Nossa entrevista

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5046
      jrsp
      Participante

      Nossa entrevista estava marcada para ontem, dia 6 de agosto ás 9:00. Passamos o dia de domingo no hotel, assistindo a filmes (em inglês), e pensando pouco, muito pouco no dia seguinte. Para espanto nosso, estávamos bem tranquilos. Pensávamos que ao acordar ficaríamos mais apreensivos, mas que nada. Foi muito calmo. Acordamos as 7:00, tomamos café e chegamos ao hotel 8:15. Nos fizemos anunciar as 8:40 e o entrevistador, pelo telefone pediu para subirmos as 9:10.
      Para garantir, subimos mais ou menos 9:03 e logo encontramos a pessoa que tinha sido entrevistada antes, se despedindo dele. Não pareceu que estava contente, aliás estranhamos ela ter saído sem nada nas mãos e com a cabeça baixa. Acho que ela não foi aprovada. Então, às 9:10 em ponto, o entrevistador, que se chama Carl Teixeira, abriu a porta e nos convidou a entrar. Mandou-nos sentar e foi logo pagando um sapo por termos subido antes do horário que ele tinha falado. :oops:  Então aí sim, nosso coração disparou e fiquei tremendo como vara verde hehehe. :slap:  Primeiro pela bronca, depois por que ele falava tão rápido que não estava conseguindo acompanhar. Parecia que ele falava rápido de propósito para testar nosso conhecimento de francês, mas depois vimos que era o jeito dele mesmo. Pedi para ele falar mais devagar, mas ele disse que as entrevistas deveriam se passar de maneira normal. Então ele começou a falar num ritmo “normal”. Conferiu minuciosamente todos os dados que fornecemos no dossiê tanto os dados pessoais, mas principalmente os dados de formação e de comprovação de nossas certificações, como históricos escolares, diplomas e também os comprovantes de imposto de renda, contratos sociais, certidões negativas, alvarás do consultório e da loja e outros impostos que comprovariam a situação tributária e legal do consultório e da empresa. Pareceu-nos que ele dá muita importância a esta questão de legalidade das coisas, como se não quisesse “picaretas e espertinhos” que burlam o fisco e vão embora. Não perguntou nada de nossos planos sobre o que faremos, onde e quando iremos mudar. Falamos que estivemos lá para reconhecimento, mas ele nem deu importância. Perguntou somente quanto tempo estivemos lá. Mas quis frizar bem sobre nossa profissão, que além de ser regulamentada, é muito difícil passar nas provas. Quis saber o que faríamos se não conseguíssemos o nosso permis, e também se estávamos preparados financeiramente para esperar o longo processo de validação. Demos as provas financeiras, mas ele nem olhou, só perguntou se tínhamos assinado a declaração de capacidade financeira. Várias vezes ele disse que o Quebec não garante que o nosso diploma seja validado e quis saber se estávamos conscientes disso. Ele mal olhava para a gente, falava muito e digitava sempre, como que adiantando aquele longo período de “espera” que várias pessoas relataram antes de ser emitido o CSQ.  A impressora começou a funcionar freneticamente e muito depois ele disse que tínhamos sido aceito, mas nessa hora já sabíamos, pois como já sempre líamos nos relatos das entrevistas, a impressora funcionando denunciava a emissão do CSQ.  :up:
      Esqueci de falar que para comprovar minha fluência em inglês, como havia escrito no dossiê que era fluente, ele perguntou em inglês porque queríamos ir para o Quebec. Respondi o de sempre (melhor qualidade de vida etc..) e ainda assim ele disse que experimentaríamos uma queda no nosso padrão de vida por causa da demora no processo da ordem dos dentistas para validar o diploma (1 ano e meio no mínimo) mas então mostrei a ele que já havia dado entrada no processo na ordem e mostramos o e-mail que a secretária enviou dizendo que estava tudo “impecable”, mas ele mais uma vez nos desanimou, dizendo que isso era só o começo. Mas enfim, o importante é que conseguimos sair de lá com o CSQ, após 50 minutos de tortura e fomos classificados como não-francófonos, mas interativos de nível intermediário. UFA!!
      Depois saímos e encontramos outras pessoas no hall do hotel esperando a entrevista e corremos para o consulado dar entrada no processo federal. Chegamos lá 1 minuto antes do fechamento, mas deu tudo certo!!! É isso aí pessoal, não desanimem e preparem-se para enfrentar a fera! :chair:

