Link para entender o processo federal, documentos etc

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Documentos Link para entender o processo federal, documentos etc

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7039
      robert.mena
      Participante

      Pessoal,

      Como minha entrevista está marcada para breve estou querendo ser otimista e já começar a me mexer para pelo menos organizar os originais e traduções(?) destes.

      Olhei vários tópicos (inclusive com uma busca por passo a passo) e não tiver sorte em encontrar nada recente, só dúvidas já sobre preenchimento de alguns itens que certamente irei verificar.

      Mas agora quero ter uma visão da lista de documentos e etapas dessa 2a parte.

      Se alguém tiver e puder postar agradeço.

    • #41327
      JF
      Participante

      Robert,

      Se você quer um passo-a-passo, sugiro começar com o oficial:
      http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/apply-how.asp#step1
      (provavelmente você já deve ter visto, mas não custa lembrar…)

      Sei que não é tão interessante quanto as experiências pessoais de quem já imigrou, mas é a melhor fonte de informação!

      Eu também estou esperando minha entrevista e já preparando os documentos para a etapa federal!

      Bonne chance!

      Juliana.

    • #41333
      robert.mena
      Participante

      Obrigado. Tinha outro mesmo.

      É impressão minha ou no E37134 (checklist) vamos mandar apenas o que está na coluna Q (Quebec-selected Applicant)?

      Se entendi direito então a lista diminui bem de tamanho. É isso mesmo?
      Imagino por que tem uma intersecção grande com o processo de Quebec (Ex. não precisamos mandar os históricos escolares).

      Isso ajuda a economizar já que tradução juramentada é relativamente cara, especialmente para francês. Entendo que podemos mandar anexada a fotocópia autenticada e a tradução juramentada em inglês mesmo.

      @J+F wrote:

      Robert,

      Se você quer um passo-a-passo, sugiro começar com o oficial:
      http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/apply-how.asp#step1
      (provavelmente você já deve ter visto, mas não custa lembrar…)

      Sei que não é tão interessante quanto as experiências pessoais de quem já imigrou, mas é a melhor fonte de informação!

      Eu também estou esperando minha entrevista e já preparando os documentos para a etapa federal!

      Bonne chance!

      Juliana.

    • #41336
      Carlos_Santos
      Participante

      @robert.mena wrote:

      É impressão minha ou no E37134 (checklist) vamos mandar apenas o que está na coluna Q (Quebec-selected Applicant)?

      Se entendi direito então a lista diminui bem de tamanho. É isso mesmo?

      Sim, é isso mesmo.

    • #41341
      Anonymous
      Participante

      OI Robert,

      Nenhum documento que vc manda para o consulado do Canadá para o processo federal precisa ser traduzido. Não esqueça disso senão vc vai gastar dinheiro à toa.

      Os documentos que vc precisa enviar são:

      ? Formulários preenchidos;
      ? 6 fotos (35 mm x 45 mm) de cada um (requerente principal e cônjuge);
      ? Cópia do passaporte;
      ? Cópia da certidão de casamento (ou de nascimento se for solteiro);
      ? Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Policia Federal;
      ? Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Estadual;
      ? Certidão emitida pela Justiça Federal;
      ? Recibo original de depósito da taxa;
      ? E por último o CSQ.

      Abs
      Liliana

    • #41342
      Anonymous
      Participante

      Só esclarecendo uma coisa:

      Vc receberá o CSQ em duas vias, uma fica com vc e a outra vai para o processo federal (está indicado no CSQ qual via fica com quem).

      Abs
      Liliana

    • #41346
      robert.mena
      Participante

      Liliana,

      Obrigado pela dica. Só fiquei confuso pois nesse EXXXX que é o checklist tem o seguinte texto:

      “Gather documents as listed. Check (?) each item on the checklist and attach the checklist to your documents (a paper clip will do). Place all documents in a sealed envelope. Do not send originals unless otherwise stated. Send notarized photocopies of all documents except the police certificates, which must be originals. If your documents are not in English or French, send a notarized (certified) translation with a copy of the originals.

      Por isso pensei que tivesse que mandar traduzido. Devo ter me confundido pois vi alguns posts que me deram a entender que precisava. Mas devia ser para outra coisa…

      Aproveitando onde consigo essas certidões negativas?

      @Liliana Rocha wrote:

      OI Robert,

      Nenhum documento que vc manda para o consulado do Canadá para o processo federal precisa ser traduzido. Não esqueça disso senão vc vai gastar dinheiro à toa.

