Informações importantes coletadas na Palestra!!!

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Palestra Informações importantes coletadas na Palestra!!!

Visualizando 45 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4733
      yuri
      Participante

      Bom dia, pessoal!

      Ontem estive na palestra ministrada pela Soraia Tandel em São Paulo.
      Abaixo vocês encontram algumas informações transmitidas pela Soraia que pra mim eram inéditas ou que eram dúvidas.

      ATENÇÃO:TODAS AS INFORMAÇÕES SÃO BASEADAS EM ANOTAÇÕES APRESSADAS E COISAS QUE LEMBRO DA PALESTRA. PODE SER QUE A SORAIA TENHA FALADO UMA COISA E EU TENHA ANOTADO E/OU ENTENDIDO OUTRA. PEÇO POR GENTILEZA PARA AS PESSOAS QUE ASSISTIRAM ESTAS PALESTRAS SE EXPRESSEM CASO TENHAM ENTENDIDO ALGO DIFERENTE.

      Critérios de seleção

      1- Formação pra quem tem curso técnico e superior: no sistema de pontos só irá contar as duas se elas forem de ramos diferentes. Por exemplo: se você é tec. em química e fez curso superior em economia os pontos serão somados. Se você fez téc. em eletrônica e fez engenharia elétrica só irá contar os pontos do curso superior.

      2- Experiência profissional: Na prova online tem uma questão que pergunta: “Have you already practised a profession that pertains directly to your field of training? If yes,how long did you hold that position?” E as opções de resposta são: “Yes, less than 6 months; Yes, 6 months to 11 months; Yes, 12 months or more; No”, eu tinha concluído que tanto faz ter mais de  um ano exp. prof. ou não. Viajei total. Faz diferença sim na pontuação se você tem 1,2,3, 4 ou o máximo de 5 anos dentro desta exigência de exp. nos últimos 5 anos.

      3- Prova online: desconsiderem! Não está servindo como avaliação pra você saber se é passível de ser aprovado.

      4 – Idade: é possível ser aprovado com mais de 35 anos. Só que entre 36 e 40 os critérios ficam bem mais rigorosos. Com mais de 40 ficam extremamente rigorosos.

      5 – Estágio: conta se for de pelo menos 25 horas/ semana. Não precisa ser de 30 horas/semana.

      6 – Prova de recurso financeiro: não precisa mais mandar com a documentação muito menos apresentar na entrevista.

      7 – Francês: mandar documentação quando tiver pelo menos 100 horas.

      Curiosidades

      Uma diarista ganha em média Can$10/hora. Ou seja não dá pra ter empregada mas dá pra ter faxineira de uma vez por semana.  :mrgreen:

      Licença paternidade: 6 semanas.
      Licença maternidade: 1 ano.

      População atual de Montreal: 3,5 milhoes sendo que metade são imigrantes.

      Duração do dia no verão: das 4h45 às 21h30.(jun a set)
      Duração do dia no inverno: das 6 às 16hs.(jan/fev)

      Abraços!

    • #15523
      Carlos_Santos
      Participante

      Valeu Yuri pela boa atualizada no processo!

      pelo visto o teste online está sendo cravejado de críticas e por não estar fidedigno como saber se vc tem chance ou não?  :x

      boa sorte aos novos interessados em emigrar para o Québec…. :x

    • #15525
      yuri
      Participante

      Hahahaha! Tá falando difícil hein garoto? Desse jeito além de dicionário de francês vou ter que andar com um de português para me preparar para o sonho. rsrsrs! Zueira, pra descontrair.

      É, infelizmente o teste não pode ser levado em conta. Ela disse que será reformulado dentro de algumas semanas. Mas aí fica a pergunta: e por enquanto, como sei se sou passível de aprovação? Pesquise as informações dadas pelos imigrantes, vá na palestra e se mesmo assim tiver dúvida mande um e-mail para BA com seu perfil(não fiz isso mas imagino que dê resultado). As infos mais importantes são: idade, filhos(com a idade), formação profissional, exp. profissional da sua área nos últimos 5 anos, inglês e francês e as mesmas infos para o cônjuge. Esqueci alguma? Recurso financeiro não é mais importante para ser selecionado!

