Ir para o quebec depois da entrevista e antes da Federal

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Ir para o quebec depois da entrevista e antes da Federal

Visualizando 75 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6220
      Tatikaram
      Participante

      Gente, tenho uma pergunta…
      Se tudo der certo na entrevista, a gente pode dar entrada no processo federal daqui e ir para lá esperar que eles peçam os exames e o passaporte?
      Como funcionaria já que para irmos como turista temos que comprovar vínculos com o Brasil e tudo o mais?!
      Queria saber pois nesse tempo já daria para ir fazendo pesquisa de emprego e tudo para que quando tivesse com o passaporte com o visto de residente na mão já estaria tudo mais organizado e pronto para começar.

      Alguém conhece alguém que tenha feito ou se é possível acontecer isso?

      Obrigada,
      Tatiana

    • #31226
      danisergio
      Participante

      Oi Tatiana,

      Conheço o caso dos filhos do Tancredo, Luciano e Sabrina, que foram antes mesmo do CSQ. Eu acho uma excelente opção, se há a possibilidade. Eu mesma gostaria de poder fazer isso.

      O Tancredo tem dificuldades técnicas com a CBQ, mas o e-mail dele é pousada@uai.com.br

      Estou mandando essa mensagem sem nem perguntar a ele porque sei que ele está sempre disposto a dividir seu conhecimento e ajudar os outros, como tantas vezes faz comigo!

      Escreva pra ele.

      Grande abraço,

      Dani Mello

    • #31229
      Tatikaram
      Participante

      Obrigada Dani,
      vou tentar falar com ele.
      Na verdade já ouvi relatos de quem vai antes como estudante mas nunca de alguém que tivesse encaminhado o processo federal daqui e tivesse ido esperar o passaporte e fazer os exames médicos lá com visto de turista…

      Você precisou fazer o TCF???(Estava olhando seu timeline)

      Um beijo
      Tatiana

    • #31233
      marcelomanzo
      Participante

      Acho que na teoria não tem problema, mas lembre-se você não vai poder trabalhar nem vai ter direito ao assistência médica do governo…

    • #31266
      Tatikaram
      Participante

      Dani,
      o Tancredo me ligou e tirei algumas dúvidas com ele.
      Obrigada pela indicação e atenção.

      Um abraço,
      Tatiana

    • #31285
      danisergio
      Participante

      Oi Marcelo,

      Você tem razão quanto ao visto de turista, mas essa não é a única opção. Tem também o visto de trabalhador temporário, que foi o caso do Luciano (filho do Tancredo) por alguns anos. Não é tão bom quanto o de trabalhador permanente, tem algumas limitações, mas quanto ao direito ao trabalho e assistência médica está coberto. Desculpe te contradizer novamente, não estou te perseguindo não, tá?   :wink:

      Tatiana,

      Que bom que vocês conversaram. O Tancredo é um poço de experiência canadense, tanto com relação ao país quanto ao processo em si.

      O escritório me pediu sim para fazer o TCF-Q, que é diferente do TCF. Ainda não tenho o resultado, mas estou preparando um post com todos os detalhes, aguardando apenas o desfecho da história pra postar tudo na CBQ. Acho que é uma opção bem interessante e mais barata, para quem não mora em São Paulo. De qualquer modo, vou fazer o relato antes da próxima data de inscrição do TCF-Q, para orientar quem estiver na mesma situação.

      Grande abraço,

      Dani Mello

    • #31292
      maurorepacci
      Participante

      Eu fiz isso. Vim para o Canada logo depois da entrevista com o visto de turista que eu tinha.

      Quando cheguei no aeroporto mostrei o CSQ para o oficial de fronteira e mostrei prova que tinha como me manter pelos 6 meses que ficaria no Canada antes de receber o visto. Eu disse que ia fazer cursos de frances e usar esse tempo para me ambientar. Foi tudo muito tranquilo.

      Ter vindo antes me ajudou muito pois quando comecei a fazer entrevistas estava conhecendo bem o mercado de trabalho e com frances e ingles afiados. Arrumei emprego em menos de 1 mes.

      Os exames medicos voce pode fazer no Canada mesmo e eles enviam para T&T daqui.

      Qualquer duvida entre em contato comigo,

      Mauro

    • #31300
      Liliane
      Participante

      Félicitations Mauro!!!!!
      Tu as de la chance!!!!!!
      Com certeza quem vai pra Montreal tendo os 2 idiomas français et anglais nao tem que temer nada……….. Está cheio de emprego por todo lugar.
      Eu tou quase lá e com emprego previsto já. Só falta meus filhos acabarem o ano escolar aqui no Brazil.
      Me fala qual sua area de trabalho ?

      Lili

    • #31323
      maurorepacci
      Participante

      Lili,

      Trabalho na area financeira! analise de projetos. tem muito emprego aqui mesmo…so precisa estar preparado!
      boa sorte no seu process
      mauro

    • #31333
      Druben
      Participante

      Ola Mauro..

      Você deu entrado no Federal dentro do canada ? É possível ? Nesse caso como foi o processo….
      Como consiguiu trabalho logo de um mês com o visto de Turista ?

      Abraços.

      Deni

    • #31339
      maurorepacci
      Participante

      Trabalho so consegui depois do processo! Com o visto de residencia permanente. No meio tempo voce nao pode trabalhar, so estudar.

      Voce faz o processo daqui. Envia os documentos pro consulado em Sp e faz os exames num medico credenciado no Canada. O resto e a mesma coisa.

      Mauro

    • #31362
      Druben
      Participante

      Muito Obrigo Mauro.

      Abraços

      Deni Ruben

    • #31583
      FernandoG
      Participante

      A minha dúvida é um pouco diferente do tópico, queria dar continuidade ao processo federal no Canadá.

