Início do processo

Visualizando 38 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4333
      jjgv
      Participante

      :?: Olá a todos!
      Fiquei muito interessada em imigrar para Québec. No entanto, como ainda sou novata no assunto, gostaria que vocês me ajudassem.
      Como devo proceder quanto à documentação? Qual o nível de francês exigido na entrevista? Tem alguma fonoaudióloga pleiteando o CSQ?
      Qualquer informação é bem-vinda!
      :D

    • #10292
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá jjgv,

      O primeira coisa a se fazer é ler o Passo a Passo do Processo de Imigração por Québec que você encontra na seção Artigos.
      Depois visite a seção Web Links onde você encontrará links oficiais sobre o processo.
      Não se esqueça também de ler nossa FAQ, ler as mensagens do Fórum e então poder tirar suas dúvidas na nossa comunidade.

      Todos estarão dispostos a te ajudar!!!

      Abraços,[/align]

    • #10378
      Marcus
      Participante

      Oi, jjgv!  :hi:

      Você já foi a alguma palestra oficial sobre o Quebec dada por um funcionário do governo quebequense? Caso ainda não tenha ido, vai ter uma em Brasília ainda neste mês de novembro. Entre no site http://www.imigracao-quebec.ca, clique no link “Palestras de informação” e se inscreva. Nesta palestra você vai ter a oportunidade de se inteirar de vários aspectos do processo de imigração, inclusive mercado de trabalho e da burocracia do processo. No próprio site você encontrará informações sobre os passos do processo, formulários, etc. E quando tiver dúvidas, mande-as para este site. Esta comunidade está repleta de imigrantes em várias fases do processo que poderão te ajudar em praticamente tudo. Os usuários são muito solícitos e estão sempre prontos a ajudar. Muitas das suas dúvidas também poderão ser sanadas lendo os vários artigos e fóruns deste site. Hoje ele está muito completo, pois vários assuntos do processo de imigração e da vida do imigrante no Canadá já foram discutidos exaustivamente aqui  :discuss: .

      :)   Um grande abraço e conte sempre conosco.  :up:

    • #10401
      RafaCalango
      Participante

      Olás
      .
      Também estou começando a me movimentar para o processo de imigração em QC e tenho uma dúvida.

      Todas as cópias de documentos que enviamos como, por exempo, CV, histórico escolar, Certidão de casamento (…) devem ter algum tipo de tradução em francês anexado? Se sim, existem pessoas credenciadas pelo departamento de imigração para fazê-las?

      Obrigado,

      Rafael

    • #10404
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Rafael,

      Tanto na etapa de Québec quanto an etapa federal nenhum documento precisa ser traduzido, se estiver em francês, português ou inglês.

      Abraços,[/align]

    • #10412
      Marcus
      Participante

      Acho que se estiver em espanhol também não precisa de ser traduzido.

      Achei importante esta informação porque já tem amigos do idioma castelhano freqüentando a nossa comunidade.

      Abraços,

      Marcus.

    • #10417
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Marcus,

      se estiver em francês, português ou inglês nao precisa, caso contrario sim. Tá lá no site.

      Favor não colocar acho , pois pode induzir à alguma resposta. Eu particularmente gosto do “….alguem saberia?”.

      sobre essa questão dá uma lida no site oficial, e depois na listagem de documentos para serem enviados, tem lá. Uma opninião pessoal, ler ao máxmo antes de perguntar, senão vira aqueles grupos do yahoo ou msn, que sempre perguntam repetidas.

      ok?

      valeu.
      alok

    • #10418
      xandraina
      Participante

      Olá pessoal!! Que legal que encontrei essa comunidade!! muito bom mesmo!!

      Também estou muito interessada em participar do processo de imigração para quebéc , já li algumas coisas e já fiz o simulado no site oficial de imigração, mas tenho 2 dúvidas antes de começar realmente o processo.