    • #15527
      Diogo
      Participante

      gratíssimo yuri…

      o bom mesmo é ter duas formações em demanda… rs
      eu tenho 2 mas nenhuma delas está em grande demanda… pelo menos por enquanto… rs


      db

    • #15528
      yuri
      Participante

      @Diogo”;p=”7793 wrote:

      o bom mesmo é ter duas formações em demanda… rs
      eu tenho 2 mas nenhuma delas está em grande demanda… pelo menos por enquanto… rs

      Segundo a Soraia, a demanda é para TODAS as profissões. Se você tem diploma de técnico, técnológo e/ou universitário em pelo menos uma delas e tem pontos para os outros critérios vá em frente.  Se ficar na dúvida manda um e-mail para BA com seu perfil como sugeri!
      Boa sorte!

    • #15529
      Fabiocb
      Participante

      Olá Yuri,

      Obrigado pelas informações, elas sempre são bem vindas, tenho varios amigos que estão pensando em dar entrado no processo, vou comentar com eles sobre essas mudanças.

      Abraços

      Fábio

    • #15530
      Carlos_Santos
      Participante

      Gostaria que mais colegas que estiveram nas palestras recentes da Sra. Tandel pudessem se manifestar no sentido de complementar estas informações passadas pelo Yuri!!!

      Recebi uma mensagem na comunidade orkut do Jefferson, aonde a Mariana Estevam coloca:

      Carlos,

      Estive presente na palestra do dia 3 passado. A Sra. Soraia Tandel frisou a necessidade de ter TRÊS EXTRATOS MENSAIS CONSECUTIVOS com o valor mínimo disponível, ao apresentar o pedido.

      Aliás, ela explicou que TUDO deve estar disponível antes do pedido:
      – DIPLOMA
      – ATESTADO DE CONHECIMENTOS LINGÜÍSTICOS emitido por um órgão reconhecido pelo Ministério do Quebec (no Brasil, a Aliança Francesa).

      fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2526212781851304818&na=4

      o que não faz o menor sentido 8O 8O  8O  pois foi a mesma pessoal que fez as duas palestras: a que a Mariana assistiu e a que  o Yuri também assistiu!  :x

      Não estou duvidando de nenhum dos dois, muito pelo contrário! senão não estaria aqui a escrever tais informações!   :wink:

      aliás Yuri, fiz uma ampla divulgação destas suas informações, com os créditos, claro!

      atenciosamente,

    • #15532
      Javs
      Participante

      Ola pessoal!

      para tirar qualquer duvida se realmente voce esta dentro do perfil de aprovação eu dou o conselho de olhar o documento oficial do governo onde tem toda a pontuação dada para cada critério. Assim cada um pode ficar mais seguro se tem ou nao change de ser chamado para a entrevista.

      Nesse documeto tem a quantidade de pontos que voce deve ter para ser chamado par a entrevista, a quantidade de pontos para ser aprovado nela e até mesmo como o entrevistador deve avaliar os requisitos de motivação/adaptabilidade. Ele e muito compelto fazendo referencia inclusive o que deve ser feito no cado da não aprovação, ou seja, e o regulamento para a escolha do imigrante.

      Vejam que no item que fala sobre a comprovação sobre o minimo de dinheiro a ser requisitado pelo requerente somente é mencionado a assinatura do contrato. Não é falado sobre as formar de se provar a existencia de tal quantia. Eu penso que essa exigencia de se provar a quantia não é oficial por isso esta tendo tanta discordancia nesse assunto entre o entrevistador, o palestrante e o escritorio.

      Guide des procédures d’immigration

      Um Abraço!
      Julio

    • #15534
      Carlos_Santos
      Participante

      Olá Julio,

      @Javs”;p=”7798 wrote:

      Nesse documeto tem a quantidade de pontos que voce deve ter para ser chamado par a entrevista, a quantidade de pontos para ser aprovado nela

      sua dica é muito boa!

      aliás este guia é excelente e sempre recomendo-o!

