Idade e ingresso em um cegep

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos CÉGEP Idade e ingresso em um cegep

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7392
      lela_tavares
      Participante

      Olá.
      Alguém sabe se existe um limite de idade para o ingresso em Cégeps (no programa técnico e não no pré universitário)?
      Alguém já entrou através do “Le Service régional d’admission au collégial de Québec (SRACQ)”?

      Desde já, agradeço a atenção.

    • #44707
      jujunogueira
      Participante

      Olá Lela

      Enviei ontem um email para o SRACQ com esta pergunta, pois também tenho pesquisado cursos tecnicos em Qc. Questionei também sobre materias de “adaptação” que teriamos que fazer, dependendo do curso de escolha e como funciona a admissão de adultos.
      Ainda não tive uma resposta deles, mas assim que me responderem coloco aqui.

    • #44709
      neilasasa
      Participante

      Bom dia juju,

      Eu tenho tb pesquisado sobre alguns certificats de 1er cycle e ainda não sei o que é melhor, tentar o Cégep ou este tipo de certificat…
      Vc chegou a pesquisar sobre isso?
      Btw, sempre que dá dou uma passada no seu blog e tb pretendo pedir avaliação comparativa dos estudos ainda no BR!

      Abs.,

    • #44710
      Carlos_Santos
      Participante

      segue um site à visitar:

      http://www.fedecegeps.qc.ca/

      aonde tem uma informacao que acho que vcs desconhecem….

      “…Comment s’inscrire au cégep?
      R. En présentant, selon la région où se trouve le cégep choisi, une demande au Service régional d’admission du Montréal métropolitain (SRAM), au Service régional d’admission au collégial de Québec (SRAQ) ou au Service régional de l’admission des cégeps du Saguenay—Lac-Saint-Jean (SRAS). Les adultes qui souhaitent s’inscrire en formation continue au cégep doivent communiquer avec le cégep de leur choix….”

      fonte: http://www.fedecegeps.qc.ca/index.php?section=1

      respondendo a questao lela_tavares, acho que nao existe limite para idade, pois seria descriminatorio…. o que existe é uma idade minima que esta ligada às exigências dos estudos anteriorers ao CEGEP.

      Atenciosamente

    • #44716
      jujunogueira
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      “…Comment s’inscrire au cégep?
      R. En présentant, selon la région où se trouve le cégep choisi, une demande au Service régional d’admission du Montréal métropolitain (SRAM), au Service régional d’admission au collégial de Québec (SRAQ) ou au Service régional de l’admission des cégeps du Saguenay—Lac-Saint-Jean (SRAS). Les adultes qui souhaitent s’inscrire en formation continue au cégep doivent communiquer avec le cégep de leur choix….”

      O interessante é que entrei em contato com os Cegeps onde tem o curso que pretendo fazer, caso não seja possivel fazer o bach, e todos eles falaram que o contato era diretamente com o SRACQ e os de Montreal no SRAM. Pelo menos por enquanto não consegui informações “satisfatórias” no contato com nenhum Cegep. :?

    • #44718
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Jujunogueira,

      @jujunogueira wrote:

      …..todos eles falaram que o contato era diretamente com o SRACQ e os de Montreal no SRAM.

      se o objetivo é se inscrever, etc…. é com eles que vc deve escrever/falar/….

      Meu filho se increveu através deles e do Monivox do cegep que ele cursa:

      http://cegep-ste-foy.omnivox.ca/intr/Login.aspx?ReturnUrl=/intr

      @jujunogueira wrote:

      ….. Pelo menos por enquanto não consegui informações “satisfatórias” no contato com nenhum Cegep. :?

      se as informacoes sao sobre conteudo, materias, isencao, …. ai é direto com os secretarias do curso que pretende fazer.

      Se puder ajudar, coloque suas questoes e vejo o que posso fazer….

      Atenciosamente

    • #44731
      jujunogueira
      Participante

      Oi Carlos
      Obrigada pela força!!!

      Vamos lá, questionei o seguinte:

      Sou formada em ADM e tenho 27 anos, mas gostaria de mudar de área e fazer o técnico ou o bach em arquitetura, sendo o técnico em design de interiores uma alternativa, caso não dê certo a admissão no tec de arquitetura ou mesmo no bach (que pela conversa que tive com a rep da Ulaval no evento aqui em SP, é praticamente impossível).