      1º) Quanto tempo demora o processo todo desde a primeira entrevista até a ultima? pois estou cursando a faculdade de engenharia quimica  e falta 1 ano e meio para me formar ( gostaria de ir assim que me formasse )…então gostaria de saber se já é hora de começar o processo, pois me falaram que o processo todo demora 1ano e meio a 2 anos e que depois de conseguido o visto você tem mais 1 ano para embarcar. é verdade isso?

      2º)Se começar  o processo entre dezembro e janeiro, quanto tempo demora para chamar para  a 1º entrevista, pois tenho medo que me chamem em julho do ano que vem, pois não estarei no Brasil! Caso te convoquem para a entrevista num dia que você não pode, você perde o processo? oque acontece?

      Obrigada!!

    • #10419
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Alok  e Marcus,

      Em relação à parte onde o Québec é responsável, os documentos não precisam de tradução se estiverem em Português, Inglês, Francês ou Espanhol, sendo que este último eu não sabia mas pude verificar na Lista de Documentos a enviar.

      Em relação à parte federal, eu acho que o espanhol não é aceito, mas de qualquer forma enviarei um e-mail para o Consulado, para poder me certificar, já que nos guias da etapa federal, nem constam o Português, mas todos já sabemos que os documentos em português não precisam de tradução.

      Abraços,

    • #10420
      nakhatealokalokimm
      Participante

      xandraina,

      olah,

      quanto à conclusao, se ainda nao formou e enviar a documentação, deve-se colocar a formacao que possui no momento. Logo se nao se formou no curso universitario, entao curso é secundario. O que muia gente faz é:
      se formaram e a colacao demora alguns meses, pedem uma declaracao e no dia da entrevista mostra essa declaracao. Ms é preciso estar com essa declaracao no mininmo. Nao aconselho enviar ainda faltando alguns mese para concluir, se por algum motivo atrase a conclusao, e vc é chamada pra entrevista? sem falar que voce tem que pagar para iniciar o processo. Entendeu?

      a media de tempo é de 3 a 4 meses para ser chamado para enrevista

      depois que se conclui o processo voce tem um ano ( apos os exames medicos para embarcar.

      valeu ,
      alok

    • #10421
      xandraina
      Participante

      oi alok!!!

      Mas será que não tem a opção cursando nivel superior e a pretenção de formação? eles não levam isso em consideração na entrevista, ou seja que após o termino do processo eu estarei formada? queria ganhar tempo…snif..snif..
      Ou também posso concorrer como uma pessoa que é formada no nivel técnico pq. tenho tecnico em quimica….será que passaria?..ai após o termino do processo eu ja estaria formada e iria para lá com o meu verdadeiro objetivo que é fazer mestrado!!!será que dá certo?

      T++
      Obrigada

    • #10422
      Marcus
      Participante

      Oi, Xandraina!

      Primeiramente, seja bem vinda!!!  :hi:

      :(   Infelizmente não existe a opção “cursando nível superior”, mesmo com a formação para breve. Se tivesse, eu também seguramente utilizaria deste expediente, já que não concluí ainda meu curso de Administração de Empresas mas sou Técnico em Agropecuária. Neste ponto eles são muito exatos: ou você tem determinada formação ou você não tem. Mas o fato de você ser Técnica em Química te ajuda sim no processo, já que uma profissão (ainda que com formação técnica) tem mais valor do que um segundo grau regular. Desde que você tenha como provar que é formada (diploma) você terá pontos computados no seu processo. A área de Química é muito dinâmica no Canadá e emprega bastante, já que existem muitas empresas deste setor. Isso também é um ponto positivo para você.

      Embora você não possa utilizar o fato de estar quase formando num curso superior a seu favor, você pode melhorar a sua pontuação de outras formas. Por exemplo, com o idioma. Se você conseguir chegar na entrevista com um nível melhor de francês, você conseguirá mais pontos. Ou seja, se você dedicar bastante ao estudo do idioma, você poderá compensar o fato de não ter o curso superior com uma pontuação melhor no quesito idioma. O quê você perdeu de um lado você compensa do outro. Entendeu?