      Fazer contagem de pontos manualmente não é o problema, alias é isso que o teste online faz por nós!

      o que está me incomodando no teste online é:

      – se ele é o espelho deste guia (calculando apenas os pontos, segundo os critérios dele!) porque ele está obsoleto hoje?

      – será que os critérios escritos no Guia mudaram? e o teste online não as acompanhou ?

      – Mas ele mudou logo após o 16/10/2006, pois inúmeras modificações nele foram introduzidas, então porque ele AINDA está obsoleto?

      Somente isso é que me preocupa!

      Será que adianta fazer conta na mão com a ajuda do Guia?

      Desculpe botar lenha nesta fogueira de novo!  :roll:

    • #15536
      lfantoniosi
      Participante

      Carlos,

      O meu processo é recente, no meu caso o meu diploma só saiu agora (ontem eu fui buscá-lo). No dossiê eu anexei o certificado de conclusao do curso + o boleto de pagamento do diploma, onde dizia que o mesmo levaria até 150 dias para ser emitido. Eu deixei estas informações destacadas com caneta marca-texto no xerox, assim ficava claro de que o diploma levaria 150 dias. É certo que eu só mandei o dossiê após a minha colação de grau e isso ficou claro nos documentos.

      Também não tenho nenhum certificado oficial de francês, mandei uma cartinha assinada do meu professor particular de francês. Porém, no quesito de recursos financeiros apresentei meus extratos dos últimos meses com montante superior ao minimo exigido.

      Resultado, ontem eu recebi a pré-convocação.

      Eu pessoalmente acho que a Mme Tandel pega firme nestes detalhes para que não caia muito o nível dos dossiês. Brasileiro como é, vai acabar mandando coisa pela metade, antes da hora, etc e tal.

      Segunda agora eu irei na palestra da Soraia e perguntarei como fazer nos casos onde a Aliança Francesa local não faz o teste de nível, como ocorre aqui em campinas.

    • #15537
      Javs
      Participante

      Carlos,

      eu acredito que é mais seguro fazer a contagem de pontos seguindo esse guia. Foi isso que eu fiz junto com 4 pessoas aqui de BH, sendo 3 que iram fazer a entrevista agora em abril e a outra que ira mandar os documentos agora esse mes.

      Não sei responder todas as suas perguntas referentes ao teste on-line. Realmente é preocupante essa divergencia de informações. Por isso sempre recorro a esse guia pois na pagina onde ele esta publicado é informado:

      “Son contenu constitue une interprétation administrative officieuse de la Loi sur l’immigration au Québec et du Règlement sur la sélection des ressortissants étrangers. Il est bien entendu qu’en cas de contestation ou de contradiction entre ces derniers et le texte du GPI, ce sont les textes juridiques qui priment.”

      Agora no teste on-line não me lembro de ter qualquer indicação que ele esta referenciando a Lei de imigração.

      Veja na pagina abaixo, item PRODUTS EN LIGNE, Guide des procédures d`immigration
      Site do Governo: Publications du Quebec

    • #15538
      yuri
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”7796 wrote:

      Não estou duvidando de nenhum dos dois, muito pelo contrário! senão não estaria aqui a escrever tais informações!   :wink:

      Tudo bem, Carlos! Entendo perfeitamente sua colocação. Mas esta informaçao foi comprovada por alguns e-mails recebidos por imigrantes,enviados pelo consulado de BA como consta informado nos tópicos:
      Processo Québec – 1ª Parte – CSQ -> Palestra->Compravação de fundos financeiros – Alteração
      Processo Québec – 1ª Parte – CSQ ->Requisitos->AUTONOMIA FINANCEIRA – NOVOS VALORES PARA 2007.

      @Carlos_Santos”;p=”7796 wrote:

      aliás Yuri, fiz uma ampla divulgação destas suas informações, com os créditos, claro!

      Bacana. Você colocou o aviso de ATENÇÃO! Naum me preocupo por mim. Me preocupo pela Soraia pelo risco dela ter falado coisas que queriam dizer algo e que entendi outra. É péssimo você sair por aí afirmando que a pessoa falou tudo que você acha que ela falou e na verdade queriam dizer algo diferente. Mas acredito que tenha anotado e entendido tudo direitinho porque prestei muuiiiita atenção.  E aonde você divulgou?

