no QC desde 2007, exilada do Orkut

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! no QC desde 2007, exilada do Orkut

  • Este tópico contém 14 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos atrás por carol..
Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7806
      gabi-infirmiere
      Participante

      Pois é, o meu Orkut *morreu* rs
      eu frequentava algumas comunidades por la, mas meu acesso deu um *piti* e decidi mata-lo de vez, antes de esperar a agonia de uma UTI virtual.

      Entao, vamos as apresentaçoes =
      Gabriela, paulistana, no QC desde 2007, atualmente aguardando a convocaçao para o exame que me dara a cidadania.

      breve historia ?
      nov 2005 = palestra em SP, incentivada por uma amiga. Imigraçao NAO ERA parte dos planos …
      abril 2006 = visita de reconhecimento, 2 semanas aperfeiçoando o frances e conhecendo Montréal …
      set 2007 = chegada no QC, fase de *espera*. primeiro emprego como PAB (préposée aux bénéficiaires) com menos de 10 dias de Montréal (ja falava Fr e Ing, nao fiz francisaçao). Cursos livres na UdeM
      jun a ago 2008 = summer job na Republica Dominicana (como enfermeira no ClubMed)
      set 2008 = inicio do curso de equivalencia para atuar na minha area (CEGEP du Vieux-Montréal)
      fev 2009 = fim do curso!
      mar 2009 = emprego como CEPI no Royal Victoria Hospital, CUSM (bloco operatorio, *odiei*!)
      set 2009 = realizaçao do exame da ordem de enfermeiras, 100 questoes escritas, 16 estaçoes praticas chamadas ECOS (aprovada de primeira)
      out a dez 2009 = temporada no BR, problemas familiares (tudo resolvido, ainda bem!)
      jan 2010 = retorno ao QC, trabalho como infirmière clinicienne na cidade de Témiscaming, na regiao de Abitibi-Témiscamingue (por opçao, *amei*!)
      mar 2011 = retorno à Montréal, ja que o namorido quebeca nao conseguia emprego na cidade pequena. Trabalho como infirmière clinicienne em CLSC (que dizem ser *impossivel* para enfermeiras estrangeiras? ALOU?)

      enfemeiros conseguem emprego num estalar de dedos. Literalmente. Minha vaga em Témiscaming foi negociada quando eu estava no Brasil! A vaga no CLSC também foi rapida, menos de 2 semanas entre envio de CV, entrevista1, entrevista2, prova e resposta.

      quem frequentava a comunidade *enfermagem no Canada* provavelmente acompanhou algumas dicas para a validaçao do diploma de enfermeiro aqui no QC, mas vou repetir (texto no feminino para facilitar, ok? enfermeirOs sao muito bem vindos) =

      ** faça o processo no Brasil, venha quando ja estiver com o OK da OIIQ em maos (A USP errou uma documentaçao que me gerou um atraso de quase 6 meses!)

      ** tenham consciencia de que a enfermagem no QC é diferente da enfermagem brasileira. Eles irao desconfiar, testar, expor à situaçoes complicadas. Faz parte do jogo. Mostre competencia e nao tenha medo.

      ** a OIIQ pode avaliar seu historico e decidir se voce fara *estagio* ou *curso + estagio* (quando eu fiz essa era a unica opçao para brasileiras). Os cursos sao feitos em CEGEPS e as formas de admissao variam.

      ** se possivel,venha com o frances ja num nivel intermediario-avançado. Isso dara muitos pontos, economizara muito tempo e facilitara sua integraçao.

      ** prepare-se para o exame. Voce tera 3 chances em 2 anos. Se for reprovada, perde o direito de atuar como enfermeira no QC. Nao existe o direito de *revisao de exame*, voce pode pedir mas a analise sera felita pela OIIQ. voce nao vera sua prova.