      No mais, boa sorte na sua jornada e conte sempre conosco!  :up:

      Um grande abraço!!!

      Marcus.

    • #10424
      xandraina
      Participante

      oi Marcus!!! Obrigada pela resposta!!!
      Fui no site da imigração e fiz uma simulação colocando só o meu técnico e nivel basico de francês ( apesar de que vou sim me esforçar muito com o estudo da lingua!), mas escolhi esses parametros para ver se eles me aprovariam e por incrivel que pareça fui aprovada no simulado!!!! É legal saber disso pq. tem muita gente que acha que les só aprovam se você tem curso superior completo ,mas nem sempre é assim!!
      Você vai tentar também usando somente seu curso técnico?

      Ah.. outra duvida:? alguém conhece alguma pessoa que foi reprovada e não ganhou CSQ? nunca vejo um depoimento de alguem que foi mal, mas sempre alguem que se deu bem!! seria legal ter os dois lados né?!!
      T++

    • #10426
      Marcus
      Participante

      É isso mesmo, Xandraina. O curso superior não é eliminatório. Conta muitos pontos sim, mas não elimina ninguém. Isso, é claro, se a pessoa puder compensar de outras formas.

      O fato de você já ter sido aprovada na avaliação on line não é garantia que você será aprovada na entrevista, mas é um excelente sinal! A coisa mais difícil é alguém ser aprovado na avaliação on line e ser reprovado na entrevista. Na verdade, os raríssimos casos que eu tive notícia ocorreram porque a pessoa não foi honesta (mentiu) na hora de fazer a simulação on line e não se esforçou para se aperfeiçoar nos seus pontos fracos até chegar na entrevista.

      Por exemplo: a pessoa fez uma primeira avaliação sendo sincera e não foi aprovada. Aí ela fez novamente mas mentiu em alguns quesitos (melhorando o nível de francês por exemplo) para ver o novo resultado. Aí ela foi aprovada. Juntou toda a documentação e mandou para Buenos Aires, iniciando assim o seu processo. Só que desde o início até o dia da entrevista, a pessoa não fez nada para melhorar o seu perfil. Chegou na entrevista na mesma condição que estava quando fez a avaliação on line “acochambrada”. Resultado: pau!!! Não tem nem que ver!

      Já fiquei sabendo também de um cara que chegou na entrevista e só falou em inglês (ao invés do francês) e não falou praticamente nada sobre o Quebec. Ficou falando só sobre o lado inglês do Canadá. O entrevistador ainda tentava levar a conversa para as questões do Quebec e ele voltava com os assuntos das outras províncias. Resultado: pau também!!! O entrevistador sacou na hora que o cara estava usando o Quebec como atalho para ir morar em outra província do Canadá. E o cara ainda teve que ouvir do entrevistador (que aliás é uma pessoa educadíssima, eu o conhecí): “se o senhor deseja ir para outra província que não o Quebec, o senhor deve procurar o governo federal do Canadá, através do Consulado Geral do Canadá em São Paulo”. Poderia ter ficado sem essa, né?!

      Eu estou tentando o visto de residente permanente usando apenas o meu curso técnico. Já mandei toda a documentação para Buenos Aires e recebi um e-mail avisando que a nossa entrevista será marcada para abril ou maio de 2007. Ou seja, o fato de eu ainda não ter concluído o meu curso superior não me eliminou. Se não fosse aceito eles nem me chamariam para a entrevista. Já descartariam logo de cara.

      Outra coisa: já fiquei sabendo de pessoas que não receberam o CSQ na entrevista porque o francês não foi considerado satisfatório, mas isso não foi motivo de eliminação do processo. Neste caso é comum o entrevistador dar uma nova chance para o candidato, deixando o processo parado e solicitando ao candidato fazer mais tantas horas de francês (a quantidade é a que o entrevistador julgar suficiente). Aí o candidato faz mais essas horas e assim que concluir, manda um certificado da escola para Buenos Aires. Depois de algumas semanas eles mandam o CSQ para o endereço do candidato. Aí é só ele pegar o CSQ e dar entrada na parte federal no consulado.

