Mudanças no questionário online: maiores exigências

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Mudanças no questionário online: maiores exigências

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4742
      GUeCRIS
      Participante

      Olá pessoal!
      Uma amiga que ainda não deu entrada no processo me procurou hoje perguntando se teria havido mudanças no questionário online. Ela respondeu o questionário há cerca de 3 meses, mais ou menos, e obteve uma resposta positiva. Hoje ela refez o questionário e, com as mesmas respostas, obteve um resultado negativo. Quando ela respondeu que seu nível de francês era mais elevado, o resultado voltou a ser positivo.
      Eu e meu marido refizemos o questionário e, de fato, com as respostas que havíamos dado anteriormente, nosso resultado seria negativo hoje…
      Só para alertar aos navegantes… acho que eles estão realmente sendo mais criteriosos na seleção dos candidatos, talvez principalmente por causa da procura que, com certeza, aumentou.
      Até mais!
      Cristiane

    • #15667
      Seiitiro
      Participante

      Fiz o teste e realmente está diferente.

      Meu teste antes passava com frances básico e agora somente com intermediário.

      []’s
      Paulo

    • #15669
      Diogo
      Participante

      tbém fiz o teste e eles realmente engrossaram no quesito Idioma…

      fiz alguns testes e só passei quando coloquei eu e minha companheira com nível intermediário nos 2 aspectos do francês…

      resta saber se eles vão querer uma carga horária maior ou não… se mantiverem as 150h/aula, tranquilo…

      abraço
      db

    • #15672
      Carlos_Santos
      Participante

      bom saber desta novidades!

      pelo menos esta sendo coerente com o que se faz nas entrevistas!   :wink:

    • #15676
      babi
      Participante

      Eu também refiz o questionário e com o nivel básico de francês do meu marido não somos aprovados.
      Eu realmente agora estou preocupada porque meu marido está fazendo intensivo da Aliança e termina as 150 horas em julho, quando enviaremos a documentação. Será que estão exigindo mais de 150 horas para enviar a documentação?
      No momento da entrevista ele terá mais de 150 porque continuará estudando, estará no nivel intermediario, mas no momento do envio terá apenas 150 horas.

      Se alguém puder me ajudar??????

      Deve existir muitas pessoas nesta mesma situação!!!!!!

      Abraço

    • #15679
      Daniele
      Participante

      Babi, só uma informação que eu tenho e se estiver errada, outros fiquem à vontade para corrigir! Essa é uma informação que o meu professor de francês me passou.

      Pelo livro Forum, que a AF costumava adotar (a AF daqui de Belo Horizonte agora mudou de livro), são necessários em média 120 horas para finalizar o B1, B2 e B3, logo, com 150 horas, já pode-se considerar no nível intermediário 1.

      Claro que isso é uma média, porque podem existir pessoas que podem levar mais ou menos tempo para concluir esses níveis.

      Abraços, Daniele.

    • #15682
      lfantoniosi
      Participante

      Na palestra de ontem da Soraia Tandel, ela enfatizou para mandar o dossier quando já tiver umas 120h de francês.

      Porém, nesta semana tivemos um depoimento de um casal que passou só com 84h cada um e de outra que passou mas nao levou, faltando apenas entregar o comprovante de conclusao de 150 horas.

      Pode parecer estranho, mas ontem mesmo a Soraia deixou claro que o nível de francês é o único parâmetro de dá para alterar a curto prazo, sendo que para alguns perfis será exigido mais frances e para outros menos. Ela também falou que não precisamos comprovar via TEF/DELF nem nada. Comprovantes de escolas particulares ou mesmo carta de professor particular servem. Em ultimo caso, faz-se uma provinha de nível da Aliança Francesa, caso tenha aprendido na França, com a mãe, com a sogra, etc.

      Mas na hora da entrevista o candidato vai ter que comprovar o que ele colocou no dossier.

      Testei meu perfil e ainda passo com francês básico, meu e da minha mulher. Mas tenho inglês avançado. Se coloco inglês intermediário não passa. O casal que passou com 84h tinha um bom inglês.

    • #15684
      brunobbc
      Participante

      Caros amigos,

      Também concordo com as novas exigências, relativas ao francês.
      Pensando bem e analisando, com um nível básico de francês é muito pouco para um imigrante qualificado. Qual emprego uma pessoa com tal nível irá conseguir ? Difícil, não é ?

      Temos que continuar a investir “pesado” no aprendizado da língua francesa.

      Abraços e bons estudos para todos,
      Bruno Cunha

    • #15686
      daniel_abs
      Participante

      Olá lfantoniosi e demais amigos!

