Home › Fórum › Comunidade Brasil-Québec › Apresente-se!!! › Maurício
- Este tópico contém 12 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por
Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
9 de abril de 2010 às 01:02 #6760
speeder
ParticipanteOlá!
Meu nome é Maurício, moro na região de Campinas no estado de São Paulo…
Tenho 22 anos, estou me formando em “Projeto de Jogos” e planejo sair do Brasil (meio que não importa muito onde, desde que eu ache que a cultura do lugar é mais honesta que a cultura Brasileira).Acabei decidindo me focar em ir para Quebec, principalmente por ser um dos lugares mais acolhedores para pessoas da minha profissão (o Canadá é o terceiro maior produtor do mundo de jogos, e Quebec é o maior responsável por isso, além disso Quebec é o estado de um país, com a terceira maior população de criadores de jogos per capita, atrás apenas de Washington e Califórnia nos EUA).
Mas ainda estou muito perdido, não sei o que devo fazer, o que devo saber, quando, como, porquê…
E meu objetivo é me tornar cidadão canadense, não apenas migrar para lá por dinheiro e voltar ou algo assim, eu quero realmente me tornar um canadense, como se eu sempre tivesse sido um (inclusive pretendo aproveitar minha habilidade de aprender sotaques, e falar francês e inglês como se fossem minhas línguas nativas, sem deixar transparecer sotaque paulista).
Eu estou tão perdido, que eu não sei nem o que eu devo perguntar para as pessoas. Nem mesmo em qual fórum aqui eu posto minhas dúvidas.
-
9 de abril de 2010 às 01:22 #38215
mateusanjo
ParticipanteBoa Noite Maurício;
Estou mais ou mens no mesmo barco que você com relação ao saber o que fazer, pra onde, como e quando (sei que é um projeto demorado ainda mais partindo do zero, mas é algo a longo prazo). O que nos diferencia, é a vontade de apagar as minhas origens, pois esta eu não quero esquecer, rs.
Estou me empenhando para aprender o que devo fazer e como devo proceder. Sei que aqui tem bastante informações, vou lhe dar algumas dicas que estou conseguindo ao menos ir me organizando, como eu não sei nada de francês e meu inglês é péssimo, estou primeiramente procurando um curso de francês tanto on-line como presencial, me parece que fazer o curso num lugar que tenha certificado reconhecido em Quebéc é uma boa ajuda no processo da entrevista. Saber onde você vai ficar, trabalho ou estudo também ajuda, saber sobre a cidade que pretendes residir. Outra coisa, é dar uma olhada nos blogues de quem já está por lá, ou quem está no processo. Muitos daqui, possuem um blog, que descrevem muitas variedade interessantes. Ainda não encontrei algum bem passo-a-passo, mas sei que deve ter. A medida que eu descobrir mais coisas, posto aqui pra ti.
Boa sorte pra ti, e seja bem vindo!
Mateus Mattos Lopes
-
9 de abril de 2010 às 01:44 #38216
speeder
ParticipanteOpa!
Obrigado!
Realmente, uma coisa que não sei nem como vou decidir, é para qual cidade eu vou me mudar, a escolha “óbvia” seria Montreal, só que eixste o fato que eu não quero morar em cidade grande, morar em Campinas e em São Paulo foram experiências não muito agradáveis (principalmente por causa da poluição, inclusive sonora, problemas de transporte, e custo de vida).
Onde moro atualmente no Brasil é mais ou menos o tipo de lugar que gostaria de morar, uma cidade bonita, não muito pequena, mas também não é muito grande… O único problema (além dos problemas com o Brasil em si) é a vioência no meu bairro (minha casa já foi invadida 5 vezes… das que eu sei, porque as vezes somem objetos do quintal também, mas não posso afirmar que foi roubo…)
-
9 de abril de 2010 às 12:41 #38218
MarcosAlvim
ParticipanteEstou achando vcs um tanto quanto perdidos.
Antes de decidir por Quebec, eu já tinha pesquisado iniciando em 2007, sobre:
Austrália
Nova Zelândia
EUA – ilegal claro
Inglaterra
Irlanda
Itália
Foi uma decisão baseada em vários critérios muito bem esmiuçados.
Bom eu fiz um projeto de longo prazo, aconselho de coração a pensarem/pesquisarem muito mais.Quanto ao passo a passo tem um no blog da petula chezpetula.blogspot.com
Nos blogs vc tem links para outros blogs de outras pessoas na mesma jornada, a internet e o computador ajudam muito mas ainda não inventaram nada que substitua o hábito da leitura.
Fica a dica! -
9 de abril de 2010 às 12:58 #38220
Jhon
ParticipanteOlá pessoas,
VocÊs estão com várias dúvidas, porém sobre o passo-a-passo do processo que vocês querem, existem 2 blogs que eu recomendo: o da Pati : http://patitando.blogspot.com/2010/04/imigracao-por-onde-comecar.html e o do Alexei com as perguntas mais frequentes: http://rapaduraplease.blogspot.com/2009/11/perguntas-mais-frequentes-faq.html
Porém, quanto à cidade, ou dúvidas mais pontuais sobre seu próprio processo e expectativas somente muita pesquisa e muita leitura em diferentes fontes.