      É mais ou menos isso. Espero ter esclarecido.

      Um grande abraço.

      Marcus.

    • #10428
      makeloo
      Participante

      Colégas,
      Li o que vocês postaram anteriormente e queo acrescentar uma outra coisa. Depois do dia 16/10/2006 o processo mudou. Antes somente exigiam cursos superiores agora tem vários cursos que são aceitos também incluive cursos que aqui no Brasil são considerdos profissionalizantes. Dêm uma olhada no site do gouverno pois lá tem mais informações sobre isso. Há também um tópico aqui no forum sobre isso. um abraço
      Marcelo Ribeiro

    • #10429
      nakhatealokalokimm
      Participante

      xandraina,

      ola, se vc tempressa entao vai com tecnico , nao sei se sabe eles baixaram o nivell de escolariedade recentemente. SE vc passou no teste on-line entáo vai logo, mas é vc que tem que decidir isso, ok?

      a media de tempo é de 3 a 4 meses apos a entrega para argentina, ok? para a entrevista, pois eles tem pressa !!!

      valeu ,
      alok

    • #10434
      Marcus
      Participante

      Caros amigos,

      É verdade que as mudanças implantadas em 16/10/06 melhoraram um pouco a situação de quem ainda não tem curso superior. Mas mesmo antes delas acontecerem o diploma superior não era eliminatório. Tudo dependia do seu perfil. Digo isso por experiência própria, porque fiz o teste on line antes das mudanças e fui aprovado. Mandei a minha documentação para Buenos Aires antes das mudanças, recebi um e-mail deles antes das mudanças e já me informaram que a minha entrevista será em abril ou maio de 2007. Tudo depende do restante do seu perfil. Só a questão do diploma superior não eliminava ninguém. Sempre teve uma pontuação alta, mas nunca foi eliminatório. O próprio Roch sempre falou isso nas palestras.

      Um abraço a todos!

      Marcus.

    • #10436
      xandraina
      Participante

      Obrigada Marcus….muito legal seu depoimento…me esclareceu bastante….vou tentar ir também usando só o meu curso técnico de química!! Apesar de nós não pudermos colocar o curso universitario eu acho que o entrevistador considera na entrevista que ao irmos estaremos formados!!(apesar de não usar para a pontuação)

      Muito obrigada!!

    • #10438
      makeloo
      Participante

      Como a Dri e outras pessoas falam e eu tb acredito o importante é compensar os pontos que te faltam em uma área em outra. Se te falta em profissão, compense em francês. Acho que é por ai.
      Um abraço
      Marcelo Ribeiro

    • #10446
      Marcus
      Participante

      Oi, Marcelo.

      Gostaria de fazer uma pequena correção. O diploma de curso superior nunca foi eliminatório. Sempre contou muito ponto, mas nunca foi eliminatório. Já vi relatos de várias pessoas que não tinham curso superior e que foram selecionadas porque tinham uma qualificação que compensava em outros quesitos. Tenho certeza do que estou falando. O Roch já disse isso em várias palestras e comigo mesmo aconteceu. Eu não tenho curso superior, fiz a minha avaliação on line antes das modificações, dei entrada no processo antes das modificações e a minha palestra será em abril ou maio de 2007.

      Agora, que o processo melhorou para quem não tem curso superior depois das mudanças de 16/10/06, isso é certo.

      Um abração!

      Marcus.