      Javs,

      Sua contribuição foi excelente. Só tem um porém: a grande maioria dos imigrantes que ainda estão analisando a possibilidade de entrar no processo não sabem mais que 10 palavras de francês. Acho que eu sabia umas 5 há pouco tempo atrás. Rs! Será que alguma alma com um extremo lado solidário traduziu este bendito documento?

    • #15539
      Diogo
      Participante

      o próprio teste on line no final informa que não oferece garantia de aprovação…

      mesmo na época que ele era um pouco mais garantido… rs

      yuri…

      não sei de ninguém que tenha traduzido… mas dentro do documento vc encontrará os scores pra cada
      quesito…  com certeza entenderás os números… que correspondem a cada resposta…  
      e já é uma forma de aprender um pouco de francês…  
      tbém to nessa, me esforçando pra entender…  chegaremos lá…

      abraços
      db

    • #15540
      Carlos_Santos
      Participante

      @yurifernandes”;p=”7804 wrote:

      Será que alguma alma com um extremo lado solidário traduziu este bendito documento?

      :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

      não ao meu conhecimento………. boa sorte! se precisa de um help me manda uma mensagem em PVT… e conversamos por MSN ou outro meio!   :wink:

      quanto à divulgação eu sempre faço apenas em mais dois lugares:

      aonde participo e modero também!

      abraços

    • #15541
      viniciusmarc
      Participante

      @yurifernandes”;p=”7786 wrote:

      Uma diarista ganha em média Can$10/hora. Ou seja não dá pra ter empregada mas dá pra ter faxineira de uma vez por semana.  :mrgreen:

      Ui, essa foi pra mim, hehehe

    • #15543
      yuri
      Participante

      @Carlos_Santos”;p=”7806 wrote:

      se precisa de um help me manda uma mensagem em PVT… e conversamos por MSN ou outro meio!

      Carlos,
      Muito obrigado pela disposição em me ajudar. Confesso que me precipitei. Depois que dei uma olhada melhor no doc. vi que o Diogo tem razão no que disse quanta a leitura deste documento. Mas de qualquer forma, te mandarei minhas formas de contato para outros assuntos! Se não chegar aí pelo PVT me avisa! Até mais!

    • #15550
      GUeCRIS
      Participante

      Oi pessoal!
      Apesar da documentação e de nossa qualificação, pelo que pude ver dos últimos relatos das entrevistas, quem vai decidir mesmo é o entrevistador… Lembro que na palestra com a Soraia Tandel eu perguntei se a entrevista era obrigatória ou se no caso de alguém alcançar um determinado número de pontos a entrevista seria dispensável. Ela disse que eles entrevistariam todos. No fim, apesar de haver os critérios objetivos (sistema de pontuação), a decisão é subjetiva…. não parece?
      Com relação ao envio dos documentos, eu e meu marido enviamos um saldo de conta bancária (e não os 3 extratos). Com relação ao francês, indicamos nível “0”… e anexamos uma declaração de matrícula em dois cursos intensivos da ALiança Francesa (dezembro e janeiro). Acho que se houver interesse na pessoa ou na família, eles chamam para a entrevista, ou solicitam o envio do documento.
      Ah! Nossa entrevista foi pré-marcada para junho.
      Até mais!
      Cristiane

    • #15552
      lfantoniosi
      Participante

      bom, faxineira uma vez por semana é o que eu já tenho hoje, antes era a cada 15 dias, mas a minha mulher comecou a ficar brava com a sujeira  :lol:

      E habilidade em passar roupas é um skill obrigatório para pelo menos um dos membros da família  :D

    • #15561
      Ed_jack
      Participante

      yuri…..

      Vc relata que o curso técnico (não técnologo) é uma qualificação valida? pois eu tava meio triste achando que tava tudo perdido pois eu sou formado em uma escola técnica do estado de Sao paulo,mas nã é uma universidade.também não trabalho na area…. :cry:
      Minha esposa também é formada no magistério(professora do ensino primario 1 à 4) ele tem 9 anos de experiência,ao ser ver temos a qualificação relata na palestra???? :?