Boa sorte pra todos
-
9 de abril de 2010 às 13:06 #38221
Cabeda
ParticipanteFaço minha as palavras do Marcos:
Acho que é importante entender BEM os processos emigratórios, o forum aqui tem bastante informação mas não é a unica fonte, se colocar emmigration o google vai vir BASTANTE coisa para BASTANTE lugares ( vocês sabiam que a DINAMARCA tem um processo emigratório ? pois é, eu descobri fazendo isso )
acho que findo essa primeira etapa é importante fazer uma auto-crítica FORTE e entender o que você Não TEM e precisaria para esse processo ( o colega comenta da sua falta de proficiencia tanto em ingles tanto em francês, então antes de QUALQUER COISA, aula de lingua neles!! DEPOIS pensar no processo emigratório )
enfim, a comunidade pode ajudar, mas o primeiro passo é organizar as idéias DENTRO da cabeça e criar um plano BÁSICO mental, para depois pensar em detalhes ( nada errado em começar a imaginar em que cidade morar, mas é que tem MUITA coisa antes disso )
sorte a todos
-
9 de abril de 2010 às 13:16 #38222
MarcosAlvim
ParticipanteO da Dinamarca fiquei sabendo há pouco tempo.
Vou dar uma futucada por lá. hehehe
:D -
9 de abril de 2010 às 13:57 #38223
Cabeda
ParticipanteOlha que é bom :)
e da para ir sem falar nada de dinamarques, mas obviamente tens que conseguir balancear com outros atributos ( é muito parecido com o canadense em termos de pontuação )
a diferença é que tu ganha um visto de 3 anos, e dai na hora da renovação eu não sei como funciona, não olhei muito a fundo !
-
9 de abril de 2010 às 16:25 #38229
MarcosAlvim
ParticipanteCabeda,
Vi a lista de profissões, porém Administrador não está relacionado. Tem contador (accounter).
:bangwall: -
9 de abril de 2010 às 16:51 #38231
Cabeda
Participanteahhh
eu não sabia que tinha lista de profissão ;)ai tu me pegaste ;)
-
9 de abril de 2010 às 18:33 #38232
mateusanjo
Participante
Percebo que entrar aqui foi o lugar mais certo para ir amadurecendo minhas ideiais, como eu descrevi na minha apresentação, sou baiano e não tenho pressa, por isso o projeto meu é a longo prazo sim, ainda mais o que CABEDA disse, temos que ir aos poucos olhando as coisas, ainda mais que a mudança não é só de cidade, nem de estado, e nem só de país, é de vida. O que não é problema pra mim. Quanto aos outros lugares, eu já pensei sim, mas Canadá é um lugar que me atrai, me lembro quando meu irmão mais velho queria mudar-se pra lá, mas ele não pôde, o ajudei olhando algumas coisas, por isso me atraio por lá e não para outros lugares.
Agradeço ao Marcos pelos Blog e a John tb, estou aos poucos descobrindo algumas coisas bastante interessantes, o que irá facilita a decisão.
Que possamos ir mantendo contato.Mateus Mattos Lopes
-
9 de abril de 2010 às 18:42 #38233
speeder
ParticipanteEu pesquisei outros lugares…
Para os EUA eu não estou muito afim de ir, mas se eu fosse já sei até a cidade (Austin, no Texas, escolhida pelo mesmo motivo que escolhi Quebec especificamente no Canadá).
Meu plano “B” é ir ou para os países nórdicos (mas eu não tenho a mínima idéia de como se fala a língua deles) ou para o Japão (que conheço algumas palavras e letras…).
Acabei ficando com Quebec, porque é onde tem uma cultura que não conflitaria muito com a minha, e eu já sei Inglês (falta o Francês… que eu consigo ler, portanto aprender corretamente não deve ser difícil).
-
9 de abril de 2010 às 19:10 #38234
Carlos_Santos
ParticipanteSeja bem vindo à CBQ Mauricio.
Aqui na cidade do Québec, é uma “grande pequena cidade”. De fato o lugar é bem tranquilo, comparado ao que vc ja conhece ai.
A industria de jogos tem espaco aqui tb na cidade do Québec.
Quanto à por onde comecar. Sugiro que passe pelo forum iniciando pelo forum “Processo Québec – 1ª Parte – CSQ” que possui varios sub-foruns: Palestra, Requisitos, Documentos, Formulários, Entrevista, CSQ.
Depois siga lendo as duvidas e respostas dos demais colegas….
Isso enquanto o nosso passo-a-passo nao é publicado (a revisao esta pronta e falta apenas uma parte a ser incluida e depois publicaremos aqui no forum!)
Enquanto isso, imagino que o Francês deveria ser a prioridade!
No mais boa sorte no processo para o País que vc realemnet deseje imigrar (visto tantas opcoes aqui postadas!)
Atenciosamente
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.