      Os documentos que vc precisa enviar são:

      ? Formulários preenchidos;
      ? 6 fotos (35 mm x 45 mm) de cada um (requerente principal e cônjuge);
      ? Cópia do passaporte;
      ? Cópia da certidão de casamento (ou de nascimento se for solteiro);
      ? Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Policia Federal;
      ? Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Estadual;
      ? Certidão emitida pela Justiça Federal;
      ? Recibo original de depósito da taxa;
      ? E por último o CSQ.

      Abs
      Liliana

    • #41349
      robert.mena
      Participante

      Acabei por encontrar os links de dois que podem ser feitos pela internet e são de graça…

      A Certidão de Distribuição Cíveis e Criminais (você deve escolher a região)
      http://www.trf1.jus.br/servicos/certidao/

      A Certidão de Antecedentes Criminais Federal
      http://www.dpf.gov.br/servicos/antecedentes-criminais/

      Não encontrei o local para a A Certidão de Antecedentes Criminais Estadual

      @robert.mena wrote:

      Liliana,

      Obrigado pela dica. Só fiquei confuso pois nesse EXXXX que é o checklist tem o seguinte texto:

      “Gather documents as listed. Check (?) each item on the checklist and attach the checklist to your documents (a paper clip will do). Place all documents in a sealed envelope. Do not send originals unless otherwise stated. Send notarized photocopies of all documents except the police certificates, which must be originals. If your documents are not in English or French, send a notarized (certified) translation with a copy of the originals.

      Por isso pensei que tivesse que mandar traduzido. Devo ter me confundido pois vi alguns posts que me deram a entender que precisava. Mas devia ser para outra coisa…

      Aproveitando onde consigo essas certidões negativas?

      @Liliana Rocha wrote:

      OI Robert,

      Nenhum documento que vc manda para o consulado do Canadá para o processo federal precisa ser traduzido. Não esqueça disso senão vc vai gastar dinheiro à toa.

      Os documentos que vc precisa enviar são:

      ? Formulários preenchidos;
      ? 6 fotos (35 mm x 45 mm) de cada um (requerente principal e cônjuge);
      ? Cópia do passaporte;
      ? Cópia da certidão de casamento (ou de nascimento se for solteiro);
      ? Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Policia Federal;
      ? Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Estadual;
      ? Certidão emitida pela Justiça Federal;
      ? Recibo original de depósito da taxa;
      ? E por último o CSQ.

      Abs
      Liliana

    • #41360
      JF
      Participante

      Robert,

      Seguem aqui os links sobre os antecedentes criminais que copiei de um blog.
      Já testei e os 3 funcionaram!

      Precisamos de 3 tipos de antecedentes criminais.

      1 – Certidão de Antecedentes Criminais, Emitido pela Polícia Federal.
      http://www.dpf.gov.br/

      2- Certidão de Antecedentes Criminais, Emitido pela autoridade do Estado(para quem for de São Paulo este é o link, caso vc more em outro estado precisa procurar seu orgão estadual.)
      http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx

      3- Certidão de Distribuição Cíveis e Criminais, Emitido pelo Ministério Federal da Justiça
      http://www.justicafederal.gov.br/

    • #41361
      Anonymous
      Participante

      Oi Robert,

      Pode ficar tranquilo pois não precisa traduzir nada. Tanto o escritório do BIQ quanto o consulado do Canadá aceitam docs em português. Pesquisei muito sobre o assunto e todo mundo me falou que não precisava. Fui pessoalmente ao Consulado entregar meus docs, Maura confiriu tudo e disse que estava ok.

      Seria até bom que outras pessoas se pronunciassem aqui confirmando essa informação.

      Olha, a certidão negativa da polícia federal não estava funcionando pela internet em julho quando precisei solicitar. Tive que ir pessoalmente à PF e demorou 15 dias úteis para ficar pronta. É bom vc verificar se já voltou ao normal.

      Abs
      Liliana

    • #41362
      Anonymous
      Participante

      Só uma correção, a certidão da PF saiu em 15 dias corridos e não em 15 dias úteis. Isso em SP capital, em outras cidades pode ser mais rápido.

      As cópias que vc precisa enviar para o consulado são cópias simples, ou seja, não há necessidade de autenticá-las.

      Abs
      Liliana

    • #41905
      vmalavacci
      Participante

      Pessoal, não entendi quais e onde encontro os formulários do processo federal?
      Alguém pode me ajudar.

    • #40664
      vmalavacci
      Participante

      Estou tentando emitir o meu atestado de antecedentes criminias pleo site http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx, mas não estou conseguindo. Alguem conseguiu?

    • #41343
      Carlos_Santos
      Participante

      @vmalavacci wrote:

      Pessoal, não entendi quais e onde encontro os formulários do processo federal?
      Alguém pode me ajudar.

      sim veja o nosso Passo à passo Atualizado em

      http://www.brasilquebec.com/noticias-cbq/destaques-cbq/item/58-como-imigrar-qc-passo-a-passo.html

      Boa leitura!

