Iniciar frances do zero para imigrar

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Iniciar frances do zero para imigrar

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5351
      javalang
      Participante

      Pessoal, vejo que muitas pessoas começam a estudar frances pra imigrar mas ja tem algum nivel de ingles. Minha questão é a seguinte, apesar do processo não-Quebec ser bem mais caro não seria mais interessante uma provincia onde se fala mais ingles do que ter que aprender uma nova lingua, ou seja, melhorar algo que vc ja sabe não seria mais simples do que começar outra do zero? (a não ser que o frances seja bem fácil)  :)
      Por favor, não me levem a mal, eu não conheço o frances e estou pra começar a estudar tb mas essas duvidas me perseguem.
      Obrigado

    • #23095
      Malaman
      Participante

      Acho que a escolha de uma nova vida como imigrante em um País estrangeiro não pode ser baseada somente em ser mais fácil ou mais difícil em relação ao idioma, ou em relação ao processo de imigração. Você tem que se identificar com os valores da região que irá imigrar. No caso de Québec você tem que se preparar para “viver uma vida francófona” como eles dizem e incentivam. Isso vai muito além da língua, pois envolve questões culturais que impactam inclusive no relacionamento humano, no estilo de vida, nos valores da sociedade, etc. É assim que eu vejo e é por isso que eu me identifico com Québec em relação ao resto do Canadá. Além disso você também tem que pesar o clima, o custo de vida, as expectativas de trabalhos etc.

      Boa sorte !

    • #23097
      Carlosed
      Participante

      Salut tout le monde!

      Se eu não me engano, parece que já li em algum lugar que na aplicação da imigração para o Canadá pelo processo federal é necessário apresentar resultados de testes de proficiência de ingles e de frances tb.
      Eu acho que não tem como escapar do Francês não…. :-)

      À bientôt,
      Carlos Eduardo.

    • #23098
      Carlos_Santos
      Participante

      a logica parece boa…. mas existem detalhes que você como iniciante aqui no Forum deveria observar deste processo…

      O processo federal é mais caro, não existe um processo de acolhimento e de francisação, organismos de ajuda ao novo recem chegado Residente permamente, além é claro do charme do lado francês, que não existe nas demais provincias, so para citar alguns motivos qe vão contra a logica apresentada!

      Sugiro uma loooooooooooooooooooooooonga leitura dos topicos postados para te ajudar a entender melhor esta questão!

      boa leitura!

      Em tempo, seja bem vindo ao nosso forum!   :wink:

    • #23100
      javalang
      Participante

      Obrigado, sei q o processo federal é bem mais caro so me parece um esfoço gigantesco, de tempo principalmente, aprender uma nova lingua, digo aprender a ponto de quem vai lhe contratar não pensar algo do tipo “não vou contratar uma pessoa que não consegue nem se expressar corretamente”, nesse caso os que começam, vão pra la com um nível aceitavel mas não fluente. Não sei, talvez eu esteja olhando pelo lado negativo da coisa.
      :twisted:

    • #23101
      Carlos_Santos
      Participante

      como os colegas ja disseram esta opção é extremamente pessoal e concordo que para uns aprender francês pode nao ser uma prioridade na vida deles logo o processo federal “deve”, suponho eu, bem mais adequado!

      mas como disse é uma opção super pessoal, como religião, time de futebol ou politica…. :wink:

      a melhor coisa a fazer é se informar e avaliar, vendo o que é melhor para você!

      Afinal a decisão é sua….o dinheiro e o esforço também, porém depois os frutos também….

      Boa sorte na sua decisão!

    • #23102
      fflush
      Participante

      Melhor ingles fluente do que ingles e frances meia boca, mesmo no Quebec.

    • #23103
      Godo
      Participante

      Falo Inglês fluentemente, incluisve sou professor no CCAA a 7 anos aqui na minha cidade, o francês é muito diferente do inglês e pra mim está sendo um desafio tremendo, muitas regras gramaticais, com certeza seria muito mais fácil pra mim e pra minha esposa a adaptação no Canadá se eu fosse para a parte Anglofônica, mas aprender uma nova língua só vai acrescentar ao meu perfil profissional e também pessoal. E pelo que tenho pesquisado a língua será o menor dos desafios a ser enfrentado.

      Abraço,

    • #23105
      fflush
      Participante

      Para quem ja fala uma das linguas BEM, nao esta em discussao, que aprender uma segunda sera beneficial. A questao e tendo um conhecimento basico em ingles como falou o javalang , vale a pena mais investir no Ingles ou no Frances?

