Impostos no Quebec

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Impostos no Quebec

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5524
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros colegas,

      estamos perto de fazer nossas duas declarações de imposto de renda aqui no Québec, a federal e a provincial.

      para aqueles que não sabem quanto o leão québécois morde nos nossos salários, segue uma tabela “não oficial” recebida no MICC.

      Boa leitura!

    • #25447
      Pessoa
      Participante

      Carlos,

      Interessante esta tabela, 40,4% para quem recebe 55.000,00/ano.

      É bastante, mas tenho certeza que você e os demais habitantes estão felizes em receber tudo em troca com os serviços públicos.

      Melhor pagar 40% de imposto de renda que pagar 27% e não ter absolutamente NADA em troca e ainda ser obrigado a ver que por motivos de “segurança nacional” as faturas dos cartões corporativos do governo não serão divulgados.

      Fala sério, uma vergonha, somos verdadeiros palhaços. Mais um dos milhares de motivos para eu sair do Brasil. :evil:

    • #25457
      lfantoniosi
      Participante

      Essa é a carga sobre o que se ganha. Ainda falta incluir sobre o que se consome certo?

    • #25461
      Pessoa
      Participante

      Sobre o que se consome vc paga na hora que compra e ainda sabe quanto é. Mas sim, vc ainda paga o imposto na boca do caixa. E este é muito inferior ao cobrado no Brasil.

    • #25466
      lfantoniosi
      Participante

      Carlos,

      Um amigo meu de Toronto falou que o salario dele bate certinho com esta tabela:

      http://www.ey.com/GLOBAL/content.nsf/Canada/Tax_-_Calculators_-_2007_Personal_Tax

      e nela consta 38,8% para Quebec, 2% de 55K são 1100$ :-)

    • #25488
      maurorepacci
      Participante

      lfantoniosi e outros,

      Minha namorada utilizada essa tabela e é exatamente o que voce paga de imposto de renda pessoa física. Gostaria de fazer uma consideração:
      – A taxa de impostos que você deve considerar é a taxa média (average tax rate) e não a marginal (marginal tax rate). Porque a taxa marginal é quanto voce vai pagar para cada dolar acima da sua renda. Nesse caso, é melhor utilizar a taxa média.

      No caso de 55,000 anuais, voce pagaria 14,607 de imposto o que representa 26%.

      Pegando o mesmo salário no Brasil e convertendo para reais e fazendo todas as contas, voce pagaria o equivalente à 11,623 dólares de imposto que representa 21,13% da sua renda

      Uma diferença de cerca de 3000 dolares por ano ou 250 dólares por ano. Agora vocês me respondam: o que dá para fazer com 500 reais por mês? Escola, convênio médico, segurança privada, pedágio, etc.

      Além disso, o imposto sobre consumo em Quebec é de 5% de GST mais 7,5% de PST que equivale a 12,5% que voce paga na hora que compra algo (acrescido do preço na etiqueta). No Brasil esse imposto varia de 17% a 25% dependendo da mercadoria e do estado aonde voce vive. Concluindo, a quantidade de impostos é quase a mesma no brasil e no canadá.

      Outro ponto é que voce nao paga imposto de vendas em alimentos e várias coisas são mais baratas que no Brasil. Além disso, voce tem várias deduções para reduzir o imposto pago e dependendo da sua condição voce recebe uma boa ajuda do governo. Por exemplo, 400 dólares por filho.

      A minha opinião é que se considerarmos a parte econômica, o Canadá ganha de goleada.

    • #25509
      Anonymous
      Participante

      Na verdade, os impostos sobre os produtos no Brasil são muito maiores, considerando o ICMS, IPI, PIS e COFINS, mais o IR e CSSL sobre o lucro da empresa que tá embutido no produto, a carga tributária média brasileira é na casa dos 35% tranquilamente. Um absurdo!!!

      O Brasil ganha de goleada na arrecadação, afinal precisamos pagar a fatura dos cartões corporativos………

      Abraços
      Glauco

    • #25511
      Carlos_Santos
      Participante

      Para aqueles que quiserem conhecer ainda mais o assunto eu sugiro uma boa lida em dois guias:

      Agence du revenu du Canada –  Tout sur votre déclaration de revenus

      Revenu Québec – La déclaration de revenus

      Espero compreender tudo isso até final de abril!!!  :lol:   :lol:

      abraços

    • #42764
      mrodolfo
      Participante

      Mes amis,

      Estou ressussintando um tema antigo…

      Hoje recebi uma proposta e quero avaliar quanto totalizaria minhas deduçoes na fonte. Depois de muita pesquisa, aqui e em outros lugares, cheguei à seguinte calculadora:

      http://www.impot.net/fr/entreprises/das/index.html

      Alguém por um acaso já avaliou o seu resultado e o quanto podemos tê-la em consideraçao?

      Salut!

    • #42765
      Carlos_Santos
      Participante

      ola Marcos,

      coloquei os meus dados e o resultado é bem proximo, nao se esqueça que existem as deducoes do imposto de renda aqui e se vc contrinui a um RERR, este valor vc recebe como reembolso no final da declaracao.

