Neve e carro 4 x 4

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Neve e carro 4 x 4

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5602
      Chum
      Participante

      Caros amigos que estão aí no Canadá:

      É necessário (ou pelo menos muito recomendável) que o carro tenha tração nas 4 rodas para andar pelas ruas cheias de neve?

      É uma pergunta de quem entende pouco de carro, então me desculpem se for uma besteira completa…

    • #30350
      marsonfamily
      Participante

      Olá Chum,

      Pela minha experiência com a neve, a tração 4×4 ajuda e MUITO!!! Se a cidade tem um bom sistema de remoção de neve e você utilizar as vias públicas depois de tal limpeza, talvez nem precise… mas…. Suponha que vc queira fazer uam viagem, ou em uma eventual tempestade de neve, se vc não tiver, vai ficar parado.

      Vi muitas vezes pessoas com carros 4×2 ‘atoladas’ na neve as 5 da manhã a uma temperatura externa de -30 Celsius… Nada agradável… eu tinha uma 4×4 e passava numa boa… mesmo com muita neve…

      Meu conselho.. se puder, tenha 4×4!!!!

    • #30351
      FCelso
      Participante

      Boas Chum!

      Justamente vai depender de onde e quando você precisar/puder utilizar o carro. Se for necessário trabalhar sempre de carro, um com tração integral é a pedida. Agora se você puder escolher quando sair e por onde andar, um carro comum está OK. Em ambos os casos serão usados pneus de inverno no período obrigatório; eu ainda te sugiro colocar um mês antes e remover um mês depois do obrigatório por lei, pois nesse período pode ocorrer a presença de gelo na pista, o que com pneus 4 estações é pedir pra derrapar. Importante é ter PNEUS DE INVERNO DE EXCELENTE QUALIDADE, já os pneus de verão podem ser os mais ordinários, contanto que bons para pista molhada (chuva).

      Se fores optar por um veículo de tração integral, atente para os diversos sistemas de tração. Por exemplo, os Subarus têm tração integral permanente, com ditribuição maior da tração na traseira, o que ajuda muito na estabilidade. Já a Honda usa no CRV um sistema de tração inicialmente dianteira que, no caso dessas patinarem, automaticamente a tração é transferida para as rodas traseiras. Suzuki, Volvo, Ford e outros construtores têm ainda seus próprios sistemas de tração integral (os quais desconheço porque não fui atrás).
      Outro detalhe que ajuda a não atolar é a altura do veículo, quanto mais alto (maior o vão livre entre o solo e a carroceria) melhor para não atolar); entretanto, veículos mais altos apresentam centro de gravidade mais altos, de modo que a tendência ao capotamento é bem maior nesses casos (considerando a capacidade de manobra; em curvas fechadas e manobras evasivas, por exemplo).
      Sou suspeito para recomendar um veículo, pois tive por 4 meses um Honda CRV 1998 com tração integral, mas se eu fosse ficar mais tempo, certamente escolheria um Subaru Impreza.

      Eis alguns dos motivos:

      Desempenho invernal
      http://www.youtube.com/watch?v=S8oR_EaHaec

      Diversão invernal
      http://www.youtube.com/watch?v=4B1rORq9cXw

      Acredito que encontres alguns 2003-2005 na faixa dos 8-12K CAD.

      http://www.lespac.com/detail-annonce/vehicules/autos/tout/levis/levis/20632165/subaru-impreza-2002-outback-sport.html

      http://www.lespac.com/detail-annonce/vehicules/autos/tout/levis/levis/20732395/subarue-impreza-wrx-familiale-2003.html

      http://www.lespac.com/detail-annonce/vehicules/autos/tout/quebec/quebec/20755868/subaru-impreza-2005-hatchback-speciale-edition.html

      Boa sorte.

    • #28972
      SANDROMS
      Participante

      Claro que um carro alto e com tração integral é melhor. Mas muitas vezes fica fora do orçamento do imigrante recém chegado. Se você estiver num centro urbano como Montreal não vai ter que enfrentar a neve pois o sistema de déneigement é muito bom, interessante é que escrevi um post sobre isso no meu blog (link abaixo, na assinatura). Dá pra notar que a maioria dos carros circulando na cidade são sedans ou vans de tração dianteira, e vi muito poucos atolados. Mas em caso de uma tempestade muito forte, a opção é mesmo o transporte público.