      Nós estamos pensando em ir para o oeste Canadense fazer um curso de inglês e trabalhar… Depois que estivermos com o CSQ na mão, podemos dar continuidade no processo por lá ?! e estando lá, o processo é realizado via o consulado de São Paulo mesmo ?!
      Obrigado,

      Fernando & Jéssica

    • #31759
      Tatikaram
      Participante

      Fernando e Jéssica,
      pode-se fazer a parte federal lá sim.Os exames médicos são feitos lá mas acho que fica-se atrelado ao escritório de SP em relação ao envio dos atestados de antecedentes criminais.
      Quanto aorecebimento do passaporte com o visto, não tenho certeza de como funciona.

      Tatiana

    • #31789
      FernandoG
      Participante

      Tatiana,

      Obrigado pelas informações, agora é só aguardar a entrevista então para continuar os planos hehe…

      Fernando & Jéssica

    • #32402
      Tatikaram
      Participante

      Mauro, só me esclareça uma dúvida.
      Quanto vc fez os exames médicos e tudo o mais em relação ao processo federal, vc teve que mandar seu passaporte para São Paulo para eles colocarem o visto de imigrante, certo?
      Para validar os visto você foi para os Estados Unidos e reentrou no Canadá?

      Obrigada!
      Tatiana

    • #32407
      maurorepacci
      Participante

      Voce pode fazer isso tambem, o medico envia seu passaporte pelo correio pra T&T. Ai vc tem duas opcoes:

      1- manter seu endereco no Brasil: eles vao mandar seu passaporte pelo correio para sua casa e alguem pode mandar via fedex pro canada (mais seguro), vc vai pros eua (45 minutos de carro e re-entra no Canada)
      2 – mudar seu endereco pro canada mas ai o processo pode ser mais lento

      Eu tive que voltar para o Brasil e terminei o processo la. Entao esperei um mes la para sair com o passaporte.

    • #32523
      Tatikaram
      Participante

      Então ele envia meu passaporte com meu endereço de Montreal e quando eu receber saio e entro no Canadá.

      Com visto de residente permanente canadense a gente pode entrar nos Estados Unidos sem visto brasileiro, certo?
      Mas como ele ainda não estará carimbado com a entrada no Canadá teria algum problema?

      Obrigada!

    • #32524
      fflush
      Participante

      Com visto de residente permanente canadense a gente pode entrar nos Estados Unidos sem visto brasileiro, certo?

      Errado.

      Cidadao Canadense nao precisa de visto. Residente permanente precisa.

    • #32525
      fflush
      Participante

      Se voce receber o seu passaporte com o visto estando no Quebec, voce pode ir em Vermont e voltar como residente permanente.

    • #32868
      Tatikaram
      Participante

      Ok, mas dai eu preciso do visto americano para entrar nos EU e validar o meu canadense,certo?
      Estou perguntando pois não sei como está sendo tirar o visto americano agora.De repente não consigo um visto de turista e daí tenho que validar o  meu visto canadense de residente permanente de outra forma…

    • #32870
      maurorepacci
      Participante

      Precisa de visto americano! A nao ser que voce tenha passaporte de pais desenvolvido (hehehe o Brasil nao chegou la ainda). Normalmente para quem tem residencia permanente do Canada, eles dao o visto. Mas nunca e certeza!
      boa sorte
      abs
      mauro

    • #33001
      Anonymous
      Participante

      Olá pessoal,

      eu e meu noivo estamos dando entrada no processo de imigração de Quebec. Nós pretendemos ir logo após conseguir nossos CSQs e fazer o processo feradal já estando no Canadá. Gostaria de saber se podemos ficar legalmente no Quebec apenas com o CSQ ou temos que providenciar vistos de turista ou estudante até os nossos vistos de imigrantes permanentes fircarem prontos.

      Abraço,

      Ana e Alex.

    • #33012
      harbio
      Participante

      Muito obrigada por essas informações!!!
      Queria ir o mais rápido possível, mas o processo (Quebec) pelos timelines que vejo tem demorado quase 1 ano, acho que pela transferência de escritório, mas sabendo que posso dar entrada no processo federal no Canadá já diminui uns 6 meses de espera!!!
      Beijos!!

    • #33023
      maurorepacci
      Participante

      Ana e Alex,

      CSQ nao e visto. Voces tem que tirar visto de residencia temporaria ou de estudante e nao vao poder trabalhar aqui.
      abs
      mauro

    • #33026
      Anonymous
      Participante

      Olá Mauro,
      obrigada pela resposta. Mas o visto de estudante não permite que a pessoa trabalhe 20 horas por semana? Se eu tiver errada por favor me corrija.
      Conheço várias pessoas que foram estudar no Canadá e podiam trabalhar 20 horas por semana sem problema algum.
      Brigadão!
      Ana e Alex

    • #33053
      maurorepacci
      Participante

      Ana e Alex,

      Voces vao vir para ca para estudar frances/ingles ou para fazer um curso numa universidade. Porque essa regra de poder trabalhar 20 horas por semana so vale se voce for full-time student numa universidade que participa do programa. Veja as regras do site immigration quebec:

      To participate in this program, foreign students must:

      be enrolled full time in a participating institution
      hold a valid study permit
      have studied full-time in an eligible institution for at least six of the 12 months preceding the application
      have achieved and maintained satisfactory academic results

      Da uma olhada no link:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/students/finding-out/working-studies/faq.html#conditions

      abs
      mauro

    • #35220
      Tatikaram
      Participante

      Mauro,
      passei na entrevista e meu processo federal já foi aberto.
      Você acha,pela sua experiência, que eles me dariam o visto de turista antes do término do processo?
      Queria ir procurando apartamento e trabalho antes sabe…
      Estou pensando em ir em agosto então até lá talveeeeez, já tenham pedido os exames médicos senão faria em Montreal.
      E se desse certo, eu mandaria meu passaporte de lá para o consulado no Brasil?