      ** enfermagem, no QC, é basicamente ASSISTENCIAL. Entao, tenha consciencia de que trabalhara aos FDS, que tera plantoes em rotaçao, que tera muitos pacientes. Atuar em CLSC (saude comunitaria) nao é uma opçao para CEPIs e voce devera ter, no minimo, 1 ano de experiencia quebeca.

      ** a opçao academica é uma boa, sao pouquissimas enfermeiras que seguem em mestrado e doutorado. Mas para isso voce devera ter FLUENCIA nos idiomas (especialmente se estudar em Montréal). As vagas para mestrado podem ser negociadas ainda no Brasil.

      ** enfermagem é uma profissao valorizada, reconhecida pela sociedade e com um salario adequado. Linhas gerais, voce nao fara 100K por ano (ao menos que va para regios bem afastadas ou trabalhe 80h por semana!). Mas dependendo dos seus anos de pratica no Brasil, seu empregador reconhecera sua experiencia e voce entrara na faixa salarial compativel com seus anos de trabalho (e depender do empregador, essa realidade dexiste desde a época de CEPI – candidate à l’exercice de la profession d’infirmière).

      ** a OIIQ disponibiliza em seu site um excelente guia de preparaçao. Nao hesite em contacta-los diretamente, eles sao os responsaveis e sao eles que possuem a palavra final.

      http://www.oiiq.org/admission-a-la-profession/infirmiere-formee-hors-quebec

      Eu NUNCA (NUNCA, NUNCA, NUNCA) sofri qualquer forma de preconceito, discriminaçao ou fui preterida em cursos, congressos ou atividades por ser estrangeira. Sai do meu emprego em Témiscaming com as portas abertas e muitos amigos, assim como aconteceu no Royal VIc … Tenho responsabilidades no meu emprego atual que geralmente sao confiadas à pessoas com muitos anos de casa. Tenho o reconhecimento de meus pares e aceito elogios e criticas construtivas de maneira adulta e coerente. Faço parte de uma equipe e me sinto muito bem acolhida. Nunca estive tao satisfeita com minha profissao como estou atualmente e olhando para tras, mudaria apenas o primeiro item das dicas, ou seja, ja chegaria aqui com a papelada prontinha para o curso de equivalencia. Trabalhar como PAB foi interessante, pude ver como o sistema funciona, mas foi uma época de duvidas e inquietudes. Nao recomendo que passem por isso.

    • #48934
      Carlos_Santos
      Participante

      seja bem vinda à CBQ Gabriela.

      É sempre bom ter a presenca de profissionais aqui no forum ja exercendo suas profissoes e a sua tem um bom numero aqui no grupo precisando de informacoes!

      Alias, obrigado pelas dicas na equivalencia de diploma e neste relato acima, que ultrapassa uma simples apresentacao!

      Atenciosamente

      se quiser participar do grupo no linkedin, seja bem vinda também:

      http://www.linkedin.com/groups/Comunidade-BrasilQu%C3%A9bec-CBQ-TI-3749582

    • #50549
      DANIELE VASCONCELOS
      Participante

      Olá !
      Gostaria de saber se alguém conhece algo sobre o CEGEP John Abbot, para fazer o curso ou estágio em inglês?

      Obrigada,
      Daniele

    • #50557
      Lu_campinas
      Participante

      Oi Gabi,
      Já te conhecia do Orkut e outros tópicos rsrsrs
      Muito obrigada pela contribuição, tenho certeza que será de grande ajuda.

      Um abraço

      Luciana

    • #50561
      cmussio
      Participante

      Bem vinda Gabi! :bigups:

    • #50562
      quasemudo
      Participante

      Olá, Daniele.
      Na região de Montréal, três Cégeps oferecem o curso de integração, sendo o Jonh Abbott em inglês. O curso é semelhante nos três, pois tem grade comum:
      1. Módulo de contextualização de práticas de enf no QC
      2. Módulo de fundamentos de enfermagem
      3. Módulo de intervenção em saúde e doença I
      4. Módulo de intervenção em saúde e doença II

      A duração mínima é de 6 meses, mas pode se estender se o candidato precisa cursar outros módulos, como psiquiatria, por exemplo. Isso ocorre quando o enf não teve tal disciplina em sua grade de formação no seu país.

