Imposto de Renda

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5028
      apgois
      Participante

      Oi gente.

      É o seguinte, como tenho notado, o imposto de renda está rolando solto na documentação. Muita gente pensa que ele não seja um documento tão importante quanto os outros, mas É.
      Ontem meu marido recebeu um email de B.A. solicitando o imposto de renda dele desde 2003. Nosso dossiê foi enviado dia 1º de junho e ontem eles solicitaram este documento, informando que era o único que faltava. O nosso problema é que temos todos os IR a partir de 2002 até 2006/2007, mas nos falta justamente o de 2003. Agora nos resta ir em busca deste e, enquanto isso, acho que nosso processo pode atrasar um pouco.  :(
      Por isso galerinha, quem ainda não se deu conta de que o IR é importante, é bom correr atrás e já deixar separado, pois eles podem pedir durante a avaliação de seus documentos quanto durante a entrevista. Quem não tem os últimos IR entra no site da Receita Federal e se informem, ok?!
      No mais, espero que tudo dê certo para todos nós.

      Abços.

      Ana

    • #19098
      Espektro
      Participante

      O imposto de renda é obtido uma cópia somente na própria Receita Federal e tem uma taxa de R$10,00 por ano se não me engano. Ah, e não esqueçam das filas hehehehe

    • #19100
      55021
      Participante

      Mas o IR tá sendo solicitado apenas para PJ correto??? ou como PF tenho q levar tbm!?!?

      Abraço e valeu a dica

    • #19104
      Espektro
      Participante

      Eu acredito que os dois… IRPJ e IRPF.

    • #19108
      apgois
      Participante

      Acho melhor estarmos preparados para tudo. Portanto é bom estar com o IR sempre em mãos, em todos os casos.

    • #19111
      Hanton
      Participante

      Oi, Ana!!
      Vimos sua msg hj pela manhã e daí, comecei a me preparar, pq enviamos a documentação no dia 31/05, ou seja, na mesma época que você.
      Meu esposo é da área de TI, mas tem uma firma individual de sinalização.
      Quando enviamos o dossiê, só anexamos a declaração de 2006/2007 da IRPF.
      Parece que eu estava adivinhando… :roll:
      Acabo de ver um e-mail solicitando que enviemos as demais declarações, de 2002 a 2005. E o nosso problema é que como é feita por contador, temos todas, mas acredito que a de 2004 vamos ter q tirar uma segunda via. Ou solicitar uma relação das declarações enviadas, pelo próprio site da Receita Federal. Só que isso só é possível com certificado digital.
      Não falaram de DIPJ, será que é necessário enviar, visto que só solicitaram as que estavam faltando para a PF e se quisessem a da DIPJ já teriam falado?
      Estamos vendo se conseguimos tb as da PJ, pq aí enviamos tudo de uma só vez… :x
      Realmente, uma pena, pq estão mudando a forma de analisar o processo e se soubéssemos já teríamos enviado TUDO de uma só vez…
      Só espero que isso seja tudo q falta, para não atrasar o processo ainda mais.

      Boa sorte a todos!!

      []’s

      PS: Outro detalhe: no e-mail eles tratam “Monsieur”, que é o aplicante principal. Será que precisamos enviar as da “Madame”, nos anos que não foi feita declaração conjunta?

    • #19113
      AleBHZ
      Participante

      Na dúvida, é melhor levar tudo…
      Melhor sobrar do que faltar, não é mesmo?

      Abraços,

      Alê

    • #19114
      Hammond
      Participante

      @AleBHZ”;p=”11844 wrote:

      Na dúvida, é melhor levar tudo…
      Melhor sobrar do que faltar, não é mesmo?

      Abraços,

      Alê

      É isso mesmo AleBHZ! “Documento de mais nunca é de menos!”  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

      Eu só tenho as declarações de 2006 e 2007, o restante vou precisar tirar segunda via… Já estou montando uma pasta com toda a documentação…  :)  8O

      Abraço a todos! :wink:

    • #19115
      Hanton
      Participante

      Pois é… Tirar segunda via é que pode ser complicado, pelo que vi, pelo site só com certificado digital. E ir na Receita Federal sempre é algo tão demorado…
      Vi uma pergunta do 55021 num outro tópico, perguntando no caso de isento como fica…
      Taí, fiquei curiosa…
      Alguém sabe?