    • #40679
      Carlos_Santos
      Participante

      @vmalavacci wrote:

      Estou tentando emitir o meu atestado de antecedentes criminias pleo site http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx, mas não estou conseguindo. Alguem conseguiu?

      Qual é o problema?

      Até o acesso inicial eu consegui mas nao sou de SP logo nao consigo ir até o final…..

      Abraços

    • #41942
      LaeRafa
      Participante

      Mesmo sem convocação para entrevista…Já estou me ocupando com os documentos do Federal. E também estou na dúvida sobre autenticação e tradução juramentada, uma vez que a informação oficial é:
      “Gather documents as listed. Check (?) each item on the checklist and attach the checklist to your documents (a paper clip will do). Place all documents in a sealed envelope. Do not send originals unless otherwise stated. Send notarized photocopies of all documents except the police certificates, which must be originals. If your documents are not in English or French, send a notarized (certified) translation with a copy of the originals.”

      Mas a maioria das pessoas diz que não é necessário traduzir e autenticar!Então, quel é a informação é a correta? :roll:

      Merci!!!

    • #41944
      SANDROMS
      Participante

      Algumas dessa exigências são relativas ao processo federal como um todo. Quando vc deve providênciar copias dos diplomas, históricos, comprovantes de trabalho, etc…

      No processo federal para selecionados no Quebec nada disso é enviado, apenas documentos (que não são traduzíveis), os antecedentes e os formulários. Esqueci algo?

    • #41945
      LaeRafa
      Participante

      Mais uma dúvida…
      No checklist tem uma parte que refere-se aos parentes canadenses. Minha irmã é cidadã canadense, mas mora nos EUA desde 2009.
      Minha dúvida é se devo anexar o documento dela ao dossier do Federal, uma vez que não citei no dossier de Quebec (pois ela não mora lá!).

      Obrigada!

    • #41959
      Carlos_Santos
      Participante

      o importante é saber se a questao pede para informar sobre a nacionalidade ou o local aonde mora atualmente sua irma?

      Nao deixe de responder segundo sua interpretacao pois aqui uma informacao omissao intencionalemente é passivel de problemas futuros!

      Boa sorte!

    • #41967
      LaeRafa
      Participante

      Obrigada pela dica.
      No formulário de Quebec está claro que a questão é se o parente vive em Quebec.
      Mas neste formulário (no cheklist), fala de parentes que seja cidadãos ou residentes permanentes. Não há questionamento sobre o local de residência. Desta forma, acho correto acrescentar a cópia dos documentos dela.

      Outra duvida (rsrsrs). Li em um blog sobre a “Relação de bens” que deveria ser anexada aos documentos do FEDERAL. No cheklist (oficial) eu vi o formulário “Personal Net Worth Statement “. Será que esta é a relação de bens que deverá ser enviada? Ainda que não fale disso em outro lugar?

      Obrigada de novo!

    • #41980
      SANDROMS
      Participante

      Essa é uma pergunta recorrente, infelizmente a busca (ainda) não está funcionando para mim… pois há vários tópicos sobre esse assunto.

      Olhe bem no checklist quais documentos se aplicam ao processo federal para selecionados do Quebec! Algums fomrulários são necessários apenas para o processo 100% federal.

    • #41983
      Carlos_Santos
      Participante

      @LaeRafa wrote:

      No cheklist (oficial) eu vi o formulário “Personal Net Worth Statement “. Será que esta é a relação de bens que deverá ser enviada? Ainda que não fale disso em outro lugar?

      Veja em

      Formulário “État des biens personnels” – Processo
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/topic.html?f=3&t=3461&p=32237

      Boa sorte na sua decisao!

    • #42101
      LaeRafa
      Participante

      Obrigada pelas dicas!!!
      Acho que algumas coisas que não estão muito claras (como estas três aí), fica muito de cada uma…Responsabilidade individual pela escolha!
      À plus, mes amis!

    • #43202
      thiagoelizie
      Participante

      Mes amis,

      Ça va?

      Um dos documentos exigidos no Federal é a Certidão de Casamento. Pois bem, até a parte do BIQ, os q não são casados formalmente comprovavam através de contas ou outros documentos a união. E agora no Federal o q devem fazer essas pessoas? Apresentam as mesmas contas? Uma delcaração de União Estável basta pro Consulado? Ou não apresentam nada?

      Procurei essa no fórum e não achei… quem puder ajudar, agradecemos de antemão!

      Merci!

    • #59334
      Amélie
      Participante

      @thiagoelizie wrote:

      Mes amis,

      Ça va?