      Além disso os auxilios pelos filhos nao sao tributadas!

      Abraços

    • #49300
      slash_recife
      Participante

      Pessoal,

      Alguém pode explicar no caso de a esposa não trabalhar e com um filho menor, usando essa calculadora (http://www.impot.net/fr/entreprises/das/index.html) , que valores colocar nos campos : fréquence…. ; votre situation…. ; assujeti…. ??

      Penso que seja: anuel, un conjoint à charge et un enfant à charge et assujeti (non).

      É isso mesmo ???

    • #49310
      mrodolfo
      Participante

      Coloque a frequência dos pagamentos do salário, normalmente é bi-hebdomadaire (a cada duas semanas): pegue o salário anual e divida por 26…

      Se a esposa não trabalha, coloque “marié avec conjoint et un enfant à charge”. Isso vai fazer com que a calculadora transfira em torno de 11k$ por ano para o parceiro, tanto no Federal quanto no Provincial (o mesmo valor é isento de impostos para o declarante); os filhos impactam no Federal, apenas…

      No seguro desemprego, coloque sim, pois na maioria dos casos o pagamos…

    • #49311
      RonaldoMaciel
      Participante

      Olá Marcos, coloquei as informaçoes do meu salario e deu bastante aproximado o valor. Mas eu acredito que o valor dado já seja o corrigido conforme sua situação (com/sem conjoint e/ou com/sem filhos). Por corrigido, quero dizer, qual deveria ser o seu salário após os cálculos dos impostos, baseado na sua situação familiar.
      Então por exemplo para chegar no meu valor líquido, me coloquei como sozinho, sem pessoas à charge (pois a empresa na hora de pagar seu salário não faz esta distinção). Não sei se fiz certo, mas foi só assim que cheguei no valor mais aproximado ao meus ganhos líquidos.

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #49312
      mrodolfo
      Participante

      Ronaldo, é por aí.

      Aqui no banco onde trabalho, esse ajuste no valor isento é feito a cada pagamento. No começo de ano, a gente envia para a área responsável os formulários assinados e pronto.

      Quando a empresa não faz essa distinção, o ajuste será feito na declaração do imposto de renda e, muito provavelmente, maior será o valor restituído.

    • #53795
      Priscila1978
      Participante

      Olá a todos,

      Chegamos em Québec dia 02/05/12. Nos confundimos um pouco com as taxas no final das compras… Vi na lista do Revenu Québec uma série de produtos que não são taxados e só nos confundimos mais ainda…. Exemplificando: Fomos no Provigo e compramos várias produtos alimentares como carne, pão, leite, salsicha etc..dando um total de: $93. Com as taxas a conta saiu em $94.50. Outro dia fomos num depanneur e compramos coisas similares e as taxas saíram mais altas que as da compra de $93…. Como assim?
      Pra piorar: não conseguimos entender as taxas em cima das bebibas alcoólicas. Compramos uma caixa de cerveja a $12,99. O valor total foi de $18,30 (mais ou menos, não lembro exatamente). Ou seja, quanto é o imposto pago sobre bebidas alcoólicas? As taxas podem variar de supermercados, SAQ e depanneurs?

      Muito obrigada a quem souber estas respostas!!!!
      Priscila

    • #53797
      SANDROMS
      Participante

      Priscila,

      Não sei dizer sobre as bebidas alcoólicas pq não fazem parte da nossa lista de compras. Mas basicamente funciona assim:

      . Normalmente um produto paga o imposto federal de 5%;
      . Em cima do valor original + 5% do federal o Quebec cobra mais 9,5%;
      Ex. um produto de 100$ + 5% = 105$ + 9,5% = 114.98$

      . Alimentos são isentos.

      Agora, nem tudo o que está no supermercado é considerado alimento, por exemplos sucos de fruta são isentos, refrigerantes não!

      Dê uma olhada na sua fatura do supermercado, se vc ainda tem, ao lado de cada valor tem uma indicação se o produto foi taxado ou não. Se sua compra de 93$ deu apenas 1,5% de impostos, isso significa que vc comprou apenas alguns produtos não isentos.

    • #53798
      RonaldoMaciel
      Participante

      O Sandroms já esclareceu. Vale lembrar que a taxa provincial, como próprio nome diz, varia de província para província. E em algumas delas, a taxa provincial simplesmente nao existe ou ela é incorporada à taxa federal, sendo chamada TVH (Taxa de Venda Harmonizada).

      O Québec tem uma das mais altas (se nao for A mais alta) taxa sobre consumo do Canadá.

      Sorte.
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #53809
      Carlos_Santos
      Participante

      normalmente na SAQ, os impostos ja estao incluidos no preco mostrado, como a gasolina e quando pagamos os valores correspondentes as taxas aparecem na fatura.

      No supermercado, veja na nota fiscal, sempre tem um codigo, acho que é /FP/ ao lado dos produtos taxados, como sabonetes, shampo e produtos de higiene.

      Atenciosamente

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.