Mestrado

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Mestrado

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8006
      marcelofcdantas
      Participante

      Estava com planos de fazer prova para o mestrado no meio do ano. Como até junho pretendo dar entrada no processo de imigração gostaria de saber se é possivel começar o mestrado aqui e tentar terminar no Canadá, talvez alguma parceria da faculdade daqui com a de lá, não só por necessidade ($) como por ocupação.

    • #51522
      tiagomota
      Participante

      Marcelo, possível provavelmente é. Você tem que ver na verdade é se a linha de pesquisa que você vai iniciar aqui existe lá, e se lá haverá algum professor interessado em te orientar.

      Mas o mais importante nesse caso é o custo. Para quem não é canadense ou residente permanente, o custo do mestrado lá é alto. Você teria que conseguir uma bolsa aqui do Brasil, como uma Capes, ou pagar do seu bolso.

      Uma amiga iniciou o processo de imigração e ao mesmo tempo procurou um mestrado no Canadá. Ela conseguiu um professor lá para orientá-la, e a aceitação do mestrado saiu antes – bem antes – do processo de imigração terminar. Como ela não queria perder a vaga, foi para lá com visto de estudante, e pagou o mestrado com valor para estrangeiros – que varia conforme o curso e a universidade, mas é uma facada de algumas dezenas de milhares de dólares canadenses. Não sei como seria isso no caso de um mestrado iniciado aqui – você precisa ver também se é possível transferir de fato o mestrado, ou se você seria aceito apenas para um sanduíche lá e teria que voltar para apresentar o projeto aqui.

      A melhor fonte para isso são as próprias universidades. Procure o departamento do mestrado que você quer fazer nas universidades de lá e peça informações – eles são muito solícitos.

    • #51523
      marcelofcdantas
      Participante

      obrigado pela resposta, mas eu não planejo começar estudo algum por lá antes que saisse o visto de RP, por saber da diferença de valores. Gostaria de começar o mestrado aqui porque já que o processo por inteiro demora quase 2 anos não ficaria com a vida estagnada. Além de que de repente pode ser que acabasse o mestrado pela época de ir pra la.

    • #51524
      gabi-infirmiere
      Participante

      uma opçao seria ver se a unviersidade onde vc fara o mestrado possui acordo CREPUQ
      http://www.crepuq.qc.ca/

      mestrado-sanduiche acho bem dificil, ja que essa modalide é mais comum nos doutorados. E o sanduiche implica retorno ao pais natal e permanencia no mesmo por um tempo *X* apos o termino do curso, justamente para evitar a fuga de cérebros …

      para reflexao =
      * o processo de imigraçao pode levar menos de 2 anos se sua profissao estiver na lista de prioritarias, é o caso ?
      * vc ja é fluente em francês ? Vale + a pena investir num mestrado no BR ou investir na lingua francesa ?
      * o mestrado que vc pretende fazer no BR tera aceitaçao no QC ? Havera interesse do mercado de trabalho para sua expertise ? (lembre-se das caracteristicas do mercado quebeca)
      * vc pretende seguir carreira academica e partir para um doutorado na sequencia ?

      sucesso

    • #51525
      marcelofcdantas
      Participante

      Infelizmente minha área não é prioritaria. Sou advogado. Comecei a estudar francês agora e tenho investido bastante na lingua. Mas como ainda teria mais um tempo por aqui antes de ir, ajudaria um mestrado para aumentar a renda, já que quanto mais qualificado mais bem pago. Creio que mesmo sem valor lá, o fato de ter um mestrado na bagagem serve para arranjar um emprego um pouco melhor quando chegar. Até o momento não tenho interesse em seguir carreira e partir pro doutorado, mas como até uns 4 anos atrás não pensava em fazer o mestrado…

    • #51531
      aninhas
      Participante

      Bem, vou falar da minha experiência: eu iniciei meu mestrado em março de 2011, mas já com o intuito de imigrar para o Québec. Em agosto de 2011 enviei meu processo ao BIQ e nesse meio tempo estudei muito francês (e continuo estudando). Eu não falava francês, comecei a estudar quando decidi imigrar para o Québec. Até agora (7 meses depois) ainda nem fui chamada para a entrevista e defendo meu mestrado dia 02 de abril (consegui adiantar a defesa). Mas mesmo que você faça em 2 anos, acredito que seja tempo suficiente para passar pelo processo mais tranquilo. Confesso que, enquanto estava escrevendo, não ficava tão ansiosa como fico agora. Na minha opinião, acho que vale a pena começar o mestrado aqui, dar entrada no processo (pois é algo bem demorado) e depois se preocupar com a defesa. Mas acredito que você vá defender anter de ter o visto em mãos. Acho que esse tempo no Brasil é importante para estudar mais o francês e chegar lá bem afiado, ainda pode levar um mestrado junto (minha opinião). Ah, no meu caso, eu fiz o mestrado em minha área de atuação e continuo trabalhando, acho que isso também deve ser considerado. Foi meio puxado fazer tudo ao mesmo tempo, mas eu realmente acho que vale a pena.