      Abraços,

    • #19116
      lfantoniosi
      Participante

      E com essa história de Super Simples agora? Podem esperar na fila, meu contador disse que é preciso entrar na fila as 03:00 da manhã para ser atendido, isso em campinas….

      Ainda bem que eu tinha minhas declarações!

    • #19119
      Hanton
      Participante

      E as CND da esfera federal, que agora é conjunta e pode ser tirada pela internet, será que não serve como um comprovante a mais que sua situação está ok?

      Por via das dúvidas, já tiramos ontem… :roll:

      []’s

    • #19122
      apgois
      Participante

      Pessoal

      Hoje enviamos um email perguntando se podíamos enviar os IR por email (pois tinham solicitado para que enviássemos por fax), disseram que tudo bem. Depois perguntamos se podíamos ficar “devendo” do ano 2003, pois não encontramos este, mas ai responderam outra coisa nada a ver e não informaram se podíamos ficar “devendo” ou não…..poxa vida, custa responder o que realmente perguntamos??
      Outra coisa: eles solicitaram o IR apenas para o Eliseu. O email foi enviado para ele (requerente principal) e veio assim:
      “Favor nos enviar os seguintes documentos:
      – Imposto de Renda a partir de 2003″.
      Acho que se estivesse faltando mais alguma coisa eles diriam no mesmo email, né??
      Além disso, somente enviaremos o IR do Eliseu, pois eu sou isenta (e já imprimi a situação do meu CPF no site da Receita para não dar confusão).
      Ai gente, que canseira  :(

    • #19123
      Hanton
      Participante

      Ana,

      Pelo visto vcs estão na mesma situaçao que nós…
      Não sei se devemos enviar os da pessoa jurídica, se preciso enviar o meu…
      Onde o site vc conseguiu imprimir a situação do seu CPF?

      []’s

    • #19124
      apgois
      Participante

      Hamilton,

      Para quem é isento basta entrar no link:

      http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/Fisica.htm

      E seguir as orientações para saber a situação do seu CPF. Se estiver tudo ok, ele irá informar que vc está REGULAR. Daí é só imprimir a página por garantia.

    • #19125
      55021
      Participante

      apgois! Ótima postagem, não havia conseguido chegar a este link, mas minha preocupação é se ele pedir dos anos anteriores!
      Caramba! tá ficando complicado! nunca visitei a jaula do Leão Brasileiro, mas esse leão marinho tá complicado em!
      Abraço

    • #19130
      apgois
      Participante

      55021

      Para quem é isento acho que não tem como pedir dos anos anteriores, pois seu CPF está REGULAR e ponto final. Não tenho certeza, se eu estiver errada, peço que alguém me corrija.

    • #19166
      apgois
      Participante

      Gente, confesso que não dá para acreditar………

      Desde ontem estamos enviando nossos IRs por email e eles estão respondendo que está tudo ilegível. Achamos estranho, pois enviamos tudo em arquivo PDF e fizemos vários testes para ter certeza de que tudo está certo. Mas hoje fomos informados que o problema não está nos arquivos e sim na máquina deles, dá para acreditar?! :?
      Nos enviaram um email informando que conseguem visualizar todos os arquivos, mas não conseguem imprimir. Daí eu pergunto, e o que eu posso fazer?? Minha parte já fiz, que é enviar os IRs, agora eu não posso concertar a impressora deles.  8O
      Resultado: vamos enviar tudo por fax.
      Estamos super chateados e preocupados com isso, mas NÃO vamos desistir.

      Abços.

      Ana

    • #19167
      jrsp
      Participante

      é para o federal ou quebec?

      Camila

    • #19169
      55021
      Participante

      apgois

      Indico enviar escaneado, eles o aceitam sem problemas arquivos escaneados!

      Um link para quem é isento bom tbm é esse abaixo!

      http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?Tipo=2

      Abraço

    • #19171
      Hanton
      Participante

      Oi, Ana!!
      Realmente aí é fogo!!
      Estamos nos preparando para enviar…
      Vocês enviaram os IRs do seu esposo, a sua declaração de regularidade e os IRPJ?
      Estamos na dúvida se é para enviar tudo ou apenas a do MONSIEUR, como eles se dirigiram no e-mail…
      Abraços e boa sorte!!
      Tomara que consigamos resolver tudo antes do fds!!