      Eu sou metade do casal  :D  que conseguiu o CSQ com 84h de francês.
      Só para esclarecer alguns pontos:

      1) eu e minha esposa enviamos nossos formulários em julho do ano passado. Seríamos entrevistados em outubro mas pedimos para fazer a entrevista nesse ano, ou seja, mesmo com as novas exigências que entrarm em vigor de novembro pra cá, nosso processo correu sob os antigos parâmetros (nos quais não era necessário o mínimo de 150 horas/aula);

      2) nossas 84h de aula, foram somente aulas particulares (algumas delas eu separado da minha esposa). É verdade que 84h particulares rendem mais do que 84h em grupo. Prova disso é que meu nível foi avaliado como intermediário pelo meu professor particular (que tem o francês como língua materna). O que quero dizer é que nosso caso, a comprovação de horas não reflete fielmente nosso nível de conhecimento. 8)

      3) como relatei no nosso depoimento, me formo em Inglês daqui a 2 meses. Minha esposa além de dar aulas de Inglês, já morou nos EUA e no Canadá (e tem certificados de cursos lá). Outro ponto é que existe uma demanda alta pela minha profissão (designer) em Montréal e 90% das ofertas de emprego pedem que o candidato tenha conhecimento em francês e inglês.

      Fiz todas essas considerações só pra mostrar que eu e minha esposa temos (muitos) outros quesitos que nos ajudaram a ter uma boa pontuação. :D  Sobretudo porque nosso processo foi analisado com base nas exigências antigas. Tivéssemos nós mandando os documentos alguns meses depois, provavelmente precisaríamos comprovar o restante de horas (mesmo tendo conseguido conversar tranquilamente com o entrevistador).

      Enfim, como já sabemos, cada caso é um caso. Confesso que fiquei um pouco preocupado  :?  do meu relato criar um clima de falta de parâmetros no processo. A verdade é que nossos parâmetros foram outros. Aliás, acredito (e deixo claro que é uma opinião pessoal) que a exigência de 150 horas de francês é para dar uma margem de segurança para Quebec e penso que uma pessoa com 100 horas de aulas particulares (percebo que muitos aqui fazem aulas particulares) está apta não só para a entrevista, mas como também para se virar nos 2 ou 3 primeiros meses de adaptação ou até ingressar no curso de francisação. Mas volto a dizer, é uma opinião pessoal.

      Espero ter ajudado!!! E como diz o Alessandro de BH, o francês será importante não só para a entrevista, mas para as nossas novas vidas! Então, mesmo com CSQ e com 84h de francês, não me contento e sigo estudando.  :)

      Abraço a todos!

    • #15687
      viniciusmarc
      Participante

      Ola Pessoal,

      Isso bastente nos preoculpa, pois, estamos com tudo pronto para dar entrada ainda essa semana.

      temos apenas 100 horas, porem teremos umas 160h quando acabar o curso no fim de junho.

      outra coisa, acabei de refazer meu teste, e a unica coisa que mudei, foi colocar o nivel de compreenção para intermediario, deixando o restante para mim e minha esposa, em basico. Numa conversa, sempre e mais facil entender que  se expressar, e deu tudo certo, nosso teste foi positivo.  Sendo assim seguirei com meus planos.

      Marcus

    • #15689
      Anonymous
      Participante

      Ola,

      Fiz o teste com dois parametros diferentes (lingua francesa da minha esposa como basico e como intermediario).

      Só para deixar claro. Sou Analista de Sistemas, tenho + ou – 10 anos de experiencia na área, formado a 4 anos (no curso superior). Tenho dois filhos, uma de 5 anos e outro de 2 anos. Minha esposa tem curso superior em desing de interiores. Minha profissão é de demanda alta lá no Quebec.

      Frances basico (somente para ela o meu intermediario): O teste foi positivo, mas foi recomendado que ela estude mais o frances.

      Frances intermediario para ambos: Aprovados sem recomentação.

      Não fui as ultimas palestras e acompanho o processo desde 2003. Sempre vi que o conhecimento da língua é algo importantissimo a ser considerado, como fica hoje um analfabeto aqui mesmo no Brasil para arrumar um emprego?

      Quero apenas colocar minha posição em relação a isso. Quando ele colocam 120 hs ou 150 hs, o que vai mandar mesmo é sua desenvoltura em falar o frances, mesmo que você erre as vezes o tempo verbal, mas voce mostra ao entrevistador que realmente tem o nivel de frances que vc declarou. De que adianta vc levar 200 hs e vc não consegui comunicar nem um pouco.  Estudem bem a lingua, e fiquem calmo, eles so querem comprovar que realmente temos o que declaramos que temos e que consigamos comunicar com eles, pelo menos em um minimo. Eu ja tenho 100 hs. Consigo conversar um basico. Estou no basico 3 do Forum 1.

