Noticias do Canada

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Noticias do Canada

Visualizando 43 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4595
      driaoquadrado
      Participante

      Ola Pessoal da Comunidade

      De acordo com o prometido, envio as primeiras impressoes…

      Primeiramente, o check-in em Sao Paulo foi bastante demorado e a fila foi monstruosa… Cheguei com 2h30min de antecedencia e foi a conta de comer alguma coisa rapida e embarcar… Portanto, cheguem com algum tempo de antecedencia.
      Na imigracao aqui em Toronto, me perguntaram de tudo, o que estava fazendo, pq eu vim antes pra Toronto, endereco de minha prima, perguntaram se eu estava trabalhando, se mais alguem deu entrada no pedido de visto junto comigo, qdo o Adriano viria, onde ficariamos, qto estavamos trazendo em dolar, enfim, tudo o que eh possivel…
      Depois dessa recepcao toda, fui ainda recepcionada com uma tempestade de neve… As ruas aqui estao com pelo menos 30 cm de neve e a sensacao termica eh de -20!!! O frio eh realmente muito grande e eh quase impossivel andar nas ruas sem gorro e luva. Portanto, providenciem um kit de sobrevivencia basico antes de sair dai para pegar inverno aqui…
      Mas, apesar de tanto frio, eh perfeitamente possivel se adaptar. O pessoal eh bastante receptivo e ate agora devo ter encontrado apenas uns 5 canadenses. Em todos os cantos ha imigrantes das mais diferentes regioes. O sotaque eh bastante carregado e a gente acaba se sentindo em casa ao ver tanta gente de fora.
      Assim que eu tiver mais novidades, tentarei posta-las aqui.
      Qualquer duvida eh so escrever que tentarei descobrir a resposta.

      Um abraco a todos,

      Adriana

    • #13675
      RedCzar777
      Participante

      Nossa! Acabei de ler em um blog que de ontem para hoje caiu a maior tempestade de neve da história do Quebec, sendo 55 cm de neve em apenas um dia!  8O Só não lembro bem a cidade em que foi isso…

      Que dia bom para chegar heim?!? Pelo menos você vai poder fazer graça que chegou junto da maior tempestade de neve da história, hehehe.  :D

    • #13678
      Fabricia
      Participante

      Olá,
      Moro em Montreal e realmente está nevendo desde quarta sem parar. Minha sacada está cheia de neve, as janelas nem consigo enxergar do lado de fora…..acho que nevou uns 35 cm até agora. Já tivemos por aqui tempesdades piores….mas para quem passou natal sem neve foi uma grande surpresa. Sem falar no frio que estava ontem à noite…..congelava.

       Adriana seja bem vinda ao Canadá.

      Abraços,
      Fabrícia.

    • #13680
      RedCzar777
      Participante

      Achei!

      http://canadacim.blogspot.com/

      Eles estão em Sherbrooke, foi lá que cairam esses 55 cm de neve.

    • #13683
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Adriana,

      Que legal!!! Que vocês tenham uma ótima estadia aí!!! e dia 20 de março estamos chegando!!!

      Abraços,[/align]

    • #13686
      Carlos_Santos
      Participante

      Adriana,

      obrigado por dividir conosco suas primeiras experiências do Canada! :)

      sempre que achar algo legal de comentar divida conosco! :wink:

      abraços

    • #13688
      Javs
      Participante

      Ola Adriana,

      muito bom esse seu realto!!! parabens.

      Eu gostaria de saber se no aeroporto ou perto dele existem lojas onde se pode comprar roupas de inverno.

      Um Abraço
      Julio

    • #13698
      Debefort
      Participante

      Adriana,

      desculpe a pergunta… mas pq vcs desceram em Toronto? Daí vcs vão para que cidade?

      Abs.

      Flávio.

    • #13699
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Adriana,

      Parabens pela chegada.

      Voce teve que mostrar a quantia informada que ia levar?

      teve que mostrar aquele papel que assinamos dizendo o quanto íamos levar?

      valeu,
      alok

    • #13703
      Fabiocb
      Participante

      Olá Adriana,

      Que bom que esta tudo correndo bem, quanto a neve, é bom que você ja vai se acostumando com ela, ah e obrigado por compartilhar conosco estas informações.

      Abraços

      Fábio

    • #13714
      JeffersonAV
      Participante

      Olá Adriana,

      que boas notícias… e vc já vai ficar aí direto (o Adriano vai depois)? Ou você vai voltar ao Brasil, e depois vocês vão juntos?

