Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Equivalência › Necessidade do Reconhecimento de diploma
- Este tópico contém 12 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 10 meses atrás por
janeneves.
-
AutorPosts
-
-
3 de abril de 2010 às 17:44 #6060
Pedro_Canelas
ParticipanteOlá amigos, tudo bem?
Sou novo no fórum, já pesquisei sobre esse assunto e o tópico que fala disso não responde bem a minha dúvida.
Eu sou Web Designer, formado em Desenho Industrial com uma Pós Graduação na área de Arte e Design. Eu preciso fazer o Reconhecimento de diploma e equivalência de estudos? Isso é necessário para conseguir o visto usando meus pontos de formação ou somente no caso de eu pretender continuar estudando lá?
Abraço e mt obrigado!
-
3 de abril de 2010 às 23:44 #38132
Carlos_Santos
ParticipantePara obter o visto de RP nao precisa ter o reconhecimento do seu diploma.
dê uma olhada no IMT en ligne sobre sua profissao e veja se ela regida por uma ordem profissional. acho que nao…
veja mais detalhes aqui:
-
4 de abril de 2010 às 18:21 #38140
Pedro_Canelas
ParticipanteOlá Carlos, tudo bem?
O que encontrei foi isso:
Conditions d’accès à la profession
* Un diplôme d’études universitaires en design industriel, en architecture, en génie
ou
un diplôme d’études collégiales en design industriel est exigé.
* Un dossier de présentation démontrant les aptitudes créatives est exigé.Aceitariam meu diploma daqui?
E outro:
Renseignements supplémentaires
* Il existe une certaine mobilité entre les postes de ce groupe.
* Il est possible d’accéder à d’autres postes de designers.Isso não é a mesma coisa que regulamentação né?
Obrigado e abraço!!!
-
4 de abril de 2010 às 22:23 #37875
Carlos_Santos
Participantepelo que eu entendo nao tem ordem profissional.
Aceitar seu diploma, imagino que sim, pois a minha empresa aceitou os meus (mesmo em portugues)!
Veja este site para outras informacoes:
- Associations professionnelles
Association des designers industriels du Québec (ADIQ)
C.P. 182, Succ. Rosemont
Montréal, QC
H1X3B7
Téléphone : 514-287-6531
Télécopieur : 514-278-3049
Courriel : info@adiq.ca
Adresse du site : http://www.adiq.caSe quiser ser bem mais rigoroso, e querendo gastar uns $$$$, basta pedir uma equivalencia no MICC.
Boa sorte
-
5 de abril de 2010 às 18:09 #38159
Pedro_Canelas
ParticipantePô Carlos, muito obrigado mais uma vez! =)
Abraço!
-
27 de junho de 2011 às 00:55 #26282
JF
ParticipantePessoal,
Estou pesquisando sobre a necessidade e as vantagens de se fazer uma Évaluation Comparative des études effectuées hors du Québec. Pelo que eu entendi, as pessoas que não precisam validar o diploma para ser aceito em uma ordem profissional, não precisam fazer a évaluation. Certo?
Sou formada em publicidade e trabalho na área de marketing. Meu marido é formado em desenho industrial e trabalha como designer gráfico. Nenhuma das 2 profissões é regido por uma ordem.
Achei o seguinte no site Immigration-Québec:
Avez-vous réellement besoin d’une Évaluation comparative?
L’Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec n’est pas toujours requise. Afin de ne pas retarder vos démarches professionnelles, vérifiez tout d’abord si vous avez vraiment besoin de ce document :Recherche d’emploi
Vérifiez si l’employeur l’exige. De façon générale, l’Évaluation comparative n’est pas obligatoire pour chercher un emploi.Queria saber se podem me pedir a évaluation em uma entrevista de emprego ou se isso é desnecessário para o meu caso. Ou ainda, mesmo não sendo obrigatória, o entrevistador pode enxergar com bons olhos caso eu leve uma évaluation.
Não quero fazer todo o processo se eu realmente não precisar desse documento, mas se for o caso, melhor aproveitar a espera do federal para adiantar isso.
Vocês que já estão por aí, podem me dar uma opinião?
Obrigada!
Ju.
