestre de 2008. Até lá ela já estará melhor. Mesmo assim, mesmo antes de começar o curso, ando estudando o francês em casa num curso que achei num blog e agora tô compartilhando pra vocês. Muito bom este curso. Vem com audio e texto pra acompanhar a conversação. Está em espanhol, mas tá bem fácil de entender e é bastante didático. Já te deixa já pronto pra iniciar o ensino intermediário de francês. Peguei neste site: http://newtoncguimaraes.multiply.com/journal/item/1731
      OBS: Peguei o segundo curso.

      Valeu povo!!!

    • #23093
      fabiopolonio
      Participante

      Luiz e Tizzi!!  

      Sejam bem vindo ao CBQ!!

      Que Deus ilumine toda sua familia  nesta caminhada a uma nova vida!!

      Encontrei aqui ao longo do processo muitos amigos, principalmente nas
      horas difíceis, e quando precisei de apoio, todos estavam presentes.

      Um grande Abraço.!!    :up:

      Fábio, Juli, Lucas, Luan, Julia

      http://www.fabioejuli.blogspot.com

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.