      Cara se puder me tirar essa duvida te somos gratos
      :wink:

      se quizer mandar via email(  jakleme@bol.com.br)

      valeu

      Edjakson e milena

    • #15606
      yuri
      Participante

      Olá Ed_jack,

      Na sessão de downloads deste site tem um aquivo chamado: “Comparação de Ensino entre Québec do Mundo”. Veja nele que você pontua com um curso técnico. Ou seja, é possível sim! Só que como a pontuação é menor do que se fosse com um curso superior você vai ter que compensar com outras características passíveis de pontuação. Agora, não estou apto a te afirmar se o seu caso é passível de aprovação mesmo que me passe todo o seu perfil. Quem pode te dizer isso é o consulado de BA. Caso resolva mandar um e-mail, quando obter uma resposta, favor por no tópico! Espero ter te ajudado de alguma forma.

      Abraços!

    • #15629
      lfantoniosi
      Participante

      Gente,

      Segundo a Soraia hoje, uma carta simples do professor particular de francês serve. Não precisamos entregar nadas mais, precisamos apenas confirmar nosso francês no dia da entrevista falando. Essa era uma dúvida que eu tinha.

    • #15630
      lfantoniosi
      Participante

      Outra coisa que ela reclamou foi quanto ao uso de pastas plásticas para a separação dos documentos do dossier. Isto além de causar sobrepeso, tem causado problemas a eles. Ela nos disse que se quisermos separar que usemos grampos e clipes.

    • #15949
      julianomga
      Participante

      oiii Colegas de comunidade, tudo bem??

      estive na palestra da Soraia Tandel em Curitiba dia 19 de abril, gostei do que foi apresentado, esperava um pouco mais, mas mesmo assim foi bom. as insformações foram basicamente as ja relatadas aqui das palestras anteriores. informações gerais sobre o canada, clima, populaçao, economia, etc.  os videos apresentados sao muito legais, belas paisagens com boa muisca, um tanto bucolicos, mas como de costume em uma ocasião dessas.

      Gostei de saber que o portugues é o 4° idioma mais falado em montreal (muitos brasileiros e patricios)

      nao vou esconder que fiquei um pouco triste com o fato de minha profissão (arquitetura) estar na lista das de 0 – zero- pontos
      o governo esta dando muita enfase para as quimicas, tecnologias, biotecnologias, estatistica. Na lista das de zero pontos, estao: arquitetura, agronomia, direito, economia, geologia, odontonlogia (tida como a mais complicada para reconhecimento de diploma pela Soraia). mas, ela propria comentou, que imigrou e esta la ate hoje sendo economista, ou seja, zero pontos, pois durante a palestra ate surgiu um brincadeira de indetificarmos por qtos pontos cada um correspondia, a eu sou zero pontos…. rssss   este fator de seleção pegou um pouco pois uns dos itens iniciais da palestra foi justamente os principios do Quebec, Não a Discriminação!!!!!! Equidade Social!!!!!!

      um outro dado lançado pela Soraia foi a taxa de desemprego sendo de 8% para montreal e en torno de 6% para as demais cidades, particularmente, achei um pouco alta para uma sociedades que tem um processo que seleção de imigrantes, pois temos que ser conscientes que sempre estaremos um pouco atras dos nativos, nao gostaria de ir para la e pertencer a uma dessas faixas… rssss… pois quase que ja estou nela aqui no Brasil.

      foi comentado que a Análise previa on line foi corirgida segundo os fatores que estao em vigencia, e que respondendo de forma sincera e formos aprovados temos grandes chances, que as reprovações tem acontecido basicamente pela falta de um nivel de frances melhor. E que o goberno Quebequense ve o Brasil com otimos olhos e que qualquer brasileiro que tenha vontade e preencher os requisitos mininos exigidos tem grandes chances de imigrar para o Quebec.

