Minha profissao no teste para o quebec

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Minha profissao no teste para o quebec

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7679
      AlexBan
      Participante

      Ola a todos tenho 17, :o anos e estou louco para ir para o quebec com 21 anos :o ,mas queria saber se só com um curso de nivel colegial tecnico, de informatica (Tecnico de informatica com duraçao de 3 anos) e com um fraces intermediario e um ingles basico eu poderia ser aprovado no teste,ou teria que fazer uma faculdade. :?:
      tambem queria saber se a profissao de tecnico de informatica tem alguma demanda :?:

      Obrigado a todos pela atençâo :bigups:

    • #47614
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Boa tarde Alex tudo bem?
      Bom, com relação às possibilidade da aprovaçaõ, faça o teste on line no site, segue o link abaixo:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/preparese-processo.php

      No site voce encontra infromações sobre mercado de trabalho tambem, alem de outras informações muito importantes.
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/perspectivasdeemprego-index.php

      Claro que existem vários sites que falam sobre mercado de trabalho, até cheguei a ver muitos neste fórum mesmo. Outros companheiros poderão te ajudar mais neste caso.

      Um abraço.

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #47617
      AlexBan
      Participante

      Marcelo_Andrade obrigado por responder minha pergunta ^_^,achei que ira demorar para alguem responder, e a minha duvida ja foi respondida no mesmo dia, Muito Obrigado ,Muito Obrigado mesmo.

      Então eu fiz o teste mas quando chega naquela parte que devo colocar qual o tipo da minha formação, que é um curso de nivel colegial tecnico de 3 anos, la tem a opção de nivel secundario profissional,bacharelo e universitario e o outro não entendi que nivel é porque é uma formaçao de menos de 2 anos.O que devo responder la para um curso de nivel colegial tecnico de 3 anos, ja procurei isso em varios lugares mas não encontro a resposta T.T.As outras formações se eu entendi direito são de nivel acima do tecnico.Então o que devo responder a respeito da minha formação neste teste online?

      Obrigado pela atenção ^_^

    • #47620
      Paul Rock
      Participante

      Bom dia, alexBan!

      Sua dúvida é a respeito da formação. Se você vai fazer curso técnico aqui no brasil, você deverá selecionar “Certificado de Secundaria profesional (en Québec, el diploma se obtiene tras 10 a 12 años de estudios de tiempo completo)”, agora se vocẽ vai fazer um curso superior de tecnologia deverá selecionar a seguinte opção: “Título postsecundario técnico – Bachillerato – 3 años (en Québec, el diploma se obtiene tras 14 años de estudios de tiempo completo)” no caso para um curso de 3 anos.

      Espero que tenha ajudado.

    • #47622
      AlexBan
      Participante

      Paul Rock muito obrigado, agora estou mais tranquilo,eu fis o teste on-line e foi aprovado ^_^.
      O teste on-line é de 2008, e ele é valido até hoje????

      Alguem daqui sabe de alguem que fez o processo real sem ser o online e passou, somente com um curso tecnico sem ter uma faculdade????

      Obrigado a todos ^_^

      PS:Esse forum realmente é muito bom ^_^!!!!

    • #47625
      AlexBan
      Participante

      O teste on-line é de 2008, e ele é valido até hoje????

      Alguem daqui sabe de alguem que fez o processo real sem ser o online e passou, somente com um curso tecnico sem ter uma faculdade????

      Obrigado a todos ^_^

    • #47626
      Pedro Leopoldo
      Participante

      Olá meu nome é Pedro tb tenho 17 anos e sou amigo do alex e entao aproveitei o tópico dele pra pergunta tb..

      Eu pretendo me formar em eletricista, sera que para passar no teste é uma boa profissão?

    • #47631
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Alex, não conheço ninguem que passou com curso técnico, mas tem muita demanda técnica sim, você pode ver isso no proprio site que te passei.
      Pedro, sugiro voce entrar no site que postei para o Alex, lá tem as profissões de demanda em Quebec em varios niveis.
      Abraços!

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #47632
      Paul Rock
      Participante

      Boa tarde, AlexBan!