      Um abraço a todos,

      Camila e José Roberto (requerente principal- 36anos)

    • #19327
      apgois
      Participante

      Camila e José Roberto

      Parabéns pela conquista. A partir de agora é só alegria.  :D

      Ai que medo deste entrevistador.   :twisted:

      Abços.

      Ana e Eliseu

    • #19328
      lfantoniosi
      Participante

      Parabens Camila,

      Hoje eu vou encontrar com a fera de novo.

      Falei que o cara fala rapido, ele deveria ser narrador de futebol.

    • #19330
      Pessoa
      Participante

      Parabéns pela conquista e vou te contar, este entrevistador, realmente, está bem diferente dos demais que foram relatados.

      Será o entrevistador que é novo ou serão novas diretrizes do próprio Québec?

      De qualquer forma, parabéns!!!   :wink:

    • #19334
      Ventura
      Participante

      Camila e José Roberto,

      Parabens pelo CSQ!! Ótimo relato, valeu demais!!

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #19335
      julianomga
      Participante

      oiii Camila e Jose Roberto, parabens pela CSQ e por passarem pela fera….rssss
      daqui uns dias sera minha vez, espero que ja esteje mais manso…rsss vou apertar os estudos

      Pessoa, é  verdade este entrevistador esta bem diferente dos demais, pode ser sim uma nova decisao do quebec de
      ser mais rigorosos na entrevista, pelo numero crescente de candidatos e pela divulgação na midia do processo de imigração.

      abraços a todos

      Juliano

    • #19336
      Hanton
      Participante

      Parabéns pelo CSQ e muito boa sorte na etapa federal!!

      Quanto à entrevista, realmente, o entrevistador parece mais rigoroso…
      Entretanto, já vi relatos de que não foi tão exigente quando a requerente principal nem sequer falava francês.
      Sendo assim, o que me preocupa é que, se o perfil não está merecendo confiança, nem mesmo com os docs que foram enviados à BA, porque eles não solicitam mais docs antes de enviarem para entrevista e lá o requerente se assustar por não ter levado docs que serão exigidos pelo entrevistador?
      Fica parecendo uma roleta-russa: você está quite, trabalhou de acordo com as leis brasileiras, pode levar o que comprova isso(IRPF, IRPJ, DARFs, DAMs, certidão negativa de débitos federal), mas aí ocorre de ser solicitado um comprovante que você não tem em mãos ou não é obrigado a ter (como no nosso caso, inscrição estadual) e fica até parecendo que você não agiu legalmente… E ser reprovado por isso…
      Só a certidão negativa de débitos e as IRPFs e IRPJ já mostram a legalidade e comprovam o exercício do trabalho.
      Se é para apresentar mais documentos, por que não enviam um lista minuciosa do que deve ser apresentado, para aí sim, se não apresentar, o requerente ser devidamente reprovado?

      A insegurança gira em torno disso.

      De qualquer forma, muito boa sorte a todos que estão para essa rodada e tragam muitos CSQs, para comemorarmos!!

      Abraços,

    • #19339
      Daniele
      Participante

      Parabéns Camila e José Roberto!! É bom que daqui pra frente dá pra dar uma relaxada. Sucesso na parte federal!

      Abraços, Daniele.

    • #19346
      otto
      Participante

      Parabéns… e mais dentistas recebem seus CSQ’s!