    • #51532
      aninhas
      Participante

      Ah, esqueci de dizer: também não pretendo seguir a carreira acadêmica. Mas, na minha área de atuação o mestrado ajuda muito (trabalho com remediação de áreas impactadas). Mesmo se ficasse aqui no Brasil acredito que faria o mestrado. Acho que você tem que colocar na balança e ver se vale a pena (e se valerá a pena) ter o mestrado no futuro na sua área de atuação.

      Bonne chance!

    • #51538
      FCelso
      Participante

      Boas Marcelo,

      Pelo que consegui captar das tuas mensagens, tua dúvida se dá em relação ao aproveitamento do tempo de espera para obter o visto de residente permanente.
      Assumindo que seja assim, minha sugestão é que deixes o mestrado para quem estiver interessado em ser pesquisador, porque o mestrado é um estágio para o doutorado, para quem não teve iniciação científica, sendo, portanto, uma etapa de formação na carreira de pesquisador.

      Pensnado em aproveitar o teu tempo de espera com foco na imigração, a sugestão é dar ênfase aos dois idiomas, francês e inglês, quanto mais estudo melhor e, ainda, se for possível, faça um curso com intercâmbio com no lugar que você pretende imigrar.

      Além disso, pense também numa pós graduação, que é um curso mais específico, focado no mercado de trabalho internacional (quem sabe Direito Ambiental, ou Direito Digital). Nesse ponto, é importante considerar que, para o direito, é preciso ser registrado na ordem provincial, portanto isso deve ser solicitado e estar OK antes mesmo de chegar no local de imigração, caso seja teu objetivo advogar por lá.

      Ainda há a opção de fazer um curso técnico de nível médio ou de graduação tecnológico, em área de demanda internacional ou, ainda, focada no mercado quebeca. Nesse caso, qualquer coisa relacionada com informática / desenvolvimento de software vale muito a pena devido ao tempo rápido para inserção no mercado de trabalho. Como regra geral, quem tem conhecimento e experiência nessa área, aliado aos dois idiomas em nível de intermediário para cima, consegue emprego relativamente rápido.

      Comento aqui focar áreas de demanad no mercado internacional porque tu podes entrar pelo QC, e depois perceber que os empregos (melhores geralmente) estão no Canadá Anglófono e nos EUA (nessa ordem).

      Pense bem!

      Abraço,

      Fabrício

    • #51539
      RonaldoMaciel
      Participante

      Marcelo, complementando o que disse o FCelso, muito cuidado com afirmações como essa:

      Creio que mesmo sem valor lá, o fato de ter um mestrado na bagagem serve para arranjar um emprego um pouco melhor quando chegar.

      Nem sempre isso é válido no Québec, pois vai depender da sua área de atuação. Muitas vezes chegar aqui com uma capacitação muito alta pode te atrapalhar na hora de conseguir um trabalho caso sua área não esteja em demanda. Vc provavelmente poderá ouvir que é superqualificado para ocupar esta ou aquela função. Pois como o imigrante geralmente tem de dar um passo para trás (se não for TI obviamente) e dar um passo para trás sendo mestre é um pouco difícil, a menos que vc oculte esta informação na hora de procurar um trabalho.

      A seleção para uma vaga de emprego é muito baseada na experiência e na formação – eles sempre procuram a pessoa que se encaixe mais perfeitamente nestes critérios (chega a ser obsessivo). Enquanto que no Brasil, o perfil do candidato tem uma relevância muito maior. O que vejo aqui é que mesmo se vc for um cara super versátil, esperto, inteligente, débrouillard (e diria até mesmo se falar muito bem os idiomas), se vc nao tiver no seu curriculo que vc fez algo muito parecido com o que pede a vaga, vc pode ser descartado. E no Brasil, mesmo que o cara nunca tenha feito uma função parecida mas que na entrevista ele tenha se motrado com uma boa capacidade de aprendizado, adaptável e com uma boa disposição para o esforço/mudança, ele será considerado.

      Esta é uma das diferenças mais marcantes que vejo na hora de brigar por uma vaga no mercado de trabalho.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #51558
      gabi-infirmiere
      Participante

      excelentes colocaçoes, *RonaldoeSusana*

      Pessoas com qualificaçoes academicas acham espaço no mercado de trabalho se o objeto de estudo for pertinente e em demanda.
      **em geral** as pós graduaçoes lato sensu possuem pouquissimo ou nenhum valor por aqui e as pós stricto possuem validade academica, podem ser uteis se o candidato quiser seguir em programas de doutorado e afins.
      Mas nem sempre isso é aplicavel, essas sao as linhas gerais.

      Muitas vezes um AEC (attestation d’études collégiales), um certificat ou um microprogramme podem ser mais interessantes para o mercado de trabalho do que uma base longa e mais teorica como é o mestrado.

      Marcelo
      Nao devemos esquecer ainda que nas profissoes regulamentadas por ordens profissionais, como é o caso de direito, o acesso ao mercado de trabalho deve ser feito apos a validaçao exigida pela respectiva ordem. Para advogados, ha aqui no forum algumas informaçoes que vc pdoera consultar
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/35/236.html?start=15

      boa escolha

    • #51778
      Carlos_Santos
      Participante

      sobre acordos entre universidades e cursos eu sugiro olhar o site do CREPUQ:
      http://www.crepuq.qc.ca/

      A Mariana fez um resumo aqui:

      http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?f=21&t=490

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.