-
27 de junho de 2011 às 16:41 #45754
janeneves
ParticipanteOlá Ju,
creio que é interessante fazer a avaliação comparativa (tenho um amigo que trabalha com TI, que também não é regulamentada, mas que as empresas de RH que ele contactou já pediram para ele fazer sim a avaliação), mas não sei se vale à pena ir adiantando.
Isso porque fazendo lá é possível pedir reembolso das despesas tanto de tradução quanto das taxas (não sei dizer quais as condições que tem que atender, mas sei que é possível). Além disso, o órgão que faz a avaliação prioriza o processamento para quem já está instalado no QC, ou seja, o tempo que você adiantaria não seria muito grande, se é que no fim das contas adiantaria alguma coisa…
No fim tudo depende da pressa e do bolso rs
mas sugiro entrar em contato e perguntar os tempos de processamento antes de decidir.Abraços!
Jane.
-
27 de junho de 2011 às 17:21 #45756
mrodolfo
ParticipanteAlguns acertos…
Se vale a pena fazer ou não? Depende de cada caso. Eu fiz e não utilizei até o momento, mas a ordem dos CMA (que me interessa muito) pede.
Não penso haver priorizaçao para quem já está aqui. Eu iniciei a minha no Brasil e ao chegar apenas mudei o endereço. Os prazos independiam de onde a pessoa morava…
-
27 de junho de 2011 às 18:18 #45757
neilasasa
Participante@janeneves wrote:
…
Isso porque fazendo lá é possível pedir reembolso das despesas tanto de tradução quanto das taxas (não sei dizer quais as condições que tem que atender, mas sei que é possível) …Eu sei que poderíamos pedir o reembolso mas eu pensei que poderíamos adiantar o processo no Brasil e depois pedir o reembolso quando chegássemos.
Janeneves, você tem o link oficial comentando sobre o reembolso para eu dar uma olhada?!
Obrigada! -
27 de junho de 2011 às 19:51 #45761
mrodolfo
ParticipanteO reembolso é avaliado caso-a-caso pelo oficial do emploi québec. Ele vai te pedir a fatura do tradutor (daqui do Québec, óbvio, pois para a évaluation comparative TEM que ser membro da ordem).
-
27 de junho de 2011 às 20:22 #45763
janeneves
ParticipanteOi Ju,
não tenho a informação.
Só sei que é possível fazer reembolso pois li em um blog (http://biancaetwilliam.blogspot.com/2009/03/travail.html)
Como as informações deles são sempre “quentes” rs, estou acreditando (mas não estou contando no orçamento, sabe como é… ;) )Rodolfo,
Quanto ao tempo de processamento, lembro de ter lido em algum lugar (infelizmente não lembro onde) a respeito do grande número de avaliações que estavam causando tempos de processamento maiores, e a necessidade de priorizar pedidos de quem já estava no QC (pela necessidade desse pessoal se inserir no mercado, matricular em curso, etc). Mas é possível que a situação tenha se normalizado…
De qquer forma, quando a demanda é internacional vai para um departamento específico. Só porque o seu endereço mudou não quer dizer que a demanda foi redirecionada para outro departamento ou seguiu outro cronograma…
Segundo o site MICC o tempo de processamento é de 3 a 4 meses… esse foi o tempo que levou o seu processo? Se sim, acho seguro considerar que não tem diferença realmente, ficando só a questão financeira na balança.Neste link tem os tempos de processamento, instruções para avaliação, endereços de envio etc.
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/education/comparative-evaluation/index.htmlAbraços!
Jane.
-
28 de junho de 2011 às 13:30 #45773
mrodolfo
ParticipanteJane,
O meu processo levou 6 meses após a abertura, que era o prazo que informavam na época.
A avaliaçao demora mesmo pois os agentes tem que avaliar o conteúdo de cada curso e depois passar por uma verificaçao por um segundo agente.
Quando troquei o endereço, a pessoa que me atendeu no MICC de Québec me disse que os tempos de processamento sao maiores para os pedidos de Montréal em funçao da quantidade de processos a tratar e que em Québec o tempo é um pouco menor.
-
28 de junho de 2011 às 14:29 #45780
janeneves
ParticipanteOlá Marcos,
obrigada pelas informações :D
Realmente, com este timing e considerando o que o federal está demorando, vale a pena pensar em adiantar, pois se a avaliação viabilizar começar a trabalhar mais rapidamente… o custo extra se paga no primeiro mês com sobra.
Abraços!
Jane.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.