Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Escolas/Garderie › Matrícula em escola pública somente com CSQ em mãos
- Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 11 meses atrás por DJM.
-
AutorPosts
-
-
22 de outubro de 2012 às 16:41 #8403DJMParticipante
Boa tarde!
Eu e meu marido estamos no processo de imigração aguardando a fase federal (somos de nov/11), e pretendemos nos mudar pra Montréal ou Québec (ainda estamos definindo) antes de recebermos a residência, já que tivemos que alterar vários planos por conta da demora do processo… O nosso principal motivo é nosso filho, que completará 6 anos no início de 2013, e gostaríamos de colocá-lo na escola primária desde o início do ano letivo de lá. Matricularemos ele numa escola aqui no Brasil até nossa ida (pretendemos ir em maio ou junho/13).
Foi aí surgiram várias dúvidas… Não sei se alguém poderia me ajudar…:
1) Será que apenas com o CSQ em mãos o meu filho terá direio à escola pública?
2) É possível realizar a matrícula ainda aqui no Brasil, pela internet, antes de ter endereço definido no Qc?
3) Sem a residência em mãos, como justifico no Brasil a retirada dele das aulas no meio do ano letivo brasileiro?
Agradeço muito a oportunidade de poder partilhar as experiências e dúvidas no site!
DJM. -
22 de outubro de 2012 às 17:19 #58310SANDROMSParticipante
@DJM wrote:
Foi aí surgiram várias dúvidas… Não sei se alguém poderia me ajudar…:
1) Será que apenas com o CSQ em mãos o meu filho terá direio à escola pública?
2) É possível realizar a matrícula ainda aqui no Brasil, pela internet, antes de ter endereço definido no Qc?
3) Sem a residência em mãos, como justifico no Brasil a retirada dele das aulas no meio do ano letivo brasileiro?
Agradeço muito a oportunidade de poder partilhar as experiências e dúvidas no site!
DJM.1) Sim, em alguns casos.
2) Não. Nas comissões escolares que eu conheço (C.S. de Montreal e C.S. Margerite Bourgeoys) é preciso ir pessoalmente fazer a matrícula. Sem problema, imigrantes chegando tem direito a fazer a matrícula a qualquer época do ano.
3) Motivo? Viagem. Se pedirem algum documento, envie a matrícula na escola do Quebec quando vc a tiver.
Sobre o item 1, o site da CSMB (uma das comissões escolares de Montreal) diz:
ÉLÈVES RÉSIDENTS PERMANENTS OU À STATUT TEMPORAIRE
A. ADMISSION D’UN ÉLÈVE RÉSIDENT PERMANENT
Lors de l’inscription d’un élève né à l’étranger, pour obtenir la gratuité scolaire, vous devrez apporter :
L’acte de naissance de l’élève (document en français);
Deux preuves de l’adresse du domicile des parents.
ETLa carte de citoyenneté canadienne;
OU la carte de résidence permanente;
OU la fiche relative au droit d’établissement (IMM 1000);
OU la confirmation de résidence permanente au nom de l’élève (IMM 5292).
Ces documents délivrés par Citoyenneté et Immigration Canada (CIC) attestent que le titulaire est résident permanent.B. ADMISSION D’UN ÉLÈVE AVEC STATUT TEMPORAIRE
(permis de travail, permis d’études, demandeur d’asile ou élève sans statut d’immigration)
Les documents requis sont :
L’acte de naissance de l’enfant (document en français);
Deux preuves de l’adresse du domicile des parents;
Les documents officiels d’immigration;
Les attestations scolaires.
Toute personne qui vient étudier, travailler ou séjourner au Québec doit être titulaire d’un permis d’études et/ou de travail ou d’un permis de visiteur ET d’un certificat d’acceptation du Québec pour étudier, travailler ou recevoir un traitement médical.Lors d’une admission, le Service de l’organisation scolaire procèdera à la vérification de la documentation soumise par les parents et confirmera, par lettre, l’admission ou l’éventuelle admission d’un élève en provenance de l’étranger non résident du Québec. Des droits de scolarité sont perçus dans le cas où l’élève n’a pas droit à la gratuité des services éducatifs (selon le Règlement sur la définition de résident du Québec du ministère de l’Éducation, du Loisir et du Sport).
En l’absence de documents permettant de statuer rapidement sur l’admissibilité de l’élève à la gratuité scolaire, la Commission scolaire pourra demander aux parents de l’élève de signer le formulaire Consentement à la communication de renseignements afin que la Commission scolaire puisse communiquer et obtenir de l’information auprès du ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles (MICC) ou à Citoyenneté et Immigration Canada (CIC).
Fonte: http://www.csmb.qc.ca/fr-CA/primaire/admission-inscription.aspx
Estando sem o CRP a situação seria a descrita no item B. A melhor coisa a fazer é descobrir qual é a comissão da área onde vocês pretendem morar e entrar em contato.
Boa sorte,
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
22 de outubro de 2012 às 17:54 #58314DJMParticipante
@SANDROMS wrote:
1) Sim, em alguns casos.
2) Não. Nas comissões escolares que eu conheço (C.S. de Montreal e C.S. Margerite Bourgeoys) é preciso ir pessoalmente fazer a matrícula. Sem problema, imigrantes chegando tem direito a fazer a matrícula a qualquer época do ano.
3) Motivo? Viagem. Se pedirem algum documento, envie a matrícula na escola do Quebec quando vc a tiver.
…
Estando sem o CRP a situação seria a descrita no item B. A melhor coisa a fazer é descobrir qual é a comissão da área onde vocês pretendem morar e entrar em contato.
Boa sorte,
Sandroms, obrigada pela ajuda! A idéia de imigrar antes de receber a RP nos surgiu nesta semana, por isso o turbilhão de questionamentos… Mas estou muito aliviada em ver que é possível!
Seguirei seus conselhos e entrarei em contato com a comissão escolar da região escolhida. Com as informações em mãos, postarei a resposta para outras pessoas que eventualmente estiverem na mesma situação.
Uma ótima semana!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.