      Faça um treinamento adquado nas proximidades da entrevista, conheça bem sua profissão la no Quebec, conheça bem o pq voce escolheu a cidade para onde ir. Mostre que vc esta inteirado com o Quebec e sabe o que realmente te aguarda lá.

      Depois é so comemorar.

      Detalhe, ainda nem entrei com a papalada por causa do Frances.

      Um abraço a todos e

      Au revoir

      Jean

    • #15697
      makeloo
      Participante

      Deixe-me por o dedo nesse debate sobre a Língua.

      Sei que todos estão preocupado com a quantidade de horas que se tem que comprovar (inclusive, esse debate já foi feito aqui em outros tópicos). A MINHA OPINIÃO PESSOAL. é que o número de horas é somento um valor númerico do que voc  tem que apresentar na entrevista. Ou seja. voc~e tem que desenvolver habilidades e competencias cimunicativas sendo capz  de expressar sobre o seu projeto de imigração, que não é simples, como muitos pensa.  Por isso, recomento que estude ao ponto de desenvolver  tais ahabilidades, comprovando-as na hora da entrevista tanto com documentos e na prática. Algumas pessoas gastam somente X horas de estudo para desenvolve-la, outras XXXXXXXXXXHoras de estudos.

      PORÉM, OUTRO PONTO DE VISTA MEU, SE QUEREMOS IMIGRAR PRA UMA REGIÃO FRANCÓFONA, DEVEMOS ESTUDAR FRANCÊS NÃO SOMENTE PARA UMA “SIMPLES” ENTREVISTA, E SIM PARA NOSSA VIDA.

      Um abraço

    • #15699
      agomes
      Participante

      Bom, eu também refiz o teste hoje para testar se eu passaria se colocasse tudo para menos e, é claro, não passei. Tenho quase 400 horas de francês mas não falo há cerca de dez anos (mas tenho o histórico escolar comprovando pois fiz o meu segundo grau com francês). Meu marido fará aulas particulares. Bom, francês será nossa nova língua! Achei válida essa mudança, assim nossa integração lá será melhor. Bom, resumindo, depois refiz o teste colocando os valores reais e novamente passamos. Bom, é arriscar e, quem não está seguro quanto ao francês…estudar! Aliás, quem é de SP, zona sul, visete o tópico: encontro em SP e grupo de estudos de francês
      abraço

    • #15700
      babi
      Participante

      Obrigada a todos pela informações!!!!!!!!!

      A minha preocupação era em relação as horas, se isso seria uma forma de impedir que as pessoas fossem chamadas para a entrevista. Meu inglês também é avançado, inclusive fui professora durante dois anos, e tenho umas 400 horas de francês, no entanto minha área de formação é direito.
      O meu marido iniciou este ano o francês com aulas todos os dias na Aliança usando o Forum.
      Em julho teremos um professor particular todos os dias e seguiremos o próximo semestre com aulas na Aliança duas vezes por semana e professor particular os outros dias. Achamos que o desenvolvimento com o professor particular é muito melhor. Enviaremos a documentação em julho e esperamos a entrevista para o segundo semestre.
      Nosso ritmo de estudo não é uma preocupação apenas com a entrevista, mas sim com o nosso futuro no Québec. Acho que todos devemos ter essa preocupação em mente, afinal de contas somos trabalhadores qualificados e queremos coneguir um bom emprego.

      Jean,

      Você disse que sua esposa é designer de interior. Eu além de cursar direito eu fiz um curso de 3 anos aqui em Brasilia de design de interior, no entanto em Brasília não temos nenhum curso superior em decoração. Tem quatro anos que venho conciliando as minhas duas áreas, direito e decoração. Sou apaixonada pela decoração, já realizei muitos trabalhos e penso no futuro fazer um curso superior lá no Québec.
      Não pesquisei nada em relação a mercado de trabalho nesta área, você sabe me dizer se a sua esposa sabe de alguma coisa????

      Abraço,

      Bárbara

    • #15712
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Reparem no final da página inicial do teste o seguinte dizer:

      Dernière modification : 2007-04-12

      Ou seja, o teste sim foi finalmente ­”calibrado” como a Soraia Tandel havia prometido na última palestra(2006) que nós fomos em BH.

      Creio que mesmo ficando mais dificil para alguns, o teste agora sim funciona e desta forma podemos ter o devido parâmetro de quanto de francês é necessário para réussir na entrevista.