      Obrigada!
      Tatiana

    • #35234
      Chaton
      Participante

      Pessoal, meu caso é um pouco diferente. Estou desde janeiro esperando a demanda do exame médico, em uma fase da minha vida de plena “enrolação”. Para a minha área normalmente os trabalhos exigem domínio tanto do francês quanto de inglês, sendo que nesta última língua meu nível é ainda intermediário, além de carteira de motorista. Estava pensando em ir antes para estudar inglês em Toronto ou Vancouver, e saindo o visto de trabalhador permanente ir para o Québec. Queria também aproveitar e fazer auto-escola na cidade anglófona, já que a carteira brasileira não vale no Québec.

      Resumindo:

      1 – Não pegaria mal eu fazer isso? Eu quero ir pro Québec, mas poderiam entender que estou me preparando para ficar no Canadá anglófono.

      2 – Como é a burocracia para o visto? Eu quero ir só depois de fazer os exames médicos (os quais, espero, sejam em breve).

      3 – Com visto de estudante ou turista posso tirar uma carteira de motorista em Ontario ou BC? Essa carteira vai ter validade no Québec?

    • #35249
      maurorepacci
      Participante

      Chaton,

      Respondendo suas perguntas:

      1 – Não pegaria mal eu fazer isso? Eu quero ir pro Québec, mas poderiam entender que estou me preparando para ficar no Canadá anglófono.
      Se voce ta vindo estudar voce nao vai ter CPF, carteira de saude, carteira de motorista, etc. Nao tem como eles saberem se voce esta em Quebec, em Ontario ou em Nunavut.

      2 – Como é a burocracia para o visto? Eu quero ir só depois de fazer os exames médicos (os quais, espero, sejam em breve).
      Sinceramente acho besteira voce tirar outro visto depois dos exames medicos. Entre o envio dos exames medicos e o pedido dos passaportes nao demora mais do que 6 semanas (em media 4 semanas). Voce teria que tirar um visto de turista, vim para o Canada e depois qdo solicitarem seu passaporte, enviar pelo correio pro brasil, eles vao mandar pra sua casa no brasil e ai alguem tem que mandar para voce. Mas se voce quer fazer, e possivel sim.

      3 – Com visto de estudante ou turista posso tirar uma carteira de motorista em Ontario ou BC? Essa carteira vai ter validade no Québec?
      Voce nao pode tirar carteira de motorista se voce nao for residente permanente ou estudante full-time em universidade. Carteira de outra provincia tem que ser trocada pela do Quebec quando voce mudar pra ca mas voce nao precisa fazer prova. So comparecer ao SAAQ (detran do quebec).

    • #35256
      Chaton
      Participante

      Obrigado Mauro, acho que vou continuar esperando mesmo para pegar o visto de residente permanente e então fazer o curso de inglês em Toronto ou Vancouver antes de me estabelecer no Québec. E pelo visto é melhor deixar para tirar a carteira no Québec mesmo.

    • #35338
      Anonymous
      Participante

      Mauro, suas informações são valiosas!

      Vale muito a pena tentar ir depois da entrevista para estudar o francês in loco e para pesquisar melhor as coisas por aí. Nada melhor do que vivenciar as coisas e poder sentir na pele. Estudar o francês no Brasil é muito superficial, pois assim como o Inglês, só temos fluência mesmo depois de pelo menos uns 2 anos (e olha que o Inglês está inserido profundamente na nossa cultura, o francês não, por isso é mais complicado aprender).

      Ainda não tenho data da entrevista marcada mas imagino que seja até setembro deste ano. Depois disso, se tudo der certo… uma temporada em Montréal será muito bem pensada!

    • #35567
      Agapi
      Participante

      Pessoal,

      Gostaria de saber se o Consulado concede o visto de turista enquanto aguardamos o término do processo federal. Ocorre que eu estou na fase federal desde abril e tenho um casamento em outubro em Edmonton e gostaria de aproveitar essa viagem para fazer algumas pesquisas in loco em Montreal sobre trabalho, universidades, etc.

      Muito obrigada a todos,

    • #35568
      petula
      Participante

      agapi, o visto de turista é algo muito pessoal. não há nenhuma garantia positiva nem negativa. eu não fui aceita como turista e estou a um passo de ser aceita como imigrante. é estranho, parece que o consulado atua de maneira desconectada nas duas seleções. só posso desejar sorte.
      lembrando que é mais fácil conseguir visto se tiver: bens móveis ou imóveis de valor, trabalho comprovado, etc. enfim, ligações socioeconômicas com o país de origem.

      sucesso no pedido de visto.

      []s
      p

    • #35572
      Agapi
      Participante

      Obrigada, Petula. Vou esperar o convite chegar para pedir o visto e vamos torcer.

    • #35762
      fsachetti
      Participante

      E esse tempo em que eu fico no Canadá sem o passaporte (envio para o consulado botar o visto)?
      Não vai gerar problemas com as autoridades canadenses estar sem o passaporte por alguns dias?

    • #35764
      maurorepacci
      Participante

      Nao vai ter problemas voce ficar sem passaporte. Tire algumas copias do seu passaporte antes de envir caso acontece algo grave mas na rua voce nao precisa carregar seu passaporte. Se voce nao tiver dirigindo, as chances de voce ser parado pela policia e eles pedirem documento sao quase nulas.

      Boa sorte

    • #35780
      fsachetti
      Participante

      Muito obrigado, Mauro.

      Acho que vou fazer isso mesmo. Estava me conformando em ir após o inverno, mas sabendo dessa possibilidade, vou antecipar a ida para agosto/setembro.

      Um abraço,
      Fernando

    • #19824
      fepublio
      Participante

      No nosso caso, não teremos opção de esperar para fazer a parte federal aqui. Consegui uma bolsa de estudos numa universidade e as aulas começarão no final de agosto, mas ainda não demos entrada no processo. Pretendemos fazer isso mês que vem, contando que a entrevista aconteça antes da viagem.
      Estava um pouco insegura com a opção, mas ao ler os relatos aqui percebi ser uma otima opção.

