Lúcia chegou.

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Lúcia chegou.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8277
      lucia_daquino
      Participante

      Oi, gente!

      Meu nome é Lúcia, sou advogada, “casada” com Tomas, jornalista. Temos um filho de 10 meses e estamos pensando seriamente em emigrar para o Canadá.
      Gostaria, se possível, que me ajudassem com algumas questões:

      1. Como está o mercado pra Direito e Jornalismo? Vi que o Direito é uma das profissões que conta pontos atualmente para imigração, mas eu teria campo para trabalhar lá? Não como advogada, que vi que é muito difícil a validação, mas com profissões afins?

      2. Fui ver como era pra papelada, e tinha um mega formulário pra preencher. E vi também alguém falando em dar início ao processo e depois se matricular num curso de francês. Minha dúvida é a seguinte: pra dar início à papelada, não tem que já ter passado no teste?

      Bom, acho que por enquanto é isso.

      Beijos!

    • #55984
      gabi-infirmiere
      Participante

      Oi Lucia!
      Acho que vou te dar uma ma noticia, mas nem sua profissao nem a de seu marido estao na atual lista.
      :?

      Veja so =
      direito so é valido se for diploma do Québec ou equivalente

      Est assimilé à un diplôme du Québec :

      le diplôme canadien (s’il est délivré par le ministre responsable de l’éducation ou par une université d’une province ou d’un territoire canadien);

      le diplôme étranger reconnu équivalent par un organisme québécois de réglementation, sauf s’il s’agit d’un diplôme de médecin;

      le diplôme étranger ou la formation conduisant au Québec à l’exercice d’une profession ou d’un métier réglementé, si vous détenez déjà une autorisation d’exercice de cette profession au Québec;

      le titre de formation visé par un arrangement de reconnaissance mutuelle (ARM) convenu dans le cadre d’une entente de reconnaissance mutuelle des qualifications professionnelles conclue avec un autre gouvernement, pour l’exercice d’une profession régie par un ordre professionnel au Québec. Vous devez détenir l’aptitude légale d’exercer exigée par cet arrangement et ce dernier doit avoir été mis en œuvre. Il faut noter que le seul pays avec lequel une telle entente est actuellement conclue est la France. Vous devez vous assurer de remplir les conditions prévues à l’ARM pour votre profession afin que votre titre de formation puisse être assimilé à un diplôme du Québec.
      le diplôme étranger ou la formation visés par un ARM et conduisant au Québec à l’exercice d’un métier réglementé, si l’organisme québécois de réglementation atteste que vous remplissez les conditions de formation et, s’il y a lieu, d’expériences professionnelles requises pour l’exercice de ce métier.


      Ha uma discussao sobre os itens
      le diplôme étranger reconnu équivalent par un organisme québécois de réglementation, sauf s’il s’agit d’un diplôme de médecin;

      le diplôme étranger ou la formation conduisant au Québec à l’exercice d’une profession ou d’un métier réglementé, si vous détenez déjà une autorisation d’exercice de cette profession au Québec

      Teoricamente, se vc ja tiver a autorizaçao do Barreau, você pode aplicar.
      Porém, para obter a autorizaçao do Barreau *sao outros 500* e é praticamente mais recomendado retornar aos estudos.

      http://www.barreau.qc.ca/fr/devenir-avocat/

      No antigo Orkut havia um brasileiro que estava estudando Direito aqui (Jefferson, eu acho) apesar de ja ser advogado no Brasil. (mas ele imigrou quando bastava um diploma de nivel superior, sem listas)

    • #56020
      Carlos_Santos
      Participante

      Sejam bem vindos ao nosso forum Lucia e familia!
      ¸
      @lucia_daquino wrote:


      1. Como está o mercado pra Direito e Jornalismo?

      veja o topico abaixo e leia vc mesma sobre as suas profissoes, ja que é a fonte oficial do Governo:

      L’OUTIL TRAVAILLER AU CANADA
      http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/10/4203.html?Itemid=0

      @lucia_daquino wrote:

      …Vi que o Direito é uma das profissões que conta pontos atualmente para imigração, mas eu teria campo para trabalhar lá?

      uma coisa é ser aceita no teste e depois obter um certificado de aceito do Québec (CSQ) e outra completamente diferente e independente é chegar aqui e poder trabalhar!

      @lucia_daquino wrote:

      …Não como advogada, que vi que é muito difícil a validação, mas com profissões afins?

      dificil mas nao impossivel! é preciso voltar para a universidade e fazer uma boa parte do curso de novo!

      Existe um cargo de paralegal aqui mas eu mesmo nao tenho muita informacao. Veja no topico acima as opcoes, pois ele mostra isso!

      @lucia_daquino wrote:

      … pra dar início à papelada, não tem que já ter passado no teste?

      de preferencia sim! nao gaste energia sem antes ter certeza de que sera aceita!

      É apenas uma sugestao!

    • #56022
      Carlos_Santos
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      …No antigo Orkut havia um brasileiro que estava estudando Direito aqui (Jefferson, eu acho) apesar de ja ser advogado no Brasil. (mas ele imigrou quando bastava um diploma de nivel superior, sem listas)

      Jefferson Gomes , aqui o link do perfil dele:

      http://www.linkedin.com/pub/jefferson-gomes-ll-b/48/9a8/b48/fr

      de fato ele veio em 2006-2007 e refez quase tudo de novo, salvou umas materias e pelo visto terminou, pois ele colocu avocat no perfil ;-)

      É assim que provamos que é dificil mas nao impossivel.

      Gabi,

      eu era moderador nesta comunidade antes de vir para o Québec, como nao tinha mais tempo, desisti de ter mais responsabilidades do que disponibilidades.

      Depois eu fechei o meu ORKUT ;-)

      Abraços

    • #56032
      lucia_daquino
      Participante

      Gente, obrigada pelas informações. Vou pesquisando por aqui, então. Como só vou dar início à papelada após o DELF, que é em novembro, de repente espero até março para ver se mudam as regras…

      Beijos!

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.