      Pena a postura desse entrevistador ser essa… Fica parecendo que está tentando desanimar, diminuir e desmerecer os esforços e a seriedade dos que se propõem a pagar tantas taxas, fazer tantos cursos e conjugar o verbo ATTENDRE até a exaustão. Fica realmente parecendo que tudo o que não presta está tentando sair do Brasil e ir morar no Canadá.

      Os outros entrevistadores eram tão profissionais quanto… mas não tomavam esta postura.

      Não importa se ele não deu atenção a vocês… não importa se ele tentou azedar.. o que mais importa é o valor que vocês têm e o CSQ na mão. Agora preparem-se para a parte Federal…

      Otto.

    • #19355
      sheela
      Participante

      olá
      nossa entrevista foi as 11:15 ate 12:00 no dia 06.08.
      Por sinal obrigada Camila e José Roberto pelas dicas na saida!!
      Bom, o que eu sei é necessario sim saber bem francês!!
      Conseguimos o CSQ!!Porque meu marido que era o requerente principal falou bem!!
      O entrevistador é bem sério é avalia bem toda a papelada, mais nao pediu os imposto, não temos empresa!!
      Foco foi na experiencia de meu marido e na fluencia dele!!
      Acho que para ficar mais facil passar é necessario falar bem e ter tudo em ordem!!
      É pergunto apenas para meu marido em ingles: porque Quebec!!
      Abraços
      Scheila

    • #19357
      mariangela
      Participante

      Oi gente

      Parabens galera  :clap2: ufa que bom que a impressora com os CSQs começou a funcionar..:)
      Relatem tudo mesmo, para ajudar os que estão na fila, como ajuda e como.

      Comemorem mesmo.

      Mariangela

    • #19359
      Hanton
      Participante

      É mesmo, Mariângela!!
      Legal é poder comemorar os CSQs alcançados e não ficar desanimados…
      Parabéns, Camila, José Roberto e Scheila!!!
      Boa sorte na etapa federal!!

      E que venham mais CSQs!! :D

      Abraços!!

    • #19383
      Marcus
      Participante

      Parabéns Camila, José Roberto e Scheila!

      Agora é comemorar, dar uma relaxada e revigorar as forças e a paciência para a etapa federal.

      Abração e boa sorte na continuidade do processo.

      Marcão.

    • #19405
      jrsp
      Participante

      obrigada a todos pela torcida!!!
      um abc,

      Camila e José Roberto

    • #19562
      RickSimon
      Participante

      José Roberto e Camilla,

      Parabéns pela etapa vencida com louvor!
      Quando se está devidamente preparado para o desafio, não há como não vence-lo!

      Quanto ao Monsieur Teixeira a única forma de enfrentar o “bicho” é estar preparado e dentro do possível tranqüilo, li um relato de um colega que não conseguiu manter a paciência e com isso ficou um milésimo de milimetro perto da reprovação, por “sorte” o M.Teixeira somente exigiu que ele apresentasse o que supostamente faltava num prazo de dois ou três dias, não estou bem certo, mas não reprovou diretamente.
      Mas o que quero dizer com isso é que não importa quão ríspido e cruel ele pareça, mantenhamos a calma e confiantes no propósito de imigrar que tudo irá sair a contento, ok? Se houver algo que ele nos pessa e que não havia sido pedido antes, a única solução é não discutir e providenciar o que foi solicitado, o velho ditado funciona nesse momento: “O que não tem remédio, remediado está.”

      Sei que palavras são fáceis de se dizer, mas tenho certeza que é o melhor a fazer, também me arrepio ao ler certos relatos, mas vamos em frente meus queridos, vamos lá, fazer aquela impressora “explodir” de tanto imprimir CSQ’s.

      Um abraço à todos!

      Ricardo

    • #19574
      Felipewise
      Participante

      José Roberto e Camilla,

      meus parabéns! obrigado pelo relato!

      abs.,

      Felipe

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.