      Abç
      Fernanda

      http://terrasestranhas.blogspot.com

    • #19825
      fepublio
      Participante

      Esqueci de mencionar que como estudante de período integral pedirei um visto de estudante e meu marido tem o direito de um visto de trabalho. Isso facilita muito, já que ele poderá começar a procurar emprego assim que chegarmos.

      Abç
      Fernanda

      http://terrasestranhas.blogspot.com

    • #38756
      tatinana
      Participante

      Pessoal, muito bom esse tópico.
      Eu estou pensando seriamente em fazer isso.
      Só tenho uma duvida, para validar o status de residência permanente após o processo federal eu preciso sair do Canadá?? :o
      Estou querendo antecipar a viagem para aprender Francês e começar a me adaptar a região. :bigups:

      Obrigada

    • #38758
      mrodolfo
      Participante

      tatinana,

      Precisa, sim, sair do Canadá, pois é um posto de fronteira que vai te dar o status de RP. Pode ser qualquer posto: aeroporto, porto marítimo ou rodovia.

    • #38790
      tatinana
      Participante

      Obrigada!!
      Vou ver se consigo pegar o visto americano.
      Abraços :bigups:

    • #41022
      denislss
      Participante

      Boa noite,

      Gostaria de expor minha situação e sanar as minhas dúvidas com a ajuda de vocês. Ficaria muito grato, se pudessem me ajudar.

      – Sou curso técnico de informática (ensino médio técnico), trabalho há 4 anos na France Telecom como Técnico de Telecomunicações Nivel 2. Tenho algumas certificações nesta área ( CCNA/Cisco, LPI/Linux, MCP/Microsoft ). Falo Inglês e Espanhol fluentes, porém não tenho TOFL(Certificação de Inglês) e nem o DELE(Certificação de Espanhol).

      – Minha esposa, Juliana, é advogada formada, com OAB. Ela tem o inglês intermediário.

      Moramos no Rio de Janeiro e estamos buscando morar num lugar mais seguro e que nos permita ter uma vida mais estável, por isso escolhemos Montreal/Canadá. Estamos iniciando o Curso de Francês e pretendemos em Junho/2011 ir para o Canadá em definitivo. Até lá teremos dinheiro suficiente para nos manter durante os primeiros 4 meses lá.

      Nossas dúvida são:

      1- Posso ir com visto de turista, antes mesmo de dar entrada no CSQ, como fizeram os Tancredo (já mencionados) e chegando lá, ter a possibilidade de conseguir um emprego e dar entrada no processo de imigração como trabalhador temporário ou permanente, ou seja, dar entrada nos documentos estando lá?

      2- Como turista, é possivel conseguir documentos básicos, como: Identidade(ID), Carteira de Motorista(Driver’s Licence), Seguro Social(Social Security), alugar apartamentos, abrir conta em bancos, comprar(pedir) telefone junto às operadoras, comprar carro?

      3- Indo como turista, é fácil conseguir um emprego ?

      Aguardo ansiosamente um esclarecimento sobre estas questões e conto com a ajuda de vocês.

      Obrigado,
      Denis e Juliana
      :discuss:

    • #41027
      tmeza
      Participante

      Essas dúvidas que o Denis postou são muito interessantes. Eu também gostaria de saber se existe uma maneira de ir mais rápido no meu caso, nós já demos entrada para o CSQ, mas ainda não nos chamaram para a entrevista, porém nós temos visto de turista para o Canadá. A minha pergunta é se eu posso ir para o Canadá para morar e continuar o processo por lá. Pois meu visto vence em janeiro de 2011, então até essa data eu estaria legal lá. Não quero ficar ilegal, quero ver se existe uma maneira legal de estar no Canadá, trabalhando e temos uma filha de 7 anos que ela possa estar estudando também.

    • #41028
      SANDROMS
      Participante

      Olá Denis e Juliana,

      Segue a minha opinião:

      Denis, aqui é diferente dos EUA em alguns aspectos. Por existir um processo organizado de imigração, os empregadores preferem contratar os imigrantes recém chegados e já autorizados a trabalhar no Canadá.

      Existem algumas exceções onde a demanda é tão grande que as empresas buscam profissionais ainda não autorizados a trabalhar no Canadá. Nesse caso é possível vc postar para a vaga ainda estando no Brasil. E a empresa te ajuda a conseguir o visto de trabalho temporário. Aí vc pode dar entrada aqui mesmo para o upgrade para residente permanente.

      Quanto a ir como turista e “ir ficando”, alugando ap, tendo celular etc. Não sei se é possível (acho que o NAS por exemplo só para residentes), mas certamente não é bem visto. Novamente, é diferente dos EUA. Não consigo ver, por exemplo, meu proprietário assinando um contrato de aluguel de um ano para alguém cujo visto permite 6 meses de estadia no país.

      Por último: a experiência pode sair cara. Com visto de turista vc não tem direito a nenhuma facilidade dada os residentes: como francisação, bolsas de estudos, escola para as crianças, reembolso de despesas de garderie, suporte na busca de emprego pelo emploi-quebec, e principalmente acesso gratuito ao sistema de saúde. Teria que arcar com tudo do bolso.

      A idéia do original desse tópico é a tal da viagem de reconhecimento, onde, já sabendo do futuro status de imigrante vc faz contados de emprego, na ordem profissional, e conhece o lugar aonde vc vai futuramente morar. Vale lembrar que isso vale pontos no dossiê. Aí sim a viagem vale a pena.

      P.S.: Mais um adendo, se você não mora oficialmente fora do Brasil, todo o processo deve ser feito no escritório e consulado do Brasil.

    • #41036
      Carlos_Santos
      Participante

      @SANDROMS wrote:


      Quanto a ir como turista e “ir ficando”, alugando ap, tendo celular etc. Não sei se é possível (acho que o NAS por exemplo só para residentes), .

      de fato, o NAS é possivel obter para outras situacoes, como estudantes etc…

      Mas os primeiros digitos do numero indicará a diferença e o empregador sabe qual é a boa sequência de numero valido!