      Um dos documentos exigidos no Federal é a Certidão de Casamento. Pois bem, até a parte do BIQ, os q não são casados formalmente comprovavam através de contas ou outros documentos a união. E agora no Federal o q devem fazer essas pessoas? Apresentam as mesmas contas? Uma delcaração de União Estável basta pro Consulado? Ou não apresentam nada?

      Procurei essa no fórum e não achei… quem puder ajudar, agradecemos de antemão!

      Merci!

      thiagoelizie,

      No PDF do link abaixo consta todos os documentos necessários, inclusive no caso de União Estável (seção 13). Você precisará enviar os comprovantes de novo para o federal, com tradução juramentada.

      http://www.cic.gc.ca/francais/pdf/trousses/form/IMM5690F.pdf

      Abç

      Amélie

      Timeline:
      21/11/11 - Envio do dossiê BIQ SP
      20/12/12 - CSQ
      05/02/13 - Envio federal CIC Sydney
      21/01/14 - Pedidos de exames
      06/02/14 - Pedido dos passaportes
      28/02/14 - Passaportes recebidos
      10/04/14 - Chegada em Québec

    • #59335
      Amélie
      Participante

      Dúvida Pièces d’identité nationales

      Bom dia, pessoal!

      Para o federal, eles pedem que enviam cópias das Pièces d’identité nationales; a minha carteira de identidade é muito antiga (tinha 9 anos) e não tirei outra pois além da carteira de motorista, tenho minha carteira do Conselho de Biologia, que é considerada, no Brasil, como uma CI.
      A minha dúvida é: tenho que enviar cópia da carteira de identidade propriamente dita ou poderia ser a carteira de motorista? Esta última seria uma pièce d’indentité também?
      Se não, vou ter que tirar outra CI…

      Obrigada!
      Abçs

      Amélie

      Timeline:
      21/11/11 - Envio do dossiê BIQ SP
      20/12/12 - CSQ
      05/02/13 - Envio federal CIC Sydney
      21/01/14 - Pedidos de exames
      06/02/14 - Pedido dos passaportes
      28/02/14 - Passaportes recebidos
      10/04/14 - Chegada em Québec

    • #59477
      Alessandra Niemicz
      Participante

      Olá pessoal.
      Estou com uma dúvida enorme.
      Faço parte do pessoal de antes de toda essa mudança, ou seja, fiz a entrevista no final do ano passado.
      Minha dúvida é que naquela época não era necessário fazer o TFCQ ou nenhum outro teste, porém, na lista de controle de documentos para o federal, está solicitando esse teste.
      Alguém tem algum comentário a fazer? Será que por ter passado como francófona no CSQ isso é valido? Ou será que teremos que fazer? :bangwall:
      Obrigada

      22/08/11 Envio dos documentos etapa Provincial-
      10/10/11 Carta de abertura do processo-
      08/10/12 Convocação para entrevista no RJ-
      12/11/12 Entrevista + CSQ-
      18/02/13 Envio dos documentos etapa Federal-
      03/04/13 Abertura do processo etapa Federal-
      21/01/14 Pedido de exames médicos-
      30/01/14 Exames realizados-
      05/02/14 Solicitação de Passaportes-
      06/02/14 Envio dos passaportes-
      10/02/14 Passaportes recebidos no consulado-
      19/02/14 Vistos emitidos-
      12/03/14 Passaportes recebidos

    • #59479
      mrodolfo
      Participante

      ale.niemicz,

      Duas mensagens acima da sua tem um link do CIC com a lista de documentos a enviar…

    • #59482
      Alessandra Niemicz
      Participante

      Na verdade eu estou utilizando a lista de controles de documentos e realmente acabei me equivocando. Olhei os documentos, segui a coluna TQQ e preparei todo o processo por ela. Hoje quando olhei novamente para conferir, vi escrito que era necessário o teste, porém, não para quem participa do provincial, mas fiquei com isso na cabeça.
      Deve ser a emoção de partir para mais uma etapa!!!
      Muito obrigada mrodolfo

      22/08/11 Envio dos documentos etapa Provincial-
      10/10/11 Carta de abertura do processo-
      08/10/12 Convocação para entrevista no RJ-
      12/11/12 Entrevista + CSQ-
      18/02/13 Envio dos documentos etapa Federal-
      03/04/13 Abertura do processo etapa Federal-
      21/01/14 Pedido de exames médicos-
      30/01/14 Exames realizados-
      05/02/14 Solicitação de Passaportes-
      06/02/14 Envio dos passaportes-
      10/02/14 Passaportes recebidos no consulado-
      19/02/14 Vistos emitidos-
      12/03/14 Passaportes recebidos

Visualizando 28 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.