No que a neve se transforma ?

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano No que a neve se transforma ?

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
      MVPS
      Participante

Salut tout le monde,

Alguém saberia me dizer por que diabos a neve vira essa coisa meio marrom, feia e melequenta, nessa época do ano?

A cidade fica feia !!!

Salut

FCelso
      Participante

Isso acontece devido aos sais que são colocados nas ruas para reduzir a temperatura de fusão do gelo para -15oC. Não sei se você percebeu, mas quando passam os caminhões de limpeza de neve, eles têm um dispositivo que larga nas ruas e nas calçadas esses produtos de coloração marrom.

Abraço,
      Fabrício

Carlos_Santos
      Participante

Se fosse SAL esta visao suja nao seria tao evidente.

Infelizmente os produtos de que o Celso fala sao bem controversos, pois estragam os carros, o proprio alfasto e mesmo sao levados pelas chuvas e degelo para o esgoto e chegam nos rios.

Nao precisa dizer que tais produtos sao nocivos…..

FCelso
      Participante

Boas Carlos,

Me refiro ao termo “sais” no plural porque não consegui descobrir a composição exata dos produtos utilizados. Certamente não seria simplesmente cloreto de sódio (NaCl, sal de cozinha). Busquei informação nos rótulos dos produtos, mas como é de praxe, pouca ou nenhuma informação sobre a composição real de tais produtos. Simplesmente diz na embalagem: derrete gelo. :roll:
      Acredito que esses produtos são utilizados indiscriminadamente por puro comodismo, sem qualquer controle ou estudo para avaliar o impacto ambiental e econômico. Esse é outro aspecto bastante negativo (minha opinião) da política de consumo por aí. Lembro ainda de uma de suas mensagens que falava da ausência da data de validade nos alimentos  8O.
      Mas assim é a vida em Québec!
      Abraço,
      Fabrício

Carlos_Santos
      Participante

Ola Fabricio,

falei do SAL (NAcl) mesmo! pois foi o que vi ser usado na França.

Nao tinha este sujeira e obviamente o impacto ambiental é sem comparacao.

Mas dizem que na Europa nao tem tanta neve quanto aqui e por isso as solucoes nao sao as mesmas.

Pessoalmente, penso que aqui o que se faz é o que gera menores custos e ponto.

Me lembro de um projeto de asfalto com alto desempenho em reducao de barulho do atrito dos pneus. Projeto alemao e estava sendo usado com otimos resultados em varios pontos habitados na Franca. Custo ? o beneficio à populacao era o ponto de afirmacao que era necessario e nao a quantidade de $$$ como aqui se faz.

Mas, sem problemas, pagamos pelas nossas escolhas, nao mesmo ?

Obrigado pelas explicacoes detalhadas, normal par um engenheiro quimico ;-)

Abraços

Baratinha
      Participante

Ola Carlos e Fabrício

Os deglaçants são compostos de Nacl , CaCl2 (cloreto de calcio? pelo pouco que lembro de quimica.. hehehe) e ureia (é o diz o rótulo). Um ponto que deve ser avaliado é que os cloretos atacam o concreto dos pavimentos  e contribuem para a degradação da armadura. Isso torna a manutenção cara para o governo…
      O atrito pneu/pavimento é importante para manter a segurança da rodovia (evitar o fenômeno de aquaplanagem). Estradas “lisinhas” não são necessariamente seguras…

Um abraço e sucesso.

FCelso
      Participante

Pois então Carlos,

Num programa que vi no Discovery Channel daí, informava o uso dos sais onde a temperatura no inverno não fica muito tempo abaixo dos -15oC, que seria o caso de Québec (ao menos onde se concentra a maior parte da população da província, não me refiro aqui da metade para cima, onde o frio é mais intenso e duradouro). No programa informava que na região das pradarias centrais, onde o inverno passa boa parte do tempo abaixo de -25oC, o uso de sais não é aplicável.

Olá Baratinha,

Havia esquecido do cloreto de cálcio  :roll: Talvez seria o caso de investigar se é utilizado algum corante misturado nos produtos derretedores de gelo, para ajudar as pessoas a identificarem onde o gelo foi tratado. Vi um produto que era vendido na forma de pequenas pastilhas azuis.
      Quanto ao risco de aquaplanagem, com os pneus de inverno (de boa qualidade) ele é bastante reduzido, pois a borracha é mais “macia” e o pneu tem muito mais aderência ao solo, especialmente em condições de baixa temperatura (isso quando comparado com os pneus 4 estações).