      Quanto a vir como turista e com familia eu acho temerario….. ja que existe o processo oficial.

      Boa sorte na decisao de vocês!

    • #41039
      Anonymous
      Participante

      Pois é,
      Eu também acho muito temerário você vir pra cá “de mala e cuia” como turista e tentar arranjar emprego aqui, haja vista as dificuldades de aluguel, crédito e a ausência de subsídios.
      Claro que ainda existe o risco de vc ser sabatinado pelo oficial na entrada do país, ter a duração do seu visto reduzida e até a recusa de entrar no país.
      Para uma empresa, você estando aqui no CAnadá como turista ou no Brasil é a mesma coisa. Para enfrentar a burocracia de contratação de um não residente, a empresa tem que estar precisando muito do profissional ou ele é realmente uma “mosca branca”. Isso deixa a pessoa em uma desvantagem muito grande em relação aos outros concorrentes.
      Se você quiser tentar, vc pode arranjar um número de telefone canadense VoIP, se cadastrar em sites de emprego e mandar currículos pra ver no que dá. Assim, vc pode tentar conseguir um emprego a partir do Brasil, antes de se aventurar por aqui.
      Como disseram : aqui não é os EUA. Nos EUA, pagando mais vc consegue de tudo, o que não é verdade para o Canadá. Pra algumas coisas, se não tem a documentação, nada feito.

      Boa sorte e juízo.

    • #41066
      denislss
      Participante

      Boa noite amigos, obrigado pelas dicas!

      Realmente parece-me mais sensato pensar em estabelecer-me em Quebec somente após cumprir as etapas do processo de imigração, afinal se o país nos oferece a possibilidade de ir pra lá legalizado, não vale a pena arriscar.

      Mas tenho outras dúvidas, começei no mês passado o curso de francês (e já tenho inglês fluente) é mais aconselhável esperar alcançar pelo menos um módulo de aulas antes de dar início ao processo, ou, eu já poderia dar entrada agora e, até que o BIQ me chamasse para entrevista, eu teria um tempo razoável para me preparar?

      Como posts anteriores, também tenho vontade de dar continuidade à fase federal já estando em Quebec (que me parece ser a mais demorada), indo pra lá após obtenção do CSQ, pois gostaria de o quanto antes poder ir me ambientando no país (e chegar antes do inverno se possível,rs). É verdade que, de posse do CSQ, há mais vantagens e segurança do que estando só com visto de turista?

      Vlw pessoal!
      Ps: Achei bem interessante a idéia do telefone VoIP, vou pensar nessa possibilidade também. Thanks.

    • #41071
      Anonymous
      Participante

      Oi Denis,

      Mesmo estando com o CSQ em mãos, se vc for para o Canadá antes de finalizar o processo federal, vc só poderá entrar com o visto de turista. O CSQ sozinho não vale muita coisa, vc tem que ter em mãos o visto de residência permanente, que somente é obtido após o término do processo federal.

      Após a obtenção do CSQ, se vc quiser ir para estudar francês e conhecer o país, o visto de turista é uma boa opção, mas para instalar-se definitivamente tem mesmo que esperar a saída do visto de residência permanente ou seja, esperar o término do processo federal aqui no Brasil.

      Quanto ao nível de francês para dar entrada no processo, há diversos posts na comunidade falando sobre o assunto.

      Bonne chance
      Abs
      Liliana

    • #41075
      Carlos_Santos
      Participante

      @Liliana Rocha wrote:

      Oi Denis,

      Mesmo estando com o CSQ em mãos, se vc for para o Canadá antes de finalizar o processo federal, vc só poderá entrar com o visto de turista.

      turista ou estudante ;-)

      @Liliana Rocha wrote:

      O CSQ sozinho não vale muita coisa, vc tem que ter em mãos o visto de residência permanente, que somente é obtido após o término do processo federal.

      é verdade!

      @Liliana Rocha wrote:

      Após a obtenção do CSQ…., mas para instalar-se definitivamente tem mesmo que esperar a saída do visto de residência permanente ou seja, esperar o término do processo federal aqui no Brasil.

      Sugiro a leitura dos topicos deste mesmo topico:

      Ir para o quebec depois da entrevista e antes da Federal
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/3/2894.html

      e ler os detalhes desta opcao!

      Bon courage et bonne chance

    • #43662
      roxy
      Participante

      Olá pessoal,

      Sei que isso já foi muito falado neste tópico, mas como as mensagens são meio antigas eu gostaría de fazer um refresh. Alguém sabe se o Consulado ainda emite vistos de turismo para quem já tem o CSQ e já deu entrada no processo federal?
      Demos entrada em outubro/2010 mas como o processo agora está com prazo médio de um ano, pensamos em ir antes para irmos aperfeiçoando o francês e nos ambientando com o lugar assim como fez o Mauro, assim quando o visto de RP ficar pronto nós também já estaríamos aptos a conseguir um trabalho e tudo mais… só não queremos que isso atrapalhe no nosso processo federal, caso eles neguem visto de turista para nós, alguém sabe se esse pedido poderia atrapalhar nosso processo federal?

      Muito obrigada!

    • #43676
      rodrigoo
      Participante

      Roxy,
      Só posso falar pela experiência de pessoas que já foram e é a minha opinião apenas mas no caso de um turista que fique até 3 semanas você pode e deve solicitar o visto de turista, o que pode ser concedido ou não. Fazer parte do processo não tem influência positiva nem negativa. É só comprovar o que eles pedem para um turista regular e pronto. Agora, se você vai para estudar eu acho (veja bem eu ACHO) que aumenta um pouco o grau de subjetividade dependendo do período que você pretende ficar e do perfil que eles pensam que você se encaixa.
      Já ouvi relatos de pessoas que tiveram o visto de turista negado (após o CSQ) e que receberam o visto permanente normalmente. Se você acha que vale a pena, vai em frente!
      Abs

    • #43682
      roxy
      Participante

      Oi Rodrigo!

