Mais uma família de Curitiba…

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Mais uma família de Curitiba…

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
      saaraujo
      Participante

Salut!

Resolvi me apresentar para me envolver mais com as discussões e pessoas (excelentes, por sinal) que aparecem por aqui!

Moro em Curitiba, com minha esposa Tânia e meus dois filhos, a Thainê (com 8 anos) e o Lucas (quaaaase 2 anos). Já tínhamos decidido imigrar antes, depois resolvemos ficar :roll: , aí decidimos novamente :lol: imigrar após visitarmos nossos parentes que já moram no Québec e por lá ficarmos quase um mês.

Não temos uma vida ruim no Brasil, pelo contrário, mas sentimos falta de uma verdadeira qualidade de vida, e de novos desafios, que abram nossa cabeça para outras culturas. Ter a casa invadida algumas vezes e ser assaltado algumas outras não combina com nossa idéia de “uma vida razoável”…

Mandamos a papelada do CSQ em Abril, uma semana depois de voltarmos da nossa viagem à Montréal (já tínhamos toda a papelada separada), e em menos de um mês já tínhamos o CSQ (concedido sem entrevista), então nossa data de entrada na parte federal é maio/2011. Agora, a angústia é pelos 15 meses de espera média até a saída dos exames… :roll:

Tenho 30 anos (recém feitos :D ) e sou formado em Administração de Empresas na UFPR. Trabalho num grande banco internacional (que têm presença no Canadá, mas transferência tá difícil), na área é CRM/BI (Business Intelligence). Meu francês é intermediário/avançado (TCF niveau B2, e completando agora 600 horas…), e Inglês avançado (Cambridge CAE).

Minha esposa tem 31 anos e é formada em Educação Física (tb na UFPR). Também trabalha num banco (rs), com Finanças/Impostos e tem francês e inglês básicos/intermediários

Vantagem ENORME: os dois irmão da minha esposa já moram (com suas respectivas famílias) em Montréal, e estão bem colocados. Além disso, tenho alguns colegas de faculdade que também estão morando na cidade!

Minha grande dúvida é com minha área de trabalho… sendo específico, hoje sou Gerente, e conto com uma equipe e várias iniciativas, porém não sou de IT (o que conta muito neste setor). Para imigrar, estou mirando num cargo de Analista de BI/Mercado/CRM, etc… e para isso, estou fazendo algumas certificações (em SAS e Cognos) que devem sair até o momento de ir de vez. Espero que isso ajude, se algúem tiver algum conselho, agradeço MUITO!

Entendo que cair no nível de trabalho é um fato(!), então meu trabalho é todo direcionado para ao menos não ter que sair da área de trabalho, e ser competitivo na colocação desejada. Claro, tenho um plano B, que é buscar vagas como vendedor/representante, mas só se não tiver saída mesmo ($$…).

Bem, espero poder ajudar tanto quanto esta comunidade tem me ajudado, com tanto conteúdo e disposição!

Et bonne chance à nous tous!

rafasgomes
      Participante

Seja bem vindo ao forum e muita sorte no teu processo.
      Tb sou de Curitiba, mas pretendo mandar os papeis pro CSQ soh em junho.
      Até la vou aprendendo frânces.
      E quanto a você não ser da área de TI, eu não sei mais se isso eh uma vantagem ou desvantagem ! :lol: :lol: :lol:
      Nunca vi ! De 10 que querem imigrar, 11 são de TI ! Inclusive eu ! rs

Sucesso !

javabeats
      Participante

Seja bem vindo! Tenho certeza que a CBQ poderá lhe auxiliar muito nas pesquisas necessárias ao seu plano de emigração.

Sou da área de TI, e portanto, todas as pesquisas que fiz foram orientadas às vagas de aspecto técnico – desenvolvimento, análise e “arquitetura” de software (hoje eu sou “arquiteto” aqui em Ctba). Quem é da área vai compreender porque eu usei aspas nas referências para arquitetura :wink:

Para gestores, imagino, o buraco é realmente mais embaixo; acho que você está no caminho certo – certificações e idioma. Por mais difícil que seja encontrar um emprego no “Plano A”, na mesma área e nível de remuneração que temos no Brasil, acredito que com a devida preparação e persistência, é possível sim ter sucesso. Não deixe a dificuldade e o pessimismo dos mais desinformados lhe desencorajarem :wink:

E acho também que o seu “plano B”, como analista de BI/CRM, funcionaria muito bem – abre portas para oportunidades parecidas com a que você tem hoje, e lhe permite ainda obter uma renda saudável no Québec. Só sinto não saber lhe informar onde está a demanda por esses profissionais por lá; boa sorte no indeed.ca, linked in, jobboom, emplois-informatique… :wink:

Carlos_Santos
      Participante

Seja bemvindo Samuel,

espero que aproveite bem o nosso forum ;-)

Ja comceou bem, se apresentando!

Atenciosamente

RonaldoMaciel
      Participante

Ola Saaraujo, somos tambem de Curitiba e estamos em Montreal há dois anos. Também sou formado em Adm pela UFPR entao talvez possamos trocar uma informações, embora tenhamos experiências em áreas diferentes. Imagino que o banco que vc tenha mencionado seja o HSBC, ceto? Sorte no processo e seja bem vindo.

Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

saaraujo
      Participante

javabeats: muito obrigado pelos conselhos!

Meu plano A já é ser Analista de BI/CRM mesmo, como gestor só depois de muita experiência canadienne, rs… quanto à demanda, é moyenne, acho cargos, mas majoritariamente em consultorias e uma ou outra empresa que utilizará diretamente em seus negócios. Além disso, esse mercado é muito dinâmico: sempre há novas ferramentas, termos, técnicas… vamos trocando mensagens sobre isso! (existe algum tópico aberto sobre BI? procurei mas não achei)

Abraços!

Ronaldo/Susana: pois é, tem uma boa quantidade de pessoas da UFPR em Montreal!

Qual o ano de sua formatura? E em qual área a sua experiência? (vi no seu perfil do fórum “analista de crédito”… está trabalhando nisso agora?)

Sim, o banco é esse mesmo, rs…

Parabéns pelos dois anos aí! Mesmo dando tudo certo, não é fácil.. ;)

Muito obrigado, e abraços!

Carlos, parabéns pelo fórum e apoio a todos! Vejo que sua presença é enorme, e as contribuições e ponderações muito relevantes!!

Carlos_Santos
      Participante

Ola Samuel,

@saaraujo wrote:

….esse mercado é muito dinâmico: sempre há novas ferramentas, termos, técnicas… vamos trocando mensagens sobre isso! (existe algum tópico aberto sobre BI? procurei mas não achei)…

realmente nao tem, pois é muito especifico e ninguém perguntou antes sobre a area. Mas vc pode abrir um novo topico, no forum apropriado.

Sugiro que abra aqui:

-Ciências Exatas e de Tecnologia
      http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/forum.html?f=33

Boa sorte no processo de vocês.

javabeats
      Participante

Amigo, postaram hoje no grupo CBQ no LinkedIn: http://www.linkedin.com/groups/BNC-%C3%A0-procura-profissionais-TI-3749582.S.76062517?view=&gid=3749582&type=member&item=76062517&trk=eml-anet_dig-b_jb-ttl-cn

Acho que é justamente o que você está procurando. Entre em contato com o colega do grupo, você já pode começar um networking :wink:

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.