      Por ter uma formação diferente, questionei sobre a necessidade de fazer matérias de adaptação como matemática e física antes de iniciar o curso, mas os cegeps disseram que não sabiam e que só o SRACQ poderia responder.

      Perguntei também sobre a questão da idade, se existe alguma restrição em relação a isso para o curso que busco e se com a avaliação comparativa que solicitei ao MICC eles poderiam avaliar se sou uma candidata com possibilidade de admissão ou se devo solicitar uma avaliação do cegep.

      Basicamente foram essas as questões e vários Cegeps disseram que não saberiam responder e que eu teria que entrar em contato com os órgãos regionais de admissão (que ainda não responderam).

      Mais uma vez, obrigada pela ajuda!!

    • #44752
      lela_tavares
      Participante

      – Obrigada Carlos!

      – Juju, ficarei aguardando seu post…tomara que te respondam logo. Vc vai como residente permanente?
      Sou Biologa, mas trabalho com burocracia no funcionalismo público em Brasilia, estou investindo pesado no Francês, assim que conseguir a pontuação necessária no TFI, vou tentar entrar em um cegep. Não tenho experiência na minha área e por isso nem vou tentar o CSQ, Vou vender um ap e estudar por 3 anos lá (CAQ), depois vejo o que eu faço. Um abraço e boa sorte.

    • #44754
      jujunogueira
      Participante

      Oi Lela

      Sim, vamos como RP mesmo.
      Ainda não me responderam, mas assim que tiver alguma novidade, coloco aqui sim!

      Boa sorte tbm!

    • #44758
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Juju,

      @jujunogueira wrote:

      Obrigada pela força!!!

      com prazer!

      @jujunogueira wrote:

      ….Sou formada em ADM e tenho 27 anos, mas gostaria de mudar de área e fazer o técnico ou o bach em arquitetura,

      aqui é normal mesmo depois de 50 anos de idade, decidir de mudar de area e fazer uma nova formacao!

      E nao existe limite de idade para comecar no mercado de trabalho!

      Isso eu adoro aqui ;-)

      @jujunogueira wrote:

      ….sendo o técnico em design de interiores uma alternativa, caso não dê certo a admissão no tec de arquitetura ou mesmo no bach (que pela conversa que tive com a rep da Ulaval no evento aqui em SP, é praticamente impossível).

      o que é impossivel para eles é te reconhecer teu curso como afim …. mas nada impede vc de fazer um curso de arquitetura aqui, partindo do zero (sem aproveitar suas materias cursadas em ADM!).

      O que vc precisa saber é quais sao os critérios de selecao para o curso de arquitetura!

      Se vc tem um graduacao no Brasil, vc tera os cursos minimos exigidos pela univerisdade aqui para iniciar o curso!

      Mas saiba que arquiteura aqui é preciso ter mestrado para portar e exercer a profissao! Sei pois minha filha esta interessada nesta profissao e deu uma pesquisada no assunto….

      Veja no site da universidade os critérios de selecao. Aqui é por analise de dossier e nao tem vestibular, ok!

      @jujunogueira wrote:

      Por ter uma formação diferente, questionei sobre a necessidade de fazer matérias de adaptação como matemática e física antes de iniciar o curso, mas os cegeps disseram que não sabiam e que só o SRACQ poderia responder.

      isso porque vc quer TRANSFERIR ou aproveitar seus créditos! Eu traria traduzido seu historico escolar de graduacao e as ementas de cada discisplina cursada ai que pudesse servir aqui e tentaria o aproveitamento. O pior que pode acontecer é ter de cursar o curso inteiro!

      Os cegeps nao sao caros, paguei 350 dolares na ultima sessao do meu filho no Cegep de Ste-Foy, livros incluidos!

      @jujunogueira wrote:

      Perguntei também sobre a questão da idade, se existe alguma restrição em relação a isso para o curso que busco.

      isso eu tenho certeza de nao tem restricao, a menos que vc tenha menos de 15 anos de idade e nao tenha cursado no minimo o “secondaire” ;-)

      @jujunogueira wrote:

      e se com a avaliação comparativa que solicitei ao MICC eles poderiam avaliar se sou uma candidata com possibilidade de admissão ou se devo solicitar uma avaliação do cegep.

      nao acredito que a avaliacao comparativa va te ajudar a ter isencao de materias…. pois ele te dira ” aqui no Qc você tem uma formacao que equivale à um Baccalauréat en ….”

      aonde isso poderá te ajudar?