      Foi apresentado o video feito com brasileiros que ja moram no quebec e que ja foi divulgado aqui.

      bom essas foram as minhas impressões da palestra, e que me empolgaram ainda mais para ir para o Quebec.

      abraços

      JUliano

    • #15953
      Felipewise
      Participante

      lfantoniosi,

      Valeu pela dica da pasta!
      Estava preparando meu dossier numa pasta kkkkkkk

      Abs.,

      Felipe

    • #16048
      YoLaTengo
      Participante

      Olá pessoal, também coletei alguns dados da palesta realizada em Curitiba no dia 23, me perdoem se já for do conhecimento de todos:

        Custo de faculdade: cerca de 3000 dólares/ano
        É possível conseguir uma casa sem passar por grandes sacrifícios. Economizando de maneira racional, em cerca de 6 anos é possível financiar uma casa própria, que normalmente é feita com 15% de entrada + financiamento em várias parcelas com juros não muito altos.
        Salário mínimo: 7,60$Can/hora (segundo ela difícilmente alguém ganha isso, o valor costuma ser sempre bem mais elevado)

      Sobre o problema das pastas, ela fez questão de deixar bem claro que não é para ficar separando demais os documentos com milhares de pastas e chegou até a descartar os grampos, clipes seriam o ideal, pois não chegam a rasurar o papel e têm a mesma função dos grampos.

      Isto é o que consegui, além de alguns dados já postados, mas uma dúvida surgiu nesta palestra:

      Ela fez uma espécie de simulação, onde um casal, dentro da idade ideal estava enviando os documentos para imigrar. Eles não possuem filhos, ambos tem um conhecimento intermediário de francês, um deles tem conhecimento avançado em inglês e o outro intermediário. O que me preocupa é o seguinte, ela disse que se o requerente principal é formado (dependendo do caso, até com pós graduação), seu parceiro necessita ter um curso técnico (2 anos).
      Senão as chances caem consideravemente

      A dúvida surgiu pois eu não possuo curso técnico algum, possuo apenas 1 ano da faculdade. Minha noiva, que será requerente, é formada em Marketing partindo pra uma pós.
      Será mesmo necessário ficar mais dois anos aqui apenas para preencher este quesito?

      Infelizmente não pude ficar até o final para fazer a pergunta a ela.

    • #16051
      Felipewise
      Participante

      Olá YoLaTengo,

      Sugiro que você refaça o teste on-line levando em consideração os seguintes aspectos:

      – O Québec só considera os cursos completos (Eu, por exemplo, estou no último semestre do curso, tenho q esperar até a minha formatura em Junho para enviar o dossier – não é aceita nem mesmo uma declaração de previsão de formatura)

      – A pós da sua esposa só pode ser considerada se estiver completa e a carga horária for igual ou superior a 450h/aula

      – Se você ainda não completou a faculdade e não tem curso técnico você deverá marcar a opção de Ensino Médio completo (11 anos).

      Se a resposta for não, uma possível solução seria mergulhar no Francês para chegar ao nível avançado/fluente que dá muitos pontos.
      Rafaça o teste e conte-nos o que aconteceu!

      Abs.,

      Felipe

    • #16052
      YoLaTengo
      Participante

      Olá Felipe, obrigado pela resposta.

      Minha noiva acabou de fazer o teste e ele informou que nossa condição é boa. Vou perguntar a ela quais os quesitos que ela informou e já posto aqui.

      Abraço

    • #16053
      mxeupx
      Participante

      Ola Juliano !!!
      Também estive na palestra do dia 19 em Curitiba !!!!
      Eu também sou 0 pontos !!! Risos….Estudo administração…
      Kra…só para confirmar, a Soraia disse que não é preciso comprovar a quantia mínima para a entrada do Processo, é só assinar a declaração de independência financeira e ficará tudo na confiança…Foi o que ela disse, certo?

      Outra pergunta,,,, para lfantoniosi .. ..
      Não entendi esse lançe da pasta??? me explica melhor !!!
      abraços

      Abraham Bergamo

    • #16054
      Felipewise
      Participante

      Que bom que vocês tiveram resultado positivo, agora é só mandar o dossier!

      Ei Abraham,

      Agora não é mais necessário enviar comprovação que você tem o dinheiro disponível em conta, você assina um contrato onde você garante que vai entrar no Canadá com pelo menos CAN$ XXXX, você preenche o valor. Lembre-se que você tem que levar o suficiente para se sustentar por pelo menos 3 meses (tempo médio para se conseguir o primeiro emprego).