      Tenho que repetir as palavras do FCelso, quanto aos PNEUS DE INVERNO. São importantíssimos, mas as pessoas às vezes desprezam isso, tanto que o governo do Quebec estabeleceu uma lei obrigando o seu uso. Meu carro é baixo e de tração dianteira, estacionei algumas vezes sobre uma camada grossa de neve (uns 20 ou 25cm) e entrei e sai sem problema, acredito que seja mérito do pneu de inverno que é bom e está bem novinho.

      O link abaixo mostra uma série de vídeos no YouTube onde foram testados na neve carros com pneu de inverno e 4 estações. Os testes foram feitos com carros de tração dianteira, traseira e integral.

      http://www.youtube.com/results?search_query=Choisir+des+pneus+d%27hiver&search_type=&aq=f

    • #30966
      FCelso
      Participante

      Acabei esqucendo de passar também um antigo “guia de compra” escrito por mim e editado pelo Carlos.

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/3154.html

      SandroMS,

      Se você notar, o preço dos carros não tem grandes diferenças, sejam eles com tração integral ou não. A questão do custo de um carro entrar no orçamento do imigrante deveria ser tratada nessa comunidade, pois eu particularmente acredito que valha muito a pena ter um carro para passar os invernos. Um bom planejamento com chegada no Québec no início do verão (metade de maio) e orçamento contendo pelo menos o valor de um carro 1.0 ano 2000 (pelado) brasileiro para comprar um carro 2.0 ano 1998 a 2000 (completo) e com tração integral, seria o mais adequado. Lembrando ainda que deve-se prever os custos de manutenção, que podem ser feitos em oficina credenciada CAA ou pelo proprietário que visita regularmente a Canadian Tire.

    • #31053
      Carlos_Santos
      Participante
        olá,

        quando aqui cheguei, fiquei um ano a pé (andando de onibus). Pois queria comprar justamente um carro pouco rodado e com tracao integral (como os subarus, mas tem também nos modelos da ford, mistubishi, infiniti e outros).

        Cada marca tem um sistema diferente, como o Celso bem lembrou.

        Me lembro que bati o pé quanto a escolha. No final acabei comprando um 4X2, com controle de tracao (nao é a mesma coisa que tracao integral).
        O sistema de controle de tracao, é algo que sera obrigatorio em todos os carros novos no Canada em 2011. Tive uma palestra na SAAQ sobre o assunto e achei super legal.

        No final, o meu carro é alto (dificil de ficar atolado) mas so tem tracao na frente. O controle ajuda o carro a nao perder o controle em derrapagens, etc….e devemos desliga-lo para sair de um atoleiro de neve, pois senao ele nao sai!

        Veja estes links:

        http://www.tc.gc.ca/fra/securiteroutiere/tp-tp14651-vs200701-menu-738.htm (ESC- lectronic Stability Control)

        http://www.tc.gc.ca/fra/securiteroutiere/tp-tp14651-vs200701-table_noms-754.htm (lista dos carros que possuem)

        http://www.flash24.ca/articles/systeme-de-controle-de-stabilite.html ( mesmo para caminhoes!)

    • #30085
      Chum
      Participante

      Amigos,

      Obrigado a todos pelas informações. Eu estava pensando num Honda Fit, que acho um carro excelente, mas ele não tem ESC nem outro sistema de controle de tração.

    • #30083
      FCelso
      Participante

      Chum,

      O Honda Fit por lá se chama Honda Jazz, sendo o popular da Honda, e concorrente do Toyota Echo. Ambos são subcompactos no mercado Canadense/Estadounidense.

    • #30084
      Carlos_Santos
      Participante

      @Chum wrote:

      ….num Honda Fit, que acho um carro excelente, mas ele não tem ESC nem outro sistema de controle de tração.

      nao é o que estes sites informam:

      de qualquer forma, como disse aqui no Canada sera lei e eles teram de colocar de qq forma em todos os carros (novos, claro!)

