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- Este tópico contém 15 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 11 meses atrás por Carlos_Santos.
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19 de janeiro de 2010 às 23:35 #5602ChumParticipante
Caros amigos que estão aí no Canadá:
É necessário (ou pelo menos muito recomendável) que o carro tenha tração nas 4 rodas para andar pelas ruas cheias de neve?
É uma pergunta de quem entende pouco de carro, então me desculpem se for uma besteira completa…
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20 de janeiro de 2010 às 10:59 #30350marsonfamilyParticipante
Olá Chum,
Pela minha experiência com a neve, a tração 4×4 ajuda e MUITO!!! Se a cidade tem um bom sistema de remoção de neve e você utilizar as vias públicas depois de tal limpeza, talvez nem precise… mas…. Suponha que vc queira fazer uam viagem, ou em uma eventual tempestade de neve, se vc não tiver, vai ficar parado.
Vi muitas vezes pessoas com carros 4×2 ‘atoladas’ na neve as 5 da manhã a uma temperatura externa de -30 Celsius… Nada agradável… eu tinha uma 4×4 e passava numa boa… mesmo com muita neve…
Meu conselho.. se puder, tenha 4×4!!!!
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20 de janeiro de 2010 às 12:16 #30351FCelsoParticipante
Boas Chum!
Justamente vai depender de onde e quando você precisar/puder utilizar o carro. Se for necessário trabalhar sempre de carro, um com tração integral é a pedida. Agora se você puder escolher quando sair e por onde andar, um carro comum está OK. Em ambos os casos serão usados pneus de inverno no período obrigatório; eu ainda te sugiro colocar um mês antes e remover um mês depois do obrigatório por lei, pois nesse período pode ocorrer a presença de gelo na pista, o que com pneus 4 estações é pedir pra derrapar. Importante é ter PNEUS DE INVERNO DE EXCELENTE QUALIDADE, já os pneus de verão podem ser os mais ordinários, contanto que bons para pista molhada (chuva).
Se fores optar por um veículo de tração integral, atente para os diversos sistemas de tração. Por exemplo, os Subarus têm tração integral permanente, com ditribuição maior da tração na traseira, o que ajuda muito na estabilidade. Já a Honda usa no CRV um sistema de tração inicialmente dianteira que, no caso dessas patinarem, automaticamente a tração é transferida para as rodas traseiras. Suzuki, Volvo, Ford e outros construtores têm ainda seus próprios sistemas de tração integral (os quais desconheço porque não fui atrás).
Outro detalhe que ajuda a não atolar é a altura do veículo, quanto mais alto (maior o vão livre entre o solo e a carroceria) melhor para não atolar); entretanto, veículos mais altos apresentam centro de gravidade mais altos, de modo que a tendência ao capotamento é bem maior nesses casos (considerando a capacidade de manobra; em curvas fechadas e manobras evasivas, por exemplo).
Sou suspeito para recomendar um veículo, pois tive por 4 meses um Honda CRV 1998 com tração integral, mas se eu fosse ficar mais tempo, certamente escolheria um Subaru Impreza.Eis alguns dos motivos:
Desempenho invernal
http://www.youtube.com/watch?v=S8oR_EaHaecDiversão invernal
http://www.youtube.com/watch?v=4B1rORq9cXwAcredito que encontres alguns 2003-2005 na faixa dos 8-12K CAD.
Boa sorte.
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20 de janeiro de 2010 às 15:20 #28972SANDROMSParticipante
Claro que um carro alto e com tração integral é melhor. Mas muitas vezes fica fora do orçamento do imigrante recém chegado. Se você estiver num centro urbano como Montreal não vai ter que enfrentar a neve pois o sistema de déneigement é muito bom, interessante é que escrevi um post sobre isso no meu blog (link abaixo, na assinatura). Dá pra notar que a maioria dos carros circulando na cidade são sedans ou vans de tração dianteira, e vi muito poucos atolados. Mas em caso de uma tempestade muito forte, a opção é mesmo o transporte público.