      O cegep ira avaliar sua formacao, claro…. e eles sao autonomos para dizer que aceitam, mesmo que o MICC nao reconheca sus a formacao como nivel superior (pior dos casos…..)

      @jujunogueira wrote:

      Basicamente foram essas as questões e vários Cegeps disseram que não saberiam responder e que eu teria que entrar em contato com os órgãos regionais de admissão (que ainda não responderam).

      Sera de grande valia estas respostas punlicadas aqui no forum ;-)

      No mais desejo boa sorte para vocês!

      Podendo ajudar é so perguntar ;-)

    • #44767
      jujunogueira
      Participante

      Realmente, poder mudar de vida / profissão com qq idade é sensacional! Isso aqui o Brasil praticamente não existe. Meu marido fez faculdade “um pouco tarde”. Começou aos 24 e terminou aos 29, e quando ele buscava estágio, muitas empresas questionavam pq ele tinha começado “tão velho” e, apesar de ter um bom cv, ele ainda teve um pouco de dificuldade para conseguir o primeiro estagio. Por isso tinha um pouco de receio, mas o que vc disse confirma o que tenho visto por ai, e me motivou mais a mudar de área.

      Sobre a admissão para o bach em arquitetura, a Ulval me informou que o requisito seria 3 anos de Cegep pré universitário em exatas, para depois fazer os 3 anos de bach e depois o mestrado. Por isso achei melhor fazer no Cegep o Técnico de arquitetura para não perder tanto tempo, mesmo sabendo que o trabalho de um técnico e de um arquiteto não são os mesmos.

      Ai, decidi procurar os cegeps, mas ainda não consegui descobrir se teria que fazer alguma adaptação para ser admitida no curso técnico no cegep.

      Já estou com meus diplomas e históricos escolares traduzidos. Vou solicitar as ementas para a faculdade! Obrigada pela dica!!!

      E o preço do Cegep é sensacional hein! Adorei! Rsrsrs

      A questão da avaliação, solicitei não para ter isenção em alguma matéria, mas justamente para ter este “equivalente à xxxx….” , caso nada disso dê certo e eu tenha que trabalhar na minha área mesmo. Estamos pensando em todas as possibilidades para não se frustar depois.

      Enfim, entrei em contato com algumas regionais e assim que me responderem publicarei aqui com certeza.

      Obrigada por enquanto!

    • #44770
      neilasasa
      Participante

      Olá Juju, o meu marido tb quer mudar de área porém o curso é contingenté tb… Dei uma olhada no SRAM e acho que todos conseguem entrar com nossos históricos escolares… A única coisa que pode atrapalhar (eu acho) é o conhecimento do francês que deve ser fundamental!
      Bom, se tiver news nos avise stp! :bigups:
      Tks.,

    • #44909
      jujunogueira
      Participante

      Olá pessoal

      Acabei de receber uma resposta do SRAM, nada muito diferente do que já conversamos aqui, mas conforme prometido, segue abaixo!

      Perguntei especificamente sobre o curso que tenho interesse, técnico de arquitetura, mas só é possível saber se tenho chances de admissão ou não, fazendo um demand d’admission oficial, mas como o curso no momento está fechado só conseguirei fazer isso em outubro. Portanto, ainda não tenho certeza de que seria admitida sem problemas ou não, e se teria que fazer materias de compensação.

      Bonjour,

      Suite à votre demande d’admission, et afin de savoir si vous êtes admissible au collégial et si vous possédez les préalables nécessaires à l’admission dans ce programme, vous devrez nous faire parvenir vos bulletins et relevés de notes afin que nous puissions effectuer l’équivalence de vos études. Par contre, l’équivalence n’est faite que pour les étudiants ayant déjà une demande d’admission dans un collège membre du SRACQ. Il vous sera probablement aussi demandé de réussir le TFI (test de français international) afin de compléter votre dossier. Tous les documents qui doivent nous être transmis seront indiqués sur la page finale de votre demande d’admission. Les préalables seront vérifiés lors de l’étude de votre dossier (l’équivalence), aprés votre demand d’admission.

      Les frais pour la demande d’admission ainsi que pour l’équivalence sont de 80.00$. Vous pourrez nous réacheminer vos documents pour l’équivalence lorsque votre demande d’admission sera faite à partir de notre site web.