    • #19174
      lfantoniosi
      Participante

      apgois,

      So para verificar, vc consegue imprimir seu pdf na sua máquina? Eu digo isto porque o PDF pode ser gerado com algumas restrições, como copia, impressão, etc.

      Felipe.

    • #19178
      apgois
      Participante

      Camila, ainda não passamos pela entrevista. Eles estão nos pedindo o IR para em seguida marcar a entrevista (o que nos deixa ainda mais nervosos).

      55021, sua idéia é a mesma do meu marido. Vamos fazer isso hoje à noite (pois trabalhamos o dia todo e não temos como scanear aqui no trabalho). Acho que se a gente não conseguir ai tentamos pelo fax. E ótima postagem sobre o site da Receita, fuçando a gente encontra muitas coisas que podem nos ajudar.

      Hamilton e Dani, na verdade estamos enviando somente os IRs do meu marido, pois foram os únicos que solicitaram, já que eu sou isenta e eles podem ver isso através da minha carteira de trabalho que eu enviei para B.A.

      Felipe, conseguimos imprimir numa boa, não deu erro nenhum. Acredita que chegamos a enviar para outros emails de amigos só para fazer um teste e em todos os casos deu certo!? E a própria Marcelle nos disse que o erro estava na máquina dela e pediu para enviarmos por fax.

      Gente, obrigada pelas dicas e pela força.

      Ana

    • #19181
      Hanton
      Participante

      Bem, enviamos as declarações agora, por fax… Também somente as dele, como deduzimos que eles queriam.
      Vamos ver no que dá!! :roll:

      Abraços e boa sorte a todos nós!! :wink:

    • #19182
      apgois
      Participante

      Hamilton e Dani

      Qualquer novidade não deixem de postar aqui ok?!

      Com certeza dará tudo certo para todos nós. Sabemos que essas coisas podem acontecer. O jeito é ter paciência e NÃO desistir.

    • #19183
      Hanton
      Participante

      Oi, Ana!
      Pronto, temos uma novidade!! :)
      Depois que enviamos as declarações, recebemos um e-mail informando que eles haviam recebido e que nós estamos “inscrit sur une liste d’attente pour une entrevue de sélection avec un(e) conseiller(ère) à l’immigration, qui aura lieu durant le mois de novembre.”
      Bem, depois da preocupação com a documentação e ainda que a entrevista esteja “cogitada” para o mês de novembro (vai demorar um pouquinho), ao menos diminui o stress da incerteza de saber se receberam tudo, pra quando deve ficar a entrevista, etc.
      Agora, é só muito estudo, organização e serenidade!! :wink:
      E vocês, conseguiram enviar direitinho? Já receberam alguma notícia?
      Acho que vai acontecer o mesmo com vocês… :D
      Aguarde e nos mantenha informados!!

      Como dissemos antes, BONNE CHANCE A TOUS!!! :D

    • #19186
      frotabruna
      Participante

      Com essa discussão sobre IR, fiquei em dúvida sobre o IR do meu marido, e mandei um e-mail para o BIQ de BA:

      Je viens de nouveau demander quelques questions sur le processus d’immigration de travailleur qualifié.

      Bref, mon mari sera le requérant principal. Il a travaillé au Brésil seulement pendant l’année de 2004. À l’année de 2005 et la moitié de l’année de 2006, il a travaillé en France. Et depuis août de 2006, il travaille aux États-Unis. Après cette explication, je vous demande:

      1) Il faut ajouter la déclaration d’impôt sur les revenu du Brésil, France et États-Unis?

      Il n’est pas requis de présenter vos déclarations d’impôts, vous pouvez joindre des copies de contrats de travail, le carnet de travail ou encore des fiches de paie.

      Ou seja, para quem comprove trabalho com carteira assinada e/ou contrato de trabalho + contra-cheques não precisa mostrar o IR. Todos vocês que foram requisitados à apresentar os IR são autonomos?

      Obrigada, desde já!

    • #19188
      lfantoniosi
      Participante

      Veja bem, eu não sou autonomo, sou prestador de servicos, é diferente. Tenho uma empresa que presta servico para outra, full-time.

