Infos sobre Bairros

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Infos sobre Bairros

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6333
      PENNELOPE
      Participante

      Acredito que um espaço p/os colegas que já estão no Quebec, compartilharem suas impressões sobre a cidade e seus bairros , ajudariam e muito a tds q assim como eu ainda estão na fase de pesquisas sobre as cidades, bairros, custo de vida, etc.  Este tipo de info é de suma importancia principalmente p/ aqueles q pretendem alugar ainda no Brasil um lugar p/ ficar logo na chegada. Este tipo de info é escassa e a opnião apesar do caracter pessoal dos comentarios, seria de muita valia.
      Obrigada a tds q contribuem e fazem deste Forum fonte seria de consulta sobre o Quebec.
      :D

    • #33251
      silvionh
      Participante

      Ola Pessoal,

      Moro em Montreal ha algum tempo, e posso dizer alguma coisa sim sobre os bairros. Montreal eh uma metropole, e como toda a metropolole tem problemas.

      Sobre os bairros, acho que uma coisa que pode ajudar a decidir eh o indice de violencia:

      http://www.statcan.gc.ca/pub/85-561-m/2006007/a/m/4053872-eng.htm

      O link acima mostra a incidencia do crime mais comum, roubo de casa. Calma pessoal, ninguem vai invadir sua casa armado, e te trancar no banheiro. O que acontece eh que quando voce esta trabalhando, podem entrar e roubar suas coisas. Geralmente tem mais assalto em locais proximos do metro.

      Quanto a bairros, eu nao recomendo morar perto do Estadio Olimpico, nem em Montreal Nord.

      Quando mudar, faca seguro contra roubo e incendio, e troque a fechadura. Conheci mais de uma pessoa que teve a casa arrombada, ou o predio pegou fogo. Claro que Deus eh Brasileiro, tem muita gente sortuda que vai dizer que estou botando medo, que no Canada nao tem assalto… Bom, ai voce decide.

    • #33257
      Carlos_Santos
      Participante

      Cidade do Québec, bairro Ste-Foy:

      tem escolas primarias e secundarias, além da proximidade com a Universidade Laval (ULaval).

      Os aptos muito proximos à universidade é mais frequentada por estudantes (fazem republicas), o que pode ser mais barulhento e menos acolhedor para familias.

      Bairro tranquilo e dependendo da localizacao, vejo criancas pequenas indo para a escola sozinhas.

      Rede de comercio, cinemas, … tudo proximo!

      dependendo de onde, tem a linha do onibus 800 e 801, que passam de 10 em 10 minutos (maior parte do dia). Bastante util no inverno quando estamos no frio esperando ele.

      Acho que vou mudar de apto daqui uns dois anos… mas nao mudarei de bairro!

    • #33258
      Katy
      Participante

      Olá Carlos,

      Fizemos uma apresentação no curso de francês e falamos justamente sobre “Arrondissement de Sainte-Foy – Sillery (pareciámos agentes de viagem tentando vender o local). Assim, considero super interessante e importante você citá-lo, pois poucas pessoas o conhecem. Quando começamos nossa busca por um lugar para começarmos nossa nova vida, foi justamente aí que nos vimos vivendo. Não tenho o conhecimento necessário para falar deste bairro que tanto nos encantou, tudo que sei é fundamentado nas páginas da internet e alguns guias que solicitamos.
      Somos suspeitos para falar sobre qualquer coisa, pois o adoramos. O que posso dizer (me corrija se eu estiver errada) é que Sainte-Foy é o centro comercial e financeiro de Ville de Quebec. Acredito que seja o melhor local da capital para se viver, devido às facilidades que podemos encontrar.
      Consideramos um local rico em espaços de lazer (estou doida para conhecer o Parc Aquarium), bem servido de supermercados.

      Abs

    • #33259
      Carlos_Santos
      Participante

      Katy,

      Ste-Foy foi uma cidade assim como Sillery (hoje um dos bairros mais caros para se morar).

      Em funcao das fusoes de cidades elas se reuniram a Ville de Québec como bairro.

      Existem bairros simpaticos para se morar aqui além de Ste-Foy, como Charlesbourg, Beauport, etc…. mas é preciso vir, ver e se identificar….

      Centro financiero eu nao sei… mas o Boul. Laurier é o maior centro comercial em termos de shoppings juntos (literalmente colados uns nos outros).

      o que vc quiser saber é so postar aqui que sabendo eu respondo   :wink:

    • #33260
      Katy
      Participante

      Carlos,

      Existem bairros simpaticos para se morar aqui além de Ste-Foy, como Charlesbourg, Beauport, etc.... mas é preciso vir, ver e se identificar....

