Novas exigências a partir de Janeiro / 2007!

Home Fórum Ainda no Brasil Documentos Novas exigências a partir de Janeiro / 2007!

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4539
      Melissa
      Participante

      Pessoal;

      Visitando ontem o site http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/dcs-travailleur-ba.pdf , na parte de anexos a serem enviados junto à documentação, encontrei isso:

      8. COMPÉTENCES EN FRANÇAIS ET EN ANGLAIS

      �� Afin d’évaluer vos connaissances linguistiques en français, dans le cas où le français ou

      l’anglais ne sont pas l’une de vos langues maternelles, joindre à votre demande les preuves

      documentaires attestant vos compétences en français ou en anglais pour vous et, s’il y a lieu,

      celles de votre conjoint.

      �� Pour démontrer vos connaissances linguistiques en français, vous pouvez notamment, à partir

      de janvier 2007, présenter au ministère le résultat d’un test d’évaluation du français adapté aux

      besoins du Québec, délivré par l’un des deux organismes reconnus par le MICC, soit :

      – le Test d’évaluation du français adapté pour le Québec (TEFAQ) de la Chambre de

      commerce et d’industrie de Paris (CCIP);

      – le Test de connaissance du français pour le Québec (TCFQ) du Centre international

      d’études pédagogiques (CIEP).

      �� Pour démontrer vos connaissances linguistiques en anglais, veuillez joindre à votre demande

      les preuves documentaires nécessaires et, s’il y a lieu, celles de votre époux ou conjoint de

      fait. Il peut s’agir du résultat d’un test d’évaluation reconnu, par exemple, les Tests IELTS,

      TOEFL, TOEIC et Cambridge. Vous pouvez également joindre à votre demande un document

      démontrant que vous avez travaillé en français ou en anglais.

      Ou seja, parece que agora teremos que fazer um destes testes para “provar” os conhecimentos em francês/inglês.

      É um dos anexos a serem enviados na documentação a partir de janeiro de 2007.

      Alguém sabe algo sobre isso? Onde são feitos e como são feitos estes testes?

    • #12899
      Fabiocb
      Participante

      Olá Melissa,

      Nossa mais mudanças, mas agora eu ja envieu meus documentos, acho que isso será valido para os canditatos que enviarem os documentos depois de Janeiro, e provavelmente para diminuir o numero de entrevistas, antigamente era assim, só que eles aceitavam qualquer comprovante de cursos de idioma.

      Muito obrigado pela contribuição, ela é muito importante.

      Abraços

      Fábio

    • #12900
      Melissa
      Participante

      Pois é, Fábio…
      Se for pra diminuírem as entrevistas, eu até concordo…
      Mas não parece. No link que eu postei, ainda se fala em levar os originais no momento da entrevista.
      Ou seja, mais um gasto…  :cry:
      Pesquisando por alto no google, vi uma Aliança Francesa de Melbourne que faz o teste. E não é barato não… Me parece que $150…
      Parece que é um teste de nivelamento apenas.
      Se alguém conhece ou já ouviu falar, sabe como são feitos e onde, gostaria que compartilhassem conosco estas informações.
      Abraços

    • #12902
      Erasmo
      Participante

      Olá Melissa,
      Acho que eles abriram esta possibilidade também, mas seria interessante entrar em contato com o Escritório de Buenos Aires e sanar suas dúvidas. Pesquisei sobre os testes citados e as respectivas instituições e encontrei os seguintes links:

      :: Chambre de commerce et d’industrie de Paris (CCIP) ::
      :: Recherche sur ccip.fr ::
      :: Lancement du TEFaQ ::

      :: Centre international d’études pédagogiques (CIEP) ::
      :: TCF – Test de connaissance du français ::
      :: TCF pour le Québec ::

      Abraços!

    • #12905
      eduardomoraes
      Participante

      Eu acho que este teste de francês não é uma exigência… é uma alternativa, pois eles dizem “vous pouvez”… você pode, e não você deve.

    • #12907
      Melissa
      Participante

      Hehehe, Eduardo, faz sentido…
      O melhor é entrar em contato e sanar esta dúvida.
      O problema é que eles não expõem isso como uma alternativa… Será que ainda vale o velho e bom atestado de curso de francês?
      Erasmo, ótimos links. Dei uma pesquisada e, em Belo Horizonte, pode-se fazer a inscrição em:

      Alliance française

      R.Tomé de Souza 1418 Savassi
      30140-131  Belo Horizonte, MG  
      Téléphone : 55 91 32 91 51 87 – Télécopie : 55 91 32 92 68 18
      Courriel : alifra20003@yahoo.com.br
      (Parece que o telefone está incorreto)

      Outras capitais: http://www2.ciep.fr/tcf/Centres/Liste.aspx

      O TCF vale por 2 anos e, em caso de nota baixa e a pessoa querer fazer novamente, tem que aguardar pelo menos 2 meses para repetir o teste. Serve para nivelamento mesmo, e é analisado juntamente aos outros documentos e perfil do candidato. Não te aprova/reprova.
      Ainda não sei o preço.
      No link que o Erasmo passou, tem até material pra estudo, e detalhes de como é o teste. Ótimo!
      Quem já tiver feito, ou souber de alguém que fez, conta pra gente!