      Eu investiria no Ingles primeiro . Mesmo que a pessoa tenha que fazer o processo Federal para ir para o Quebec. Mas como foi dito cada um escolhe o seu caminho …

    • #23108
      viniciusmarc
      Participante

      Ola javalang,

      O frances e muito mais dificil que o ingles, e realmente e um saco a gramatica, mas não e impossivel.  Eu e minha esposa, começamos a estudar frances, no dia 05/01/2007 ( do ZEERO, SERM NENHUMA NOÇÃO) e em 24/08/2007 fizemos a entrevista e fomos classificados como fluentes.  Foi um esforço tremendo, não passamos um dia sequer sem estudar, mas valeu a pena, hehehe

      Hoje, gosto de estudar a lingua, e uma lingua belissima assim como nosso portugues.

      Se vc quizer, vc tb pode, e so querer

    • #23110
      fflush
      Participante

      O problema na minha opiniao nao e o Frances para entrevista, porque o esforco para se obter um Frances bom o suficiente  para a entrevista e’ relativamente pequeno comparado com esforco nescessario para falar o Frances fluentemente e poder trabalhar numa posicao que exija o Frances.

      150 horas e’ suficiente para passar pela entrevista, mas acho muito improvavel alguem arrume um emprego com este nivel de Frances.

      Bonne Chance.

      Luciano

    • #23134
      lfantoniosi
      Participante

      So um detalhe, o processo federal não é mais caro, ele apenas exige uma comprovação de fundos maior, por volta de  10.000 CAD. Mas este dinheiro é seu.

      Se vc por no papel, o processo de Quebec é que é mais caro pois precisa do DCS, aulas de frances, viagens para Sao Paulo para fazer a entrevista, etc e tal.

    • #23135
      Carlos_Santos
      Participante

      o que o Luciano diz é fato!

      muitos colegas que aqui chegaram na cidade do Québec, receberam um forte conselho (quase uma ordem) dos seus agentes de acompanhamento no MICC:

      “tem que melhorar o francês, pois assim como esta não arranja emprego na sua area!”

      não estamos falando de outras profissões menos qualificadas em termos de anos de estudo…… falo das profissões que você tem ai no Brasil e porque você as tem, é que foi selecionado para vir como imigrante!

      O curioso é notar que os cursos de francisação não parecem “ser muito fortes”, no sentido de fazer o imigrante ocupar cargos que exijam um bom francês escrito e oral, pelo menos é o que estou percebendo ao ver os comentarios do que nestes cursos entraram!  espero que eu tenha tido a impressão errada   :wink:

      De todo jeito o topico não é sobre isso e sim a decisão de iniciar uma nova lingua, ja tendo o inglês e porque então ir pro Québec se o canditado é fuente em inglês e porque nao escolher a parte inglesa do Canada?

      Não podemos desvrituar muito, do contrario abrimos um novo topico com outro assunto…   :idea:

    • #23140
      fflush
      Participante

      Porque ir para o Quebec tendo ingles com primeira Lingua?

      Montreal, Montreal, Montreal, Montreal …

      :D

    • #23147
      maurorepacci
      Participante

      Eu também tenho ingles fluente e estou fazendo o processo de quebec meus motivos sao:
      – mais rapido o processo
            – QUEBEC: 30% dos casos em 6 meses e 80% em até 9 meses
            – FEDERAL: 30% dos casos em 13 meses e 80% em até 18 meses
      – quero morar em montréal
      – o quebec dá mais apoios aos imigrantes

      se voce nao tem pressa nem preferencia de lugar para morar e dispoe da quantia exigida pelo governo federal em conta (nao vale carro ou imóvel) nao vejo nenhum empecilho em fazer o processo federal ou de outras provincias como manitoba ou alberta, por exemplo

      mas eu escolhi o quebec e além de ter ingles fluente, tinha minha namorada que mora na parte inglesa

      boa sorte na sua decisao
      abs
      mauro

    • #23149
      ibere81
      Participante

      Bom, como o pessoal já disse, essa é uma questão de pesar na balança as suas prioridades pessoais e assim ver qual o melhor caminho pra você. Não sei se ajuda, mas aí vão os motivos pelos quais eu escolhi o processo do Quebec ao invés do Federal, apesar de ter um inglês fluente (coloquei 12 na avaliação do meu processo):

      – O Quebec tem uma estrutura de acolhimento do imigrante muito melhor. E não é nem só do ponto de vista racional não (cursos e aconcelhamentos oferecidos, estrutura para os novos imigrantes, etc etc), mas eu também senti (e é aí que entra a parte pessoal) que o governo do Quebec está muito mais interessado em nos receber do que das outras províncias: vê se têm mais alguma provincia ou o governo federal fazendo dezenas de palestras nos convidando para irmos para lá? Eu me senti mais desejado e acolhido pelo Quebec. O Quebec passa uma mensagem de “nós precisamos de vocês”, enquanto o processo federal me parece muito mais do tipo “bom… vamos ver se você serve pra gente…”.

