modelo de carta de refer

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho modelo de carta de refer

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4141
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros Colegas de Forum,

      Andei precisando de um modelo de carta de referência há algum tempo atrás e fui ajudado pelo Alain da Comunidade Orkut La pratique du français écrit.

      Desta forma, deixo para vocês o que eu encontrei:

      Existe um modelo disponível em “Le français au bureau” em MS WORD

      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/documents/fab/fab.php

      [Link atualizado em 02 05 2012]

      Tem outros modelos no site, apenas observem que é gratuito para uso pessoal, isto é, sem fins comerciais, pois estes modelos são vendidos como um produto comercial.

      Assim aqueles como eu que precisa fazer este modelo, em francês, podem usar este sem problemas, pois verifiquei com os proprietários do “Le français au bureau” e a resposta foi:

      Bonjour,
      En réponse à votre demande, oui, il est possible d’utiliser ces documents personnellement.
      Merci et bonne journée.
      Anne Marie Houde, pour

      Christine Demers
      Service à la clientèle
      Les Publications du Québec

      Achei um outro modelo em inglês, cujo site  foi postado recentemente na lista canadaimigration@yahoogroups.ca .

      vejam este modelo em http://jobsearchtech.about.com/od/letters/l/aa021400_3.htm

      Abraços,

      Carlos Luiz

    • #12529
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos,

      Há alguns dias, recebi um e-mail de meu amigo J@#$%& (desculpem mas eles não quer seu nome divulgado… :oops: ), sobre cartas de recomendação:

      Oi Erasmo,
      Faz um tempo que estou querendo lhe dizer isso, mas sempre acabo esquecendo. É muito importante que você traga cartas de referência dos locais onde trabalhou. Como o imigrante não tem nenhuma histórico profissional canadense, os empregadores precisam destas referências para que a vaga seja concedida.
      As cartas devem ser em papel timbrado e assinadas. Peça para os seus superiores na Faculdade (diretor, coordenadores, professores que trabalharam contigo, sua orientadora na USP etc). As cartas devem dizer mais do que “fulano trabalhou aqui e nada consta nos arquivos que possa desaboná-lo.” Isso aqui não significa nada. A carta deve enfatizar suas qualidades profissionais (dedicação, independência, seriedade, pontualidade) e as habilidades interpessoais (capacidade de trabalhar em
      grupo, cominicabilidade, respeito aos colegas, etc).
      Outra coisa importante: peça vários originais. Essas cartas ficam arquivadas no seu prontuário nas empresas/colleges onde vier a trabalhar.
      É isso.
      J@#$%&

      Então, verifiquei os links citados por nosso amigo Carlos pesquisei mais alguns na net…achei um “gerador de cartas on-line”  :lol:
      Testei…é não é que ficou legal :P

      O detalhe é que é in English…mas pelo menos não precisa de tradução… 8)

      Seguem os links:

      :: Job Reference Letter Generator (Masculine) ::

      :: Job Reference Letter Generator (Feminine) :: (siiiiiim, tem para as mulheres também… :lol: )

      Abraços!

    • #12531
      Fabiocb
      Participante

      Olá Carlos e Erasmo,

      muito obrigado pelas informações, com certeza elas seram muito uteis, pois todos (quase todos) pretendemos trabalhar logo que chegarmos lá.

      Abraços

      Fábio

    • #12548
      leserafim
      Participante

      Adorei estas informações, muito obrigado a todos.

      Abraço

      Leandro

    • #12550
      nevesea
      Participante

      Mesmo não sendo obrigatório, acho interessante a idéia pois o próprio CIC recomenda que você possua as tais cartas. Porém, no meu caso, vejo um certo problema para conseguí-la.

      Sou funcionário de uma empresa privada e, pelo que conheço já gerência, vou ter um certo “problema” para conseguir meu desligamento pois não será uma ação “amigável”. A empresa tem investido em mim nos últimos anos e naturalmente meu chefe não verá o meu pedido de demissão com bons olhos. Provavelmente serei chamado de traidor como aconteceu com outros colegas mesmo tendo uma boa reputação prodissional.

      Sinceramente não sei que tipo de carta meu chefe escreverá para um “traidor”. Acho que vou chegar no Québec sem nenhuma carta de boas referências, até porque este foi meu primeiro e único emprego.

      Pode ser que outras pessoas estejam com o mesmo problema ou até mesmo muitos imigrantes chegaram sem nenhuma carta de referência…

      Eduardo.

    • #12555
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Erasmo

      Gostei muito dessa dica. A minha prima me perguntou se nós tivemos que arrumar uma carta de recomendação para o processo e eu disse que não. Ela achou engraçado, porque pelo processo federal ela realmente teve que arrumar. Essa sua dica reforça essa importância que eles dão às referências pessoais de cada um.

      Adriana

    • #12561
      Erasmo
      Participante

      Bom, nós, particularmente, pedimos nos empregos atuais e anterioes aquelas cartas típicas: “fulano trabalha (ou) aqui ….blablablá e não há nada que desabone…”, e apresentamos, junto às nossas carteiras de trabalho, como comprovação de experiência durante a entrevista…isto foi bem visto pelo entrevistador…se vocês não tem ao menos essas cartas simples, talvez seria interessante pedi-las… :wink:

      Abraços!

    • #12570
      AleBHZ
      Participante

      Como eu trabalho por conta própria (pessoa jurídica), tive que pedir para todos os clientes estas cartas…
      Pode ser que depois da entrevista elas sirvam de novo num futuro próximo…

      Obrigado pela dica Erasmo.

      Abraços,

    • #12584
      Tchika
      Participante

      Muito boa a dica. Eu, sinceramente já estava preocupada como faria essas cartas. Mas eu gostaria de saber se essas cartas precisam ser em francês e inglês, ou se em uma das línguas já está de bom tamanho.

      Abraços

      Lícia

    • #12586
      leserafim
      Participante

      Licia

      Acredito que em um idioma é suficiente. Eu tambem observaria a cidade para onde vc vai, por exemplo, ville de quebec, eu faria em Français, pois é melhor visto.
      Lembre-se tambem que o Canada é bilingue, mas estamos indo para uma provincia Francofona…

      Espero ter ajudado

      Leandro

    • #12588
      Carlos_Santos
      Participante

      Eu preparei em francês apenas….  a opinião do Leandro é bastante pertinente!   :wink:

    • #12609
      miirian_pr
      Participante

      Eu só vou precisar destas cartas quando estiver em Quebec, ou seria interessante mandar para o consulado…

      Ou até mesmo como disse o erasmo levar na entrevista?

      Só irei mandar minha documentação em Março… :o

    • #12755
      Tchika
      Participante

      Leserafim e Carlos

      Muito grata pelo toque. Acho que para mim e meu esposa será melhor, então, em francês.

      Abraços
      Lícia

    • #12774
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Míriam,

      É interessante você enviar as cartas junto com seu dossiê pois são mais uma prova do seu trabalho realizado na empresa.

      Abraços,[/align]

    • #12775
      miirian_pr
      Participante

      Obrigada Dri irei providenciar… :D

      Abraços…

    • #53025
      davidkond
      Participante

      Boa noite.

      O link do modelo de carta de referência profissional, em francês, não funciona mais. Sei que está antigo, e tentei localizar o correspondente atual, mas não consegui.

      Carlos, ou alguém mais, poderia indicar um link com um modelo de base?

      Obrigado.

      David

    • #53036
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola David,

      ja atualizei o link na postagem inicial.

      Obrigado por avisar!

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.