      Eu conheço enfermeiros que realizaram o curso nos três Cégeps. Objetivamente não há diferenças em relação à qualidade, uma vez que todos dispõem de bons laboratórios e infraestrutura e o curso é super puxado em todos. Agora, as diferenças estão em questões específicas: locais de estágio e aulas; acessibilidade (lembrando que a referência é sempre dependente do local onde você mora :roll: ) e vivências pessoais (interação com colegas e professores; aproveitamento nos estágios, etc).

      Segue link da descrição do curso no Aboott:
      http://www.johnabbott.qc.ca/departments/nursing/programs/professional-integration-program/profesional-integration-courses

      Do Edouard-Montpetit
      http://www.college-em.qc.ca/services-aux-entreprises-et-de-formation-continue/formation-intensive/programmes/integration-a-la-profession-infirmiere-du-quebec-cwa0b

      Do Vieux Montréal
      http://www.cvm.qc.ca/formationcontinue/programmesJour/Pages/IntegrationProfessionInfirmiereQc.aspx

      Lembro que os Cégeps podem incluir disciplinas, se assim considerarem importante para a formação.
      A questão da opção do estágio ao invés do curso de integração em Cégeps é outro assunto à parte, pois neste caso você não fica vinculado a um Cégep, mas sim a um hospital que possui programas de “integração em meio hospitalar” junto à OIIQ. Esse estágio tem um fluxo à parte, mas lembro que o início está na aprovação da OIIQ junto ao seu dossiê sinalizando essa possibilidade.

      Bom, espero ter ajudado. Abraços.

      Marcos
      http://www.bordo-congelado.blogspot.com

    • #50563
      DANIELE VASCONCELOS
      Participante

      Muito legal Marcos, informações de grande valia. Estamos levantando locais para morar, assim esta questão que vc colocou das distâncias faz toda a diferença na hora de ir. Valeu mesmo !

    • #51458
      carol.
      Participante

      Olá Gabi e outros que já fizeram a prova da OIIQ,

      Além do livro preparatório da ordem, tem algum outro documento que vocês consideram importante para estudar para a prova?
      Tenho os livros de soins infirmiers: Potter e Lewis. Mas queria umas dicas de referências práticas e importantes como, por exemplo, o PRN.

      Merci
      Carolina

    • #51470
      Andremax
      Participante

      OIIQ demora para responder?
      Oi pessoal,
      enviei um email para o bureau-registraire@oiiq.org solicitando a documentacao para a equivalencia, porem ja fazem duas semanas e nao tive resposta.
      E’ assim mesmo?

      Obrigado.

    • #51473
      Sammynurse
      Participante

      Olá Gabi,
      Eu já conhecia você do orkut,rs.Eu adorava ler os tópicos que você escrevia.Que bom encontra-la por aqui…
      Abraço,
      Sammy

    • #51474
      gabi-infirmiere
      Participante

      Carol, voce ja fez o curso de equivalencia ou o estagio ? Pois o exame da OIIQ tem um enfoque muito mais *nursing* do que fisio-patologico e durante a preparaçao os professores dao dicas , fazendo simulados e tudo mais. No periodo que antecede o exame ha organismos que promovem encontros de preparaçao. Como material de leitura, o PRN é muito bom, assim como o guide du CHUM e o Guide da OIIQ , que voce pode comprar diretamente na OIIQ ou nas livrarias dos Cegeps.
      http://www.oiiq.org/sites/default/files/uploads/pdf/pratique_infirmiere/pti/guide-pti_fr.pdf
      SE voce ainda nao fez a parte preparatoria (curso + estagio) sugiro que nao apresse as coisas e nao tente estudar para o exame, nao é o momento. un jour à la fois, ok?