    • #19194
      viniciusmarc
      Participante

      Boa Noite Pessoal,

      Isso esclarece algumas coisas, pelo menos pra mim, pois embora ja estaja com as declarações de imposto de renda todas prontas, nunca me foi solicitado nada.

      Marcus

    • #19202
      otto
      Participante

      Um amigo daqui de Fortaleza levou os contratos de prestação de serviços que ele celebra com algumas empresas.. fez entrevista no mesmo dia q nós… foi aprovado.

      Creio que não haverá problema em levar estes documentos…

      Otto.

    • #19204
      frotabruna
      Participante

      Opa, desculpa.

      Na mensagem anterior quis dizer pessoa juridica.

      Otto, eu e meu marido também somos do Ceará. Acabei de te mandar uma mensagem privada.

      Então, pelo que entendi, somente pessoa juridica que tem que mandar os IRs.

      Obrigada!

    • #19211
      Hanton
      Participante

      Pessoal,
      Pode ser q estejamos enganados, mas pelo que aconteceu ontem conosco, acreditamos que os IR são para realmente comprovar que vc tem o tempo de trabalho que alega, visto que não tem a carteira assinada como comprovante.
      No nosso caso, sou pessoa jurídica (firma individual) e enviamos ontem as demais DIPF.
      E não houve problemas…

      Boa sorte a todos!!

    • #19219
      lfantoniosi
      Participante

      Hanton, não é apenas para comprovar o seu trabalho, mas sim para comprovar que vc trabalhou legalmente, isto é, pagando os impostos devidos.

      Foi o que aconteceu comigo, mas o B.A. errou em nao me pedir e o M. Teixeira não perdoou.

      Felipe.

    • #19224
      apgois
      Participante

      Então, meu marido tbm é autonomo por isso achamos que este é o motivo de terem solicitados os IRs dele, embora tenhamos enviado outros documentos que comprovam renda.

      Enviamos tudo agora à pouco, por fax. Mas acho que teremos uma resposta somente na segunda.

      Hamilton e Dani, que bom que eles foram rápidos na resposta e que deu tudo certo, agora vcs já sabem pelo menos o mês que será a entrevista.   :wink: Agora é só se preparar. Ficamos muito felizes por vcs.  :D
      Só uma pergunta, vcs enviaram os IRs a partir de que ano?? Enviaram apenas uma folha?? No nosso caso, enviamos desde 2002/2003, sendo que nos últimos anos foram 3 folhas para cada ano. :?
      Assim que nós tivermos uma resposta vamos postar aqui.

      Abços.

      Ana

    • #19225
      apgois
      Participante

      Ah! Só mais uma coisa.
      Nós temos os IRs salvos no nosso computador, por isso foi só imprimir e enviar. Mas quem não tem as declarações dos últimos anos pode buscar no site da Receita?? Alguém pode dar essa informação (e tbm o link)?? Assim podemos ajudar quem está na mesma situação que a gente.

      Desde já agradeço.

    • #19227
      Hanton
      Participante

      Oi, Ana!
      Enviamos a partir do exercício de 2002. No total, foram 18 páginas via fax… :roll:
      Não tínhamos a de 2005 e aí meu esposo tirou o certificado digital para poder ter acesso à segunda via. E essa que imprimimos do site da Receita tinha 2 páginas apenas… :)  As demais, tinham aproximadamente 4 páginas cada.
      Parece que pode ser tirada a segunda via na própria Receita, mas como provavelmente ia demorar, ele acabou optando por fazer assim.
      Obrigada pela força!! Realmente, acaba um pouquinho com a incerteza, pois ao menos já temos uma idéia de pra quando devemos nos preparar. Só resta saber onde será… :roll:
      Como vcs só enviaram hj, realmente só segunda devem ter alguma resposta…
      Mas, se preparem, pois acredito que com vcs acontecerá a mesma coisa: serão pré-convocados!!!
      E aí, vamos trocar vibrações para tudo dar certo quando chegar a nossa vez!! :D

      Abraços e bonne chance a tous!!