      Présentement, il n’est pas possible de faire de demande en technologie de l’architecture pour Automne 2011 puisque le programme est présentement complet. Il vous sera possible de faire une demande d’admission vers le mois d’octobre 2011 pour l’admission de août 2012. Afin de compléter votre demande d’admission, veuillez suivre les indications ci-dessous :

      Admission/ étudier au Québec / Étudiant étranger / Candidat actuellement à l’étranger nécessitant l’obtention d’un permis d’études.

      J’espère avoir répondu à vos interrogations.

      Bonne journée

      Enfim é isso. O jeito é esperar até outubro mesmo! Também enviei um email para o Service Régional d’Admission du Montréal métropolitain (SRAM) e se me responderem algo diferente coloco aqui também!

    • #44911
      neilasasa
      Participante

      Obrigada Ju pelas infos!
      Só fiquei com uma dúvida, você terá que fazer o processo daqui como sendo estudante internacional e não como alguém que terá um status de residente permanente? Pergunto isso pois todas as taxas serão mais altas como estudante internacional…
      Além disso, o seu curso só tem início na sessão de outono?
      Bonne chance!
      Neila

    • #44913
      jujunogueira
      Participante

      Olá neilasasa

      Neste caso, como no meu email eu mencionei que estava ainda no Brasil, ela me respondeu como sendo estudante internacional.
      Mas pretendo fazer a solicitação de admissão quando já estiver no Qc com a documentação de RP, desta forma não pagamos as taxas altas dos estudantes internacionais, e sim os valores normais de lá!

    • #44921
      lela_tavares
      Participante

      Jujunogueira,

      Apesar de não ser muito diferente do que já sabemos, muito obrigada por compartilhar essa informação.
      Abraço.

    • #44925
      janeneves
      Participante

      Il vous sera possible de faire une demande d’admission vers le mois d’octobre 2011 pour l’admission de août 2012.

      Pessoal,
      vocês repararam na antecedência das inscrições??? 8O
      Ou seja, tem que planejar a chegada e a inscrição com cuidado para não perder muito tempo…

      jujunogueira,
      não sei em que estágio do processo vocês estão, mas se o francês já está afiado, talvez valha a pena se inscrever como estudante estrangeiro para ganhar tempo. Quando sair o RP vc atualiza seu status e estuda com as taxas normais… senão periga vc só poder estudar a partir de 2013!

      Abraços!

      Jane.

    • #44937
      jujunogueira
      Participante

      Pois é Jane.. fiquei horrorizada qdo vi isso!!!! 8O

      Ainda estou pensando se vou fazer isso mesmo ou esperar mais um pouquinho….
      Hj estamos com 6 meses de processo federal, em outubro estaremos com 11 meses… tudo vai depender de como as coisas caminharem…
      Se a gente tiver alguma noticia do consulado +/- nessa época, acho que vou esperar sair tudo pra dar entrada direto como RP, por que as inscrições duram um tempinho… agora se as coisas piorarem (ainda mais) e o consulado não der previsão nenhuma de quando os vistos sairão, acho que vou entrar mesmo como estudante internacional e depois atualizo o meu status…
      O meu ultimo “agravante” é que não sabemos ainda para qual cidade iremos…. Quero muito morar em Laval, mas o Fabiano tem estado mais otimista com Quebec. Tudo vai depender de onde ele terá emprego…. :?

    • #44938
      janeneves
      Participante

      Oi Juliana!

      com esse timing, você vai ter que ficar bem antenada com as datas mesmo. Eu acho uma boa colocar a demande assim que possível e atualizar o status depois.
      Como vocês ainda estão em dúvida quanto à cidade, nada impede que você aplique para o CÉGEP nas duas cidades, certo? Vai gastar um pouquinho a mais, mas pra não perder o ano vale à pena.
      E aí entra mais um ponto a avaliar na situação de vocês, pois tem a possibilidade de sua demande ser aceita apenas em uma das escolas… (tomara que não aconteça, mas é uma possibilidade.)

      Abraços!

      Jane.

    • #44955
      jujunogueira
      Participante

      Pois é… várias variaveis para considerarmos! Ai que dificil! Mas quem foi que disse que imigrar é facil, não é!?
      Enfim, por mais que a gente tente resolver ao máximo as coisas por aqui, acho que só lá mesmo pra ter a decisão final… :)

    • #50995
      Alibrahim
      Participante

      Ola,

      Chegarei em Ville de Quebec em abril e gostaria de saber se posso me inscrever direto no curso de frances do Cegep ou tenho que esperar chegar os cartões de RP, Nas e etc…

      Grato

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.