      Quanto à pasta, Mme Soraya explicou ontem que eles recebem cada dossier que só complica o processo. Ela pede para não encadernar, não colocar em pasta catálogo nem nada… o ideal é separar os documentos com Clips ou Grampo.

      Abs.,

      Felipe

    • #16059
      YoLaTengo
      Participante

      Olá.

      Os dados informados foram:
      – Para ela:

      Francês intermediário (em torno de 120 horas)
      Inglês avançado
      Superior completo

      – Eu:

      Francês Intermediário
      Inglês intermediário
      Ensino médio completo

    • #16060
      luciojunior
      Participante

      Yuri e pessoal,
      Estive ontem na palestra da Soraia aqui em BH e algumas coisas percebi diferente.
      Tenho certeza de algumas coisas, porque fiquei até o final da palestra e ainda esclareci exaustivamente as dúvidas com ela pessoalmente.
      – Quanto ao teste on line, ela frisou várias vezes que está FIDEDIGNO (parafraseando o Carlos…hehehe), ou seja, está idêntico a avaliação. Ela insistiu nisso. Disse que arrumaram o sistema e agora está correto.
      – Quanto ao estágio ela também falou algo diferente. Disse que estágios com carga horária menor que 30H não adianta. Várias pessoas perguntaram sobre isso e ela disse – No way.
      – O francês ela também frisou que menos de 120h nem adianta enviar a documentação. Ela ainda falou que o mínimo é algo entre 120 e 150h.

      O resto das informações é isso mesmo.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço a todos,
      Lúcio

    • #16074
      AleBHZ
      Participante

      O lance da pasta que ela se referiu é para o envio dos documentos a Buenos Aires.
      Ela disse que tinha gente até encadernando os documentos, o que acabava atrasando o processamento das informações, além de pesar e custar mais caro no correio. :)

      Eu separei meus documentos por categoria (docs pessoais, profissionais,  de educação, etc), coloquei clipes, coloquei em um saco plástico lacrado com fita adesiva e depois no envelope comum, tb lacrado com fita adesiva de empacotar. A fita adesiva e o saco plástico eu só coloquei para evitar estragos, caso o envelope molhasse.

      Para a entrevista a montagem da pasta continua sendo uma excelente idéia. Os entrevistadores irão até sentir falta quando alguém chegar lá sem… :)

      Abraços,

      Alê

      *a palestra de ontem em BH não foi diferente das outras que já aconteceram.

      **Acho que uma das novidades é a não-obrigatoriedade de enviar os comprovantes financeiros, que por sinal, atrasaram meu envio dos documentos.  :evil:
      Eu tive que enviar, além do contrato D21, comprovantes diversos e até xerox de travelers cheques. No dia da entrevista o M. Leblanc me perguntou pra que eu havia levado aquilo.  :lol:

    • #16079
      carol.
      Participante

      Olá Yolatengo,
      Achei estranho ela ter falado que as chances caem quando o conjuge não tem curso superior, tenho um casal de amigos que um deles também não tem e passaram tranquilamente, aliás eles nem tinham inglês.
      Acho que isso é muito pessoal, depende de cada caso. Se vocês passaram no teste on line, não se preocupem.
      Abraços,
      Carol

    • #16081
      AleBHZ
      Participante

      O que ela disse sobre o cônjuge precisar ter, no mínimo curso Técnico, é quando o outro tb só tiver curso Técnico.
      Se um deles tiver Superior, a quantidade de pontos aumenta.
      O importante é vcs terem pontos suficientes, já que o processo é baseado em pontos.
      Já que o teste online foi calibrado, quem passar nele provavelmente vai ser aceito.