      Abraços :)

    • #12913
      Erasmo
      Participante

      Puxa Melissa, que legal!
      Confesso que não li tuuuuudo nos links, mas fico satisfeito em poder ajudar :)
      É muito gratificante quando iluminamos o caminho de quem vem… :wink:

      Grande abraço e boa sorte!

    • #12915
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Erasmo,

      Muito boa a pesquisa:clap:

      Olá a todos,

      Acho que quem está no processo deve enviar um e-mail à Buenos Aires para sanar esta dúvida… não me prontifico à enviar o e-mail pois da última vez que enviei um e-mail para eles para perguntar sobre as mudanças no processo, eles foram ríspidos em dizer que só passam informações para quem está no processo, acho estranho pois a maioria das pessoas que tem dúvida aidna não estão no processo, mas vai entender né  :x  

      Abraços,[/align]

    • #12923
      Melissa
      Participante

      Aproveitando o gancho de exigências:
      Achei este arquivo, muito bom e detalhado, sobre os procédures d’Immigration 2007. Vale a pena ver, foi atualizado em 19 de janeiro deste ano.

      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf

    • #12930
      Erasmo
      Participante

      Eu olhei meio que superficialmente este documento. Nele, já consta, além dos testes e instituições citados, uma tabela de pontuação já considerando os testes e, para o inglês, entre outros o IELTS…

      Como a Adriana bem disse, quem está no processo, mande um e-mail para Buenos Aires…acho que estas modificações são (serão) de extrema importância a todos os candidatos… 8O

      Abraços!

    • #12939
      Melissa
      Participante

      Pronto, gente, acho que podemos ficar calminhos:
      Segundo o Guide des Procédures d’Immigration 2007, na página 35, os testes não são NECESSÁRIOS.
      São uma alternativa para demonstrar os conhecimentos linguísticos.
      Já enviei uma mensagem para o grupo no Yahoo.
      O arquivo é muito bom e eu recomendo a todos que leiam.
      Mais detalhado impossível, tem TODOS os quesitos super esmiuçados.
      Que bom!  :roll:
      Abraços!

    • #12946
      Daniele
      Participante

      Olá pessoal…. mais uma para ficarem tranquilos! vejam a resposta que recebi de B.A.

      As declarações referentes aos seus conhecimentos de francês e inglês bem como o comprovante de matrícula são suficientes.

      Abraços, Daniele.

    • #12949
      wesleydemelo
      Participante

      Pessoal,
      Em relação ao TCF, estarei fazendo no dia 24 de fevereiro em Curitiba e o preço que paguei foi de 110 euros. Estarei fazendo como exigencia do M. Cousineau e terei que atingir o nível 3. O Teste Classifica numa escala (nível de 1 a 6). Essa foi uma exigência específica para o meu caso, que fiquei na famosa “recuperação” na entrevista. Para mim, não foi aceito a declaração da AF atestando o nivel exigido de 250 horas, mas parece para algumas pessoas que estavam na mesma situação, a declaração foi aceita. Descobri depois que eles ligaram e perguntaram como foi feito a avaliação, e conforme a resposta da coordenadora, eles podem não aceitar. Pelo menos comigo foi assim. Ja fiz um simulado do TCF na escola e irei fazer mais alguns. Depois postarei aqui como foi a prova.

      abraço / Wesley

    • #12950
      Erasmo
      Participante

      Olá Wesley, obrigado por sua contribuição…com certeza, sua experiência e seu relato sobre o teste será de grande valia a todos nós!!! :)

      Grande abraço e boa sorte!!! :P

    • #12951
      makeloo
      Participante

      Gente que ansiedade que me deu ao ler tudo isso.
      Mas que bom que não é um exigencia.
      um abraço e bola pra frente

    • #13064
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Daniele e Wesley,

      Bem legal as contribuições de vocês!!! Wesley tenha uma boa sorte na sua prova!!!

      Abraços,[/align]

    • #15093
      mxeupx
      Participante

      Bom, os testes é uma forma de comprovação, tal como os certificados emitidos pelas instituições em que estudamos Francês ou Inglês…

      Caso alguem queira fazer o TOEFL ( Test od English as a Foreing Language)
      poderá o fazer pela net…
      aí vai os endereços
      http://www.ets.org/toeflpractice67.html   (para praticar)
      e
      http://www.ets.org/register23.html  (para fazer o teste)

      abraços

      Abraham

    • #15120
      Felipewise
      Participante

      Oi Abraham,

      O TOEFL na realidade é feito via internet porém num centro examinador.
      Você faz seu cadastro no site da ETS e seleciona um local para fazer a prova.

      Eu fiz em fevereiro, é bastante cansativo! afff….

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.