      Te recomendo acompanhar o blog do nosso amigo Eric Sobral, lá você poderá ter uma boa visão de todo o processo em si, e de como é a adaptação em terras canadenses.

      eunoquebec.wordpress.com

      Tem também o sistema de timelines desenvolvido pelo Eric, lá você pode filtrar por diversas profissões, e vi que tem também pessoas com apenas nível técnico. O link segue abaixo.
      http://timelines-quebec.appspot.com/Principal.do

      Espero ter ajudado, boa sorte na sua busca e não se esqueça de navegar o máximo que puder na Comunidade BrasilQuébec, aqui você pode encontrar respostas para a maioira das suas dúvidas.

    • #47635
      AlexBan
      Participante

      Obrigado por me ajudarem,agora vejo que uma faculdade ajuda acelerar e bem todo o processo,alguem ai é analista de sistema pretendo fazer faculdade sobre essa área, ja que é a mais rapida e não foje muito da minha realidade.
      Se tiver alguem ai com essa profissão(Analista de Sistemas) o que você realmente faz?Você estuda os controles de dados necessarios para o sistema ou faz a sua a montagem (programaçâo e etc)?

      Alguem ai é de Sao José Dos Campos?

      Obrigado a todos pela atenção e espero chegar ao Canada com menos de 26 anos para aproveiar o maximo que o pais oferece ^_^,e tambem desejo que um dia todos nos aqui do forum possamos nos encontrar no Canada,imaginem como seria legal ^-^!!!!

    • #47638
      Paul Rock
      Participante

      Sou estudante da área de Tecnologia da Informação, moro em Palmas – TO, faço Sistemas para Internet, com duração de 3 anos. Os cursos dessa área possuem diversas disciplinas em comum, para você ter idéia do formato do curso, aconselho que você acesse o site da universidade escolhida e dê uma olhada na grade curricular do curso que vocẽ deseja fazer, uma coisa é certa todos os curso de T.I. têm programação na sua grade. Espero ter ajudado mais uma vez. Abraços e boa sorte.

    • #47641
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Apenas para judar na dúvida com relação a demanda…

      http://www.travailleraucanada.gc.ca/rapport-fra.do?action=display_allnoc

      abraços

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #48262
      Emanuela Fernandes
      Participante

      Oi gente,

      To com uma dúvida.

      O curso de Gestão financeira, tecnologo, com duração de 2 anos, equivale ao que exatamente no teste?
      De acordo com o a equivalencia de diplomas, seria esse:
      Titulo de tecnologo em …/Collégial/ Diplôme d’études collégiales techniques/ Diplôme d’études postsecondaires techniques – 3 ans

      Mesmo tendo feito somente 2 anos, será que é essa mesma a opção correta? Porque, pelos meus calculos eu tenho 8 anos de ensino fundamental, 3 de ensino médio e 2 de tecnologo, totalizando 13 anos de estudos…

      Ainda de acordo com o teste, na liste de domaines de formation, diz o seguinte:

      Administration, commerce et informatique

      Diplôme d’études secondaires professionnelles ou diplôme d’études postsecondaires techniques – 1 ou 2 ans (au Québec, ces diplômes sont obtenus au terme de 10 à 13 années d’études à temps plein)
      – Comptabilité (DEP – 1350 hres / 1,5 an)
      – Secrétariat (DEP – 1485 hres / 2 ans)
      – Soutien informatique (DEP – 1800 hres / 2 ans)
      – Vente-conseil (DEP – 900 hres / 1 an)

      Diplôme d’études postsecondaires techniques – 3 ans (au Québec, le diplôme est obtenu au terme de 14 années d’études à temps plein)
      – Conseil en assurances et en services financiers (DEC – 3 ans)
      – Gestion de commerces (DEC – 3 ans)
      – Techniques de bureautique (DEC – 3 ans)
      – Techniques de comptabilité et de gestion (DEC – 3 ans)
      – Techniques de l’informatique (DEC – 3 ans)

      Qual seria a minha opção nesse caso?

      – Techniques de comptabilité et de gestion (DEC – 3 ans) ou – Gestion de commerces (DEC – 3 ans) ?

      Alguém pode me ajudar?! rs.

    • #48264
      mrodolfo
      Participante

      Emanuela,

      Dê uma olhada na grade curricular dos dois cursos em questão e compare com aquela que você estudou. Fica mais fácil de saber onde se encaixaria.