Abraço,
      Fabrício

Patinha11
      Participante

Grande e sábia D. Baratinha !!  :)

Agora já dá pra ver as ruas esburacadas do resultado destes tais compostos sinistros… tem areia também no meio, junto com pedaçinhos de alguma outra coisa… se nao tirar os sapatos antes de entrar em casa, nao é só molhado e salgado que fica o piso,aparecem graozinhos pretos, pequenas pedrinhas também.
      Mas o parque aqui do lado já está ficando verde de novo, apesar do marrom misturado da lama no meio,rsrs…
      Dizem que é um mes feio quando acaba o inverno, espero que dure menos que um mes,estamos ansiosos para ver o verdinho vivo e as flores coloridas dando o ar da graça!
      :D

Baratinha
      Participante

FCelso.

Mesmo com pneus de inverno, o pavimento tem de ter um coeficiente de atrito mínimo, senão os pneus de inverno de nada adiantarão…

Um abraço e sucesso!

FCelso
      Participante

Patinha,

Os quebequenses com quem convivi, estavam ansiosos pela primavera desde a metade de fevereiro (pós-carnaval de inverno), imagino quem partiu de países quentes  8O. No ano passado, com o recorde de neve (quase 6 metros), somente a partir de 5 de maio é que pude notar a ausência de resquícios de neve/gelo. Acredito que esse ano o derretimento acontecerá mais cedo. Mas lembro que mesmo em maio a temperatura não sobe ao ponto de usar camiseta e bermuda para passear de bicicleta… eu usava sempre calça e casaco corta vento  :roll:

Boas Baratinha,

Nos testes que realizei, mesmo sobre o gelo os pneus funcionaram. Com metade da velocidade regular sobre o asfalto, mas funcionaram. Acredito que não exista asfalto com menos atrito que o gelo 8O.

Abraço,
      Fabrício

Patinha11
      Participante

FCelso…
      Agradeço pelas informações,mas por acompanhar as temperaturas via net há mais de 02 anos já sabia que nao seria quente e  acho maravilhoso que nao o seja,ODEIO calor,transpirar.. e vim do calor sim,nascí e fui criada no Rio de Janeiro, depois mudei pra regiao serrana de lá,o que foi um alívio enorme!!Depois mudamos para uma cidade abafada e quente onde vivi os ultimos 5 anos e  espero jamais viver no calor outra vez em minha vida!
      Estou ansiosa é pelo verde, pelas flores, por ver mais pessoas andando nas ruas, nao pelo calor..
      Quase nao há mais gelo por aqui em Laval e Montreal pelo que tenho visto… acho ótimo ver as mudanças em geral,adorei ver a neve cair, as paisagens branquinhas… achei muito bonito até agora o que tenho visto nesse aspecto, só nao curtí ver tanto lixo aparecendo por baixo da neve,mas… nem tudo é perfeito.
      :wink:

MVPS
      Participante

Mas para que jogar esse produto quimico na neve ? Para ela derreter mais rapido ?

Pois o que vejo é montanhas de neve marrom, que se transformam em uma lama feia, mas continua la, nao derrete nao…

Entao para que o produto ???

Carlos_Santos
      Participante

as montanhas estao ao lado das ruas (beiradas de rua ou mesmo sobre as calcadas) pois nas ruas nao ha mais neve!

os produtos sao colocados nas ruas, que estao limpas da neve, ou seja o produto derreteu a nove.

O que esta ao longo das ruas (as tais montanhas marrons) é o resto da neve que estava na rua (retirado pelas maquinas que raspam a neve da rua).

Ninguém coloca mais produtos para derreter a neve que fica fora das ruas (ao longo dela)   :wink:

Baratinha
      Participante

Um pouco dessa lama provém da areia que é jogada na calçada para criar atrito para que as pessoas não escorreguem . Pelo menos esse é um artífício usado pela prefeitura daqui de Trois-Rivières.

Um abraço e sucesso.

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.