Novembro ’09 ensolarado!

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Novembro ’09 ensolarado!

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6293
      FCelso
      Participante

      Boas pessoal,

      Segundo o sítio Météomédia, o mês de novembro/09 está com a média de irradiação solar maior do que a média regular, sendo 55% a taxa atual, contra 30% da taxa média regular (em Montréal).
      É um bom auxílio para os quebequenses (e imigrantes brazucas :mrgreen: ) se energizarem, produzirem vitamina D e se prepararem para o inverno.

      Aqui o vídeo para praticar o francês quebequense:

      http://www.meteomedia.com/news/storm_watch_stories3&stormfile=soleil_novembre_20_02_2009?ref=ccbox_weather_bottom_title

    • #27673

      Pois é, esse novembro está bizarro! Todos na expectativa de uma nevezinha! Espero que até o natal cai uma nevezinha!

      O pessoal do Meteomédia disse também que este inverno vai ser atípico, com mais dias ensolarados e menos frio, coisa que nao acontecia desde 1968. Bom para a gente! :D

      Falando em vitamina D aqui um artigo bacana sobre os benefícios da mesma:

      http://inspetra.wordpress.com/2009/08/20/a-poderosa-vitamina-d/

      Eu já tomo 2400 UI diariamente. Desde que cheguei aqui no Canada nao gripei uma única vez! :idea:

      Abraços e sucesso a todos!

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #26078
      Gus_23
      Participante

      Fala gente!!

      Cada vez mais vai acontecer essas coisas! Estações atípicas, muito quentes ou muito frias. Um dos grandes efeitos observados atualmente em decorrência do aquecimento global é a mudança (ou a falta) de padrões climáticos sazonais. O inverno passado foi frio demais, esse vai ser insolarado demais, talvez o próximo repita a taxa de insolação e depois vem um congelante denovo…

      No Brasil estamos vendo isso a alguns anos, mas com relação ao índice pluviométrico. Estamos tendo anos com pouquíssima chuva e anos com chuvas demais! Em algumas regiões choveu em 2 meses o que era pra chover na estação inteira, que é de 6 meses.
      Vcs lembram a alguns anos que os reservatórios das hidroelétricas estavam em nível crítico? Pois é, agora inverteu. Estão quase todas com mais de 90%… E não foi por causa da crise mundial não..

      Bom, é isso..

      AAhh, não sei quanto a vitamina D em cápsulas, mas quanto a vitamina D natural, o sol é necessário para transformação do precursor digerido para a vitamina D própriamente dita… Não sei se a vitamina D pronta é absorvida pelo intestino, mas fiquei curioso!

      Inté!

    • #29868
      FCelso
      Participante

      É preferível metabolizar a vitamina D a partir da irradiação solar. Entretanto, na falta desse, melhor usar alimentação rica na vitamina ou suplementos (nessa ordem). O que não pode é ficar sem!

      Mais infos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_D

      Gus23, em relação aos fenômenos climáticos, não se pode afirmar muita coisa, pois o intervalo de tempo que se tem dados confiáveis medidos é muito menor que a história do planeta. Acredito que as informações que nos estão sendo bombardeadas são simplesmente meras especulações. Não tenho visto nenhuma publicação científica séria a respeito desse assunto. Ah, para ter como padrão, Scientific American não é séria,é puro sensacionalismo.

    • #29863
      Gus_23
      Participante

      FCelso, sobre o efeito estufa.

      Então, sou biólogo, sei ler um artigo e reconhecer uma boa revista. Outro dia medi a concentração atmosférica de CO2 em PPM pra uma colega que trabalha com análise de taxa de fotosíntese em plantas C3 de cerrado. O aumento anual é impressionante. Temos no Brasil dados precisos dessas concentrações em diversos locais nos últimos 30 anos. No exterior os dados são bem mais antigos. Esse tipo de dado é publicado as dezenas em revistas de ecofisiologia vegetal. Para qualquer medição de fotosíntese, tem que se ter conhecimento da variação anual e espacial da concentração de CO2 no seu transecto. Daí a existência de dados tão completos.

      Quanto ao que eu disse sobre o clima, é claro que é ímpossível afirmar categoricamente que o que estamos passando não é um ciclo natural. Pode ser um fato que ocorre a cada 10 milhoes de anos, mas em primeiro lugar, a ciência é baseada em teorias. Umas poucas viram regras e menos ainda viram leis (desculpa o óbvio, sei q vc é da área). Mas o bombardiamento de informações sensacionalistas não é a toa. A pesquisa sobre o efeito estufa, que inclusive ganhou o premio Nobel, foi realisada ainda no começo dos anos 80, época em que ainda era muito dificil ver qualquer tipo de diferença. Hoje existem dados suficientes para corroborar a idéia inicial apresentada e a teoria cresceu de forma bem complexa e preveu acontecimentos como os do deserto australiano no meio desse ano e a abertura no oceano artico para o atlântico norte. Porém, realmente muitos fatos que passam na Globo, Veja ou até a citada Scientific America (que nada mais é que uma Superinteressante chique) são eventos cíclicos que por sensacionalismo dos repórteres acabam sendo associados ao efeito estufa.

