importância do histórico de crédito

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano importância do histórico de crédito

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8649
      flaviovlq
      Participante

      Pessoal, me bateu uma dúvida com relação ao dossier de crédit: para que ele serve?

      Serve para financiar carro e casa a juros mais baixos, ok… mas levantemos uma hipótese, suponhamos que alguém juntou dinheiro para comprar carro e casa à vista, ou não tem interesse em adquirir esses bens, ou os receberam de herança dos pais. Existe mais alguma utilidade prática em manter um histórico de crédito invejável ou esse assunto ganha tanta importância simplesmente porque carro e casa são coisas que as pessoas normalmente planejam comprar?

      Essa dúvida surgiu porque estive pensando em que situações realmente faria sentido fazer um financiamento ou empréstimo, pagando os respectivos juros, para eventualmente fazer outra compra futura a juros mais baixos. Claro que financiar um carro por $100 de juros para daqui a 6 meses hipotecar uma casa a juro zero vale a pena, mas acredito que o histórico de crédito não funcione de maneira tão “mágica” e que pode nem ser relevante dependendo da situação que você estiver vivendo.

      Então existem outros benefícios em ter um bom histórico de crédito, além desses óbvios? Imagino que o pessoal já vivendo a realidade do Canadá pode ter uma percepção melhor sobre o assunto, então qualquer contribuição seria bem vinda.

      Obrigado,

      Flávio

    • #61908
      gabi-infirmiere
      Participante

      um histórico de crédito serve para … ter mais crédito!

      adho dificil alguém ter 200, 300k para pagar na lata na compra de uma casa … mas nunca se sabe :-)

      o histórico de crédito fará com que o cidadão obtenha créditos maiores e mais facilmente.

      por exemplo, eu não tinha conta HSBC quando cheguei, e o $ que eu trouxe teve que voltr pro BR antes do previsto, por questões familiares … então comecei um histórico do zero. No meu primeiro ano, o cartão de crédito que recebi tinha um limite de 500$. hoje, seis anos depois, recebo propostas de cartões de crédito com limites de 8, 10k. Nosso primeiro carro pagamos à vista (10k) mas optamos por financiar o segundo. Para trocar pelo terceiro, por ja termos um carro financiado temos uma aprovação mais rapida, entende?

      viajar, alugar carro, comprar coisas pela internet, muita coisa é feita com cartão de crédito por aqui. Há pessoas que pagam o café no Tim com cartão de crédito! Quando meus pais vieram me visitar, meus cartões foram muito uteis rsrsrsr

      Não dá para ignorar, o “american way of life” é bem presente aqui no Canada! tenho amigos que possuem carro, casa, barco, motoneige, 4rodas, viajam todo ano pro Sul … tudo isso é feito na base do crédito, e quanto mais se usa, mais crédito o cidadão recebe, alimentando o ciclo capitalista-consumista.

    • #61911
      flaviovlq
      Participante

      Infirmière, obrigado por dedicar o tempo a responder!

      Essa questão do cartão de crédito é mesmo interessante, com um limite de $500 não dá para fazer quase nada… pelo que vi no fórum essa opção do HSBC parece bem interessante, só não sei se conseguiria abrir uma conta aí antes de ter o CSQ ou outra “justificativa”, vou ver o que pode ser feito a respeito.

      Com relação à compra de outros bens, não havia me dado conta da opção de comprar barco e motoneige, como é bom ter dinheiro de sobra… vive le rêve américain! :lol:

    • #61912
      SANDROMS
      Participante

      er um bom histórico de crédito (ou pelo menos a ficha limpa), pode ser util para outras coisas além de conseguir mais crédto, tais como:

      . alugar um apartamento;
      . abrir uma nova conta em banco (mesmo ou sem cartão de crédito);
      . obter desconto na seguradora;

      Sim você leu certo, obter desconto na seguradora 8O, várias seguradoras fazem isso, por exemplo:

      Co-operators utilise désormais le pointage de crédit comme critère d’établissement des primes d’assurance habitation. La pertinence et la précision du pointage de crédit comme critère de prévision des sinistres ont été amplement démontrées.

      Fonte : http://www.cooperatorsassurancegroupe.ca/Assurance_habitation/Pointage_de_cr%C3%A9dit/

    • #61913
      flaviovlq
      Participante

      Sandro, realmente surpreendente isso do seguro! Fiquei curioso para saber se não era algo específico dessa seguradora, mas segundo eles não é:

      @cooperators wrote:

      De fait, la plupart des grands assureurs de biens du Canada utilisent le pointage de crédit à cette fin depuis plusieurs années déjà.

      Les clients ayant un bon pointage de crédit bénéficieront de cette mesure en obtenant les primes les plus concurrentielles.

      Agradeço pelas informações adicionais, que não se encontram em qualquer discussão sobre o assunto. De forma geral, vejo que vale mesmo a pena usar crédito mesmo que não seja tão necessário financeiramente, pois os benefícios de ter um bom dossier vão além de apenas diminuir taxas de juros.

    • #62513
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Bom dia, esse assunto me interessa!
      Uma vez um amigo me falou sobre a importância de já levar o histórico de crédito do Brasil pra o Canadá.
      Existe essa possibilidade? Como?

    • #62517
      gabi-infirmiere
      Participante

      depende da instituiçao, como diz o CIC
      L’établissement d’un historique de crédit canadien

      Certaines institutions financières canadiennes peuvent reconnaître votre historique financier de votre pays d’origine. Toutefois, la plupart exigeront que vous ayez un certain historique de crédit canadien avant de vous consentir un prêt.

      http://www.cic.gc.ca/francais/nouveaux/apres-argent-historique.asp

    • #62522
      SANDROMS
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      Certaines institutions financières canadiennes peuvent reconnaître votre historique financier de votre pays d’origine. Toutefois, la plupart exigeront que vous ayez un certain historique de crédit canadien avant de vous consentir un prêt.

      Traduzindo em miúdos: um banco internacional, pode levar em conta o seu histórico com o banco em outro país. O HSBC faz isso. Mas não há como transferir o histórico para as agências de crédito como a Equifax e a Transunion. Qdo você chegar no Canadá o seu histórico junto a essas agências será uma folha em branco.

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.