      Abraços,

      Alê

    • #16089
      Butox
      Participante

      Pessoal,

      Como esta questão do cônjuge é exatamente o meu caso, fiquei até o fonal e fiz perguntas diretamente sobre o assunto. O que ela disse é que agora o cônjuge idealmente também tem que ter no mínimo um curso técnico. Como minha esposa não tem, eu perguntei sobre o teste, que no nosso caso deu positivo. Ela nos fez várias perguntas sobre os quesitos mínimos e falou para não nos preocuparmos pois se passamos no teste, provavelmente iremos passar na pré-seleção. Ufa :roll:

      Comentando o que o Lúcio falou sobre o estágio de 30h, não foi isso que entendi. O que eu entendi é que se o estágio for menos do que 30h semanais você tem que somar as horas para formar a quantidade em semanas ou meses. Por exemplo, se você fez 3 meses (12 semanas) de estágio de 20h por semana, somando 240h, equivale a um estágio de 30h por semana em 2 meses (8 semanas). Alguém mais entendeu assim?

      Outra coisa que me chamou atenção é que antes ela não falava muito sobre o conhecimento de inglês (pelo menos foi assim na palestra de novembro do ano passado) e agora em todos os exemplos de pontuação mostrados ela citou o nível de inglês. Bom, de qualquer forma, como Alessandro falou, é um programa baseado em pontuação e o teste agora funciona, portanto é só fazer o teste e ver no que dá

      Abraços
      Rodrigo Butox

    • #16095
      mxeupx
      Participante

      Alessandro e Felipe !!!

      Obrigado pelas informações, agora entendi…=)

      abraços

    • #16106
      RafaCalango
      Participante

      Alguém tem idéia de quantos pontos são necessários para conseguir o CSQ e como eles são distribuídos?

      Abraços,

      Rafael e Tininha

    • #16107
      Daniele
      Participante

      Dá uma olhada no link http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/home.php#

      Abraços, Daniele.

    • #16116
      Seiitiro
      Participante

      Pessoal.
      Eu gravei toda a palestra de quarta-feira em formato MP3, mas infelizmente a qualidade do som está muito ruim.

      Quem quiser….o arquivo tem 19Mb.

      []’s
      Paulo

    • #16118
      RafaCalango
      Participante

      Muito obrigado, Daniele!

      Está sendo realmente muito útil!  :)

    • #16121
      Anonymous
      Participante

      Paulo,

      Me interesso pelo audio sim.

      entre em contato comigo para ver como consigo pegar com vc.

      jeancsmorais@gmail.com

      Um abraço,

      Jean

    • #16124
      belsrezende
      Participante

      Olá Paulo!

      Tb me interesso pelo audio. Qual seria a melhor forma de pegar com vc? Meu email é belsrezende@hotmail.com.

      Aproveitando a questão da palestra, alguem saberia me informar se o acompanhante tb precisa ter essas 120h de francês ou seria apenas pra requerente? Espero que possam me ajudar…

      Isabel  :D

    • #16174
      RafaCalango
      Participante

      Isabel,

      Pelo que eu entendo, é fundamental que os dois saibam um mínimo de francês. A diferença é que a pontuação do acompanhante tem peso menor para o somatório que aprova o casal. Por favor, corrijam-me se eu estiver errado.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,

      Rafael

    • #16175
      Diogo
      Participante

      Rafacalango…

      realmente a pontuação do conjoint é bem mais limitada…
      e os dois tem que saber o francês… pois já vi relatos de pessoas que tiveram que inteirar o número de horas, pois
      não poderiam nem se virar em uma situação de emergência… simplesmente sabiam quase nada…

      entaõ ficaram de recuperação….

      mas estudando chegaremos lá… numa boa…
      abraço
      db

    • #16178
      belsrezende
      Participante

      Oi Rafael!

      Obrigada pela resposta!

      Abs,

      Isabel

    • #20598
      svdesouza
      Participante

      Apesar do teste on-line não refletir totalmente a nova realidade, ainda acredito ser uma ferramenta onde podemos ter uma base muito boa para averiguar as chances.
      Eu tenho a certeza que este teste vem sofrendo alterações constantes, um ex. quando eu o fiz em maio 1995 ( primeiro teste ) as critérios eram mais fáceis, de lá para cá, cadê vez que eu o faço, só por curiosidade, tenho que melhorar em algum item, para que obtenha a aprovação.
      Então, acredito ser uma ferramenta que possibilita ter uma base.

      Abraços, Sérgio Vasconcellos.

Visualizando 45 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.