      Uma dúvida que não consigo sanar em outros lugares é que, se nossa primeira parada quando imigramos para o Québec é Toronto, e nosso “check-in de imigrante” também é lá, ele é feito em francês ou inglês? Minha esposa é que está mais preocupada, pois ela é a aplicante principal e não sabe falar inglês (só ler)… eu falo um pouco, mas estamos nos preparando mais para o francês.    :?

      Com vc, Adriana, foi em que língua esta “entrevista” no aeroporto de Toronto?

      Abraços, e boa sorte neste retin de inverno!   :D

    • #13716

      [align=justify]Olá Jefferson,

      Eu penso que todo agente de imigração para o Canadá deve saber falar as duas línguas oficiais do Páis, isto é o mínimo que se pode exigir para uma profissão desse tipo! :idea:

      Eu mesmo já estou preparado para falar o famoso “franglês”, o que eu esquecer em francês vou lançar em inglês hehehe!! Estou torcendo para que eles me compreendam  :lol:

      Grande abraço e sucesso![/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #13722
      makeloo
      Participante

      Adriana,
      Parabéns pela chegada e sucesso ai.
      Um grande abraço

    • #13730
      driaoquadrado
      Participante

      Ola a todos

      Muito obrigada pelos votos de boa sorte, na verdade disseram que eu fui abencoada com a tempestade… :D Jeito um pouco estranho de bencao, mas ta valendo!!!
      A entrevista da imigracao foi toda em ingles (a lingua que eu falo melhor). Porem pode ser feita em frances e espanhol. Caso a pessoa realmente nao fale nenhuma das linguas, eh possivel arrumar um tradutor. Nao se preocupem com a entrevista, embora eles perguntem de tudo, nao ha razao para preocupacao, afinal de contas estamos fazendo tudo corretamente.
      Eu devo ficar aqui em Toronto ate o dia 24 e depois sigo para Montreal onde o Adriano e eu faremos o curso de frances na escola de linguas do YMCA. La ficaremos em uma homestay com um casal francofono. Eu ja fiz contato com eles e o marido disse que se meu frances oral for tao bom quanto escrito, nao teremos problemas!!! :D  :D  :D  Fiquei muito contente…
      Algumas coisas que eu gostaria de falar. Para aqueles que devem passar um curto tempo aqui, vale a pena fazer o seguro de viagem do cartao de credito. Estou com uma dor de dente forte e vou conseguir tudo pelo cartao (gracas a Deus). Outra coisa legal de saber eh que o cartao telefonico Amigo eh barato e tem um tempo bem longo para ligacoes ($5 da para cerca de 6h para falar em Sao Paulo – o tempo de duracao depende do local).
      Ha uma especie de passe de onibus e metro que vale por um dia, uma semana e um mes (dependendo do tipo a ser comprado). Eles sao bem mais baratos e com certeza valem a pena. Ele vale para um adulto durante a semana e para dois aos finais de semana. So para ter uma ideia, o passe de onibus custa $2.75 e o day-pass custa $8.00.
      Para os que ja estao vindo de mudanca, nao deixem de fazer uma procuracao para alguem conhecido e de confianca. Isso pode facilitar muito a vida de vcs caso vcs precisem de alguma coisa ai no Brasil. A copia dos documentos tbem eh outra coisa importante.
      Acho que por enquanto eh so.

      Um abraco a todos e ate a proxima,

      Adriana

    • #13732
      makeloo
      Participante

      Adriana,
      Valeu pelas dicas. Elas engrandecen nossa comunidade.
      Aproveite sua estada e dê noticias sempre que puder
      um abraço

    • #13733
      makeloo
      Participante

      Adriana,
      Valeu pelas dicas. Elas engrandecen nossa comunidade.
      Aproveite sua estada e dê noticias sempre que puder
      um abraço

    • #13734
      JeffersonAV
      Participante

      Ei Adriana,

      muito obrigado pelas dicas da entrevista de imigração. Menos uma preocupação para a chegada.

      Abraços,

      Jefferson AV

    • #13735
      Tchika
      Participante

      Oi, Dri

      Que bom que tá tudo bem por aí. Legal essas dicas suas. Ajudam bastante. Quando vocês voltarem já ficarão em São Paulo ou voltarão para Salvador? Quando vocês estiverem em Montréal escreverei a vocês no seu e-mail particular, ok?

      Abraços e boa sorte
      Lícia

    • #13736
      nakhatealokalokimm
      Participante

      @nakhatealokalokimm”;p=”5795 wrote:

      Adriana,

      Parabens pela chegada.