      Abraços,[/align]

    • #15734
      Carlos_Santos
      Participante

      Pois é ……………

      acho que ajustaram mesmo o teste online….. acabo de refazê-lo e …………………….fui reprovado!  :lol:  :lol:  :lol:

      Tenho 42 anos e minha esposa também! pós-doutorado, francês e três filhos não bastam mais….  :x

      abraços

    • #15773
      djedjenews
      Participante

      Aaaaaaaaaaaaaaah!!!!!! Pessoal!!!! Acho que vou enlouquecer! Sei que eles (os que analisam os potenciais imigrantes) estão certos em apertar mais nas exigências, mas não pensei que fosse tanto! Refiz o teste diversas vezes e mesmo colocando altos níveis para o meu padrão (solteira, 25 anos, sem filhos, poucos anos de experiência de trabalho, mas com especialização, francês intermediário e inglês avançado), ainda assim fui reprovada.  :cry:  Se isso mudou há pouco tempo e as pessoas continuam fazendo as entrevistas, será que ainda posso ter alguma chance? Devo mesmo desistir? Poxa, já tava tão feliz que iria me inscrever em maio (já tinha tudo certo de acordo com o padrão de mais um mês atrás). Alguém me ajuda!!!!  :!:

      Obrigada e sucesso a todos!

      Vanessa

    • #15774
      djedjenews
      Participante

      Aaaah! Só mais uma dúvida: Pela nova regra os estágios na área de formação contam, mas se forem de mais de 35h por semana. Mas todos os meus estágios foram de menos de 30h por semana (foram de 20h a 25h cada). Eu estudava à tarde, então era impossível fazer um estágio com mais de 5h. É válido somar o tempo total para equivaler a tempo integral? A imigração aceita? Por favor, me ajudem!

           Mais uma vez, obrigada e sucesso a todos!!!!!

                    Vanessa

    • #15775
      agomes
      Participante

      Oi, Vanessa!

      Eu vou tentar! Eu passei apenas quando aumentei o nível de franc~es e inglês do meu marido. Acho que, se é seu sonho, vale a pena arriscar. Estude mais francês. Bom, eu achei certo eles nivelarem o teste com a entrevista, afinal, sem o francês, quando chegarmos lá, ficaremos a “ver navios”, mas para mim também foi ruim…. minha pontuação baixou, mas vou tentar assim mesmo.
      beijo

    • #15778
      Carlos_Santos
      Participante

      Vanessa,

      chance vc tem, pois é formada, jovem, já fala francês….  

      o que eu sugiro é aumentar, por exemplo, o seu nível de francês no teste e ver o resultado.

      Se for este o problema, é só investir mais no francês, digo, estudar mais e com pouco tempo, dependendo do seu real interesse, você conseguirá!

      Se ainda assim você não passar, coloque mais formação (tipo especialização ou mestrado) e veja o resultado!

      O teste serve também para isso:

      – verificar aonde você precisa melhorar!

      Boa sorte e faça com calma!

      Verás que a coisa que mais fazemos neste processo é ter paciência……….   :wink:

    • #15783
      Daniele
      Participante

      Bom, vou falar um pouco da nossa experiência….

      Refiz o teste considerando exatamente a nossa situação real hj (que não é nenhuma brastemp!!) e fomos reprovados. Entretanto, enviamos o nosso dossiê recentemente (26/01) e já fomos convocados para a entrevista que acontecerá em agosto. Entendo então, que na primeira análise deles, atendemos os requisitos e na entrevista iremos apenas confirmar o que já foi enviado/informado no dossiê e lógico, verificar a nossa capacidade de adaptabilidade no Quebec.

      Logo, acredito que o teste online ainda não está condizente com a realidade e só uma análise do BIQ poderá dizer se esse ou aquele perfil está apto a prosseguir com o processo. Na minha opinião, esse teste não está 100% confiável e eu arriscaria sim enviar o dossiê (considerando, é claro, alguns requisitos mínimos: idade, francês, inglês, formação e experiência profissional)

      Abraços, Daniele.

    • #15811
      djedjenews
      Participante

      Muuuuuuuito obrigada pela força gente (AGomes, Carlos e Daniele)!!!

        Mais uma vez (na verdade, algumas a mais) fiz o teste online e realmente pelo novo padrão, nem tão cedo vou poder aplicar. Coloquei tudo o que era possível para mim no momento (até a possibilidade de passar um mês lá estudando francês) e nem assim deu esperanças. :cry: A não ser que eu consiga um mestrado (apesar de não estar nos meus planos). Paciência realmente é uma virtude nessas horas. Vou continuar me esforçando para conseguir esse que é o maior dos meus sonhos. Só fiquei triste porque o tombo foi grande.  :(

            Beijão e sucesso a todos!!!