      ==============
      Andremax, aguarde mais umas 2 semanas e se nao receber nada entre em contato com a OIIQ. Pode usar o formulario eletronico http://www.oiiq.org/contactez-nous
      em geral eles nao ultrapassam 1 mes para responderem

      ===============
      Oi Sammy, o mundo virtual é bem pequeno mesmo rsrsrs

    • #51475
      gabi-infirmiere
      Participante

      Carol, voce ja fez o curso de equivalencia ou o estagio ? Pois o exame da OIIQ tem um enfoque muito mais *nursing* do que fisio-patologico e durante a preparaçao os professores dao dicas , fazendo simulados e tudo mais. No periodo que antecede o exame ha organismos que promovem encontros de preparaçao. Como material de leitura, o PRN é muito bom, assim como o guide du CHUM e o Guide da OIIQ , que voce pode comprar diretamente na OIIQ ou nas livrarias dos Cegeps.
      http://www.oiiq.org/sites/default/files/uploads/pdf/pratique_infirmiere/pti/guide-pti_fr.pdf
      SE voce ainda nao fez a parte preparatoria (curso + estagio) sugiro que nao apresse as coisas e nao tente estudar para o exame, nao é o momento. un jour à la fois, ok?

      ==============
      Andremax, aguarde mais umas 2 semanas e se nao receber nada entre em contato com a OIIQ. Pode usar o formulario eletronico http://www.oiiq.org/contactez-nous
      em geral eles nao ultrapassam 1 mes para responderem

      ===============
      Oi Sammy, o mundo virtual é bem pequeno mesmo rsrsrs

    • #51477
      carol.
      Participante

      Nao estou passando na frente de nada nao, acho que nao ficou claro. Estou em busca de material porque estou me preparando para a prova que sera em set-2012.
      EM Québec nao tem cursos preparatorios à parte como em Montreal. Por isso a busca por outros manuais, já que o da OIIQ nao aborda todos os assuntos.
      Carol

    • #51478
      gabi-infirmiere
      Participante

      vc fez o curso no Cegep ou apenas o estagio? Se ja estiver trabalhando como CEPI alguns hospitais fazem simulaçoes dos ECOs.
      achei um power point interessante, feito por uma profissional ai de Ville, explicando como o exame é estruturado e como eles querem que o candidato responda, talvez possa ajudar =
      http://www.aeesicq.org/pdf/B5_2010.pdf

      no Cegep Limoilou ha modulos de treinamento para o exame
      http://www.oiiq.org/formation-continue/autres-formations/formations-externes/formation-preparatoire-a-lexamen-profession

      sucesso no exame

    • #51481
      carol.
      Participante

      Gabi,
      Este link é interessante. Mas vc fala do curso como se ele impedisse ou tornasse desnecessário o estudo individual. 8O Acho que nao tem nada a ver.
      O que eu gostaria de saber é se alguém conhece apostilas/livros/manuais interessantes e práticos para o exame, além do manual da OIIQ e do PRN.
      Por exemplo, eu conheço uma apostila de cálculo de medicamentos que se chama math med da chenelière éducation que desenvolve todo o assunto com muitos exercícios. Mas nao é o assunto que procuro. Tem também uma apostila de PDSB à venda na coop Zone do Cégep Limoilou e na Ulaval que é toda ilustrada e muito detalhada.
      A questao é: Alguém conhece outros?
      Se a resposta for: nao, nao conheço, nao me lembro ou se nao tiver resposta nao tem problema nenhum, ok? :bigups:

      Quanto ao curso preparatório do Cégep Limoilou eu acho que nao vale a pena pelo custo/duraçao/material fornecido. Até porque a apostila desse curso só tem lugar para as respostas e nao podemos copiar as perguntas. :?

      Obrigada
      Carolina

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.