      Voce teve que mostrar a quantia informada que ia levar?

      teve que mostrar aquele papel que assinamos dizendo o quanto íamos levar?

      valeu,
      alok

      Adriana Ou alguém do Fórum que tenha já feito o landing,

      Se puder responder ….

      valeu,

      alok

    • #13743
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Licia

      Ainda voltaremos pra Salvador para organizar a mudanca. Mas com certeza marcaremos um encontro antes para falarmos um pouco daqui. Escreva pra gente sim, sera um prazer enorme…

      Oi Alok

      Nos realmente precisamos preencher os papeis da imigracao e apresenta-lo para o pessoal. Porem, em momento algum, tive que comprovar a quantia levada (acredito que possa ser tbem pelo fato de estarmos com pouco dinheiro agora). O valor a ser declarado eh acima de 10.000$. Com relacao a outros produtos que serao enviados depois, sinceramente nao sei como funciona.

      Um abraco a todos,

      Adriana

    • #13744
      Fabiocb
      Participante

      Olá Adriana e Adriano,

      Que bom que tudo está correndo bem por ai, e muito legal a dica do telefone, com certeza será muito util a todos por aqui.  :D

      Abraços

      Fábio

    • #13746
      ErikaBially
      Participante

      Bom dia a Todos

      Para quem tem dúvidas sobre a imigraçao em Toronto posso responder com conhecimento de causa, pois passei por ela há 2 meses. Eles só falam inglês, fiquei abismada com isso pois apliquei todo o processo por Quebec e não poderia imaginar esta situação. Para minha sorte fala um pouco de inglês e a oficial de imigração solicitou ajuda a uma senhora do própria escritório que PASMEM falava português. Não tive nenhum problema, foram SUPER gentis, e estamos muito bem aqui no Canadá. Estamos morando em Sherbrooke, mas de mudança para QUEBEC (fomos contratados – eu e meu marido, e devemos começar nossas atividades em 12 de março).

      Boa Sorte a todos, e fiquem tranquilos o nosso nervosismo acaba assim que chegamos no Canadá.

      Erika E

    • #13752
      JeffersonAV
      Participante

      Ei Érika,

      você está dizendo que quando foi para Québec, viver em Sherbrooke, e passou por Toronto na chegada, o oficial de imigração no aeroporto só falava inglês?

      É exatamente isto que está nos preocupando… a chegada numa provínvia anglofônica, para um imigrante francofônico que não entende muito o inglês.   :oops:    

      Meu desespero voltou…    :x

      Por que eles não deixam para fazer nosso processo de chegada como imigrantes em Québec? Seja em Montréal ou em Ville de Québec? Isto não seria o mais lógico???    :evil:

      De qualquer forma, queria ouvir outros relatos sobre esta parte (claro, de pessoas que não falam inglês e foram surpreendidos por um oficial de imigração no Canada que também não fala).

      Abraços,

    • #13757
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Adriana,

      Obrigado.

      veleu,

      alok

    • #13760
      Fabricia
      Participante

      Olá à todos,

        Não sei se tive sorte mas quando passei por Toronto para vir à Montreal, onde moro, minha entrevisya foi toda em francês….. a garota foi super gentil e super atenciosa comigo. Acho que depende muito dos funcionários do dia !!!!
       Boa sorte e tudo sempre dá certo!
      Abraços,
      Fabrícia.

    • #13761
      nevesea
      Participante

      Jefferson,

      Infelizmente o inglês ainda é um idioma bastante solicitado não só no Canadá como no resto do mundo. Lembro-me muito bem da minha entrevistadora francófona falando que mesmo com um bom nível de francês, ainda é necessário falar inglês a depender do cargo almejado.

      Independente de qualquer profissão, falar inglês e francês no Québec ainda é um diferencial importante na hora de conseguir os melhores empregos. Para os empregos mais ou menos, sabemos bem que apenas o português pode ser suficiente!

      Ainda que mais bonito e refinado, o francês ainda não atingiu a universalidade que os inglês e o espanhol comquistaram… Isso posto, o meu conselho para todos é: estudem as duas línguas. Cada uma a seu tempo. Por todas as pesquisas que eu fiz, os contatos que consultei, quem fala só francês na província francófona pode ser colocado para escanteio ou ainda perder importantes ofertas de emprego.

      Alguma surpresa na minha afirmava? Para mim nenhuma. Isso acontece aqui no Brasil. Para ter acesso aos melhores empregos, só o bom portugês neste país nonolingue não basta! Imaginem como é complicado para o candidato falar apenas uma língua (português não conta) numa nação oficialmente  bilingue.