      Ressalto que não sou tecnólogo e não sei dizer se as formações superiores curtas (2 anos) que tanto se proliferaram no Brasil nos últimos anos têm correspondência com os DEC daqui.

      Bonne chance,

    • #48266
      Marcelo_Andrade
      Participante

      estranho isso mesmo, pq eu estudei durante 15 anos aqui, minha graduação foi de 4 anos apenas, mas lá no teste eu coloquei : Undergraduate diploma of university studies – 2 years (in Québec, the diploma is obtained after completing 15 years of full-time education).

      Aliás, lá te as opções tambem:
      Diplôme d’études universitaires 1er cycle – 3, 4 ou 5 ans (au Québec, le diplôme est obtenu au terme de 16 à 18 années d’études à temps plein)
      Diplôme d’études universitaires 2e cycle – 2 ans (au Québec, le diplôme est obtenu au terme de 18 à 19 années d’études ou plus à temps plein)
      Este “2e cycle” seria um nível de pós graduação aqui???

      Sds,

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #48268
      mrodolfo
      Participante

      2e cycle é mestrado ou uma pós-graduçao; 3e cycle é doutorado

    • #48269
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Valeu Marcos!!!

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #48284
      Carlos_Santos
      Participante

      @Marcelo_Andrade wrote:

      …..
      Este “2e cycle” seria um nível de pós graduação aqui???

      basta ler este topico para saber:

      SISTEMA QUÉBÉCOIS DE ENSINO
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/1106.html

    • #49189
      romulo
      Participante

      Boa tarde a todos!

      Eu estou com uma dúvida cruel! Espero que alguém consiga me ajudar! rs.

      Eu sou formado em odontologia e vi que na lista de profissões prioritárias, existe um nível abaixo de Dentista, uma espécie de auxiliar. Pergunto: Eu com a graduação que tenho posso me candidatar a um nível abaixo? Afinal todo dentista saberá fazer o que um auxiliar faz. Possuo também formação técnica.

      Obrigado pessoal!

      Um abraço,

      Rômulo.

    • #49193
      Lu_campinas
      Participante

      Oi Rômulo,

      Vou te falar sobre minhas pesquisas (sou enfermeira) para nós também existe um nível auxiliar, mas é regido por uma outra ordem profissional e o diploma de nível superior não me dá o direito de exercer o nível auxliar, pois é necessário ter um diploma deste curso.
      Aqui no Brasil também é assim, pelo menos no meu conselho, não posso ser contratada em nível auxiliar utilizando meu diploma do superior, creio que no CRO não seja diferente.
      mas entre no site oficial do seu conselho lá http://www.odq.qc.ca e peça esta informação, eu mandei um e mail para o meu e eles me responderam prontamente.
      ah, tem um blog de um casal de dentista onde você poderá trocar infromações: canadaa4.blogspot.com
      ah,2 : sua formação técnica é na mesma área?
      Bonne chance !
      Luciana

    • #49194
      tati06
      Participante

      oi Romulo…entao…pelo o que eu sei sim, pode!!eu sou farmaceutica e bioquimica, e me candidatei a vagas de asssistente de farmacia e de laboratorio e ja ate me contataram…eu ate acho q vc DEVE se candidatar a um nivel mais baixo, pois mostra que vc realmente quer trabalhar e que tem interesse de ir crescendo aos poucos….alem do que é muito mais facil de conseguir emprego qdo se candidata a vagas de auxiliares”!!!!!!!

    • #49195
      Lu_campinas
      Participante

      Oi Tati,

      Nós respondemos quase que ao mesmo tempo,
      e respostas antagonicas rsrsrs
      Como eu disse, eu falei sobre minhas pesquisas ainda daqui do Brasil, creio que suas informações são bem mais precisas, mas no meu caso realmente não é possível, existe sim uma ocupação que é mais ou menos equivalente ao “cuidador” aqui no Brasil e que nesta é possível exercer sem registro na Ordem dos Enfermeiros.
      No seu caso, não foi preciso registro na ordem pra trabalhar como auxiliar?
      Muito obrigada,

      Um grande abraço,
      Luciana

    • #49196
      tati06
      Participante

      Oi Luciana,pois é..acho que cada caso é um caso…aqui no Brasil eu tbm nao poderia exercer a funçao de auxiliar….mas la fora é diferente, até pelo fato de nao “falarmos a lingua direito”” eles aceitam que vc trabalhe como auxiliar ou assistente pra pegar exp e aprender bem a lingua. como disse, no meu caso sei que é diferente, pois embora seja impossivel trabalhar como farmaceutico no quebec, é possivel trabalhar em industrias farmaceuticas como assistente ou tendo só o colegial( assim eu vi eu varios offre de travail)….é…cada caso é um caso…..