      Muito obrigada pela sua resposta, bom como vc disse e acredito que tenha razão, a decisão do consulado é sempre difícil de prever, é um riso que temos que correr se for preciso né?
      De qualquer forma agradeço muito a ajuda!
      Se tiver mais alguém aqui na comunidade que passou ou conhece alguém que passou por essas experiencia, por favor me avise!

      Valeu pessoal! :bigups:

    • #43686
      rodrigoo
      Participante

      Oi Roxy,
      É bem por aí! É um risco mas é como dizem o “não” você já tem garantido é só lutar pelo “sim”. Minhas datas são parecidas com as suas, meu primeiro due date é 30 de abril mas eu desencanei de ir esse ano porque se tudo der certo talvez lá para outubro/novembro 2011 que chega o visto e ainda não decidi se enfrento o frio de fevereiro ou meados de março apesar de ter lido em um blog que não lembro bem de uma pessoa que chegou em dezembro e não enfrentou tantos problemas assim.
      De qualquer forma, boa sorte!

    • #43689
      Shape
      Participante

      No final do ano passado também pensei que iria agora em 2011, mas já desisti. Agora só em 2012 mesmo. Abril já está ai e nem a carta falando sobre a abertura do federal eu recebi, mas mandei meus documentos em dezembro, quase que junto com o papai noel (20/12).

    • #43691
      roxy
      Participante

      Oi Rodrigo,

      Então é isso mesmo o que estou pensando, que pode ser que nosso visto saia só pro final do ano, aí eu tinha planejado ir no máximo até outubro, mas depois disso acho que o impacto é muito grande pra quem sai daqui com 40 graus positivo e chega lá com -20, pra procurar apartamente, fazer documentação e tantas outras coisas que vamos ter que fazer nas ruas, aí o jeito sería esperar até março/abril de 2012, quando já estiver passando o inverno, e sinceramente, aguentar mais 1 ano inteiro aqui no Brasil vai ser dureza total né? porque como disse alguém num blog que li, nessa etapa do processo “estou com meia vida aqui no Brasil e nenhuma lá no Canadá”.
      Seria muito bom se os prazos se normalizassem e se eles voltassem a emitir os pedidos de exames mais rápido mas como vai ser muito difícil disso acontecer, é sempre bom ir montando os planos B, C, D e assim por diante…

    • #43733
      rodrigoo
      Participante

      Oi Roxy,
      Justamente o que eu pensei. Me planejei para chegar ou no outono ou na primavera por causa da temperatura já que o verão é época de férias e poderia ser um pouco mais difícil encontrar trabalho e inverno é complicado procurar apartamento, trabalho e outras atividades outdoors. Já cheguei a pensar: “ah, vou morar lá mesmo e tenho que enfrentar o frio de qualquer jeito” mas é só ilusão para sair logo do Brasil e tem uma diferença grande entre já estar estabelecido e chegar do nada. Já saí do Brasil com temperatura perto de 30ºC e cheguei no destino com 0ºC. Não senti muita diferença mas entre estar a passeio ou trabalho e morar, prefiro não arriscar. O jeito é se armar de mais paciência e ver isso como um presente para se preparar mais e guardar mais dinheiro além do que preparar a chegada porque tem muita coisa para fazer desde lista de tudo o que levamos na bagagem, travalers checks e afins, studio ou outra locação, documentos, etc mas que é complicado essa meia vida aqui e lá isso é :alright:

      @Shape
      o jeito é esse mesmo, esperar para ir em março/abril. Desde quando decidi imigrar em agosto de 2009, checo diariamente o site da meteo canada e analiso as temperaturas e acho que final de março já está bom. As máximas já estão acima de zero e apesar da possibilidade de nevascas e baixas temperaturas nada é como a semana de 18 de janeiro (conhecida como a mais fria do inverno).
      Pois é pessoal, um ano ainda pela frente..Courage! :bigups:

    • #43740
      roxy
      Participante

      É Rodrigo, dá até desespero em pensar de passar mais um ano inteiro aqui no Brasil, acho que eu e meu marido chegamos num ponto em que tudo aqui nos irrita sabe? desde o fato de não poder comprar as coisas, de não poder gastar dinheiro com nada porque tem que guardar para a mudança, até os noticiários na TV que só tem notícia ruim, e que sabemos que no Canadá sería bem diferente… essa meia vida é muito complicada, e um verdadeiro teste de paciência… o problema é o medo de tentar o visto de turista e ter o visto negado, ter um visto negado do Canadá bem no meio do processo não me parece uma boa idéia… sei lá, acho que vou fazer as malas e passar um ano na Europa hahahaha acho que já estou apresentando um certo quadro de loucura!
      O jeito é torcer pra andar mais rápido, mas também vi que parece que 2010 foi o ano que mais entrou imigrantes no Canadá e pra esse ano eles pretendem segurar um pouco… vamos ver o que acontece né? e como vc disse “courage”

      Bonne chance a tous!

    • #43745
      neilasasa
      Participante

      Com estes atrasos do consulado já tô vendo um congestionamento de brasileiros chegando em março/abril de 2012 no Quebec… ehehehehe
      Bonne chance à tous!
      :bigups:

    • #43758
      rodrigoo
      Participante

      Neilasasa,
      Eu pensei a mesma coisa, na quantidade de brasileiros indo para o Québec nessa época. Imagina se até final do ano arrumarem esse atraso de 12 meses, praticamente todos do 2ºsemestre de 2010 e do ano de 2011 estariam aptos para imigrar. Podíamos fretar um avião :)
      Courage!