                     Vanessa  :)

    • #15812
      agomes
      Participante

      Olá, refiz o teste novamente hoje e, tive uma dúvida que antes eu não tinha!
      A experiência profissional (aquela que conta serviço militar e etc, não precisa ser na área de formação? Bom, sou bel em Direito mas atuo na área administrativa há mais de 48 meses… não tem nada a ver com meu diploma! Meu resultado muda dependendo do que coloco? Alguém pode me informar? Posso colocar mais de 48 meses de experiência visto que trabalho mas não ma minha área de formação?
      abraço!

    • #15828
      Daniele
      Participante

      Vanessa, se eu fosse vc, antes de desistir eu ainda tentaria tirar essa dúvida com o BIQ. Envie um e-mail pra eles colocando o seu perfil e espere pra ver a resposta. Aí sim vc toma a decisão de enviar ou não! Eles vão te responder.

      Olha, antes de enviar, eu estava com medo, pois o meu marido tem mais de 35 e ainda não tem o superior completo, daí, eu enviei um e-mail pra eles explicando a situação e eles me tranquilizaram dizendo que não será um fator isolado que irá nos desqualificar. É preciso ver o conjunto de todos quesitos. Logo, não desista tão facilmente assim não! De qualquer forma, vc ainda é nova e terá tempo para melhorar os quesitos antes de poder enviar.

      Abraços e boa sorte.

      Daniele.

    • #15829
      Carlos_Santos
      Participante

      pois é……………

      fora do Brasil, ninguém entende como se pode trabalhar em algo que não se tem formação, ou melhor, para que se formar em algo e trabalhar em outro dominio????

      Eles entendem que se vc se forma em uma profissão é para exerce-la e não para exercer outra!

      Como eles regulam boa parte das profissões ou exigem perfis especificos para um emprego fica confuso entender o nosso sistema de trabalho.  :x

      Confesso que a resposta como vc quer eu não tenho…. pois como provar que sua experiência exige sua formação?

      Se vc é o principal do processo isso é complicado!

      Pergunte ao BIQ de Buenos Aires por email  :idea:

      boa sorte :wink:

    • #15834
      VALENZUELA1
      Participante

      Ola,

      Toda vez que eu fazia o teste online de QC dava positivo fiz ontem e deu negativo. Entrei no site imigracao federal e fiz o teste, pois seria uma opcao e sempre dava negativo e ontem deu positivo com 10 pontos a mais.
      Nao entendo quais sao os novos criterios, pois tenho todos os quesitos inclusive meu nivel de frances e 8 e ja morei no Canada. Acredito que e porque eu me formei a mais de 5 anos e nos ultimos 5 anos tenho experiencia profissional apenas de alguns meses. Mas nao vou desistir!!! Nao quero mais morar no Brasil :cry:

      Abracos

      Ap.

    • #15846
      RedCzar777
      Participante

      Eu refiz o teste e fui aprovado. Coloquei o francês em nível intermediário e zero de inglês (o que é um certo exagero). Eu sou casado e eu e minha esposa somos Bacharéis em Ciências da Computação (coloquei como nível universitário – Premier Clicle). Temos 27 anos e somos formados já há 5 anos e todo esse tempo trabalhamos com informática. Temos também duas crianças menores de 12 anos. Eu ainda não coloquei nenhuma informação sobre uma pós-graduação que eu concluí a 3 anos.

      Fiquei feliz de ter sido aprovado no teste on-line, mas ainda tenho que estudar umas boas horas para chegar nesse nível de francês. Então até o meio do ano eu envio a papelada. Antariormente eu planejava estar enviando agora, mas o aumento do nível de francês desejado, além de alguns problemas com documentação da minha enteada, estão me fazendo esperar mais uns dois meses.