      Concordo contigo. Por mais que pesquisemos e tenhamos, hoje, uma idéia a respeito de Ste-Foy, nada está decidido. De longe fica complicado analisar todos os fatores que envolvem encontrar um local para se estabelecer. Talvez por isso, estejamos meio confusos em como proceder nos primeiros meses, se devemos recorrer aos exemplos de aluguéis temporários mostrados no site oficial da cidade ou se devemos recorrer a ajuda dos que já estão nela vivendo para alugarmos um apartamento.
      Como ainda temos um tempinho por aqui para resolvermos essas questões, trataremos de pesquisar um pouco mais.

      Abs

    • #33262
      Carlos_Santos
      Participante

      Eu sempre acho que é mais sensato que vc mesmo decida seu apto, afinal vc devera morar nele pelo menos um ano, um contrato normal, é de um ano!

      Alugar temporario foi otimo para mim, mas pode nao ser para outros…..

      Mas o fato de ser recebido no aeroporto (vc cheios de malas, cansado, etc…) e ja ter um lugar te esperando, nao teve preço para mim. o Aluguel de um mês no saint angele (les angeliques) valeu cada centavo que paguei. Mas pode nao atender as expectativas de outros colegas…..

      Nao somos iguais e portanto nao passaremos pela mesma experiencia, mesmo sendo 99% parecida!

      Bom, bons planos para vocês todos! :wink:

    • #33264
      Patinha11
      Participante

      Como disse o Carlos,somos diferentes uns dos outros…

      Para nós foi perfeito chegarmos no aeroporto já sabendo para onde irmos,principalmente pq viemos com 02 gatinhos e um cachorro de grande porte…já sabíamos que não seria fácil conseguir um imóvel que nos atendesse bem então alugamos com a ajuda de uma outra brasileira um apartamento que permitisse animais,mas tomamos o cuidado de fazer um contrato de 08 meses para que em 01/07 (dia da mudança)estejamos livres.

      Outro ponto a analisar…
      Acho importante para quem vem com criança em idade escolar alugar algo temporário até conhecer os bairros onde existam boas escolas,nós por exemplo, sabemos que nossa filha irá para uma escola com péssima fama  se chegar na etapa de sair da francisation e ainda estivermos neste bairro que estamos hoje.
      Nesse caso a questão bairro envolve muitos fatores, depende de cada família e seus projetos.

      Mas pra solteiros ou casais sem filhos tudo muda!

      :wink:

    • #33268
      vbfrancois
      Participante

      Olá Patinha11,

      Vou viajar por agora (entre final de março ou começo de abril), estamos vendo a compra das apssagens. Como  vamos levar nosso gato gostaria de conversar a respeito se vc puder me passar algumas dicas. Qual é o seu e-mail?

      Abraços,

    • #33270
      Carlos_Santos
      Participante

      Para aqueles que querem conhecer um pouco mais o bairro de Ste-Foy e a Cidade do Québec, ontem ao sair de casa minha filha fez varias filmes que eu editei e coloquei no youtube:

      Saimos de casa (ste-foy) fomos até o chemin Ste-Louis, boulevard Champlain, Pont de Québec, o rio Ste-Laurent congelado, centro velho do Québec, Frontenac, e fim…

      Abraços

    • #33271
      Dewet
      Participante

      Valeu Carlos,

      Uma imagem vale por 1.000 palavras, um filme por 10.000, alugar um lugar temporário e conhecer pessoalmente o definitivo não tem preço, hehehehe

      Estamos pesquisando, mas acredito que esposa nenhuma aceite alugar algo por muito tempo sem ver e como a experiência me diz a nunca contraria a esposa…

      Se tudo der certo, nos veremos em 2009.

      Abraços,

      Dewet et Liége

    • #33273
      Patinha11
      Participante

      Francois, acabei de enviar uma mensagem privada para vc, ok :
      Um abraço! :wink:

    • #33274
      Malaman
      Participante

      Para quem quiser ficar em Ste-Foy por um período inicial e provisório até encontrar algum AP definitivo e está com a $ mais “apertada”, principalmente em época de crise e dollar em alta, eu recebi uma dica de um imigrante que mora em Ville de Québec e achei os preços bem atraentes e a localização também é muito boa: http://www.pavillon-montcalm.com/.

      Como não temos filhos, provavelmente iremos nos utilizar destas instalações quando chegarmos em Ville de Québec/Ste-Foy, bairro que escolhemos para morar na cidade.