      Quanto chegada na imigração, não há com o que se preocupar. Acredito que mesmo aqueles que só falam portugês serão capazes de vencer facilmente mais essa etapa do processo, pois sempre há um abençoado que fala espanhol por perto. Isso mesmo! Espanhol agente entende um pouco mesmo sem saber falar.

      Eduardo.

    • #13823
      driaoquadrado
      Participante

      Ola a todos

      Finalmente chegamos a Montreal…
      Definitivamente as cidades sao bem diferentes e o estilo de vida… O frio eh suportavel e o metro eh bem quentinho…
      A familia nos recebeu muito bem e temos tido a oportunidade de praticar muito o frances. Apesar de falarem ingles, eles se esforcam para falar apenas em frances conosco e procuram nos incluir nas coisas do dia-a-dia. Ontem tivemos a oportunidade de ir a uma festa em homenagem aos 400 anos de Quebec (Festival de la Lumiere). A festa foi a noite, ao ar livre, e havia muitos fogos de artificio… Eh muito interessante como o pessoal aproveita bem os esportes ao ar livre no inverno.
      Hoje de tarde fomos ao parque Mont Royale com o casal. Passeamos muito e eles nos mostraram muitos dos costumes da populacao. Nesse parque, as pessoas andam de patins, fazem o glisser (eh o nome dado para a descida de morro com uma tabua em baixo), andam de skie. Enfim, a uma infinidade de coisas para fazer nessa epoca…
      Estamos muito animados com a cidade e bastante surpresos com o nosso desempenho com a lingua francesa. :D

      Um abraco a todos,

      Adriana

    • #13825
      Fabricia
      Participante

      Olá Adriana,

       Sejam bem vindos à Montreal.  
      Eu e meu marido moramos em Montreal e se precisarem de algo é só nos contactar (fabrirocha@gmail.com). Que bom que está curtindo a cidade apesar do frio. Este final de semana até que está gostoso com um solzinho para animar mais. A cidade realmente oferece muitas atrações no inverno …… assim nos distaraímos um pouco. Boa estadia!

        Abraços,
         Fabrícia.

    • #13827
      carol.
      Participante

      Olá Fabrícia,
      Já que você mora em Montréal, gostaria de saber se você conhece alguma enfermeira brasileira, ou de qualquer outro lugar, que conseguiu revalidar o diploma e trabalhar como enfermeira mesmo aí no Quebec?
      È que o Davi postou uma mensagem que sumiu, falando que os estrangeiros, mesmo se qualificando, não conseguem exercer suas profissões no quebec, e que em outras províncias seria mais fácil.
      Foi bem desanimador. :(  :(
      Abraços, Carol

    • #13836
      AleBHZ
      Participante

      Adriana,

      boa sorte em Montréal. Aguardaremos ansiosos por novidades…

      Abraços,

      Alessandro

    • #13842
      YoLaTengo
      Participante

      Olá, pessoal.

      Os relatos estão sendo muito úteis para nós também e é bom saber que existem pessoas já “conhecidas” como vocês aqui do fórum e dispostas a ajudar, visto que em breve, se Deus quiser, também partiremos, eu e minha esposa, para Montreal.

      Boa sorte pra vocês!  :)

      Abraço!

    • #13845
      Larissasantos
      Participante

      :?

      Cade akela parte com o relato do David?????

    • #13859
      Diogo
      Participante

      oi Larissa…

      alguns posts foram perdidos há alguns dias, quando a comunidade teve uma situação de emergência…
      possivelmente este que vc quer ler estava entre eles…

      db

    • #13865
      Espektro
      Participante

      Pessoal, ontem escutei na Radio Canada Internacional, a saga de um engenheiro pra conseguir revalidar seu diploma… vale a pena ouvir a reportagem… http://www.rcinet.ca/rci/

      Abraço a todos

    • #13909
      Fabricia
      Participante

      Olá Carol,

      Tudo bem?
      Como não queria desviar o assunto do tópico e não sei postar um tópico (que vergonha!!!!), enviei uma mensagem privada para vc. Espero que tenha recebido.
       Abraços,
      Fabrícia.