      Logo, uma associação que torna mais simples o que eu quis dizer no outro Post, se vc considerar por exemplo periodos climáticos de 5 anos no Brasil, verá que a diferença na quantidade de chuva entre os últimos 10 períodos (50 anos) foi estatísticamente não significativo, porém a distribuição dessas chuvas entre os períodos é significativamente diferente. Claro que se vc considerar um periodo climático com 50 anos seu “n” vai ser insuficiente.

      Não precisa acreditar no que ninguém fala sobre isso, na verdade nenhum de nós vai estar vivo quando isso for irrefutável, mas dados para embasar o que eu falei existe.

    • #29346
      Gus_23
      Participante

      Sobre Vitamina D

      A reserva de vitamina D nos vertebrados é pequena e ela é produzida na pele do nosso corpo a partir de uma reação fotoquímica (fração UV da luz) tendo como substrato o colesterol. A vitamina D propriamente dita é inerte no organismo até ser transformada pelo fígado e rim em um hormônio, responsável entre outros pela regulação da absorção de calcio pelo intestino e na regulação do depósito de cálcio nos ossos. O cálcio por sua vez é extremamente importante nas sinapses entre neurônios, contração muscular, regulação dos movimentos do coração e resistência de ossos e etc.

      Via metabólica
      Colesterol -> UV -> Vitamina D -> Reações enzimáticas no Fígado e Rim -> Hormônio ativo

      Se vc ingerir diretamente a vitamina D vc elimina a dependência da irradiação solar para sua formação.

      Quanto a questão que eu tinha dúvida, a vitamina D é absorvida pelo intestino normalmente e, como disse FCelso, pode ser adquirida por meio de uma dieta rica nessa vitamina ou por suplemento. Plagiando novamente, o importante é não ficar sem.
      fontes: Lehninger e Eckert

      peço desculpas por polemizar e espero ter acrescentado algo de útil ao assunto (pelo menos aos mais curiosos)..

    • #29341
      petula
      Participante

      eu sempre ouvi falar disso e não achava que seria uma realidade. vou ter que me cuidar! principalmente porque sou morena e sei que as peles mais escuras precisam de mais sol… espero que a falta de sol só traga essa preocupação. tenho amigos na europa que comentam o quanto ficam deprimidos no inverno, por ver o céu escuro às 16, 17 horas.

    • #29327
      FCelso
      Participante

      Gus23,

      O mais importante nesse caso todo de aquecimento global é diminuir os desperdícios e aperfeiçoar a forma como utilizamos os recusos naturais, passando para um modo de vida mais eficiente. Os dados coletados por cientistas devem ser tratados estatisticamente para terem real validação, e esse tipo de tratamento não é possível ao longo de todo tempo de história do planeta. Nada contra fazerem alarde sobre a poluição e o descaso com o meio-ambiente, mas há de se tomar os devidos cuidados para não tendenciar o público leigo.
      A precisão das medições atuais, aliada às novas técnicas analíticas e seu avanço, propicia um monitoramento mais completo dos contaminante que estão sendo lançados na atmosfera, e isso é um excelente começo!
      Agora há de convencer o povo a usar menos eletricidade, usar menos combustível fóssil, separar o lixo em casa, não jogar lixo no chão, optar por produtos naturais e eficientes desde sua concepção. Quando chegares no Québec, perceberás que mesmo nos países ditos desenvolvidos, o cidadão médio está longe do ideal de eficiência. Algumas constatações: dificilmente sabem onde vai parar o lixo depois da lixeira, os carros usam gasolina e têm elevadíssimo consumo, utilizam o carro para ir na padaria da esquina, crianças (e adultos) lá também jogam o lixo no chão, compram de tudo o que é bugiganga eletrônica e antes mesmo do produto perder a função, compram outro (consumismo igual ou até maior do que nos EUA).
      Pelo que conversei com o pessoal de lá (pessoas de mais idade, acima de 50 anos), a importância ambiental apareceu não fazem nem 5 anos.

    • #29325
      FCelso
      Participante

      Petula,
      Sugiro prestares especial atenção ao risco de depressão, especialmente porque no inverno a tendência é evitar os lugares abertos, mesmo podendo realizar caminhada de raquetes, esqui, patinação e outros esportes de inverno, para quem não está ambientado, fica complicado!

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.