    • #15861
      rcsmelo
      Participante

      VALENZUELA1 conosco aconteceu a mesma coisa , toda vez que faziamos o teste eramos aprovados , hoje fizemos e fomos reprovados , acredito que em nossos casos como já foi aberto o nosso processo a 5 meses atrás , seremos avaliados com o critério da época da abertura :?:  . Nós também pensamos da mesma forma , se não der certo Quebec vamos partir para o federal , de uma coisa temos certeza  nós seremos cidadãos canadeses :lol:   e não queremos morar mais no Brasil . :(
      Abraços

      Robson

    • #15862
      miridiam
      Participante

      Ola amigos,
      tenho uma informação que talvez possa ajudar a sanar algumas dúvidas em relação ao quesito FRANCES.
      Acabei de ligar para Sr. Valéria Godoy em BA sobre a chegada dos nossos ultimos documentos para eles eviarem o Certificado do Québec, erão eles: Imposto de renda 2003 a 2005 que o Sr. Dominique pediu e tmb comprovação de 250 horas meus e mais 200 horas da minha esposa., os comprovantes são de uma escola de idiomas daqui de Brasília, eu os reconheci no Itamaraty como verdadeiro,… mass….. ela nos pediu para que fossemos até a Aliança Francesa e pedir uma declaração de nível de conversação de 250 horas no minimo pra mim e 200 horas para minha esposa,. ela disse categoricamente NÃO É DELF DALF , essa provas que sempre escuto falar, ela disse simplesmente uma conversa formal com um professor que irá avaliar seu nível em horas de conversação.
      Bom estamos satisfeitos até agora por tudo que está acontecendo e estaremos na segunda feira na Aliança ter esse “pate papo” com o professor, EM FRANCÊS, bien sûr…! para recebermos um simples , eu digo, simples declaração de nível.

      Espero ter ajudado.

    • #15865
      cobaltobr
      Participante

      Agora que eu estava ficando empolgado, já procurando lugar para fazer aula de francês.
      Vou refazer o questionário e não passo de maneira nenhuma.
      Desanimei com isso.

    • #15867
      farias
      Participante

      Estou atento a essas mudanças graças a voces colegas dessa comunidade,estou também preocupado porque no meu curso de frances e inglês,que estou fazendo.Eu pedi para os professores fazerem a minha declaração para enviar para a Argentina. :wink: Nesta declaração eles iram relatar que estou fazendo um curso de frances intensivo é não irão citar as horas que possuo.Não sei se isso está certo ou errado?Gostaria de uma opinião de voces?De qualquer forma eu pretendo já agora em maio enviar a documentação para Bueno aires,junto com a declaração dos idiomas que faço,porque quanto mais o tempo passa maior se torna as exigencia, e com isso se torna dificil o nosso caminho rumo á Quebec.

      Um abraço a todos voces e boa sorte.

      Farias

    • #15871
      lfantoniosi
      Participante

      Acredito que alem da idade eles atualizaram a tabela de profissoes. Ha profissoes agora como bioquimica que contam 12 pontos, outras que contavam pontos agora ja nao contam mais e por ai vai.

    • #15875
      luciojunior
      Participante

      Pessoal,
      “vamos devagar com o andor porque o santo é de barro”…
      NÃO HÁ NENHUM MOTIVO PARA PÂNICO OU DESISTÊNCIAS.
      Temos que entender que o questionário online é uma ferramenta racional e soma e subtrai pontos de acordo com uma matriz pré-determinada.
      Isso não tem nada de humano!
      Como o Carlos bem falou acima, é muito bom por ser um indicativo de onde precisamos melhorar. Mas lembrem-se que quem irá avaliar a documentação é uma pessoa, portanto irá analisar com racionalidade sim, mas também com outros critérios mais subjetivos.
      Conheci vários casos de pessoas que fizeram o teste e não passaram e enviaram os documentos assim mesmo e hoje já estão com os passaportes em mãos.
      Pra falar a verdade não conheci NINGUÉM até hoje que não foi chamado para a entrevista.
      Seria bom, se alguém souber de um caso, postar aqui sobre como foi e porque não foi chamado.
      Mudando de assunto: alguém mencionou sobre experiência profissional em outra área como exército por exemplo. Perguntei a minha entrevistadora na ocasião de minha entrevista e a resposta foi a seguinte: “não tem problema ter experiência em áreas diferentes da que vc atua. Aliás isso é um ponto positivo. Quanto mais experiência em áreas diferentes vc tiver, isso mostra que mais versátil você é, e maiores suas possibilidades de trabalhar no Quebec”. Fica a dica!

    • #15897
      crodrigocs
      Participante

      Como muita gente postou aqui eu também fiquei um pouco desapontado… Tinha sido aprovado anteriormente mas depois da nova calibração do teste online fui reprovado. Para conseguir aprovação agora terei que colocar meu francês como avançado! O engraçado é que, teoricamente, o processo Quebec exige menos pontos que o Federal, mas falando francês apenas intermediário eu consigo os pontos necessários para o Federal.

