Novo Escritório de Imigração para o Québec em São Paulo

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Novo Escritório de Imigração para o Québec em São Paulo

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5013
      Butox
      Participante

      Caros

      Faço parte do grupo de e-mails do yahoo “Canada Immigration” e um dos membros acabou de postar a notícia que foi confirmada a abertura de um novo Escritório de Imigração para o Québec em São Paulo no fim deste ano.

      Desde já agradeço ao Alex (do grupo Canada Immigration), pelo envio da notícia.

      “A informação consta do Comunicado de Imprensa abaixo, divulgado pelo Governo do Québec. A ministra das Relações Internacionais e da Francofonia do Québec, Mme Monique Gagnon-Tremblay, vem ao Brasil de 24 de agosto a 3 de setembro para tratar de vários assuntos bilaterais Província do Québec – Brasil, dentre eles a imigração e mais precisamente a abertura do novo escritório em São Paulo (leia o segundo parágrafo). “

      http://communiques. gouv.qc.ca/ gouvqc/communiqu es/GPQF/Juillet2 007/23/c8630. html

      MISSION DE LA MINISTRE DES RELATIONS INTERNATIONALES AU BRÉSIL

      QUÉBEC, le 23 juillet /CNW Telbec/ – La ministre des Relations internationales et ministre responsable de la Francophonie, Mme Monique Gagnon-Tremblay, dirigera une mission au Brésil du 24 août au 3 septembre 2007, dans les villes de Sao Paulo, Brasilia et Rio de Janeiro. La ministre sera accompagnée d’une quinzaine de personnes représentant les secteurs du commerce, de l’éducation, de l’immigration, de la science, de la technologie
      et de l’innovation ainsi que de l’économie sociale.

      «Les rencontres viseront à renforcer nos liens politiques et à appuyer les démarches des personnes qui m’accompagneront dans ce pays considéré prioritaire dans la Politique internationale du Québec», a mentionné la ministre des Relations internationales. «Tel que le prévoit cette politique et compte tenu de l’émergence de l’économie du Brésil, a-t-elle poursuivi, un Bureau du Québec sera ouvert d’ici la fin de l’année 2007 à Sao Paulo. Cette
      nouvelle représentation du Québec offrira des services principalement dans les
      secteurs de l’économie, des relations institutionnelles et de l’immigration.»

      La délégation se rendra d’abord dans l’État de Sao Paulo. Outre des rencontres avec des autorités politiques de l’État, la ministre accompagnera des membres de la mission dans des visites institutionnelles, industrielles et commerciales. À Brasilia, des rencontres sont prévues avec les autorités du gouvernement fédéral brésilien alors qu’à Rio de Janeiro des discussions avec les autorités de l’État permettront de venir appuyer les efforts de nos
      institutions et de nos gens d’affaires pour développer de nouveaux liens dans des secteurs clefs pour le Québec.

      Outre les relations déjà établies au fil des ans avec les États de Sao Paulo et de Rio de Janeiro, le Québec entretient des relations avec les États de Minas Gerais et du Parana. Elles couvrent plusieurs secteurs : l’éducation, la culture, la santé, la science et la technologie, l’économie sociale, l’agroalimentaire. Elles s’appuient sur nos relations avec de nombreuses institutions, des experts, des régions et des villes brésiliennes.

      Près de 2000 personnes au Québec sont d’origine brésilienne. Le gouvernement du Québec souhaite intensifier ses efforts afin qu’un plus grand nombre de Brésiliens choisissent de s’établir au Québec.

      Le Brésil est le premier partenaire commercial du Québec en Amérique du Sud. Au cours des cinq dernières années, les exportations québécoises ont augmenté mais elles demeurent en deçà des possibilités qu’offre ce vaste marché de plus de 180 millions d’habitants. Pour l’année 2006, elles se sont situées à 348 M$ CA, une augmentation de 58% par rapport à l’année précédente. Plusieurs secteurs industriels se révèlent prioritaires, notamment les technologies de l’information, les télécommunications, l’aéronautique, les
      équipements miniers, l’énergie et la foresterie.

      <>

    • #18948
      EduFeroz
      Participante

      Só espero que isso agilize o tempo dos nossos processos na 1a. Fase … Principalmente para ganhar tempo para a parte Federal, que aí neste caso, acho que não depende do Escritório de Imigração …

      Vamos esperar para ver.

    • #18956
      otto
      Participante

      Espero que os processos não andem mais rápido, mas que cooorram mesmo…

    • #19614
      Anonymous
      Participante

      Senhores,

      Recebi um email falando sobre a visita do pessoal do processo de imigração de Quebec em São Paulo ainda esse mes. Por isso mandei um email perguntando sobre a abertura do Escritório em São Paulo pois vou enviar meu dossie de imigração ainda essa semana e recebi a seguinte resposta.