Tenho que repetir as palavras do FCelso, quanto aos PNEUS DE INVERNO. São importantíssimos, mas as pessoas às vezes desprezam isso, tanto que o governo do Quebec estabeleceu uma lei obrigando o seu uso. Meu carro é baixo e de tração dianteira, estacionei algumas vezes sobre uma camada grossa de neve (uns 20 ou 25cm) e entrei e sai sem problema, acredito que seja mérito do pneu de inverno que é bom e está bem novinho.
O link abaixo mostra uma série de vídeos no YouTube onde foram testados na neve carros com pneu de inverno e 4 estações. Os testes foram feitos com carros de tração dianteira, traseira e integral.
http://www.youtube.com/results?search_query=Choisir+des+pneus+d%27hiver&search_type=&aq=f
Sandroms -
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20 de janeiro de 2010 às 21:31 #30966FCelsoParticipante
Acabei esqucendo de passar também um antigo “guia de compra” escrito por mim e editado pelo Carlos.
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/3154.html
SandroMS,
Se você notar, o preço dos carros não tem grandes diferenças, sejam eles com tração integral ou não. A questão do custo de um carro entrar no orçamento do imigrante deveria ser tratada nessa comunidade, pois eu particularmente acredito que valha muito a pena ter um carro para passar os invernos. Um bom planejamento com chegada no Québec no início do verão (metade de maio) e orçamento contendo pelo menos o valor de um carro 1.0 ano 2000 (pelado) brasileiro para comprar um carro 2.0 ano 1998 a 2000 (completo) e com tração integral, seria o mais adequado. Lembrando ainda que deve-se prever os custos de manutenção, que podem ser feitos em oficina credenciada CAA ou pelo proprietário que visita regularmente a Canadian Tire.
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20 de janeiro de 2010 às 22:49 #31053Carlos_SantosParticipante
- olá,
quando aqui cheguei, fiquei um ano a pé (andando de onibus). Pois queria comprar justamente um carro pouco rodado e com tracao integral (como os subarus, mas tem também nos modelos da ford, mistubishi, infiniti e outros).
Cada marca tem um sistema diferente, como o Celso bem lembrou.
Me lembro que bati o pé quanto a escolha. No final acabei comprando um 4X2, com controle de tracao (nao é a mesma coisa que tracao integral).
O sistema de controle de tracao, é algo que sera obrigatorio em todos os carros novos no Canada em 2011. Tive uma palestra na SAAQ sobre o assunto e achei super legal.No final, o meu carro é alto (dificil de ficar atolado) mas so tem tracao na frente. O controle ajuda o carro a nao perder o controle em derrapagens, etc….e devemos desliga-lo para sair de um atoleiro de neve, pois senao ele nao sai!
Veja estes links:
http://www.tc.gc.ca/fra/securiteroutiere/tp-tp14651-vs200701-menu-738.htm (ESC- lectronic Stability Control)
http://www.tc.gc.ca/fra/securiteroutiere/tp-tp14651-vs200701-table_noms-754.htm (lista dos carros que possuem)
http://www.flash24.ca/articles/systeme-de-controle-de-stabilite.html ( mesmo para caminhoes!)
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21 de janeiro de 2010 às 17:01 #30085ChumParticipante
Amigos,
Obrigado a todos pelas informações. Eu estava pensando num Honda Fit, que acho um carro excelente, mas ele não tem ESC nem outro sistema de controle de tração.
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21 de janeiro de 2010 às 21:44 #30083FCelsoParticipante
Chum,
O Honda Fit por lá se chama Honda Jazz, sendo o popular da Honda, e concorrente do Toyota Echo. Ambos são subcompactos no mercado Canadense/Estadounidense.
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21 de janeiro de 2010 às 22:28 #30084Carlos_SantosParticipante
@Chum wrote:
….num Honda Fit, que acho um carro excelente, mas ele não tem ESC nem outro sistema de controle de tração.
nao é o que estes sites informam:
de qualquer forma, como disse aqui no Canada sera lei e eles teram de colocar de qq forma em todos os carros (novos, claro!)
