Medula, um dia você ou alguém a quem ama pode precisar…

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic Medula, um dia você ou alguém a quem ama pode precisar…

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4068

      Amigos, fugindo um pouco da imigração andei me informando sobre como poderia ajudar aqueles que necessitam de uma esperança, de um gesto, e descobri que todos podemos começar com este simples porém nobre gesto.
      Eu e Dri estamos agendando no começo de Janeiro nossa contribuição para este nobre projeto que creio eu deve tomar proporções mundiais.

      Não custa nada ler até o fim e ao menos se interar sobre este assunto, um dia podemos todos precisar, pensemos nisso… 8)

      Gostaria da sua ajuda. Nessa campanha você doa sangue e se algum dia, encontrarem quem precisa do seu tipo de medula (que verificaram no seu sangue) eles te ligam e aí, você escolhe se quer ou não doar. Não dói. É seguro. E você pode salvar uma vida. Se você é menor de idade, fale com seus pais, por favor. A única coisa que peço é um pouquinho de solidariedade! Pense que pode acontecer com qualquer um de nós e/ou com nossos amigos.
      DOE MEDULA SEM MEDO! DOE ESPERANÇA. DOE VIDA!!
      São apenas 10ml de sangue e uma dose de solidariedade.

      Passo a passo para se tornar um doador

      • Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar Medula Óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias.

      • Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM CEM MIL!

      • Por isso, são organizados Registros de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

      • Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

      • A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

      Caso você decida doar
      1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).

      2. Informe-se:

      Central de Notificação e Captação de Órgãos

      Hemocentros Coordenadores (no Site da Anvisa)

      Perguntas e Respostas sobre Transplante de Medula Óssea

      3. Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

      4. Seu sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante.

      5. Seu tipo de HLA será incluído em nosso cadastro.

      6. Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada.

      7. Se você for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários.

      8. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação.

      9. Seu atual estado de saúde será então avaliado.

      10. A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias, após a doação, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

      Importante: um doador de medula óssea deve manter seu cadastro atualizado sempre que possível. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME.

      O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue.

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.