      “Bonjour Jean

      No início de 2008, o Escritório de Imigração do Quebec (BIQ) em Buenos Aires transferirá suas atividades para o Brasil, para a nova representação do Quebec em São Paulo. Até a abertura do novo BIQ, os pedidos oficiais de imigração e pedidos de informações deverão ser sempre endereçados ao escritório de Buenos Aires

      Atenciosamente

      Escritório de Quebec na Argentina
      Edifício Laminar Plaza
      Ing. Butty 240  3 Andar
      (C1001AFB) Buenos Aires
      Telefone: (54 11) 4343-2033
      Fax: (54 11) 4343-2122
      E-mail: qc.bresil@mri.gouv.qc.ca
      Site web: http://www.imigracao-quebec.ca
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca

      Je vous embrasse

      Jean

    • #19620
      Craisse
      Participante

      Ótima notícia!
      Embora essa história já estivesse rolando à algum tempo, agora eles confirmam e ainda dão uma data pra isso acontecer!
      Fica assim a esperança de uma acelerada na primeira etapa do processo!

      Craisse!

    • #19628
      Diogo
      Participante

      Eu sinceramente não sei se isso vai acelerar em muito os processos na primeira fase, já que eles normalmente observam a quantidade de horas de francês dos candidatos, revisam a papelada e marcam pra um tempo depois (se bem qeu temos lido relatos de convocações relâmpago mesmo de BA)….

      o que mais me agrada nisso tudo, é que o Quebec tá dando uma atenção especial ao Brasil, estão gostando da adaptação dos Brazucas lá, e isso pode se refletir também na sociedade quebecois, facilitando pra quem chega lá…

      “Les rencontres viseront à renforcer nos liens politiques et à appuyer les démarches des personnes qui m’accompagneront dans ce pays considéré prioritaire dans la Politique internationale du Québec”

      Esta frase da ministra me agradou muito…

      bonne chance à tous… Quebec, nous allons y
      db

    • #19639
      Carlos_Santos
      Participante

      isso é uma otima noticia e irei espalha-lha nos foruns de sempre!   :wink:

    • #19643
      AleBHZ
      Participante

      Tomara que esta mudança agilize os processos…
      Isso realmente demonstra uma atenção deles em relação ao Brasil. Acho esta notícia muito boa.
      Na pior das hipóteses, pelo menos o sedex para abertura do processo vai sair mais barato… rsrsrs

      Abraços,

      Alê

    • #19727
      lfantoniosi
      Participante

      Já tem uma noticia oficial no site do BIQ:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/buenos-aires/actualite3.html#hautdepage

      Actualité
      Poursuite des activités du Bureau d’immigration du Québec à Buenos Aires

      Au début de 2008, le Bureau d’immigration du Québec (BIQ) à Buenos Aires transférera ses activités au Brésil, dans la nouvelle représentation du Québec à São Paulo. D’ici l’ouverture du nouveau BIQ, les demandes officielles d’immigration et les demandes de renseignements doivent toujours être adressées au bureau de Buenos Aires.

      L’Amérique latine du Sud constitue un potentiel de recrutement très intéressant. C’est pourquoi le Québec compte intensifier ses efforts de promotion et de recrutement au Brésil, tout en maintenant une présence active dans les pays hispanophones environnants. Les personnes recherchées, à titre de travailleurs qualifiés, correspondent toujours au profil suivant : elles connaissent le français ou sont disposées à l’apprendre, elles sont âgées de 18 à 35 ans et sont diplômées de secteurs professionnels, techniques ou universitaires.

      Pelo comunicado, todos os paises que enviavam dossiers para a Argentina farão agora para o Brasil. Acho que vai facilitar as rodadas de entrevistas pelo Brasil afora, mas a velocidade não sei se terá alteração. Aliás, nos ultimos meses eles tem sido bastante eficientes.