    • #19245
      apgois
      Participante

      Dani,

      Ele tirou o certificado digital pelo site da Receita?? Poderia me informar o link??
      Enviamos a partir de 2002 tbm, com a mesma quantidade de folhas que vcs enviaram.
      Agora nos resta esperar e tentar manter a paciência…rs

      Abços

      Ana

    • #19256
      Hanton
      Participante

      Olá Apgois,

      Voce deve fazer o certificado digital para ter acesso a seus dados no site da Receita Federal. Existem vários certificados, o mais barato é o A1, custa R$ 100,00. Este certificado é um programinha que quando voce acessa o e-cas (Centro virtual de atendimento ao contribuinte) válida seus dados e lhe dar permissões para voce fazer vários serviços no site da receita, como por exemplo, retirar cópia do IR   :wink: . como faze-lo :?:

      1. Visite o site da Certsign;
      2. Preencha os formulários necessários;
      3. Faça o pagamento da taxa de R$ 100,00 e após  ligue e agende uma vista para validar os seus dados na CERTSIGN mais próxima de voce, há uma relação de centros de atendmento em todo território nacional.
      4. Em 24h voce terá acesso ao e-cas

      Espero ter ajudado :wink:

      Hamilton e Dani

    • #19258
      apgois
      Participante

      Hamilton e Dani

      Muito obrigado pela ajuda. Assim quem tiver a mesma dúvida que nós já saberá o que fazer.

      Valeu!  :D

      Ana e Eliseu

    • #19274
      Hanton
      Participante

      Por nada!! :D
      O que nós soubermos e pudermos ajudar, podem contar conosco!! :wink:
      E boa sorte, assim q tiverem alguma resposta, postem aqui!!
      Abraços,

    • #19364
      Godo
      Participante

      Olá pessoal!

      Estava lendo esse tópico sobre IR e me surgiu uma dúvida, eu trabalhava em duas empresas até o mês passado quando fui demitido de uma delas, e tenho uma corretora de seguros que abri para prestar serviços para um banco a uns três anos atrás, foi uma experiência péssima. Já consegui dar baixa na prefeitura, já quitei uma dívida que tinha com a receita federal pensando que poderia dar baixa lá também, para minha surpresa quando terminei de pagar o parcelamento da dívida e fui pedir a baixa me disseram que deveria quitar antes a dívida com o INSS, essa não quitei ainda. Não pretendo usar essa empresa como comprovante de trabalho e nem quero mencionar essa empresa na minha documentação, será que pode surgir algum problema por causa da minha dívida como INSS??

      Abraço a todos!

      Godo.

    • #19506
      fscolese
      Participante

      Olá pessoal,

      O processo realmente é burocrático. Mas o importante é estarmos preparados.

      Quantos aos IR’s, é necessário enviar a declaração completa desde 2003, de PJ e PF, ou basta os recibos de entrega ?

      Outra dúvida, eles estão tomando como base o ano de 2003, como ‘o ano do envio da declaração’ ou como ‘o ano-calendário, ou seja, precisamos das declarações de ‘2002 a 2007’ ?
      8)

      Abraços a todos

      Flavio

    • #19517
      lfantoniosi
      Participante

      fscolese,

      Vc precisa comprovar seus ultimos 5 anos de trabalho, por isso a declaracao de 2002 até 2007.

    • #20289
      Diogo
      Participante

      Galera,
      não sei se isso é novidade, já que agora todos sabem que profissionais liberais tem que levar os IRs…

      mas encontrei um lugar em que é avisado isso…  nem dá pra reclamar…

      sei também que estou desenterrando um tópico aqui no fórum, mas é bom pra quem for pesquisar no futuro…

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/buenos-aires/dcs-travailleurs/liste-documents.html

      No item 7 consta:

      Si vous exercez ou avez exercé au cours des cinq dernières années une activité à votre compte, une profession libérale ou commerciale, joindre les documents qui correspondent à votre activité, tel que :
      – documents du gouvernement local confirmant l’enregistrement de votre activité;
      – les preuves de vos activités professionnelles régulières, soit une preuve récente de votre immatriculation au Registre du commerce;
      – le dernier bilan financier et déclarations d’impôts des cinq dernières années;
      – les preuves actualisées de votre adhésion à un ordre professionnel ou une corporation professionnelle, avis récent de cotisation à la caisse de l’assurance sociale ainsi que toute autre preuve d’adhésion professionnelle pertinente.

      Abraços,
      db

Visualizando 42 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.