    • #13925
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Gente

      Parece que cada dia é uma descoberta… Uma coisa que observamos nos metro é a trepidação de algumas estações. É muito engraçado como as pessoas ficam tentando ler o jornal com trepidação!!! :lol:  :lol:  Dá uma vontade de rir muito grande.
      Tirando isso, observamos tbém o número de pedintes no centro da cidade (isso porque um colega de sala que é espanhol havia mencionado). Acho que isso acontece em todos os lugares e não serve como parâmetro, mas não se surpreendam tanto com isso…
      No centro da cidade (Rue Peel, 1255) há um centro de informações turísticas de Québec. Para os que tiverem a oportunidade de vir antes da mudança, vale a pena dar um pulinho lá e pegar o máximo de informação possível de todas as áreas da província.
      A vida cultural aqui é realmente agitada e o pessoal não se intimida muito com o frio. O parque Mont Royale é bem cheio de pessoas de todas as idades e nacionalidades. Os esportes de inverno são muito legais e diversos e, por incrível que pareça, uma vez que vc começa a se exercitar dá uma calor grande. :D
      Acho que por enquanto é só.

      Um abraço a todos,

      Adriana

    • #13926
      carol.
      Participante

      Olá Fabrícia,
      não recebi sua mensagem e também não consegui enviar uma pra você, as minhas mensagens privadas estão ficando retidas na caixa de saída, como no seu perfil não tinha seu e-mail, não tive outra forma de comunicar. :?  :?
      meu e-mail é carolcarazolli@yahoo.com.br
      Se você puder me mandar a mensagem novamente, agradeço :D
      Abraços, Carol

    • #13927
      manxa
      Participante

      valeu adriana as dicas realmente sao de grande valia…
      muita sorte nessa sua nova vida, e ate mais!!!
                                            BOA SORTE

    • #13929
      daviararipe
      Participante

      Pessoal, esta entrevista do Normando é fundamental pra qualquer um que queira vir ao Québec. Estas dificuldades que ele passou sao comuns a todos nos aqui. Lembrem-se ainda que esta “via crucis” dele foi na Ordem dos Engenheiros do Québec, normalmente a coisa é mais facil em outras provincias. Muita gente aqui acaba voltando pra universidade ou ainda para um cegep (tecnico), pois o tempo de duraçao de outro curso é menor que o tempo da equivalência da ordem e ainda pode-se contar com ajuda para estudos do governo (que nao é também muita coisa). Este protecionismo é forte nas ordens do Québec e o governo se acovarda em enfrenta-los, pois eles votam e apoiam canditatos e nos imigrantes nao.

      Abraços!

      Davi.

    • #13930
      Carlos_Santos
      Participante

      Fabrícia,

      @Fabricia”;p=”6024 wrote:

      Como não queria desviar o assunto do tópico

      obrigado pela consideração e respeito as regras do nosso forum!

      @Fabricia”;p=”6024 wrote:

      não sei postar um tópico (que vergonha!!!!),

      isso eu posso ajudar!

      escolha um forum apropriado para sua mensagem, por exemplo, estamos no forum QUOTIDIANO, cujo propósito é “…Dicas e informações sobre o dia-a-dia no Canadá…”.

      Para ver todos os forums e suas descrições vá para o Índice do Fórum.

      Achou o forum aonde se encaixa sua mensagem, então….

        use o BOTÃO
        digite um nome significativo para o título
        escreva sua postagem!

      boa sorte.

      atenciosamente

    • #13939
      Fabricia
      Participante

      Bom dia Carlos,

      Muitíssimo obrigada pelas dicas….de enorme valia.

      Um grande abraço,
      Fabrícia.

    • #13964
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Larissa,

      Não sei ao certo qual mensagem do Davi você se refere mas o Davi abriu uma vez um tópico aqui na CBQ:

      Dicas com o pessoal que ja’ esta’ no Canada

      Olá Espektro,

      Esta reportagem já havia sido comentada aqui na CBQ Brasileiros no Canadá

      Abraços,[/align]

    • #13995
      Fabiocb
      Participante

      Olá Adriana,

      Que bom que vocês estão gostando dai, sinal de que fizeram até agora uma boa escolha, quando ao Metrô de Montréal, os vagões estão entre os mais antigos do mundo ainda em funcionamento, porem vão ser todos trocados dentro dos próximos anos, inclusive acabou gerando discussões entre o Canadá (Bombardier) e a França (Asthon) na disputa pela fabricaçã milhonaria dos trens.

      Abraços

      Fábio

    • #14092
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Fabio

      Obrigada pela informação a respeito da idade do metro. Além do mais, observamos que o metro tem pneus… talvez seja um outro motivo para a trepidação observada.
      Hoje está tendo um tempestade de neve. Por incrível que pareça, a temperatura não está tão baixa. Dizem que não é comum fazer frio enquanto a neve cai e, sim, depois do trabalho cumprido. Agora vamos esperar pelos próximos dias… :x

      Um abraço,

      Adriana

Visualizando 43 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.