    • #24813
      Baratinha
      Participante

      Ola pessoal

      Eu rodo uma média de 100 a 150 km por dia (mesmo no inverno) pela rodovias e rincões do Quebec. Posso dizer que ate hoje não vi problemas nas estradas . Todas pelas quais eu passei ate agora tinham um bom denegeiment.
      Acredito que o cuidado com o carro no inverno é prever os pneus de inverno, cuidar com a bateria (principalmente quando o carro é mais usadinho), o resto são os cuidados básicos mesmos do Brasil e claro dirigir com prudência na estrada.
      O meu carro é um Buick Century 2000. Ele é velhinho, mas eu gosto dele!

      Sucesso

    • #29196
      FCelso
      Participante

      Baratinha,

      Pode ser que você ande pelas vias principais, que têm manutenção (remoção de neve) mais regular. Se a pessoa tiver que trafegar em ruas que não têm o mesmo padrão de limpeza, pode ter problemas, especialmente mais afastado dos centros urbanos. Nesses casos, todo santo ajuda!

    • #29200
      Baratinha
      Participante

      Ola FC Celso

      Eu ando pelas rodovias e pelos rincões também… Tudo que é “Rang do Fim do mundo”. (Risos) . Até agora, todos os que eu passei estavam bem cuidadinhos e limpinhos ( regiões de Maurecie et centre du Quebec).

      Sucesso

    • #29204
      FCelso
      Participante

      Feliz de ti então Baratinha!

      Pq na Cidade do Québec, as ruas até ficam limpas, mas se vc tiver um carro comum (não 4×4) e deixar estacionado na parte velha da cidade, com certeza vais penar para desatolá-lo!

    • #29217
      SANDROMS
      Participante

      @Baratinha wrote:

      O meu carro é um Buick Century 2000. Ele é velhinho, mas eu gosto dele!

      Baratinha,

      se não me engano esse Buick é carro de taxista…. ou seja… pau pra toda obra. Meu carro é mais fraquinho, mas só ficou enterrado na neve uma vez e saiu com facilidade. Depois de 40 minutos cavando neve 8O :lol: 8O. Nem tentei tirar o carro sem cavar pois não dava nem para abrir a porta. Mas depois que tirei a neve da frente do carro ele saiu sem problema algum.

    • #29216
      FCelso
      Participante

      Como dizem por aí, uma imagem vale mais que mil palavras, então…

      Seguem algumas fotos, na Cidade do Québec (inverno 2009/2010)

      Estacionando na rua num dia normal de inverno

      Toyota Corolla sedan 2003 VS Honda CRV 1998 SUV

      Notem a diferença de altura

      Quando a neve chega com vontade

      Após uma tempestade de neve regular (20 a 40 cm de acumulação de neve em 24h)

      Vejam a diferença entre o Ford Escape (SUV) e o VW Beetle (hatch)

      Antes da neve

      Depois da neve

      Aqui alguns carros estacionados nas ruas na parte antiga da cidade. O detalhe é que no meio da rua é possível passar, pois a neve é removida, enquanto que nas áreas de estacionamento, o mesmo não acontece.

      Honda Accord sedan 1992

      Toyota Corolla sedan 2001

      Ford Explorer 1996 e Subaru Impreza Sport 2003

      Da direita para a esquerda: Subaru Impreza 2003, Ford Explorer 1996, Jeep Cherooke 1995 elevado e, na frente dele meu ex-Honda CRV 1998 – notem que todos têm tração 4×4 – Por que será?

      A rua era assim

      E então a neve veio com vontade

      Nesse dia foram 2 horas de trabalho de sapa na neve para liberar a saída na área do estacionamento.

      OBS Não sei porque as imagens não aparecem inteiras, mas quem quiser ver elas 100%, acesse http://www.flickr.com/photos/mergulhador/

    • #29215
      Baratinha
      Participante

      Ola SANDROMS,

      Ah! Ele é pau pra toda obra mesmo! Amo muito o “bichinho” (risos)

      Sucesso pra ti

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.