    • #49378
      Filipevsm
      Participante

      Talvez seja muito cedo para pensar em ir para o Canadá durante o Federal, sendo que nem mesmo enviei o dossiê para iniciar o processo ainda.

      De toda forma, se o processo caminhar de verdade e os prazos se normalizarem, minha expectativa é de estar com o CSQ em mãos até Outubro/Novembro de 2012. Após isso, aguardaria até Março/Abril de 2013 (pra neve começar a descongelar um pouco, rs..) e iria com visto de turismo mesmo pra ir estudando as línguas e conhecendo o mercado.

      O complicado é o federal demorar MUUUUITO tempo, e meu limite de permanência como turista acabar, ai tería que voltar pro Brasil, e esperar sentado (literalmente)…

      “Ô decisão complicada…” hehe

    • #49379
      Filipevsm
      Participante

      Ah sim, por outro lado, há a possibilidade (mesmo que ínfima) de conseguir encontrar uma empresa que esteja com paciência e vontade de ajudar a obter um visto de trabalho, até que o de residente saia do forno.

      Isto talvez seja mais fácil estando no Canadá, pois fazer uma entrevista pessoalmente, ao meu ver, é muito mais interessante que uma entrevista por Skype.

    • #50667
      vivi0508
      Participante

      Ola!!!
      Alguem conhece como e o processo para quem ja esta em Quebec?
      Ja estou com meu CSQ em maos e pretendo ir para estudar frances, pois sei que trabalhar so com o visto mesmo…
      Os exames medicos podem mesmo ser feitos la?
      Alguem conhece alguem que fez isso e pode me ajudar?

    • #50672
      javabeats
      Participante

      Vamos lá..

      1) Para vir ao Canadá você precisa de visto. Este visto pode ser de turismo (extensível), ou de estudo (também extensível), e todas as comprovações dessas categorias tem que ser fornecidas: passagens, cartas de aceitação das escolas (e CAQ, quando + de 6 meses de curso), comprovação financeira, etc.

      2) Sim, é possível fazer os exames médicos no Québec – a diferença, é que você precisa informar ao médico que os pedidos devem ser enviados para Trinidad & Tobago, e não para Ottawa. O prazo de avaliação dos exames é maior queando enviados para Ottawa, cerca de 30-40 dias. E, alguns médicos podem não aceitar enviar para T&T, somente para Ottawa.

      3) Quando o seu processo é finalizado, você precisa digir-se até uma fronteira do Canadá e fazer o seu landing, como se estivesse chegando e esse fosse o seu primeiro dia no Canadá. Você pode sair do país e entrar novamente, ou ir até uma fronteira seca e fazer o landing do lado canadense. Até onde eu sei, não é possível ir até o aeroporto só para fazer isso – tem que ser desembarcando de um vôo internacional (não me pergunte porque).

      Eu vou dar bastante ênfase no seguinte – enquanto se está no Québec, mesmo que você consiga manter-se trabalhando para o Brasil, o dinheiro vai mais rápido do que entra. Você precisa estar muito bem preparado, financeira e psicologicamente, para lidar com um processo que pode demorar muito além da sua vontade. O processo federal é algo sobre o qual nenhum de nós tem controle, e a possibilidade de ele se estender mais ainda existe, e acho que ninguém deveria fazer planos com “data limite”.

    • #50688
      vivi0508
      Participante

      Obrigada Javabeats!

      O que eu precisa saber mesmo ‘e se ‘e possivel e se e legal, sei que nao podemos contar com o tempo do federal, mas estou com esperanca de que estas mudancas vao tornar o processo mais rapido!!!
      Ainda nao tenho nada decidido, mas esse seria uma plano B, ja que quero muito partir e logo!!!

    • #50689
      SANDROMS
      Participante

      Pessoal,

      vou aproveitar esse tópico para uma pergunta: por que a ânsia tão grande em sair o mais rápido possível do Brasil? O que está pegando? Desemprego, violência, falta de perspectiva?

      Concordo com o que o Javabeats falou, ir antes requer um enorme invertimento, em dinheiro, tempo e esforço. Mesmo assim conheço pessoas que já estão aqui, estudando francês e esperando o processo federal acabar; isso não era comum a três anos atrás. O que está motivando essa mudança antecipada?

    • #50690
      javabeats
      Participante

      Vou responder por mim: o problema não é o Brasil em si, mas a impossibilidade de continuar nele.

      Quando demos entrada no processo federal, era uma questão de 6 a 8 meses. Eu fui sincero com o meu empregador sobre a minha saída, ajustei planos com ele para ficar no país trabalhando por esse período de tempo, comecei a lidar com a situação do apartamento, do carro, das minhas coisas…

      A família passa a “participar” do processo; eles querem saber quando você vai, querem organizar despedidas; para os que tem filhos, tem a questão do ano letivo, da adaptação. Para quem tem animais de estimação, providências de transporte, embargo ou não de inverno.

      Enfim, você “ajusta” a sua vida de acordo com expectativas, e elas são frustradas com a extensão do prazo – justificada ou não. Aí você compara: o que é melhor? Continuar esperando indefinidamente no país, ou antecipar a sua preparação, “ganhar uma vantagem” com o idioma a tempo de se preparar para a busca de empregos quando o RP sair, enfim, você já está vivendo “meia vida” no Brasil, e só quer colocar a sua vida em marcha novamente.

      Tem um limite do quanto você aguenta ver a sua vida parada – sem investir no seu imóvel, ou trocar de carro, ou começar uma nova pós graduação, um mestrado, sem decidir por ter filhos – indefinidamente. Então você reúne as condições, que no meu caso inclui economias e um trabalho sólido de consultoria no Brasil, e decide que pode aguentar esperar os próximo meses “in loco”, ajustando-se até que o consulado resolva se ajustar também.

      É uma boa decisão? Talvez não. No meu caso está funcionando, mas não sei dizer por quanto tempo eu aguentaria esperar mais. O fato é que pelo menos eu fiz alguma coisa, e estou tendo uma experiência válida. E tudo dentro dos rigores da lei, sem falcatruas, dependendo única e exclusivamente do meu suor e das minhas possibilidades.