      Agora fiquei na dúvida. Me aplicar por Quebec ou no Federal? Para provar os pontos de francês no Federal terei que fazer um teste, já no Quebec será uma entrevista. Será que é mais fácil provar um francês intermediário com o TEF ou provar um avançado numa conversa com o entrevistador?

      Outra dúvida. Alguém sabe a quantidade de horas (processo Quebec) necessárias para provar um francês avançado?

      Um abraço,
      Rodrigo

    • #15929
      Espektro
      Participante

      Bem Rodrigo, na palestra entendi q basico seria 120 horas, intermediario seria umas 150-200 horas, então avançado acredito que seria no mínimo umas 250 horas.

    • #21737
      JoieVivre
      Participante

      Bom,

      Não sei se minha opnião vale aqui. Mas, lendo todos os tópicos só darei entrada após uma boa desenvoltura no Francês.

      Até pq não adianta nada ter 200h e não consegui se comunicar.  Por isso acho fundamental estudar o francês(BEM ESTUDADO). Acho que eles não estão avaliando somente o papel gabaritado. 300, 400 hs e sim se vc consegue se comunicar o mínimo na entrevista e que conseguirá se comunicar em QUEBEC.

      eu iniciei o intensivão em Julho na AF , mas sabe como são os Analista de Sistemas(Projeto atrasado) e não foi aproveitoso. Ai decidi contratar uma professora particular e tá sendo muito aproveitoso.

      Também conforme as recomendações aqui do forum , estou assitindo a TVA e LCN todos os dias antes de dormir. Isso ajuda muito ! Pode apostar.

      Aprender um idioma leva tempo e não é fácil. Tudo depende o quanto de tempo vc tem , facilidade, interesse etc…

      Bom,  referente ao teste on line com certeza eles estão rigorosos com o idioma. Até antes de abril/2007 eu passava com nível básico . Agora só com o intermediário II.

      Acho isso muito bom. Pois ai me preparo mais e não tenho surpresas na entrevista.

      E a maioria dos relatos que eu li por aqui a galera já tinha um nível intermediário para mais quando foram fazer a entrevista.

      O que importa não é a ansiedade e sim fazer o seu projeto com calma, dedicação e traçando a sua meta. Pode apostar que aunto menos vc esperar vc já estará no QUEBEC. rsrsrs

      Eu como todos vcs queria já estar lá amanhã. Mas, para isso acontecer tenho um ano pela frente de muita dedicação.

      E tb acredito que não será nos próximos dois anos que o CANADA mudará o perfil do processo, até pq eles querem brasileiros por lá. Pq vcs acham que o escritório estará vindo para o BRASIL em 2008 ?

      JEAN !
      =====

      Eu li o seu relato e vc tava se preparando desde 2003 né ?  PARABÉNS ! Por ter conquistado essa vitória. Olha viu ! ele já acompanhava a palestra desde 2003 e foi muito paciente.

      Portanto na minha opnião se vc tem 150h de Francês , consegue se comunicar muito bem, tem o seu projeto de imigração bem definido, tem todas as documentações, “pequeno pé de meia”, e acha que está preparado para a entrevista e é isso que realmente quer . Envie sim o seu dossiê.

      E Claro ! Parabéns a  todos que estão nessa luta de viver em um país que acho que valoriza o ser humano.

      Fidelis

    • #21740
      lfantoniosi
      Participante

      É isso ai Fidelis,

      Queimar a largada nao vai ajuda-lo.  Pode ficar tranquilo que o programa vai continuar nos proximos anos, o que pode mudar são os requitos.

      A unica coisa chata que temos percebido é o tempo de processamento do consulado, antes era 4 meses e agora esta em 5 ou 6, e eles alegam aumento da demanda. A Soraia nas palestras fala que leva até um ano…

    • #21745
      JoieVivre
      Participante

      Salut  lfantoniosi ! Merci !

      Desde que descobri o processo de imigração(Em maio de 2007 -Que pena so em 2007 snif) fui em todas as palestra da Soraia, (total de duas)

      Na próxima palestra pode ter certeza que vou fazer essa pergunta pra Soraia.  O porquê tá demorando tanto o processo. rsrsrsrsrsrs

    • #21748
      yuri
      Participante

      @djedjenews”;p=”8056 wrote:

      Só mais uma dúvida: Pela nova regra os estágios na área de formação contam, mas se forem de mais de 35h por semana. Mas todos os meus estágios foram de menos de 30h por semana (foram de 20h a 25h cada). Eu estudava à tarde, então era impossível fazer um estágio com mais de 5h. É válido somar o tempo total para equivaler a tempo integral? A imigração aceita? Por favor, me ajudem!
      Vanessa

      Olá Vanessa,

      De acordo com a Soraia tandel: “Para estágio de 20 horas semanais, cada 1 semana e meia conta como sendo apenas uma. “

      @Espektro”;p=”8227 wrote:

      Bem Rodrigo, na palestra entendi q basico seria 120 horas, intermediario seria umas 150-200 horas, então avançado acredito que seria no mínimo umas 250 horas.