      – Custo de vida: não é a toa que o dinheiro pedido para o processo do Quebec é tão menos do que o do processo federal: só comparando as cidades grandes, Montreal é um lugar muito mais barato pra se viver do que Toronto, por exemplo.

      – Custo dos estudos: tanto eu quanto minha esposa acreditamos ser importante continuarmos estudando no Canadá para conseguirmos melhores posições no mercado de lá, além do que eu sempre quis estudar em uma universidade renomada. Estudar no Quebec é muito mais barato do que em qualquer outro lugar do Canadá, além de possuir universidades excelentes, como a McGill, onde eu quero estudar e a Université de Montréal, onde minha esposa pretende estudar.

      – “Desculpa” pra aprender uma nova lingua e oportunidade de melhorar minhas qualificações: se a gente fosse para um local anglófono do Canada, dificilmente eu aprenderia francês. Indo para o Quebec, eu já tenho o meu inglês fluente e inevitavelmente vou melhorar muito meu francês. Que profissional você acha que é mais valorizado? Um bilingue ou um que só fala inglês ou francês?

      Bom… é mais ou menos isso. Não posso dizer ainda que eu vou para o Quebec porque eu acho mais charmoso ou porque o povo é mais acolhedor ou algo assim simplemente porque ainda não fui conhecer. Vou em maio do ano que vem… e espero que isso só acrescente novos motivos para eu querer ir pra lá e não pra outras regiões do Canadá!  :P

    • #23156
      Hammond
      Participante

      @javalang”;p=”16204 wrote:

      Pessoal, vejo que muitas pessoas começam a estudar frances pra imigrar mas ja tem algum nivel de ingles. Minha questão é a seguinte, apesar do processo não-Quebec ser bem mais caro não seria mais interessante uma provincia onde se fala mais ingles do que ter que aprender uma nova lingua, ou seja, melhorar algo que vc ja sabe não seria mais simples do que começar outra do zero? (a não ser que o frances seja bem fácil)  :)
      Por favor, não me levem a mal, eu não conheço o frances e estou pra começar a estudar tb mas essas duvidas me perseguem.
      Obrigado

      Olá javalang,

      Essa era uma questão que não saia da minha cabeça: Por que eu deveria tentar imigrar através do Quebec ao invés de tentar o federal? Já tenho um certo conhecimento de inglês, o que facilitaria muito em relação ao idioma… Entretanto, como muitos já falaram, o custo de vida no Quebec, a facilidade no processo, o apoio que o governo presta aos imigrantes etc, me fizeram entender que era melhor encarar um idioma novo e aproveitar as facilidades da imigração por Quebec em detrimento da comodidade do inglês na parte federal.

      Há alguns meses não sabia falar nem uma palavra sequer em francês, sem mencionar que, no passado, o francês era o último idioma no mundo que eu gostaria de aprender… Estudo francês há 6 meses e agora já consigo me comunicar em um nível básico, mas o que me fez perder o medo do idioma. Aliás, hoje em dia estou encantado e empolgado pelo idioma francês.  8)

      Contudo essa foi uma escolha minha. Pode ser que você não ache uma boa alternativa imigrar via Quebec. Mas de qualquer forma expus os motivos da minha escolha.

      Abraço

    • #24911
      vbarizon
      Participante

      Interessante esta discussão.

      Eu também cheguei a pensar dessa forma “Porque aprender duas linguas se posso aprender só uma e ir para a parte anglofona do Canadá?”.

      Eu estou com 1 ano de curso de inglês, e teria que aprende-lo de qualquer forma por causa da minha profissão, TI.

      Como vou entrar agora no 2 periodo na faculdade e só vou entrar com o processo em 2011, vou entrar no curso de francês esse ano e postergar essa decisão para quando estiver perto de entrar com o processo.

      Caso opte ir para a parte anglofona, saber francês pode me ser util tambem.

      Valeu.

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.