    • #10448
      GMalva
      Participante

      Olá  :D

      Alok escreveu:

      “a media de tempo é de 3 a 4 meses para ser chamado para enrevista

      depois que se conclui o processo voce tem um ano ( apos os exames medicos para embarcar. “

      Estive na palestra que a Soraia Tandel ministrou aqui no Rio em 08/11 e agora me bateu uma grande dúvida: o prazo de um ano para a viagem é a partir da entrega do CSQ ou da entrega dos exames médicos? Tive a impressão que a Soraia teria dito que seria a partir da entrega do CSQ.
      Outra questão :?: se eu for com meu marido e não levar meu filho de 4 anos agora, para q possamos arrumar um emprego primeiro e possamos nos estabelecer, e o prazo de um ano expirar ele não poderá mais viajar? A palestra foi excelente mas o tempo acaba não dando pra que todos possam tirar suas dúvidas…

      Grande abraço a todos e boa sorte  :clover: nos respectivos processos :!:

      Georgia Malva

    • #10452
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Georgia,

      Realmente ocorreram algumas mudanças nesta parte dos prazos e eu tomei conhecimento através de relatos de alguns amigos, portanto não é nada oficial e só poderei confirmar isso na palestra que se realizará em BH.

      O que tomei conhecimento é que o CSQ é válido por 03 anos mas você deve entrar na parte federal em no máximo 01 ano. Depois de realizados os exames médicos temos até 01 ano para entrar no Canadá, e inclusive o visto já vem com esta validade de somente 01 ano.

      Abraços,[/align]

    • #10455
      GMalva
      Participante

      Oi Dri :D ,

      Obrigado pela resposta quase instantânea…
      Mandei agora a pouco um e-mail para o escritório de Québec e vou aguardar a resposta deles. Assim q tiver uma resposta eu disponibilizo aqui pois acredito que outras pessoas podem ter esta dúvida tb.

      Grande abraço :up: .

      Georgia Malva

    • #10462
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Georgia ,

      olah, a Dri respondeu. Agora me pegou, imaginava que com o csq na mao podeia dar entrada até acabar a validade do csq. Já que vc mandou a mensagem, vamos aguardar e depois postar para todos. Como o meu caso é de ir imediatamente, nem me preocupei como isso, depois de consequir me csq, já mandei logo.

      valeu,
      alok

    • #10465
      Erasmo
      Participante

      [align=justify]Fiquei com uma dúvida básica (na realidade me confundi…rs): O visto após os exames tem validade de 01 ano, correto?! E quando temos o visto com a validade de 05 anos? Quando recebemos o PR card?

      Grato[/align]

    • #10469
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Alok,

      Eu também pensava que como o CSQ é válido por 03 anos, poderíamos entrar na parte federal até o fim deste período. Mas nas novas entrevistas os entrevistadores estão deixando bem claro que devemos entrar na parte federal em até 01 ano e inclusive fornecem um documento a respeito disso, mas como já fiz a minha entrevista há muito tempo não tenho este documento e nem o encontrei na net.
      O que acontece é o seguinte, o CSQ é válido por 03 anos e temos que entrar na parte federal antes dele vencer, pois se ele vencer no meio do processo federal o nosso processo é invalidado. Portanto eles solicitam que entremos na parte federal em até 01 ano para terem 02 anos para concluir esta etapa. Deu para entender??? não sei se ficou bem explicado…

      Olá Erasmo,

      O visto que recebemos é válido por 01 ano depois dos exames médicos e é válido também somente para 01 entrada no Canadá. Depois que entrarmos ele é invalidado pois então teremos o nosso PR Card, que na verdade é o cartão de residência.

      Abraços,[/align]

    • #10474
      GMalva
      Participante

      Só por curiosidade   :hmm:

      Quanto tempo , mais ou menos, leva para o escritório de Buenos Aires responder a um e-mail? Eu sei q sou um pouco ansiosa  :P  mas não custa perguntar… :roll:

    • #10475
      Marcus
      Participante

      Oi, Marcelo.

      Eu também gostaria de acrescentar uma coisa. O diploma superior nunca foi condição eliminatória. Tenho certeza do que estou falando. Ouvi o Roch falar isso em várias palestras que participei, vi casos de várias pessoas que foram selecionadas e que não tinham curso superior e comigo mesmo aconteceu isso. Eu, que ainda não concluí o meu curso superior, fiz a avaliação on line antes das alterações de 16/10 e fui aprovado. Mandei a minha documentação para Buenos Aires antes de 16/10 e já recebi um comunicado que a minha entrevista será em abril ou maio de 2007. O diploma superior nunca foi eliminatório, sempre contou uma pontuação alta, mas nunca foi eliminatório, desde que o candidato tenha condições de compensar em outros quesitos.