      Felipe

    • #19737
      luciojunior
      Participante

      Pessoal,
      Esta semana foi bem discutido nos jornais escritos e televisoes aqui em Montréal a questao da imigraçao.
      Há um movimento popular que foi levantado para discutir a questao da imigraçao no Quebec. Foram eleitos dois intelectuais reconhecidos pela sociedade para fazer um grande referendo popular e, após feito, discutir e pressionar o governo federal e o da província do Quebec sobre mudanças no processo.
      Algumas coisas, mesmo antes do estudo terminar, já ficaram claras. (assisti à entrevista coletiva na tv de várias horas com os 2 intelectuais e ontem conversei de “verdade” com minha professora de francês (ela é quebecois) sobre isto).
      A primeira delas é que é um mito que o Quebecois é um povo totalmente sem pré-conceito e aceita deliberadamente os imigrantes. Isto nao é verdade! Eles sao políticos e “dizem” que gostam porque precisam e foram educados pra isso, mas ontem depois de uma longa conversa com minha professora (que há mais de 20 anos lida com imigrantes e parecia que os amava) ela deixou claro que certos grupos nao descem nas “guelas” dos Quebecois. Há, inclusive, algumas propostas pra já. Uma delas é que se interrompa toda imigraçao durante 1 ano para avaliar tudo isso e, após este período, voltar dentro das novas diretrizes.
      Gostaria que todos tivessem muito cuidado na interpretaçao do que estou escrevendo. É muito sério e qualquer pequeno desvio de interpretaçao pode fazer um estrago muito grande. O que está ocorrendo é apenas uma mobilizaçao popular por enquanto. NAO HÁ NADA DE OFICIAL.
      Mas voltando ao assunto precisamos entender o que o Quebecois chama de imigrante….eles classificam em pelo menos 3 grupos. 1. os refugiados. pessoas, geralmente, mais desqualificadas profissionalmente e que permanecem com um vício de viver as custas do governo através das ajudas sociais. 2.Imigrantes permantes que nao se integram a sociedade. geralmente, nao fazem questao de aprender frances, vivem em guetos e nao fazem nenhuma força para se integrar. 3. imigrantes permanentes que fazem força para se integrar, aprender a lingua e nao vivem em guetos.
      Os quebecois têm pouca paciência com o grupo número 1, que sao geralmente africanos, haitianos…refugiados em geral, mas eles estao MUITO incomodados mesmo é com o grupo número 2, que incluem Judeus, Árabes e asiáticos em geral….Como falei, minha professora, depois de muitos dias de convivencia nunca havia dito nada, mas ontem soltou “os cachorros” e me disse que PARA ELA os judeus e árabes sao o grande problema de Montréal atualmente e, se nao parar agora a tendência é só piorar. E pelo que já conversei com alguns Quebecois que tenho intimade pra isso, nao é só ela que pensa isso nao, alors nao é sem motivo que foi levantado um movimento popular pra fazer este referendo.
      Mas e porque eu estou dizendo isto aqui?
      É justamente pra falar onde entra o Brasil nesta história. O Quebecois acha que a imigraçao dos árabes nao deu certo. Eles, apesar de já chegarem falando francês, nao se integram nem que a “vaca tussa”. Os judeus sao ainda pior, porque além de nao se integrarem nao falam francês, só inglês.
      E o Canadá precisa bater sua meta de popular o país com 50.000 novos imigrantes por ano. E de onde virao os novos imigrantes? Isto mesmo, do grupo número 3. Como eu estava falando, o quebecois nao chama o grupo número 3 de imigrante…uma quebecois ontem me falou: “você nao é imigrante, você é quebecois agora. estuda, vive, tem amigos aqui. imigrantes sao os que nao conseguem se integrar”.
      E o Brasil é uma das maiores esperanças de agora para o Canadá. Somos um país grande, com uma populaçao gigante e repleto de jovens “talentos” que querem viver uma vida com mais perpectivas, tranquilidade e paz. Voilá! É por isso que o Brasil será tratado de agora pra frente ainda com mais carinho, mas nao esqueçam que muitos coisas provavelmente irao mudar neste processo e o Brasil nao é o único país que está recebendo esta atençao. A França também está (vocês nao imaginam a quantidade de imigrantes franceses que têm aqui) e o leste europeu também.
      Ficou meio grande, mas acho que é isto.
      Abs!
      Lúcio
      P.S. ESTA É UMA OBSERVAÇAO PARTICULAR DE CONVERSAS COM QUEBECOIS, LER JORNAIS LOCAIS, ASSISTIR TV EM MONTRÉAL, ETC…NAO É NADA OFICIAL E NAO QUER DIZER QUE NADA DO QUE FALEI IRÁ ACONTECER. PODE SER QUE SIM, PODE SER QUE NAO….O QUE QUERO DEIXAR CLARO É QUE HÁ UMA MOVIMENTAÇAO HOJE EM DIA. ONDE ELA IRÁ CHEGAR, SÓ DEUS SABE!

    • #19738
      Carlos_Santos
      Participante

      Lucio,

      excelente contribuição a sua!

      Entendo sua preocupação em colocar que é sua opinião e nada oficial, mas é visivel esta atitude de sua professora, coloque-se no lugar dela?  8O   8O  8O

      Eu também pensaria da mesma forma!

      Bom…. bom saber que vc ja é quebecois  :D

      abraços

    • #19739
      luciojunior
      Participante

      Isso mesmo Carlos,
      Consigo me colocar no lugar dela e de todos os quebecois perfeitamente.
      Acho que eles estao muito certos de repensarem esse processo e estabelecerem novas regras.
      Afinal, esta é a casa deles e quem vem é que tem que se adaptar e nao o contrário.
      Abs,
      Lúcio

    • #19740
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Também concordo com o texto do Lucio, e também concordo que a grande maioria dos árabes nao se integram… tive um colega do francês que TODOS os dias ficava reclamando de ter que aprender o francês… aliás ele reclamava de tudo, dos temas das discussoes, das aulas etc etc…todas as professoras já conheciam o seu jeito e mais para o final do curso elas sempre jogavam umas indiretas para ele e com razao…

      Abraços,[/align]

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.