    • #49198
      RonaldoMaciel
      Participante

      Olá Rômulo, a área de odonto no Québec realmente é “tough” como eles dizem por aqui. Conseguir a equivalência é bastante complicado e leva tempo. Conheço dois dentistas brasileiros aqui em Montreal mas que conseguiram o título já algum tempo. E sou paciente deles. Acredito que a maioria vá pelo caminho do técnico enquanto tenta a equivalência/estuda.

      Aqui o link da ordem que explica les demarches à suivre para os estrangeiros:
      http://www.odq.qc.ca/Profession/HorsQuébec/ExercerauQuébec/tabid/374/language/fr-CA/Default.aspx
      Abraco.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #49200
      Lu_campinas
      Participante

      Oi Tati,

      Obrigada pelas dicas, acho muito válido a oportunidade de adquirir experiência quebécois e aprimorar a lingua (ganhando um pouquinho de $$$) enquanto esperamos a equivalência do diploma.
      Beijinho
      Luciana

    • #49204
      romulo
      Participante

      Luciana, tati, Ronaldo e Susana,

      Muito obrigado pelas respostas! Eu sou novo por aqui e estou super feliz de ter achado este fórum! realmente muito útil!

      Então… sei que no Brasil isto não é permitido! No Canadá, assistente de dentista não é necessário registro na ordem. Informação oficial. Pergunto: Quando eu me aplicar, coloco a minha formação como dentista e a área em assistente? No dossiê tem como eu explicar a situação? sou formado também em prótese dentária e no passado trabalhei como assistente. Espero a ajuda de vocês!

      Desejo um 2012 repleto de realizações, paz, saúde e visto! rs

      Abraços,

      Rômulo.

    • #49205
      gabi-infirmiere
      Participante

      acho que seria interessante a participaçao de um dentista na discussao, mas vamos la =

      durante o processo você estara aplicando como dentista e deve saber qual o caminho para validar sua profissao, os custos e o tempo (que pode incluir retorno à universidade)

      na entrevista pode explicar ao entrevistador a possibilidade de trabalhar como assistente.
      A profissao AINDA nao é regulamentada mas existe uma associaçao que esta buscando a profissionalizaçao e reconhecimento. (http://www.aadq.ca/)

      Lembrando que o assistente dentario nao é o Hygiéniste-thérapeutes dentaires (que é profissao regulamentada pela Ordre des hygiénistes dentaires du Québec (http://www.ohdq.com/default.aspx)

      tentar atuar como protetico dentario (denturologie) sera mais complicado, ja que a profissao é regulamentada e o ingresso se da através de uma ordem profissional (Au Québec, la profession de denturologiste est d’exercice exclusif, ce qui sous-entend que personne ne peut exercer son activité ni prétendre qu’il est denturologiste s’il n’est membre de l’Ordre des denturologistes du Québec = http://www.odq.com/CandidatExterieur.aspx)

      As perguntas que você deve fazer para você mesmo sao =
      Estou preparado para atuar numa posiçao inferior ao meu conhecimento?
      Estou preparado para receber ordens que posso nao concordar profissionalmente?
      Estou preparado para ter um salario muito inferior (média semanal de 489 $ contra 1 986 $ dos dentistas)?
      Tenho consciência de que o processo para validaçao como dentista é um caminho muito longo (3, 4 anos e +)?

      Se tiver respondido *sim* e isso nao for so da boca para fora, bienvenue au Québec :mrgreen:
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/30/1528.html

      acho que este topico sera o mais adequado para que vc possa dar continuidade aos questionamentos

    • #49207
      romulo
      Participante

      Gabi,

      Obrigado.

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.