    • #33275
      BeatrizM
      Participante

      Pessoal,
      estamos chegando em Montreal agora em janeiro, espero que a nossa escolha tenha sido a acertada em relação ao bairro, mas nossa estratégia foi a de escolher as escolas das nossas filhas primeiro e depois o apartamento. Resolvemos morar em Outremont desde que visitamos a cidade como turistas, gostamos demais da região. Aí pesquisei as escolas e consegui achar as duas bem proximas e dentro do bairro. Por fim pesquisamos os apartamentos  mobiliados disponiveis e fechamos um aluguel apenas por 3 meses, para que possamos avaliar se as escolhas de escolas e bairro foram acertadas ou se vamos ter que rever tudo após os 3 meses iniciais.
      Ah! Esqueci de falar que pedimos a um amigo que mora em Montreal que fosse visitar o apartamento e conversar com o proprietario antes de fecharmos o aluguel, isto nos ajudou muito.
      Estamos aliviados de chegar e já ter um endereço, acho que para as crianças facilita muito….
      Se alguem quiser dicas de sites de aluguel deste tipo de apartamento, ou do bairro de outremont é só pedir que envio, ok?
      Abs a todos de feliz ano novo,
      Bia

    • #33276
      Patinha11
      Participante

      Excelente decisão Beatriz!!
      Acrdito que será muito bem sucedida por ter feito dessa maneira sua escolha! nós nao conseguimos alugar por 3 meses só…mas já deu por 8 !
      Qual a idade de suas filhas ?
      Depois poderemos conversar sobre suas impressoes de bairro e escola mais a frente já que pretendemos sair de Laval..
      Um abraço! e boa viagem !!
      :)

    • #33278
      harbio
      Participante

      Patinha,
      Vc tem alguma reclamação de Laval, sei que estou sendo intrometida, mas qual o motivo de sua mdança?
      Pois pretendo ir para Laval.
      Alguma dica de bairro???
      Beijos!!

    • #33280
      Patinha11
      Participante

      Harbio e outros que queiram saber…

      Pretendiamos desde o inicio de nossas pesquisas ir para Montreal por se tratar de uma cidade com mais gente andando pelas ruas, mais movimentação, facilidades de comercios variados, gente de toda parte do mundo…etc…
      Viemos para Laval por certas facilidades quanto a moradia por conta de nossos animais de estimação.
      Aqui é muito bonito, apartamentos bons, mais novos, mas precisa -se mais de carro que lá (dependendo do bairro lá também)…
      Acho que não temos do que nos queixar de Laval, tem vários bairros bons, moramos em Laval des Rapides, fica a 13 minutos de caminhada até o metro De La Concorde,os melhores ao nosso ver sao os mais próximos das estações de metrô…mas isso é muito pessoal, para a maioria das familias que conhecemos, é melhor viver em local mais tranquilo…para nós talvez seja diferente por termos sido (eu e meu marido)criados em Copacabana, no meio da confusão… a gente se sente mais em casa quando está nas ruas cheias de Montreal do que aqui…
      Mas tudo é questão do que te faz feliz!
      Por isso digo e repito:conheça primeiro, pesquise, ande, pense…depois faça contrato longo.
      Sei que dia 29/06 estaremos livres para nos mudarmos, vamos ver para onde !!

      Espero ter ajudado, se quiser fazer outra pergunta,fique a vontade!
      :)

    • #33531
      PENNELOPE
      Participante

      Muito obrigada Carlos pelas dicas e imagens!

      Já tinha me apaixonado pelo Ste-Foy e acho q me indentificaria com ele pois sempre morei na Asa sul – Brasilia e pelo q pude constatar eles se assemelham muito pela arborização e presença de parques, motivos principais por eu amar este local.
      Vc q tb já foi um “candango”, tb teve essa impressão?

      abraço

    • #33541
      Carlos_Santos
      Participante

      @PENNELOPE”;p=”28119 wrote:

      Muito obrigada Carlos pelas dicas e imagens!

      às ordens!

      @PENNELOPE”;p=”28119 wrote:

      Vc q tb já foi um “candango”, tb teve essa impressão?

      acho que vc se enganou de Carlos, pois sou do Rio e nao de Brasilia  :D  :D  :D  :D

    • #33549
      PENNELOPE
      Participante

      :lol:  Desculpe a confusão Carlos…  Não sei pq jurava q vc tinha dito ter morado por aqui… é o excesso de info adquiridos aqui  q de vez em qdo dá  curto circuito! kkk
      ai q mico….
      abraço   :wink:

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.