      Olá Espektro,

      Também de acordo a Soraia:
      “Básico – até 150 horas.
      Intermediário – de 150 a 200 horas.
      Avançado – acima de 200 horas.”

      MINHAS DÚVIDAS:
      1 – de acordo com meu teste online tenho que ter francês intermediário! Tenho que espero chegar em umas 180 hs de aula para mandar a documentação ou envio com as 140 hs que possuo? Alguém tem esta info de uma forma oficial?
      2 – Tem algum engenheiro eletrotécnico aqui? Porque nos pontos referentes a profissão tem o “Energia” que ganha 5 ptos! Será que podemos ser incluidos nesta pontuação? Já que engº eletricista não ganha pto algum!

      Abs!

    • #21749
      Daniele
      Participante

      Olá yurifernandes! sou engenheira eletricista e já estou na etapa federal. Com relação à essa pontuação pra engenheiros, é uma incógnita. Apesar da profissão de engenheiro eletricista não pontuar conforme mostra o documento “LISTE DES DOMAINES DE FORMATION”, segundo a Soraia Tandel, todas as engenharias pontuam, só não sabemos em quanto!

      Já consegui o meu csq e não sei com quantos pontos fiquei nesse quesito. Vou dar uma olhada na papelada que veio junto com o csq e se achar alguma coisa eu posto aqui.

    • #21751
      yuri
      Participante

      @Daniele”;p=”14724 wrote:

      Já consegui o meu csq e não sei com quantos pontos fiquei nesse quesito. Vou dar uma olhada na papelada que veio junto com o csq e se achar alguma coisa eu posto aqui.

      Olá Daniele,

      Ficaria mto agradecido se vc visse isso pra mim!

      Qdo foi esta palestra que vc ouviu q todas as engenharias pontuam? Porque isso pode ter mudado. Tava super feliz achando que ia levar os 5 ptos como engenheiro e tomei um susto qdo vi que não ia levar nenhum. E parabéns pelo CSQ.

      Abs!

    • #21754
      aviliber
      Participante

      Sou nova por aqui e, numa primeira olhada, noa sei se isso ja foi indagado… Moro em Caruaru, interior de Pernambuco, e tambem estou encantada com o Canada. Ocorre que na minha cidade nao ha escola de frances… mas soube por uma amiga que um senhor que reside aqui da aula particular de frances. Pelo que li em comentarios anteriores, algumas pessoas tb ja fizeram aulas particulares… como eh o procedimento? como comprovo que fiz as aulas? isso eh aceito no momento da entrevista?

      Mais uma coisa (e nao muito boa): tb nao passei pelo teste online. Tenho 29 anos, solteira, sem filhos, formação superior (Direito), Escola Superior de Magistratura, e  ha tres anos trabalho em uma outra area. Meu ingles eh intermediario e frances zero (mas coloquei intermediario pq pretendo comecar em breve – vide minha colocacao anterior)… Sera que nao devo ter esperancas?

    • #21764
      JoieVivre
      Participante

      Salut aviliber ! Bonjour !

      Seja bem vinda ao CBQ. eu como vc aqui sou novo e estou aprendendo muito .

      Claro que deve ter esperança sim.  Eles mudaram algum requisito no teste on-line e estão sendo mais rigorosos referente a lingua.

      Refaça o teste colocando Francês intermdiário superior. Caso vc não passe, coloque Francês avançado.  (CERTEZA ABSOLUTA QUE VC PASSA)

      Ai amiga, é só estudar muito o francês , se planejar e quando atingir umas 250h vc manda o dossiê. Pois até lá com certeza vc já terá o francês avançado.

      Eu tenho 32 e passei com francês intermediário superior.

      Simulei eu com 35 e só passei com o avançado.

      Esperança todos tem pode apostar. Se fizer um bom planejamento, tiver paciência em aprender o francês e principalmente paciência para esperar o envio do dossiê .

      Acredito que vc não terá nenhum problema.

      Para comprovar as aulas particulares é só o seu professor dar uma declaração dizendo quantas horas vc cursou e em qual nível se encontra. Nessa carta deve ter o nome, e-mail, endereço e telefone do seu professor.

      BOA SORTE NESSA CAMINHADA DE MUITOS PLANEJAMENTOS.

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.