    • #50693
      RonaldoMaciel
      Participante

      Sandro, a razão só pode ser a demora. Este federal com 14-16 meses mata qualquer um. Eu na minha época durava 6 e eu quase morri (justamente pq vc se baseia nas experiências anteriores). A leva antes da minha recebeu pedido de exames em velozes 3 MESES (nada de prioritário, tudo normal). Qdo começou demorar 4-5 para eu receber meus exames, eu parei de dormir. Sei o que esse povo sofre… mas infelizmente não há remédio…

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #50697
      Helen Hartung
      Participante

      Na minha humilde opinião, o que mais pega não é tanto o tempo do processo, mas o aumento dele no meio do caminho. Comecei o federal com a perspectiva de 12 meses (máximo) depois passou para 14 e depois para 16…
      Não me senti tão afetada porque me programei para sair do Brasil com 20 meses de processo ( o meu federal começou em julho 2011 e pretendo ir em março de 2013). Mas imagino as pessoas que se programarm com 9 ou 12 e estão tendo que esperar 16…e isso por enquanto! Acho que é o mais complicado. Mas como dizem, fazer o que, não é? Vamos protelando e fazendo o que dá. Seguindo o mantra atual….estudando, guardando dinheiro, aproveitando a família…..e quando menos esperarmos, estaremos indo!
      Abçs

    • #50700
      vivi0508
      Participante

      Sem duvida esta opcao e pelo fato de estar com a vida parada, acho que cada de sua forma, mas enfim, tudo o que fazemos temos que pensar que estaremos partindo em breve… penso nisto todos os dias, se vou comprar uma roupa penso, sera que vou usar isso la?
      Estou morando em um apartamento meio que improvisado… e assim vai…
      Nao vejo a hora de ter a minha tao sonhada vida no lugar onde poderei fazer planos a longo prazo… sei que ainda vou morar em algum quarto na casa de alguem, e que nao vou poder trabalhar ate chegar o visto, mas estarei investindo no futuro, conhecendo pessoas, me adaptando a cultura e me dedicando ao frances.

      Javabeats, vc ja esta em Quebec?

    • #50704
      javabeats
      Participante

      Sim, cheguei há poucas semanas.

    • #56684
      BetoM
      Participante

      Pessoal,
      Estou pensando na possibilidade de obter o CSQ nesta rodada de entrevistas do final do ano e em seguida dar entrada no Federal. Existe a possibilidade de após dar entrada no processo Federal ir com a família para Quebec, estudar e aguardar a conclusão do processo por lá.
      Minhas dúvidas são: Este procedimento acelera o processo Federal? Existe algum impeditivo dos filhos irem junto e realizarem um curso de línguas ou intercambio no Quebec? O visto deve ser de turismo ou estudante?
      Sei das despesas que terei e estou analisando os prós e contras, uma vez que, se tal procedimento acelerar o processo, quando da obtenção do visto de RP já estarei ambientado ao cotidiano canadense e ao mercado de trabalho.
      Pesquisei pelos tópicos e encontrei informações antigas que não sei se aplicam-se ainda hoje , em virtude de tantas mudanças no processo.
      Obrigado a todos!!!!! :)

    • #56685
      javabeats
      Participante

      Hoje, nem mesmo uma oferta de emprego formal esta conseguindo mobilizar o consulado. Antecipar sua viagem nao tera efeito algum nesse sentido. O processo esta hoje na casa dos 20 meses (até onde sei), e sempre correndo o risco de mudar sem aviso prévio, e arrastar-se ainda mais.

      Eu antecipei minha vinda para o Québec alguns meses antes da conclusao do processo, e hoje eu nao tomaria a mesma decisao. O processo esta ficando cada vez mais lento, e nao existe qualquer garantia ou compromisso com o prazo oficialmente anunciado. Logo, fica muito arriscado antecipar a viagem e depender da boa vontade do consulado e do andamento natural do processo. Ainda mais arriscado se for logo apos o CSQ.

      Mas respondendo suas perguntas, o visto no caso seria o de turista ou estudo. Turismo para até 6 meses de permanência (o que te permite também estudar durante este periodo), ou estudo para periodos maiores de 6 meses, mas nesse caso, o pedido de visto deve ser acompanhado de um CAQ (certificado de aceitacao do Québec).

      Um CAQ é uma espécie de ‘autorizacao’ da provincia para permanecer no Québec mais de 6 meses, mediante matricula em um curso integral, ou a obtencao de uma oferta de emprego (nesse caso, podendo também ser usado para obter um visto de trabalho temporario para o Québec).

      Um ultimo detalhe a comentar, é que o visto de turismo ou estudo de até 6 meses pode ser renovado quando proximo de expirar. Porém, é preciso fornecer uma série de comprovacoes para tal.

      Boa sorte!

    • #56691
      BetoM
      Participante

      Obrigado javabeats pela resposta. realmente a espera é longa e haja recursos $$$ para se manter por aí neste período. Vamos aguardar o CSQ e dar entrada no federal e ter a esperança de que a longa pausa nas emissões de CSQ acelerem o Federal.
      Abraços!!!!

    • #56698
      fernandes.f
      Participante

      @BetoM wrote:

      Obrigado javabeats pela resposta. realmente a espera é longa e haja recursos $$$ para se manter por aí neste período. Vamos aguardar o CSQ e dar entrada no federal e ter a esperança de que a longa pausa nas emissões de CSQ acelerem o Federal.
      Abraços!!!!

      Complicando, uma vez q esse consulado AINDA está tratando os processos de dezembro de 2010 e janero de 2011. Em resumo, durante praticamente todo ano de 2012 somente novembro de 2010 foi totalmente finalizado!

      Como confiar em prazos de um orgão assim?

Visualizando 75 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.