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22 de janeiro de 2010 às 01:39 #24813BaratinhaParticipante
Ola pessoal
Eu rodo uma média de 100 a 150 km por dia (mesmo no inverno) pela rodovias e rincões do Quebec. Posso dizer que ate hoje não vi problemas nas estradas . Todas pelas quais eu passei ate agora tinham um bom denegeiment.
Acredito que o cuidado com o carro no inverno é prever os pneus de inverno, cuidar com a bateria (principalmente quando o carro é mais usadinho), o resto são os cuidados básicos mesmos do Brasil e claro dirigir com prudência na estrada.
O meu carro é um Buick Century 2000. Ele é velhinho, mas eu gosto dele!Sucesso
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23 de janeiro de 2010 às 16:39 #29196FCelsoParticipante
Baratinha,
Pode ser que você ande pelas vias principais, que têm manutenção (remoção de neve) mais regular. Se a pessoa tiver que trafegar em ruas que não têm o mesmo padrão de limpeza, pode ter problemas, especialmente mais afastado dos centros urbanos. Nesses casos, todo santo ajuda!
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23 de janeiro de 2010 às 20:44 #29200BaratinhaParticipante
Ola FC Celso
Eu ando pelas rodovias e pelos rincões também… Tudo que é “Rang do Fim do mundo”. (Risos) . Até agora, todos os que eu passei estavam bem cuidadinhos e limpinhos ( regiões de Maurecie et centre du Quebec).
Sucesso
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24 de janeiro de 2010 às 14:07 #29204FCelsoParticipante
Feliz de ti então Baratinha!
Pq na Cidade do Québec, as ruas até ficam limpas, mas se vc tiver um carro comum (não 4×4) e deixar estacionado na parte velha da cidade, com certeza vais penar para desatolá-lo!
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25 de janeiro de 2010 às 19:23 #29217SANDROMSParticipante
@Baratinha wrote:
O meu carro é um Buick Century 2000. Ele é velhinho, mas eu gosto dele!
Baratinha,
se não me engano esse Buick é carro de taxista…. ou seja… pau pra toda obra. Meu carro é mais fraquinho, mas só ficou enterrado na neve uma vez e saiu com facilidade. Depois de 40 minutos cavando neve 8O :lol: 8O. Nem tentei tirar o carro sem cavar pois não dava nem para abrir a porta. Mas depois que tirei a neve da frente do carro ele saiu sem problema algum.
Sandroms -
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26 de janeiro de 2010 às 00:02 #29216FCelsoParticipante
Como dizem por aí, uma imagem vale mais que mil palavras, então…
Seguem algumas fotos, na Cidade do Québec (inverno 2009/2010)
Estacionando na rua num dia normal de inverno
Toyota Corolla sedan 2003 VS Honda CRV 1998 SUV
Notem a diferença de altura
Quando a neve chega com vontade
Após uma tempestade de neve regular (20 a 40 cm de acumulação de neve em 24h)
Vejam a diferença entre o Ford Escape (SUV) e o VW Beetle (hatch)
Antes da neve
Depois da neve
Aqui alguns carros estacionados nas ruas na parte antiga da cidade. O detalhe é que no meio da rua é possível passar, pois a neve é removida, enquanto que nas áreas de estacionamento, o mesmo não acontece.
Honda Accord sedan 1992
Toyota Corolla sedan 2001
Ford Explorer 1996 e Subaru Impreza Sport 2003
Da direita para a esquerda: Subaru Impreza 2003, Ford Explorer 1996, Jeep Cherooke 1995 elevado e, na frente dele meu ex-Honda CRV 1998 – notem que todos têm tração 4×4 – Por que será?
A rua era assim
E então a neve veio com vontade
Nesse dia foram 2 horas de trabalho de sapa na neve para liberar a saída na área do estacionamento.
OBS Não sei porque as imagens não aparecem inteiras, mas quem quiser ver elas 100%, acesse http://www.flickr.com/photos/mergulhador/
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26 de janeiro de 2010 às 01:53 #29215BaratinhaParticipante
Ola SANDROMS,
Ah! Ele é pau pra toda obra mesmo! Amo muito o “bichinho” (risos)
Sucesso pra ti
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