      Mas que a situação melhorou para os candidatos que não têm curso superior depois das mudanças de 16/10/06, isso não tem a menor dúvida.

      Um abraço,

      Marcus.

    • #10477
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá GMalva,

      Geralmente me respondem rápido, em torno de 02 dias.

      Abraços,[/align]

    • #10479
      GMalva
      Participante

      Dri  8O

      Mandei o e-mail dia 10 e até agora nada…  :down: ´
      Assim q tiver resposta, informo.

      Abraços,

      Georgia Malva

    • #10480
      makeloo
      Participante

      Marcus
      Eu também acho que melhou a situação para quem não tinha curso superior. A situação é que tem alguns cursos que não pontuam mais.

      Marcelo Ribeiro

    • #10484
      Carlos_Santos
      Participante

      Boas vindas   jjgv e xandraina!!!

      Em pouco mais de 10 dias o forum cresceu em membros ativos!!!  :D  :D  :D  :D

      caramba!!!

      boa leitura!!!

    • #10487
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos,

      É isso mesmo o nosso fórum se tornou muito movimentado ultimamente.

      Abraços,[/align]

    • #10512
      jjgv
      Participante

      Acho que todo esse movimento se deve à alta qualidade deste site!!! Parabéns moderadores!!!
      Ah, vou aproveitar para fazer uma pergunta: estou noiva, mas não gostaria de casar rapidamente só por causa da entrevista! Será que eles aceitam um termo de compromisso de que quando formos para Quebec, estaremos casados?
      Abraços!

    • #10513
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá JJGV,

      Não aceitam nada referente a noivos, consideram somente casados ou relação estável. Um casal de amigos nossos, que estavam noivos no início do processo tiveram que fazê-lo em separado.

      Abraços,[/align]

    • #10837
      jjgv
      Participante

      Adriana, recebi um e-mail do escritório de Buenos Aires, e eles me responderam que eu posso dar início ao processo e, após casar, pagar a taxa e incluir meu noivo no meu dossiê! Assim eles disseram! Só não entendi uma coisa: ele pode entrar após a entrevista para obtenção do CSQ, ou tem que ser antes da entrevista?  :?:  :?

    • #10838
      leserafim
      Participante

      Pode sim, pois ele como seu esposo tem direito igual a vc, ou seja, vai ter o Csq sem ter que fazer a entrevista.

      Leandro

    • #10847
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá jjgv,

      Ele pode entrar no processo depois da entrevista, mas isso não é muito bem visto pois pode parecer que se casaram somente para incluir uma outra pessoa.

      Já vi um caso disso com uma amiga do Orkut e leia o seu relato da entrevista. No caso dela o futuro marido era o requerente, mas ela foi acompanhando o futuro marido na entrevista, ela não participou da entrevista mas foi como um apoio, mostrando assim que realmente são um casal… creio também que levaram documentos com a data do casamento para provarem que a data estava marcada para depois da entrevista. Lembro-me que ela me contou que a Mme. Grenon achou muito interessante ela ter ido pois já que iriam se casar, a entrevista era um fato importante que mudaria a vida dos dois, e a Judith também aconselhou a só entrarem na etapa federal depois de casarem e já estarem com o CSQ dos dois.

      abraços,[/align]

    • #10860
      jjgv
      Participante

      Adriana… Eu estou em dúvida pois posso estar atrasando nossa ida esperando casar para dar início ao processo. Ainda não temos data específica do casamento pq depende do meu noivo conseguir emprego logo no início do ano de 2007. Então, acho que vou dar entrada como aplicante principal então. Pode ser que quando a entrevista for marcada nós já estejamos casados! Se Deus quiser… rsrsrsr

Visualizando 38 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.